10 de dezembro de 2016

TAXISTA DE 32 ANOS É ASSASSINADO A TIROS NA FRENTE DOS 3 FILHOS PEQUENO E DA ESPOSA NO RN

Um taxista de 32 anos foi morto a tiros na noite desta sexta-feira (9) na frente de três filhos pequenos. O crime aconteceu no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal. Segundo a PM, Fabiano Araújo Pitanga havia acabo de chegar em casa quando foi surpreendido pelo assassino. Ninguém foi preso.
 
 
 
 
 
 
 
 
Ainda de acordo com a polícia, a casa onde o taxista foi morto fica na Av. Santarém. Testemunhas relataram que um homem foi visto rondando as proximidades da residência, como se aguardasse a vítima chegar. A mulher de Fabiano e os três filhos do casal estavam em casa e presenciaram toda a violência, mas não foram feridos.
 
 
 
Após o assassinato a PM foi chamada e fez buscas pela região, mas nenhum suspeito foi encontrado.

SÉRGIO CABRAL CHEGA A CARCERAGEM DA PF EM CURITIBA

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) chegou à região de Curitiba por volta das 16h20 deste sábado (10). O político foi preso pela Operação Calicute e estava detido no complexo penitenciário de Bangu, no Rio de Janeiro, desde o dia 17 de novembro.
 
 
 
Sérgio Cabral ficará preso na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba (Foto: Rprodução/ RPC Curitiba)

 
 
Ele desembarcou no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana da capital paranaense, e foi levado ao Instituto Médico-Legal de Curitiba para exame de corpo de delito. Em seguida, o ex-governador foi para Superintendência da Polícia Federal, onde estão 12 presos da Operação Lava Jato.
 
 


O ex-governador ficará na mesma carceragem que, por exemplo, o deputado cassado e ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o ex-ministro Antônio Palocci e Marcelo Odebrecht.
 
 


Cabral foi transferido por ordem do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. O Ministério Publico do Rio de Janeiro (MP-RJ) denunciou de que o ex-governador estava recebendo visitas de amigos e familiares irregulares.
 
 
 
 
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) divulgou nota sobre as visitas ao ex-governador. No documento esclarece que "todas as visitas de familiares do ex-governador Sérgio Cabral foram previamente cadastradas e tiveram as carteirinhas de visitantes expedidas conforme normas desta secretaria".
 
  
 
A Operação Calicute investiga desvios de R$ 220 milhões em obras do governo estadual do Rio, no período em que Cabral foi governador - entre 2007 e 2014.
 


Além de Cabral, dez pessoas foram presas no dia que a operação foi deflagrada.
 


Na terça-feira (6), a advogada Adriana Ancelmo, mulher de Cabral, também foi detida.
 
 
 
Foto: Rprodução/ RPC Curitiba.

ALELUIA! ESPECIALISTA DIZ QUE 2017 SERÁ DE BOM INVERNO NO NORDESTE BRASILEIRO

Após cinco anos de seca no Nordeste que levou estados e reservatórios ao colapso, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) prevê para 2017 um inverno entre moderado e forte para o estado potiguar. Apesar da boa expectativa, é preciso manter-se alerta já que os reservatórios acumulam apenas 13,37% da capacidade total de reserva. Na tentativa de garantir o abastecimento dos municípios com os volumes disponíveis, o Instituto de Gestão de Águas do Estado (Igarn) garante a continuidade da fiscalização para evitar furtos e desvios dessas águas.
 
 
 
 
O gerente de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, explica que alguns fatores climáticos indicam a probabilidade de chuvas, mas o principal é o fenômeno La Niña, que esfria a superfície das águas do Oceano Pacífico na região dos trópicos. O quadro registrado atualmente no Pacífico de forma fraca a moderada deve permanecer até meados de 2017, atravessando o período chuvoso do Nordeste. “Essa condição da La Niña no Oceano Pacífico, quando as águas superficiais estão mais frias, é meio caminho andado para condição de chuva no Nordeste. Se depender do Pacífico, teremos chuva”, explica. O fenômeno La Niña interfere na direção dos ventos e, consequentemente, no clima global. Atualmente, essa variação está entre -1ºC e -1,5ºC e deve se manter até maio de 2017.
 
