1 de julho de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE REFORÇA CONVITE PARA PAIS VACINAREM CRIANÇAS CAICOENSES

M_93705_Foto1A Secretaria de Saúde de Caicó está reforçando o convite para que os pais possam conduzir as crianças as unidades básicas para que elas possam ser vacinadas contra a gripe. O município já bateu a meta dos demais grupos prioritários, no entanto ainda falta a conclusão do grupo das crianças, que é de 06 meses a menores de 5 anos.

"Provavelmente, as crianças do município adoeceram antes da campanha de vacinação começar, pois a gripe sacional começa no final de março para início de abril, então chocou com o período inicial da campanha. Por esse motivo, ainda não atingimos a meta no grupo das crianças. Quando elas estão gripadas não podem ser vacinadas", disse Jussara Adriana, coordenadora de imunização da secretaria.

De acordo com ela, "Caicó já bateu a meta de todos os outros grupos, que são os idosos, puérperas, gestantes, nos grupos prioritários, na população privada de liberdade e nos obesos e hipertensos. Todos já foram vacinados. Lembrando que as vacinas só serão liberadas para população após atingirmos a meta total", explicou.

A coordenadora informou também que já foram vacinadas cerca de 69,71% das crianças da cidade e a meta a ser atingida é 80% do público infantil. "Falta quase 11% das crianças para atingirmos o objetivo. Esses 11% representa cerca de 700 crianças, por isso nós convidamos os pais para levarem seus filhos aos postos de saúde da cidade", finalizou Jussara.

FILHO COM TRANSTORNOS MENTAIS TENTA MATAR MÃE A PEDRADAS NO RN

Informações repassadas pelo Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (CIOSP) Mossoró, deu conta de um bárbaro crime cometido por volta das 22:00hs de ontem terça-feira 30 de junho de 2015, onde um filho tentou matar sua genitora a pedradas no bairro Santo Antônio em Mossoró. A ação criminosa ocorreu na Rua Riachuelo, próximo a galeria, no bairro Barrocas.


A princípio se cogitou que a mulher já estaria morta no local, devido ao estado que ficou sua cabeça. Fato este, que não foi confirmado com a chegada do SAMU que socorreu a vítima em estado gravíssimo para o HRTM.


A população queria linchar o seu filho, mais foram impedidos pela Polícia Militar viatura da Força Tática que primeiro chegou ao local, e o conduziu para a Delegacia de Plantão.


Embaçamos o rosto do agressor, identificado como Cristiano Vitor de Souza, 38 anos, em virtude de informações que o mesmo tem problemas mentais, neste caso é inimputável (Aquele que por anomalia psíquica, retardo mental não pode responder por si, judicialmente. São também considerados inimputáveis nos termos da lei os menores do 18, perante a lei.


Porém o acusado ficará à disposição da justiça. Segundo informações dona Maria Elisabete de Souza, 75 anos, está na sala de cirurgia e aqui fica nossos votos de melhoras e nossa orações. Triste ver os filhos na delegacia, divididos entre o amor da mãe e do irmão. Deus esteja com vocês e que tudo termine bem.

Fonte: Passandonahora.

DESPENCOU! GOVERNO DILMA TEM APROVAÇÃO DE 9%, APONTA PESQUISA IBOPE

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (1º) aponta os seguintes percentuais sobre como os eleitores avaliam o governo da presidente Dilma Rousseff (PT):

- Ótimo/bom: 9%
- Regular: 21%
- Ruim/péssimo: 68%
- Não sabe: 1%

A pesquisa anterior, divulgada em abril deste ano, havia apontado que 12% aprovavam o governo (consideravam "ótimo" ou "bom"). No último levantamento, 64% dos entrevistados avaliaram a administração Dilma como "ruim" ou "péssima". Já 23% consideraram a gestão "regular".

A atual rejeição ao governo Dilma (68%) é a maior já registrada pela série histórica das pesquisas Ibope desde a redemocratização, informou o instituto.

No levantamento divulgado em abril, a petista já havia empatado com o ex-presidente José Sarney, que, até então, era o governante com a maior rejeição da série histórica do Ibope, com 64% dos entrevistados avaliando sua gestão como "ruim" ou "péssima".

A pesquisa do Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizada entre os dias 18 e 21 de junho e ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%

Do Blog: Eram para terem visto que ela era ruim antes da campanha, agora não adianta mais nada!

