27 de março de 2019

GORDO DA RODOVIÁRIA É PRESO APÓS REJEITA DEFENSORA PÚBLICA PARA FORÇA O 4º ADIAMENTO DO JÚRI PELA MORTE DE F. GOMES


Foi adiado, pela quarta vez, o júri popular unificado do ex-pastor evangélico Gilson Neudo Soares do Amaral e do comerciante Lailson Lopes, o ‘Gordo da Rodoviária’, que deveria ter ocorrido na manhã desta quarta-feira (27) no Fórum Desembargador Miguel Seabra Fagundes, em Natal. Os réus são acusados de planejar a morte do radialista Francisco Gomes de Medeiros, o F. Gomes – assassinado a tiros em 18 de outubro de 2010 em Caicó. Uma nova data foi marcada: 15 de abril. 







Segundo o Tribunal de Justiça, o julgamento chegou a ser iniciado, mas Lailson Lopes se recusou a ser defendido pela Defensoria Pública e acabou recebendo voz de prisão. O caso é que, na última vez que o júri popular de ambos foi marcado, em julho de 2017, Lailson dispensou seu advogado e ficou sem defesa assim que a sessão começou. Diante da situação, não restou alternativa senão a magistrada adiar o júri, remarcando o julgamento para esta quarta. 






Porém, de lá para cá, Lailson não constituiu um novo advogado. Quando a sessão foi iniciada nesta quarta, por não ter defesa, a juíza então nomeou uma defensora pública para defender o réu. E mais uma vez o comerciante voltou a recusar a defesa. 







Desta vez, no entanto, a juíza Eliana Alves Marinho puniu o comerciante com prisão preventiva, pois entendeu que ele está tentando tumultuar o processo. Agora, Lailson tem 5 dias para conseguir um novo advogado.






O ex-pastor Gilson Neudo, que já aguarda o julgamento preso, voltou para o sistema prisional. Já o comerciante Lailson Lopes, saiu do Tribunal do Júri algemado e também foi conduzido para o sistema carcerário.

AINDA ESTE ANO RN TERÁ IDENTIDADE BIOMÉTRICA

Ainda este ano, a população do Rio Grande do Norte terá acesso à Identidade Biométrica que, substituindo o atual Registro Geral (RG), é um documento completo e seguro, feito a partir da digitalização das biometrias, incluindo fotografia feita na hora, impressões e assinatura digitais, utilizando o Sistema Informatizado de Impressão Digital (Afis), uma das mais modernas plataformas de identificação civil e criminal do país.





Este é o resultado do esforço do Governo do RN, que por meio de sistemas de tecnologia de informação, concluiu toda a digitalização do acervo do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), desde o estoque de documentos civis e criminais do Instituto de Identificação, até os laudos do Instituto de Criminalística e os de Medicina Legal.
  



Com investimento de quase R$ 8 milhões, por meio do Governo Cidadão e Banco Mundial, mais de 15 milhões de documentos foram digitalizados de forma criteriosa e organizada.



“Agora, esses dados virtuais podem ser integrados às demandas de diversos órgãos, universalizando o acesso, trazendo benefícios como a preservação de documentos, promovendo o cruzamento de informações do setor de identificação do instituto e facilitando o trabalho da inteligência das polícias, com ganho de tempo e redução de custos”, pontuou o secretário de Gestão de Projetos, Fernando Mineiro.




Para o diretor geral do ITEP RN, Marcos Brandão, esse trabalho é um marco e uma grande mudança na instituição, de maneira a inserir o RN num novo momento de modernidade e tecnologia na área de identificação civil e criminal no Brasil.


 
“Além dos benefícios com a chegada da identidade biométrica que cruzará as informações civis e criminais do cidadão arquivadas no ITEP, como vias de documentos renovados e fichas de antecedentes criminais, com a digitalização o instituto terá maior controle na identificação de cadáveres e suspeitos por crimes, promovendo ainda às autoridades policiais e do Judiciário, respostas mais rápidas quantos aos laudos que serão disponibilizados on-line”, finalizou Brandão.