 


Outro fator decisivo para as chuvas é a Zona de Convergência Intertropical sobre nossa região, resultante da convergência dos ventos alíseos com alta umidade, sinalizando chuvas em potencial. Mas além dos ventos, a temperatura do Oceano Atlântico nos hemisférios Norte e Sul também interfere no nosso clima. Bristot explica que, entre os meses de fevereiro e maio, quando tende a chover no interior do Estado, a diminuição da temperatura no Norte e aumento no Sul – com consequente alta e queda da pressão no Oceano dos respectivos hemisférios – faz com que a ZCIT alcance o Nordeste.
 
 


Por outro lado, Bristot lembra que apesar das condições favoráveis, a queda da temperatura no Atlântico Norte está mais lenta que o normal, enquanto o Atlântico Sul está mais quente que anos anteriores. “Para termos uma condição de chuva moderada, precisamos de uma diferença de aproximadamente dois graus entre os oceanos, o que deve acontecer até janeiro”, afirma Bristot.
 
 


Um outro aspecto definidor do nosso clima é a atividade solar, que consiste na variação de explosões na superfície do Sol. Com aumento, a tendência é ventos solares mais fortes e, como resultado, menos nuvens e mais calor na Terra. Atualmente o gerente de meteorologias explica que estamos numa baixa atividade solar, o que implica mais nuvens e mais chances de precipitação.
 
 


A partir de 2017 começa um tempo favorável às chuvas pela baixa atividade solar, principalmente entre 2018 e 2021. Mas os governos precisam ficar atentos e se programar para a próxima alta do ciclo de atividade solar a partir de 2022, que pode trazer um novo tempo de seca”, alerta o gerente de Meteorologia da Emparn.
 
 
Foto: Arquivo.


EVANGÉLICO EX-CANDIDATO A VEREADOR MATA MULHER A FACADAS NA FRENTE DOS FILHOS EM MT

Uma mulher de 37 anos foi assassinada a facadas na madrugada deste sábado (10), na própria casa, na cidade de Sorriso, a 420 km de Cuiabá. Segundo informações da Polícia Militar, o filho da vítima, de 11 anos, testemunhou o crime. A criança afirmou que o pai dele, de 37 anos, entrou na casa e esfaqueou a mãe, que dormia na cama.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O principal suspeito, ex-marido da vítima, Antônio Cláudio da Silva Santos, foi candidato a vereador nas eleições municipais deste ano, e usava o nome na urna como Irmão Antônio. Ele não foi localizado pela polícia e é procurado na cidade.
 
 
 
 
O crime ocorreu em uma casa no Bairro Boa Esperança 2. A vítima foi identificada como Mary Celia Freitas Soares Santos.
 
 
 
 
De acordo com o boletim de ocorrência da PM, Mary e Antônio tiveram um relacionamento e haviam se separado recentemente. Por volta de 2h [horário de Mato Grosso], Mary estava em casa, com o filho de 11 anos e a filha, um bebê de 1 ano e oito meses. Conforme a PM, Antônio não aceitava a separação e ainda tinha a chave da casa da ex-mulher.
 
 
 
 
O filho do casal, de 11 anos, disse aos policiais que estava no quarto pronto para dormir, enquanto a mãe estava no quarto dela com o bebê em um berço. Durante a madrugada, o ex-marido entrou na casa, retirou uma faca da cozinha e atacou Mary que dormia na cama. O crime foi cometido na frente da filha caçula da vítima e foi ouvido pelo filho de 11 anos, que estava no quarto ao lado.
 
 
 
 
A criança disse que ficou escondida no quarto e viu o momento em que o pai saiu da casa e entrou em um carro. O menino pediu ajuda para vizinhos, que acolheram o bebê da vítima e chamaram socorro. Bombeiros e policiais militares foram ao local, porém, a mulher morreu antes de ser socorrida. O Conselho Tutelar foi chamado para fazer o atendimento das duas crianças.
 
 
 
A Polícia Civil de Sorriso investiga o assassinato.
 
 
Fonte: G1/MT.
 