GOVERNADOR VISITA OBRAS DO ACESSO NORTE AO AEROPORTO DE SÃO GONÇALO

O Governador Robinson Faria visitou na manhã desta quinta-feira, 01, as obras de construção do acesso norte ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante. As obras estavam paralisadas desde o ano passado, foram reiniciadas por determinação da atual administração estadual e têm prazo de conclusão estabelecido para dezembro de 2015.

01.07 Governador visita obra do acesso ao aeroporto de São Gonçalo - Foto Rayane Mainara (6)

A obra vai ligar o aeroporto à BR-406, estrada que dá acesso de Natal a Ceará-Mirim, João Câmara e outros municípios. Além disso, vai incentivar a instalação de indústrias no entorno do aeroporto, toda a cadeia do turismo e permitir a circulação de veículos pesados fora da área urbana de Natal, contribuindo para melhorar o trânsito na capital.

Esta obra é de grande importância para todo o Estado do Rio Grande do Norte. Vai beneficiar não só o aeroporto, mas toda a nossa economia, as mais de 50 atividades ligadas ao turismo, o transporte de mercadorias e a mobilidade em Natal e na Grande Natal”, afirmou Robinson Faria.

01.07 Governador visita obra do acesso ao aeroporto de São Gonçalo - Foto Rayane Mainara (10)

O Governador também ressaltou que o acesso vai ampliar as condições do RN vir a sediar o HUB da companhia aérea TAM. “Somos um forte candidato a sediar o HUB. O Governo está fazendo todos os esforços neste sentido e a decisão de reiniciar e concluir as obras do acesso ao aeroporto é mais uma ação da nossa administração que vai beneficiar os diversos segmentos da nossa economia e a sociedade como um todo”.

Na visita o Governador foi acompanhado pelo secretário Estadual de Planejamento e Administração, Gustavo Nogueira, secretário de Infraestutura, Jáder Torres, secretária de Comunicação, Juliska Azevedo, secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Haroldo Abuana, diretor geral do DER, general Jorge Ernesto Fraxe, diretor geral do Detran, Marcos Freire, e pelos comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Ângelo Azevedo e coronel Otto Saraiva, pelos prefeitos de São Gonçalo, Jaime Calado, e de Macaíba, Fernando Cunha, deputados Gustavo Carvalho e Fernando Mineiro e por vereadores de Natal, São Gonçalo e Macaíba.

INVESTIMENTO

Neste momento está sendo concluída a superestrutura do viaduto do acesso norte e será feita a restauração da BR-406, a recuperação de 12 quilômetros de estrada, sendo 3,5 quilômetros de duplicação. O valor do investimento é de R$ 10,6 milhões.

PAI E FILHA SÃO BALEADOS EM CIDADE SERIDOENSE

TiroAinda não foram divulgados os nomes das vítimas, mas segundo informações, um homem e sua filha, sofreram uma tentativa de homicídio na noite desta terça-feira, (30), na cidade de Florânia.

As vítimas da dupla tentativa de homicídio foram socorridas para o hospital local, e em seguida foram transferidas para a cidade de Currais Novos. A polícia investiga o caso. Aguardem mais informações a qualquer momento.

TRAGÉDIA! NÚMERO DE MORTOS EM QUEDA DE AVIÃO MILITAR NA INDONÉSIA JÁ CHEGA A 141

A queda de um avião militar Hércules já matou 141 pessoas na Indonésia, após cair em uma área residencial de Medan, norte da ilha de Sumatra, informou a polícia nesta quarta-feira (1º).

Militares usam máquinas pesadas para remover destroços (Foto: Dedy Zulkifli / AP Photo)

"Recuperamos 141 corpos", disse à AFP Agustinus Tarigan, oficial da polícia no hospital da cidade. Ele informou também que o número de vítimas não é definitivo e pode aumentar.

Não há ainda confirmação sobre a quantidade de mortos em solo tampouco sobre a quantidade de passageiros mortos. Os corpos encontrados ainda não foram identificados.

O avião, que havia decolado às 12h08 (2h08 de Brasília de terça, 30) de uma base militar, caiu e explodiu dois minutos depois sobre uma zona residencial, a apenas 5 km da base, segundo o porta-voz do exército, Fuad Basya.