MAIA DIZ QUE PEC SOBRE O ORÇAMENTO RESPEITA A 'DISCIPLINA FISCAL' E NÃO FOI MEDIDA 'POLÍTICA'


Em nota divulgada nesta quarta-feira (27), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu a proposta de emenda à Constituição (PEC) aprovada nesta terça (26) pela Casa, que obriga o governo a executar as emendas parlamentares de bancada. Para Maia, a medida não foi "política" e respeita a "disciplina fiscal". 




As emendas parlamentares, previstas no Orçamento da União de cada ano, são um mecanismo por meio do qual deputados e senadores direcionam verba para investimentos nos estados. As emendas podem ser individuais ou feitas pela bancada estadual de um estado. 




As emendas individuais já eram de execução obrigatória. A proposta da Câmara prevê estender a obrigação também para as de bancada. 




A aprovação foi vista pelo mercado como uma derrota do governo. Além disso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia se manifestado a favor de uma outra PEC, a do pacto federativo, que teria o efeito contrário: flexibilizar os gastos do governo. 





O presidente da Câmara ressaltou que o governo poderá continuando fazendo cortes no Orçamento, inclusive nas emendas parlamentares.




Pelo texto aprovado, eventuais cortes que o governo quiser fazer terão que apresentar justificativas de risco para o cumprimento da meta fiscal. Além disso, pela proposta da Câmara, cortes na emendas parlamentares terão que ser da mesma proporção daquele aplicado às despesas discricionárias (despesas do governo que não são obrigatórias).


MILITAR JARDINENSE DESCOBRE QUE VICE-PRESIDENTE JÁ ESTEVE EM JARDIM DO SERIDÓ


O jardinense, Segundo Nóbrega, atualmente Tenente do Exército Brasileiro, foi surpreendido com a descoberta de que o atual vice-presidente da república, General Mourão, conhece a sua cidade natal, Jardim do Seridó.









Ao se aproximar do vice-presidente, em evento em Brasília, o jardinense pediu para registrar em foto o encontro, e ao dizer que era da região do Seridó Potiguar, o vice-presidente lhe disse que conhecia Jardim do Seridó, e que esteve na cidade na época em que a cidade era administrada pelo ex-combatente, Manoel Paulino dos Santos Filho.





Na conversa, o vice-presidente disse que esteve em Jardim do Seridó à serviço do Exército Brasileiro, e que sua visita seria para fechar a Junta Militar da cidade, mas que a mesma não foi fechada em consideração aos serviços prestado pelo então prefeito, “Seu Manoel Paulino” durante a guerra mundial. O vice-presidente disse que fez um passeio pela cidade em companhia do então prefeito, e que lembrava do Santuário do Sagrado Coração de Jesus.




Do Blog: O saudoso “Seu Manoel Paulino” foi um grande jardinense. Fez muito por essa terra.

SARGENTO PM APOSENTADO É MORTO COM TIRO NA CABEÇA AO TENTAR SALVAR ADOLESCENTE DE ASSALTO NO RN

Um sargento da Polícia Militar aposentado foi morto nesta terça-feira (26), na Zona Oeste de Natal, ao tentar evitar que uma adolescente fosse assaltada por um homem em uma motocicleta. O crime aconteceu na Rua Olinda, no bairro de Cidade da Esperança. 





Segundo a PM, o sargento Genival Quirino de Oliveira Júnior, de 54 anos, estava saindo de casa,  quando viu a garota sendo abordada pelo bandido no meio da rua. O aposentado teria gritado com o criminoso. Foi quando o assaltante apontou a arma para o policial e atirou. O disparo acertou a cabeça do sargento, que caiu na varanda de casa. 



 

Após o tiro, o bandido fugiu. Ele levou o celular da adolescente, que não foi ferida. 




Uma ambulância foi chamada, mas o sargento morreu antes de receber atendimento médico. 





Do Blog: Um PM? Não tem problema não! Teria problema se tivesse sido o PM que tivesse matado do “coitadinho” do bandido. Ai iríamos ver os “Direitos Humanos” funcionando. Mas nesse caso, sabe quantos irão aparecer à família do Guerreiro? Nenhum! Revoltante!
 

VEREADOR E SARGENTO DA PM SÃO BALEADOS NO RJ

O vereador Júlio César Lourenço da Silva, o Bill da Piscina, foi baleado em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, no início da noite desta terça-feira (26). 