DEPUTADA CRISTIANE DANTAS RECEBE DIRETOR DO ‘BLOG BARRA PESADA’ E ADERE AO NATAL SOLIDÁRIO

A atuante Deputada Estadual, Cristiane Dantas, recebe nesta semana na AL/RN o diretor do ‘Blog Barra Pesada’, “Paulinho Filho”, que esteve visitando alguns parlamentares, com o intuito de angariar fundos para a realização do ‘V Natal Solidário’ de Jardim do Seridó.
 
 
 

 
 
 
Muito atenciosa, Cristiane Dantas, recebeu uma solicitação de ajuda, e se mostrou muito interessada em participar como colaboradora do evento. “Já conhecemos seu trabalho, e achamos muito bonito, e muito importante!”, enfatizou. “Nós também fazemos esse mesmo evento, e sabemos como é gratificante podermos proporcionar à uma criança um Natal com muita alegria”, concluiu.
 
 
Em sua 5ª edição, o ‘Natal Solidário’ de Jardim do Seridó beneficiará aproximadamente 1.000 crianças de 0 a 10 anos, que receberão pipocas, picolés, água mineral, lancheirinhas, brinquedos, além de brincadeiras nos pula-pulas, pinturas faciais e outras. Tudo isso com a presença do querido Papai Noel. O evento acontecerá em praça pública, no próximo dia 24 de dezembro, véspera de Natal.
 
 
Do Blog: Faça sua parte! Ajude você também ao ‘Natal Solidário’ de Jardim do Seridó.

'BLOQUEADORES DE CELULAR FUNCIONAM', DIZEM PRESOS DE ALCAÇUZ

Em conversa de WhatsApp, preso diz que só consegue usar o celular quando os bloqueadores estão desligados (Foto: Reprodução/WhatsApp)
Ligados desde a quarta-feira (7), os bloqueadores de sinais de celular instalados na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior presídio do Rio Grande do Norte, de fato estão impedindo a comunicação dos presos. E quem garante isso são os próprios detentos. Como o equipamento ainda está em fase de testes, em alguns momentos os bloqueadores precisam ser desligados. É nesta hora que os internos aproveitam para trocar mensagens.
 
 
 
 
Em uma troca de mensagens pelo WhatsApp, alguém pergunta a um preso se o equipamento realmente funciona. “Meu fi esses bloqueadores de funcionando não é?” (SIC), questiona a pessoa, que aparentemente está do lado de fora do presídio. “Mano funciona sim. Mas eles estão desligando de vez enquanto. De ontem pra hoje estava desligado. Não tava pegando desde ontem anoite Mano. Veio pegar agora anoite” (SIC), responde o detento.
 
 
 
Os celulares também são usados para o envio de mensagens de áudio. Em uma dessas gravações, um outro detento debocha do Estado. “É só pro governo gastar dinheiro mesmo, parceiro. Porque eles desliga, e depois… desde ontem que não funciona, aí hoje já vai bem com uma hora que tá funcionando tudo. Já faz uma hora que tá funcionando tudo, ó!” (SIC), relata o preso.
 
 
 
 
 
Secretário de Justiça e da Cidadania, Wallber Virgolino confirmou a necessidade de os bloqueadores passarem por ajustes nesta fase inicial de implantação, e que também sabe da existência de aparelhos celulares dentro da penitenciária. Contudo, ele afirmou que ainda nesta sexta-feira (9) será feita uma revista minuciosa em busca de telefones. “Vamos fazer uma operação para pegar esses celulares. Vamos intensificar as revistas não apenas em Alcaçuz, mas em todas as unidades”, garantiu. 

IGARN ITINERANTE REALIZA CADASTRAMENTO DE USUÁRIOS DE ÁGUA EM JARDIM DO SERIDÓ NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, (14)

A equipe do Igarn Itinerante estará na quarta-feira, (14), 8h às 17h, atendendo os usuários de água na Câmara Municipal da cidade de Jardim do Seridó.
 
 
 
 
 
Durante as ações do Igarn Itinerante, os técnicos do Instituto realizam a regularização de usuários de águas por meio de pedidos de outorgas e dispensas de outorgas. No ato do cadastramento o usuário deve ter em mãos cópias dos seus documentos pessoais (RG e CPF), conta de luz, Cadastro Ambiental Rural (se tiver), documentos da terra (escritura, cadastro no Incra, ITR) e documentação do poço, caso exista.
 
