30 de abril de 2016

DELEGADO PARAIBANO VAI ASSUMIR SECRETARIA DA JUSTIÇA E CIDADANIA DO RN

O governador do Rio Grande do Norte determinou novas mudanças na equipe de auxiliares. Neste sábado (30), Robinson Faria anunciou o nome do delegado de Polícia Civil, paraibano Wallber Virgolino da Silva Ferreira para assumir a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc). Assim, Cristiano Feitosa deixa a Sejuc para assumir a Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh), em substituição a Marcelo Marcony Leal de Lima.
 

Wallber Virgolino da Silva Ferreira tem 37 anos e é formato em Direito pelo UNIPÊ de João Pessoa. É delegado da Polícia Civil da Paraíba há 11 anos, especialista em segurança pública, em ciências criminais, gestão pública e prisional e especialista em inteligência policial. Atuou no Grupo de Operações Especiais - GOE da PC/PB. Foi advogado militante da OAB/PB, professor da Escola Penitenciária da PB, Tutor Senasp, Corregedor Geral do Detran-PB, delegado da DHPP-PB, Secretário de Administração da Prefeitura de Coremas-PB, Secretário de Justiça e Cidadania da PB e Delegado Seccional de Polícia Civil da Região do Brejo na PB.

DEU ZEBRA! PM APREENDE CAVALO PINTADO DE ZEBRA EM ESTRADA DO RJ

Policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) recolheram, na tarde desta sexta-feira (29), um cavalo solto na RJ-085, altura de Belford Roxo, Parque São José, Baixada Fluminense. A ocorrência foi noticiada na noite de sexta no site da PM. O animal foi tirado da via para evitar acidentes, mas chamou a atenção dos agentes o fato dele estar pintado como se fosse uma zebra. 
 
 
PMs apreenderam cavalo pintado de zebra na Baixada (Foto: Divulgação)
 
O cavalo foi levado para o Curral Associados DDO, localizado na Estrada Miguel Pereira, bairro Santa Alícia, em Seropédica.

BANDIDO É MORTO EM TROCA DE TIROS COM DONO DE HILUX DURANTE TENTATIVA DE ASSALTO NO RN

Quatro bandidos, sendo 3 homens e 1 mulher, não se deram muito bem em assalto a um dono de uma Hilux, que estava armado, reagiu, matou um, e fez os outros correrem para um matagal. O caso aconteceu na tarde desde sábado, (30), no distrito do “Pé do Galo”, zona rural de Macaíba.
 
 
 
Segundo informações, um homem ainda não identificado, seguia em sua Hilux, quando o quarteto o abordou em dois carros, o mesmo reagiu, e na intensa troca de tiros, matou um dos bandidos. Ainda não se sabe se algum outro do bando, ou até mesmo o dono da Hilux também se ferirem. A polícia atendeu a ocorrência, e faz buscas na tentativa de localizar o resto do bando.


AVIÃO MONOMOTOR CAI NO LAGO EM MG

Um avião monomotor caiu por volta de 15h da tarde deste sábado (30) no Lago de Furnas, em Guapé (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, a princípio duas pessoas teriam morrido. Equipes da corporação foram para o local do acidente, conhecido como "Marina de Guapé".
 
 
Avião monomotor cai no Lago de Furnas, na região de Guapé, no Sul de Minas (Foto: Corpo de Bombeiros)
Primeiras informações são de que pelo menos duas pessoas teriam morrido em Guapé (Foto: Corpo de Bombeiros)
 
A aeronave foi identificada com o prefixo PU-HLA. Imagens da aeronave no Lago de Furnas foram registradas por pessoas que passavam pelo local. Ainda não há informações oficiais sobre a identidade das vítimas.
 
Fonte: G1 -  Foto: Corpo de Bombeiros.

ANA INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO PARA GARANTIR PROIBIÇÃO DE IRRIGAÇÃO DE CUREMAS/PB ATÉ JUCURUTU/RN

Os açudes Curemas e Mãe D'Água estão com nível muito baixo (menos de 10% do seu volume) e a população corre o risco de ficar sem água. Por isso, a Agência Nacional de Águas (ANA), o Igarn e a Aesa estão fiscalizando o cumprimento das regras para o uso da água na região. Estão suspensas a irrigação e a aquicultura feitas com água retirada dos rios Piancó e Piranhas, entre os municípios de Coremas (PB) e Jucurutu (RN).
 
As regras também são válidas para quem capta água de poços a menos de 100 metros das margens desses rios. As bombas de água utilizadas somente para irrigação e aquicultura devem ser removidas. Quem retira água para diferentes usos deverá bloquear a captação apenas para os usos proibidos. Não há restrição para a água que será utilizada para o consumo das pessoas e para matar a sede dos animais. Fique atento! O descumprimento das regras será considerado infração gravíssima e pode gerar multa, lacre e apreensão de bombas.

