9 de março de 2022

PREFEITURA DE NATAL DESOBRIGA O USO DE MÁSCARAS EM LOCAIS ABERTOS E FECHADOS

A prefeitura de Natal desobrigou o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em decreto publicado nesta quarta-feira (9) no Diário Oficial do Município. A medida já está em vigor. 

 

De acordo com o primeiro artigo do decreto 12.452, o uso de máscaras passa a ser facultativo na capital potiguar. 

 

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, a medida vale para locais abertos e fechados e seguiu parecer do comitê científico do município.

MORRE HOMEM QUE RECEBEU TRANSPLANTE INÉDITO DE CORAÇÃO DE PORCO NOS EUA

David Bennett, de 57 anos, primeiro homem a receber em um transplante um coração de porco geneticamente modificado, morreu nesta terça-feira (9). A cirurgia havia sido feita em janeiro deste ano, no Centro Médico da Universidade de Maryland, em Baltimore, nos Estados Unidos.

 

"Era morrer ou fazer esse transplante. Eu quero viver. Eu sei que é um tiro no escuro, mas é minha última opção", declarou Bennett um dia antes da operação. O paciente passou os meses anteriores ao procedimento na cama e ligado a uma máquina de suporte à vida.

 

À época, a Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) americana, similar à Anvisa no Brasil, concedeu uma autorização de emergência para a cirurgia na véspera de Ano Novo — uma última chance para um paciente que não estava apto para um transplante convencional.

SP RETIRA OBRIGATORIEDADE DO USO DE MÁSCARAS AO AR LIVRE A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA, (09)

O governo de São Paulo decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre em todo o estado a partir desta quarta (9). 

 

Em ambientes fechados, no transporte público e dentro das escolas, porém, não há flexibilização: o uso permanece obrigatório. O novo decreto foi publicado no início da tarde em edição extra do Diário Oficial desta quarta.

EMPOSSADO NO TSE MAIS UM MINISTRO DO STF APONTADO COMO ‘OPOSIÇÃO’ A BOLSONARO

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski tomou posse esta terça-feira (8) como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pela organização das eleições. 

 

O ministro, que é apontado por apoiadores do governo como integrante de uma “bancada de oposição” na corte, ocupará o lugar deixado por Luís Roberto Barroso, que encerrou o mandato de quatro anos no TSE.

 

Além de Barroso, que durante sua presidência realizou diversos discurso de cunho político, atacando o chefe do Poder Executivo, também são apontados pelos bolsonaristas como membros da “bancada de oposição” os ministros Edson Fachin, atual presidente do TSE, e seu vice, Alexandre de Moraes. 

 

A escolha de Lewandowski, que também é ministro do STF, para ocupar essa cadeira foi feita de maneira simbólica durante votação realizada no mês passado. 

 

Pela regra, a escolha é feita por antiguidade e o ministro já ocupava o cargo de ministro substituto. Ele também foi ministro do tribunal em 2012.

 

O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados com notório saber jurídico. Além do empossado, os ministros do Supremo Alexandre de Moraes e Edson Fachin, atual presidente, também compõem o tribunal.

PRF PRENDE ELEMENTO COM CERCA DE 200 KG DE MACONHA NA PB

A PRF prendeu no início da tarde desta terça-feira (08), um homem de 32 anos, que estava em um veículo carregado com aproximadamente 200 quilos de maconha. A prisão e apreensão da droga aconteceu no município do Conde.

VENEZUELA NEGOCIA E LIBERTA DOIS PRESOS AMERICANO

A Venezuela libertou da prisão, nesta terça-feira (8), dois ex-funcionários americanos que trabalhavam em uma subsidiária petrolífera dos EUA que atuava na país sul-americano, informou a agência de notícias Reuters.

 

Entre eles está Gustavo Cárdenas, ex-executivo da Citgo, subsidiária de refino dos Estados Unidos da petrolífera estatal Petróleos de Venezuela SA, foi libertado nesta terça-feira, segundo fontes.

 

A medida ocorreu poucos dias depois que Maduro se reuniu com altos funcionários dos EUA que estão considerando suspender as sanções petrolíferas a Caracas. Nesta terça, o presidente Joe Biden proibiu importação do petróleo russo em reação à guerra na Ucrânia.

 

Cárdenas foi um dos seis executivos da Citgo presos durante uma viagem à Venezuela em novembro de 2017 sob o que o governo dos EUA chamou de acusações forjadas de corrupção.

POLÔNIA PÕE CAÇAS À DISPOSIÇÃO DOS EUA PARA ENVIO À UCRÂNIA

A Polônia está pronta para mobilizar todos os seus jatos MIG-29 para a Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, e colocá-los à disposição dos Estados Unidos, e pediu aos outros membros da Otan que possuem aviões desse tipo que façam o mesmo, disse o Ministério das Relações Exteriores nesta terça-feira.

 

Parlamentares dos EUA pressionaram o governo do presidente Joe Biden na segunda-feira a facilitar a transferência de aviões de combate da Polônia e outros países da Otan e do Leste Europeu para a Ucrânia, após um apelo no sábado do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy.

 

"As autoridades da República da Polônia... estão prontas para enviar - imediatamente e gratuitamente - todos os seus jatos MIG-29 para a Base Aérea de Ramstein e colocá-los à disposição do governo dos Estados Unidos da América", acrescentou o ministério.

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...