 
 
 


A outorga de direito de uso de recursos hídricos é um dos seis instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, estabelecidos no inciso III, do art. 5º da Lei Federal nº 9.433, de 08 de janeiro de 1997. Esse instrumento tem como objetivo assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso aos recursos hídricos. 
 
 
 


Entre as punições previstas para quem usar água sem regularizar, estão advertência, embargo e multas que variam entre R$100,00 e R$10.000,00 pelo uso irregular da água.

PM PRENDE SARGENTO DO EXÉRCITO, FILHO E MAIS 3 SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGAS E ASSALTOS NO RN

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) detalhou, nesta sexta-feira (09), no Quartel Geral do Comando da Polícia Militar, a operação realizada pela PM que resultou na detenção de cinco pessoas, além de armamento, munições e drogas.
 
 
 
 
 
 
 
Foram presos José Alexandre Lima Leitão, 25 anos e sua companheira Lays Stephane Grigorio da Costa, 22 anos; Andrezza Cristina Lima Leitão, 25 anos; Pedro Raimundo de Souza Filho, 46 anos, sargento do Exército, e seu filho Pedro Henrique Martins de Souza, 21 anos.
 
 


A equipe da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicleta (Rocam) recebeu informações de que Alexandre, conhecido como Espiga, estaria em Candelária em veículo tipo HB 20 de cor chumbo. Os policiais conseguiram localizar o carro, deram voz de parada, mas Alexandre, que estava com Lays no veículo, não obedeceu. A equipe realizou uma busca e descobriu que Alexandre estaria na casa de um amigo conhecido como PH, na Vila Militar de Ponta Negra.
 
 


Com autorização do Exército, os PMs entraram na área e foram até a casa de Pedro Henrique Martins de Souza, conhecido como PH, 21 anos. A equipe verificou que Alexandre estava com o grupo sentado na calçada. Percebendo a chegada das viaturas, ele tentou fugir empunhando uma pistola 380, mas foi detido pelo grupo da Rocam.
 
 


Com a permissão do pai de “PH”, Pedro Raimundo, os policiais entraram na casa do militar e apreenderam no quarto do rapaz um saco contendo uma porção de um pó branco, possivelmente cocaína. Também foi apreendido na residência uma balança de precisão; relógios; uma peça de carro; celulares e uma certa quantidade em dinheiro.
 
 


A equipe da Rocam também foi até a casa de Alexandre e conseguiu apreender um veículo tipo Palio e uma arma de fogo que estava no seu interior; três revólveres de calibre 38 e um de calibre 32; duas escopetas; 19 munições de calibre 38; 12 munições calibre 12; cinco munições calibre 35; duas balanças de precisão; aproximadamente R$ 5 mil; uma farda dos Correios (camisa, calça e chapéu).
 
 


Na residência também foram encontradas nove porções de tamanho diversos de uma substância sólida de coloração amarelada, similar a crack; um saco plástico contendo um tablete e fragmentos de uma erva de coloração castanha – esverdeada, similar a maconha; e duas balanças de precisão.
 
 


Após a prisão, o grupo foi conduzido para a Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) e autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse e porte ilegal de arma de fogo.

MARINHA RESGATA 5 OCUPANTES DE HELICÓPTERO QUE CAIU NA COLÔMBIA

A Marinha da Colômbia resgatou nesta sexta-feira (9) cinco dos seis ocupantes de um helicóptero que caiu no mar do Caribe quando voava entre as ilhas de Providência e San Andrés. "Unidades de Reação Rápida da Guarda costeira da Marinha Nacional chegaram ao local e conseguiram resgatar cinco pessoas. Um homem ainda está desaparecido", disse a Marinha em comunicado.
 
 
 
 
Nos trabalhos de busca e resgate do helicóptero ARC 204 participaram unidades da Marinha, apoiadas pela Força Aérea Colombiana (FAC) e por um avião dos Estados Unidos.
 
 
 
 
A bordo da aeronave viajavam o piloto, o copiloto e dois técnicos, todos eles da Marinha; além de um policial e um detento, que é a pessoa desaparecida, acrescentou a fonte.
 
 
 
Não há informações sobre o estado de saúde dos resgatados.
 