Soldado indonésio usa máscara perto de caixões utilizados para as vítimas de Hércules C-130 que caiu em Medan (Foto: Binsar Bakkara / AP Photo)

A aeronave transportava 12 integrantes da tripulação e 101 passageiros, segundo o comandante da Aeronáutica, Agus Supriatna, o que aponta para diversas vítimas em terra.

As equipes de emergência já haviam informado ao menos três mortos em terra.

Muitos passageiros eram parentes de militares, segundo uma fonte da base aérea de Medan.

Entre as vítimas está pelo menos uma criança, informou Eko Triandi, diretor da Cruz Vermelha.

O avião teve problemas pouco depois da decolagem. "O piloto pediu para voltar à base, o que significa que tinha uma avaria", afirmou Supriatna, que apontou um possível "problema de motor".

O Hércules C-130, construído em 1964, estava "em ótimo estado", disse o comandante da Aeronáutica. Transportava material militar quando caiu sobre a zona residencial, o que provocou uma bola de fogo e atingiu vários edifícios.

As operações de resgate devem prosseguir nas próximas horas na área residencial construída recentemente. Muitos moradores correram para o local da tragédia.

Esta é a segunda tragédia aérea em uma década em Medan. Em 2005, um avião da companhia Mandala Airlines caiu pouco depois da decolagem e provocou a morte de 150 pessoas.

A Indonésia tem um histórico de problemas em termos de segurança aérea militar e civil. Em abril, um caça F-16 pegou fogo no momento da decolagem em uma base militar de Jacarta, o que obrigou o piloto a ejetar-se em voo para salvar a vida. Em dezembro do ano passado, um avião da companhia AirAsia sofreu uma avaria quando sobrevoava o mar de Java com destino a Cingapura. A queda provocou a morte das 162 pessoas a bordo.

PM APREENDE ADOLESCENTE COM APROXIMADAMENTE 05 KG DE MACONHA NO SERIDÓ POTIGUAR

Por volta das 19h dessa terça-feira, (30), um cidadão que seguia num ônibus de Natal sentido Currais Novos ligou para o COPOM (190) e disse que uma mulher em atitude suspeita seguia no banco da frente do ônibus com uma bolsa de onde saia um cheiro forte de maconha.

Diante da informação uma viatura do GTO foi deslocada para a Rodoviária e outra viatura ficou esperando o ônibus na entrada da cidade e o seguiu até a rodoviária. Lá uma mulher com as mesmas características repassadas pelo o cidadão, desceu do ônibus muito nervosa e tentou pegar um moto-táxi, mas foi abordada e dentro da bolsa dela foi encontrado aproximadamente 05 Kg de maconha.

A acusada era uma adolescente de 17 anos, apesar do tamanho, alegou que era viciada e teria comprado a droga para consumo, mas não soube dizer por quanto teria comprado e nem quanto pesava os 05 tabletes.

A adolescente já é conhecida da Polícia e teve um irmão apreendido também acusado de tráfico de drogas poucos dias atrás.


Com aproximação de um grande evento como a Vaquejada a Polícia acredita que muita droga deve ser deslocada aqui para o município de Currais Novos e por isso a ajuda da população tem sido fundamental para se apreender drogas na nossa área.

Quem desconfiar de alguma pessoa em atitude suspeita pode ligar para o COPOM através do 190 ou se preferir pode entrar em contato pelo o Whatsaap (84) 99866-1904.


Segundo o comandante da 3ª CIPM, Capitão Moaci, apesar das dificuldades, nesse mês de Julho o Policiamento estará reforçado todos os dias e quem insistir em comercializar droga na nossa área será preso mais cedo ou mais tarde e ajuda da população tem sido muito importante para o sucesso da Polícia.

Fonte: PM Currais Novos.

“GUERRA URBANA”! HOMENS CHEGAM, PEDEM ÁGUA E MATA UM E DEIXE IRMÃO FERIDO EM CAICÓ

TiroParece até uma “guerra urbana”! Em pouco mais de 12 horas, dois homicídios de três tentativas de homicídio foram registrados na cidade de Caicó.

A violência começou logo na manhã da terça-feira, (30), quando uma tentativa de homicídio foi registrada contra Marcones Ezequiel da Costa, de 20 anos, atingido por um tiro de arma de fogo.

O outro caso de violência foi contra o jovem Giovani, que sofreu uma tentativa de homicídio e depois morreu no hospital.