Segundo a PM, Bill da Piscina, que disputou a última eleição pelo PTN, estava com o terceiro sargento policial militar Reinaldo Oliveira de Castro no bairro Parque Suécia, quando um carro e um motociclista se aproximaram e fizeram disparos. 




O vereador, eleito em 2016 para a câmara de Belford Roxo, foi atingido por dois tiros na barriga e socorrido no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias. O PM também foi ferido na perna direita e foi levado para a mesma unidade de saúde. Os atiradores conseguiram fugir.

GOVERNO CIDADÃO E REPRESENTANTES DE QUEIJEIRAS SE REÚNEM PARA DISCUTIR ABERTURA DAS LICITAÇÕES DE OBRAS

Para esclarecer os processos de licitação de reforma e construção das queijeiras beneficiadas pelo Edital de Leite e Derivados do Projeto Governo Cidadão, reuniram-se hoje (26) na unidade de gerenciamento o secretário de Gestão de Projetos, Fernando Mineiro, equipe técnica da Secretaria de Agricultura (Sape), assistência técnica rural responsável pelas ações e os beneficiados.














 
Durante a reunião, foi explicado como se darão os processos da licitação pública nacional (NCB), que será futuramente aberta às empresas para a execução das obras garantidas pelo edital. Como exemplos, os técnicos do Governo Cidadão e Sape utilizaram uma minuta do contrato para mostrar as principais seções e conteúdos e um modelo de aviso de licitação.



 
O gerente da Unidade Executora Setorial da Sape, Fabiano Lima, explica que com o início da execução dos convênios, muitos questionamentos surgem devido à complexidade dos trâmites. “Como é um procedimento novo para eles [cooperados], mais complexos de realizar, temos de estar mais próximos, fazendo esses momentos para esclarecer dúvidas em relação aos editais, aos termos de referência, às minutas de documentos que eles terão que elaborar antes de publicar”.




Ao total, serão duas licitações abertas para os editais, a NCB e uma segunda, em formato de pregão eletrônico, direcionada à aquisição dos equipamentos. “As licitações precisam de publicidade e transparência. Ao explicar como serão organizadas, nos prevenimos dos erros que podem passar despercebidos e, dessa forma, podemos corrigi-los antecipadamente. Assim evitamos que os processos atrasem ainda mais”, corroborou o secretário Fernando Mineiro.





O Edital de Leite e Derivados é uma iniciativa do Governo do Estado, via Governo Cidadão, Sape e Banco Mundial, e tem como objetivo estruturar e equipar as queijeiras do Seridó. Ao todo, 39 queijeiras estão ligadas às duas cooperativas selecionadas na chamada pública. Após o fim da execução, elas estarão regularizadas de acordo com as exigências sanitárias exigidas por lei e aptas a entrarem no mercado formal.




“Nós produtores temos lutado há muitos anos para organizar a nossa produção, mas embargava nos recursos financeiros para organizar a estrutura física. Nós comercializamos de uma maneira muito informal, por não termos a certificação. Esse apoio do Governo do Estado vai nos possibilitar a entrada em mercados maiores. Agora nós poderemos ocupar esses espaços”, concluiu o vice-presidente da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de São João do Sabugi (COAFS), Joseilson Medeiros.

SOBREVIVENTE NA TRAGÉDIA DA CHAPE, RAFAEL HENZEL MORRE APÓS INFARTO AOS 45 ANOS


Um dos quatro brasileiros sobreviventes na tragédia aérea da Chapecoense, em 2016, Rafael Henzel morreu na noite desta terça-feira (26) após sofrer um infarto. O jornalista jogava futebol na cidade de Chapecó, no Oeste catarinense, quando foi levado ao hospital regional, ainda com sinais vitais, mas não resistiu.




O jornalista de 45 anos trabalhava atualmente na rádio Oeste Capital e, um ano após sobreviver à tragédia, tinha voltado normalmente à rotina dos jogos. 





Em nota, o Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, informou com pesar que Henzel morreu às 21h10. Ele chegou na unidade em parada cardiorrespiratória.




BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...