PREFEITA NOEIDE SABINO HOMOLOGA CONCURSO PÚBLICO DE EQUADOR

Feito de forma muito transparente e legal, com aval do Ministério Público, após denúncia caluniosa dos adversários, o concurso público de Equador foi homologado pela prefeita municipal, Noeide Sabino.
 
 
 
A homologação do concurso já foi publicado nos locais prevista por lei, e agora, conforme edial, será respeitados os prazos e os tramites legais para cumprimento do mesmo.
Feliz e ao mesno tempo aliviada, tendo em vista as perseguições dos adversários que “lutam” contra as ações do atual governo em prol da coletividade, a prefeita Noeide Sabino comemorou a homologação do concurso. “Com a Graças de Deus, quando muita gente duvidava ou torcia contra, homologamos o concurso Público de Equador!”, publicou a prefeito em redes sociais.
Do Blog: Parabéns pelo brilhante trabalho!
 

MINISTROS NEGAM CRIME NA COMISSÃO DO IMPEACHMENT DE DILMA

Os ministros José Eduardo Cardozo (Advocacia Geral da União), Nelson Barbosa (Fazenda) e Kátia Abreu (Agricultura) negaram nesta sexta-feira (29), em sessão da comissão especial do impeachment do Senado que a presidente Dilma Rousseff tenha cometido crime de responsabilidade.
 
 
 
 
Pelo segundo dia consecutivo, dedicado à apresentação da defesa da presidente, houve troca de farpas e acusações ao longo das quase dez horas de duração da sessão, mas o clima foi mais tranquilo do que na quinta-feira (28), quando episódios de bate-boca marcaram os depoimentos, pela acusação, dos juristas Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal, autores do pedido de impeachment.
 
O primeiro a falar pela defesa de Dilma foi o ministro da Fazenda. Barbosa rejeitou as acusações de que a presidente tenha praticado crime de responsabilidade por editar decretos de crédito suplementar no ano passado sem autorização do Congresso Nacional e por atrasar pagamentos aos bancos públicos – prática conhecida como "pedaladas fiscais". Esses dois pontos fundamentam o pedido de impeachment.
 
Na sua vez, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, também negou que o atraso nos repasses do Tesouro para os bancos públicos pagarem os beneficiários do Plano Safra – ponto especificamente questionado no pedido de impeachment – não representaram empréstimos, o que seria proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
 
Terceiro a fazer a sua explanação, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, ressaltou que, para haver impeachment, é necessário um “atentado” à Constituição, o que segundo ele, não aconteceu durante o governo Dilma Rousseff.

GEOPARQUE COMPOSTO POR 6 CIDADES DO SERIDÓ POTIGUAR, SERÁ O TERCEIRO DA AMÉRICA DO SUL

Uma importante conquista para o turismo e a economia criativa no interior do Rio Grande do Norte está próxima do desfecho. O decreto para criação do Geoparque Seridó sairá nas próximas semanas. Com isso, o Estado potiguar será o segundo do Brasil e o terceiro da América do Sul a possuir esse equipamento.
 
 
 
 
 
O Governo do RN, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur RN), da Empresa de Promoção Turística do RN (Emprotur) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em conjunto com a equipe de coordenação do Projeto, esteve reunido ontem na Setur para discutir os últimos gargalos do Decreto.
 
Desde quando soubemos desse projeto, ainda no início da gestão, tomamos a iniciativa de procurar a coordenação do Geoparque para tentarmos implantar esse importante equipamento que vai de encontro com nossa proposta de interiorizar o turismo no nosso Estado”, declarou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.
 
Os geoparques funcionam como território delimitado pela riqueza geológica. E nessa área, a comunidade se envolve em atividades inerentes à região, particularmente de caráter turístico e cultural.
 
Para a presidente da Emprotur, Aninha Costa, o Geoparque Seridó possibilitará não só mais um roteiro turístico para a região, mas a sustentabilidade da área e das pessoas que nela trabalham. “É mais emprego, renda e, sobretudo, reconhecimento e visibilidade ao que temos de mais genuíno, que são nossas riquezas naturais”.
 
A “luta” para implantar o Geoparque Seridó vem sendo travada pelo professor e coordenador do Projeto, Marcos Nascimento desde 2010, promovendo pesquisas, publicações e inventários para adiantar processos burocráticos exigidos pela Unesco. Mas somente agora recebeu a atenção governamental para o projeto.
 
Antes, nós que procurávamos os gestores, e desta vez, fomos procurados pela equipe da Setur, interessada no projeto. Estão cientes que esta é uma oportunidade para o Rio Grande do Norte ser reconhecido mundialmente, além de fomentar investimentos aos municípios envolvidos e uma nova fonte de recursos para o turismo", comemora o professor. 
 