Mas o pior ainda estava por vim! E na noite do mesmo dia, elementos armados chegaram na residência de Marcos Fonseca, de 40 anos, vulgo “Cabeça de Búfalo”, e após pedirem água ao irmão da vítima, Sebastião Fonseca Borges, de 33 anos, atiram fogo contra os dois. “Cabeça de Búfalo” morreu no local. Sebastião conseguiu fugir e foi socorrido para o hospital regional de Caicó.

CÂMARA REJEITA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL EM CASO DE CRIMES GRAVES

A Câmara dos Deputados rejeitou nesta terça-feira (30) o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes graves. Para ser aprovada, a PEC precisava de ao menos 308 votos favoráveis – equivalente a 3/5 do número total de deputados –, mas somente 303 deputados foram a favor. Outros 184 votos foram contra e houve 3 abstenções.

4289887_x360
Apesar da derrubada da matéria, a Casa ainda precisará votar o texto original, que reduz a idade penal para 16 anos em qualquer crime. De acordo com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a votação deverá ser retomada na próxima semana ou depois do recesso parlamentar de julho. Se a matéria for rejeitada outra vez, a proposta será arquivada.

Pela PEC, poderiam ser penalizados criminalmente os jovens com 16 anos ou mais que cometessem crimes hediondos (como latrocínio e estupro), homicídio doloso (intencional), lesão corporal grave, seguida ou não de morte, e roubo qualificado. Eles deveriam cumprir a pena em estabelecimento separado dos maiores de 18 anos e dos menores de 16 anos.


A rejeição da PEC foi comemorada por cerca de 200 manifestantes ligados à União Nacional dos Estudantes (UNE) e à União Nacional dos Estudantes Secundaristas (UNES)  que acompanharam a sessão das galerias do plenário (veja vídeo acima). Eles gritaram palavras de ordem e repetiram o grito "não, não, não à redução".

Por acordo entre líderes partidários, 10 parlamentares foram escolhidos para falar a favor do projeto em plenário e outros 10 discursaram contra. O líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), defendeu a proposta. “É um texto que tem equilíbrio, propõe a redução para crimes graves, hediondos, crimes contra a vida. Fico imaginando a justificativa para se suprimir a vida de alguém. É injustificável, nem a idade nem a classe social justificam.

O líder do Solidariedade, Arthur Maia (BA), afirmou acreditar um jovem de 16 anos que comete crime tem “absoluta consciência” do que está fazendo. “Nenhum jovem deve temer a aprovação dessa lei. A lei serve para punir criminosos. Ser pobre e ser humilde não é salvo-conduto para matar e estuprar”, disse.

Já PT se posicionou contra alterar a Constituição para reduzir a maioridade penal e defendeu como alternativa à PEC alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente para ampliar o tempo de internação de jovens que cometem crimes graves.


"Todos querem combater a violência, e se combate a violência reformando o ECA. [Defendemos] a ampliação do tempo máximo de internação daqueles que praticam crime com grave ameaça de 3 para oito anos. As civilizações modernas trabalham a ideia da ressocialização, não é cadeia mais cadeia", discursou o líder do governo, José Guimarães (CE).

O líder do PSOL, Chico Alencar (RJ), também defendeu que a punição a menores de 18 anos não resolve o problema da criminalidade no país. Para ele, é preciso investir em educação e ações sociais. “Estamos discutindo uma decisão que vai ter efeito constitucional sobre se apostamos no ódio, na vingança, no vigiar e punir ou na educação e proteção integral à criança e ao adolescente.

O texto da PEC inicialmente previa reduzir a maioridade para 16 anos para qualquer tipo de delito. Por acordo entre parlamentares do PSDB, do PMDB e outros partidos, o relator da proposta na comissão especial, deputado Laerte Bessa (PR-DF), alterou o próprio relatório para restringir a responsabilização penal a crimes graves.

JOVEM QUE SOFREU TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM CAICÓ MORRE NA UTI DE HOSPITAL

IMG-20150630-WA0113O crime de tentativa de homicídio registrada na tarde desta terça-feira, (30), em Caicó agora virou crime de homicídio, haja vista que a vítima, Giovani da Costa Fernandes, de 19 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu na UTI do hospital Regional em Caicó.

Conforme matéria anterior sobre o fato, Giovani vinha em uma moto no centro de Caicó, quando foi surpreendido por dois homens que também estavam de moto, e que já chegaram atirando. A polícia investiga o caso.