 
 
Segundo a Marinha, por volta das 20h20 (hora local) "houve um pedido de emergência do helicóptero ARC 204 que transportava seis pessoas na rota Providência-San Andrés", as principais ilhas do arquipélago colombiano no Caribe.  Imediatamente começaram os trabalhos de busca e resgate, que conseguiram localizar a aeronave.
 
 
 
Este é o segundo acidente aéreo ocorrido na Colômbia em menos de duas semanas.
 
 
 
Foto: Ilustração.

GOVERNADOR RECEBE PROJETO DE ANEL VIÁRIO DA ROTA SUL

O governador Robinson Faria recebeu do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) o projeto de duplicação da RN 313, que une Pium a Parnamirim. A assinatura do termo de doação ocorreu nesta sexta-feira (9), durante confraternização de setor, realizada no Ocean Palace, em Natal.
 
 
 
 

 

A Rota Sul é um trecho de 14 quilômetros de extensão de importância turística porque liga a BR 101, em Parnamirim, às praias do litoral Sul do estado. A iniciativa é uma Parceria Público-Privada e tem o objetivo de servir de rota alternativa para turistas que vem de Alagoas, Recife e João Pessoa, por exemplo, para chegar ao litoral Sul e também à Ponta Negra.
 
 

Com o novo acesso sul do Aeroporto Aluízio Alves, a Rota Sul também poderá servir aos seus passageiros que se deslocam para as praias, mas também servirá para desafogar o trânsito para moradores de Parnamirim. Se fosse arcar com os custos para elaboração do projeto, o Estado teria uma despesa de R$ 300 mil.
 
 

 
 
 
 
 
A Rota Sul também será um alongamento do anel viário metropolitano de Natal, que será iniciado na avenida Moema Tinoco, integrante das obras do Pró-Transporte, já com recursos garantidos pelo governo do RN. A partir da avenida, é possível acessar o viaduto construído no acesso norte ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante, com ligação futura à BR- 304 por meio do acesso sul do aeroporto, com menos de 1km restante para ser concluído. 
 
 
 

 
O governador Robinson Faria declarou que o projeto entregue pelo Sinduscon deixa em estágio avançado uma das ações que mais beneficiam o turismo potiguar. “Com a entrega do acesso sul do aeroporto, teremos o anel viário completo de Natal, que será a segunda capital do país a ter essa pista auxiliar além de São Paulo. Ela evita que caminhões pesados passem por dentro da cidade, deixando o trânsito mais lento. Além disso, serve como importante corredor turístico”.
 
 
 
 

O presidente do Sinduscon, Arnaldo Gaspar, comentou que a ideia do projeto é antiga. “O governador já havia falado no ano passado desse desejo de construir o anel metropolitano. O que fizemos foi pensar em uma forma de ajudar o governo a desenvolver e tirar do papel a ideia. Essa foi uma das nossas contribuições para o desenvolvimento do RN”, disse.

MÃE É PRESA COM DROGAS E ARMA DENTRO DE MOCHILA DE BEBÊ NO INTERIOR DO BA

Uma jovem de 22 anos foi presa nesta sexta-feira (9) com um revólver calibre 32, drogas e uma balança digital dentro de uma mochila infantil, no município de Lapão, distante cerca de 489 quilômetros de Salvador. De acordo com a Polícia Militar, a filha da suspeita, uma criança de 7 meses, estava com ela no momento da prisão e foi entregue ao Juizado de Menores.
 
 
 
 
Mulher foi presa com drogas e arma dentro da mochila da filha na Bahia (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
 
 
 
 
Segundo a PM, agentes do 7º Batalhão de Policia Militar (BPM) realizavam abordagens no centro da cidade, quando desconfiaram da mulher, que carregava a filha nos braços e estava com a mochila aparentemente pesada nos ombros. Os policiais revistaram a mochila e encontraram a arma e os entorpecentes, que somavam 114 trouxas de maconha, 115 pinos de cocaína embalada e mais 51 gramas prontas para comercialização.
 
 
 
 
Conforme a PM, a mulher foi encaminhada para a Delegacia Territorial de Lapão, onde foi autuada em flagrante por porte ilegal de arma e tráfico de drogas. A suspeita está na carceragem da unidade policial à disposição da Justiça.
 
 
 
Fonte: G1/BA - Foto: Divulgação/Polícia Militar.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...