O Geoparque Seridó abrangerá áreas do município de Acari, Currais Novos, Cerro Corá, Carnaúba dos Dantas, Lagoa Nova e Parelhas, e seus respectivos conjuntos urbanos e sítios históricos, paisagísticos, paleontológicos, artísticos, arqueológicos, ecológicos e científicos. Lugares que serão valorizados, protegidos e conservados.
 
Os últimos detalhes para assinatura do decreto diz respeito à formação do Grupo Técnico para decidir o modelo de gestão. Com o decreto assinado, o Governo do Estado passa a ter suporte legal para que a região seja reconhecida pela Unesco, no futuro, e inserida no Programa Global Geoparque, oficializado em 2015.
 
SAIBA MAIS - Embora hoje a América do Sul só abrigue dois Geoparques (no Brasil [Ceará] e no Uruguai), já há 120 geoparques espalhados no mundo, notadamente na Europa, e desperta interesse crescente em outros, justo pelo desenvolvimento econômico-sustentável proporcionado na região.

POLÍCIA CIVIL PRENDE QUADRILHA COM QUASE 40 KG DE COCAÍNA E CRAK NO RN

Policiais da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) prenderam em flagrante, nesta sexta-feira (29), Alan Marcos Zico Fonseca da Silva, 27 anos, Luana Raíssa Simões de Oliveira, 19 anos, Maria de Fátima Gomes Trajano, 26 anos, Nerildo de Farias Júnior, 32 anos, pelos crimes de tráfico de droga e associação para o tráfico. A prisão foi realizada através de uma denúncia anônima, afirmando que Luana, esposa de Israel de Andrade Maciel, 19 anos, preso na quinta-feira, (28),  por tráfico de drogas, estaria guardando drogas em um condomínio em Nova Parnamirim.
 
 
 
 
Segundo o delegado da Denarc, Ulisses de Souza, uma equipe de policiais da delegacia foi deslocada ao local para fazer vigilância, quando chegaram três veículos ao condomínio e foram abordados pelos policiais.
 
 
 
 
Na abordagem, os policiais encontraram uma grande quantidade de drogas em um dos carros, um gol vermelho, sendo 24 quilos de cocaína, 13 quilos de crack, balança de precisão, além de R$ 2.250,00”, detalha o delegado Ulisses de Souza.
 
 

RECEITA RECEBEU QUASE 28 MILHÕES DE DECLARAÇÕES DO IR

A Receita Federal recebeu 27.960.663 declarações do Imposto de Renda 2016, segundo balanço divulgado na madrugada deste sábado (30). A estimativa é que 239 mil contribuintes tenham perdido o prazo para entregar do documento, que terminou às 23h59 desta sexta (29), pois a Receita esperava receber 28,2 milhões de declarações.
 
Das quase 28 milhões de declarações, 102.383 foram enviadas por dispositivos móveis.
 
Quem perdeu o prazo está sujeito a uma multa por atraso – cujo valor mínimo é de R$ 165,74.
 
A entrega dos "atrasados" pode ser feita a partir das 8h de segunda (2).

GOVERNADOR REPERCUTIU REFORMA ADMINISTRATIVA DURANTE ENTREVISTA

O governador Robinson Faria repercutiu as mudanças em seu secretariado, com o anúncio  das novas secretárias de Saúde e Educação, durante entrevista concedida no início da tarde desta sexta-feira, 29. Robinson, entretanto, não descartou que ainda possa haver mais mudanças.  “Sou um governador que trabalha com metas e sou cobrado pelos resultados. Tenho que ter a liberdade, a coragem e o compromisso de cobrar resultados. Se for preciso fazer mudanças, eu vou fazer”, assinalou.
 
 

 
 
O governador do estado confirmou os nomes de Cláudia Santa Rosa e de Eulália de Albuquerque Alves para as secretarias da Educação e da Cultura (Seec) e da Saúde Pública (Sesap), respectivamente.

Em relação à Secretaria de Segurança Pública (Sesed), o líder do Executivo estadual assegurou que, até o momento, segue a delegada Kalina Leite como titular da pasta. “Ela é uma delegada de carreira e está bastante empenhada para que o governo obtenha bons resultados”, destacou.  

PAGAMENTO
 
Questionado sobre o calendário de pagamento do funcionalismo do mês de abril, Robinson ressaltou que 93% dos servidores receberão no 5º dia útil. Os demais 7% receberão até o dia 10.

Para justificar esta mudança no calendário, o governador ressaltou o momento de crise econômico-financeira do Brasil. “A situação de crise financeira é do Brasil, porque a nossa arrecadação se manteve. A economia do Brasil parou. O RN é um estado que depende em mais de 50% da arrecadação federal, e eu não posso fazer mágica em relação à frustração de receita que vem da União”, explicou.

Informações foram dadas durante entrevista no RN TV, jornal da afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Norte.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...