MINISTÉRIO PÚBLICO AJUÍZA AÇÃO CONTRA EX-PREFEITO DE CIDADE DO RN

mprnO Ministério Público Estadual, por intermédio da 1ª Vara Cível da Comarca de Pau dos Ferros, ajuizou ação civil por ato de improbidade em desfavor do ex-prefeito de Riacho de Santana, Raimundo Nonato dos Santos, quatro ex-auxiliares, o sócio-administrador e o responsável técnico da empresa Rio Grande Construções Ltda. e a própria construtora, pessoa jurídica, por obras que deveriam ter sido realizadas em escolas da zona rural do município, não foram realizadas, mas foram pagas como se tivessem sido executadas.

Pela constatada lesão ao erário no valor de R$ 49.477,91, o MPRN requer na ação que o Judiciário decrete, através de liminar, a indisponibilidade solidária dos bens dos réus para que se faça o ressarcimento integral do dano.

A ação de improbidade administrativa ajuizada é contra o então prefeito de Riacho de Santana, Raimundo Nonato dos Santos, o então presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Prefeitura, Francisco Wagner Galdino, o então fiscal de obras Erlando Lopes de Holanda, o então assessor jurídico José Naerton Soares Néri, o então tesoureiro Edmilson Lopes de Araújo, a empresa Rio Grande Construções Ltda., seu sócio-administrador Roberto Pereira do Rego, e o responsável técnico da construtora Erivaldo Nolasco Gualberto Duarte.

Segundo sustenta representante do Ministério Público Estadual, houve montagem do procedimento licitatório modalidade convite nº 007/2008 por parte dos agentes públicos envolvidos, visando ao favorecimento indevido da empresa vencedora do certame, além de demonstrada ocorrência de lesão ao erário consistente na não realização do objeto contratual através de fraude no processo de despesa, o que não restou alternativa senão a ação para responsabilização dos agentes públicos e particulares responsáveis.

Na ação, o MPRN, além da decretação da indisponibilidade solidária dos bens, pede a condenação dos réus nas sanções previstas do artigo 12, inciso II, da Lei nº 8.429/1992, a Lei da Improbidade Administrativa, entre os quais: perda da função pública; suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos; e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.

GOVERNADOR ASSINA RETOMADA DE OBRAS DO SISTEMA ADUTOR DO ALTO OESTE

O governador Robinson Faria viajou na tarde de hoje (30) para Pau dos Ferros com a finalidade de participar de uma reunião para discutir a crise hídrica com prefeitos daquela região. Na ocasião, ele assinou a ordem de serviço da retomada das obras do Sistema Adutor do Alto Oeste,  paradas desde 2013. Após a finalização das obras, dez municípios terão seu abastecimento de água regularizado, dos quais três estão em colapso.

30 06 2015 Assinatura de ordem de serviço em Pau dos Ferros Fot Vivian Galvão (2)

"Estou aqui com minha equipe técnica da Semarh, Caern e Igarn para discutirmos os problemas da região no que diz respeito à crise hídrica. A seca já castiga nosso estado há muitos anos. Mas não podemos mais pensar em modelos paliativos, porque as pessoas estão cansadas. Precisamos planejar para os próximos anos", disse o governador, apresentando uma medida prática do seu Governo: "A retomada do sistema adutor do Alto Oeste é um exemplo prático disso; uma obra que estava parada há mais de dois anos", disse ele para um auditório lotado da VI Unidade Regional de Saúde.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, são 11 cidades em colapso. Dessas, dez estão no Alto Oeste. "Por isso, essa região necessita tanto de nossa atenção", disse França, que repassou para os participantes algumas medidas do Governo do Estado: "Até hoje nessa gestão já foram perfurados mais de 150 poços. O abastecimento com carros pipa foi estendido também para as zonas rurais. Estamos ousando, como sempre diz o governador, instalando em João Câmara um projeto piloto de um dessalinizador, movido a energia solar, dentro do Programa Água Doce", informou França, acrescentando que esse Programa emancipa a comunidade porque elas passam a gerir a água dessalinizada.

Outros prefeitos e secretários participaram da reunião, de cidades como José da Penha; Alexandria;  Lucrécia; Doutor Severiano;  Luís Gomes;  Riacho da Cruz;  Severiano Melo, Pilões e Serrinha dos Pintos,  dentre outras cidades.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...