6 de junho de 2016

ESCULHAMBAÇÃO! ALUNOS DA ZONA RURAL DE JARDIM DO SERIDÓ FICAM SEM AULA POR FALTA DE TRANSPORTE ESCOLAR

O desmantelo atual administração pública de Jardim do Seridó não para de prejudicar a coletividade, desta vez, alunos da zona rural do município, que ficaram sem aula por falta de transporte, haja vista que, o posto de combustível que abastece a frota do município suspendeu temporariamente o abastecimento por falta de pagamento.
O ‘Blog Barra Pesada’ recebeu inúmeras ligações de pais de alunos de várias comunidades rurais do município, revoltados com a falta de responsabilidade do poder público. “Como se já não bastasse o desmantelo com as estradas da zona rural, que estão sem “cortar”, agora nossos filhos ficam sem aula por causa da irresponsabilidade desse governo municipal”, disse um pai de aluno da zona rural.
Em Jardim do Seridó, os ônibus doados pelo Governo Federal, que deveria servir preferencialmente ao programa ‘Caminho da Escola’, já foram flagrados em várias outras viagens, mas para o transporte dos estudantes falta até combustível. “Queria que os vereadores que votaram na taxa de iluminação pública, prometendo que sobraria dinheiro para melhorar os serviços prestados, agora mostrassem a cara, mas estão preocupados em se promoverem, se elegerem, e promover e eleger o candidato desse sistema que está afundando nossa cidade”, repudiou outro pai de aluno.
Por fim, vale salientar que esse problema de falta de dinheiro para os serviços básicos está acontecendo apenas em Jardim do Seridó, pois nas demais cidade do Seridó, os serviços básicos estão funcionando normalmente.
Do Blog: Esse sistema é o pior e mais corrupto de todos os tempos. O prefeito já foi condenado várias vezes por desonestidade com o dinheiro público. Mas agora está “trabalhando” para se manter no poder com um candidato que trocou o apoio político por uma secretaria que desse então passou a ser “propriedade” de sua família. Esse tipo de matéria só divulga quem não tem rabo preso! “Vocês”, (os babões) são proibidos de públicos em seus blogs, viu?

MORRE EM HOSPITAL CABO DA PM AGREDIDO A PAULADAS DURANTE ASSALTO EM SUA RESIDÊNCIA NO RN

Um cabo aposentado da Polícia Militar morreu neste domingo (05) após ser agredido a pauladas durante um assalto dentro de casa em São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal. José Melo de Souza tinha 67 anos. Ele teve uma pistola roubada pelos criminosos.
Segundo a PM, o crime aconteceu por volta das 20h da última sexta-feira (03) na rua Lenira Santana do Nascimento. O cabo estava dentro de casa quando foi agredido a pauladas na cabeça. José Melo foi levado para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, em Natal, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 21h deste domingo.
 
A Polícia Civil está investigando o caso. Até o momento ninguém foi preso.

NO RN, EX-MINISTRO DO TSE PEDE QUE ELEITORES TENHAM MAIS ATENÇÃO AOS CANDIDATOS

O ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Joelson Dias, esteve em Natal neste final de semana para uma palestra sobre as mudanças na legislação eleitoral. Ele participou do I Conclave Jurídico Eleitoral, que aconteceu na Assembleia Legislativa.
 
 
 
 
Entre os temas polêmicos, ele questionou os supostos avanços da reforma eleitoral com o encurtamento do tempo de campanha e as restrições na propaganda e na participação dos debates.

"Se a gente cria uma série de restrições, se o tempo de campanha encurta e se nem todos podem participar dos debates, como é que a gente vai conhecer melhor os candidatos? Reduzir pra 45 dias diante desse cenário, será que não beneficia quem já está ali? Fica apenas a reflexão. Aos eleitores, tenham mais atenção aos candidatos", pediu.

O ministro também falou sobre doações de campanha. Na visão dele, ainda há brechas para a corrupção com a proibição de doação de empresas, haja visto que elas possuem diretores, acionistas e executivos que podem doar de forma privada. "O que é necessário é combater a corrupção", afirmou.

O I Conclave Jurídico Eleitoral foi organizado pela Fundação Ecológica Nacional e contou com a presença de juristas e políticos de mais de 30 municípios do Rio Grande do Norte. O evento foi mediado pelo advogado Luiz Gomes e teve a participação dos advogados Thiago Cortez e Felipe Cortez. Também participaram do evento os juízes eleitorais Wlademir Capistrano e Nilo Ferreira.

CHUVAS E VENTOS CAUSAM MORTE, DESABAMENTOS E MUITA DESTRUIÇÃO NO INTERIOR DE SP

Um temporal e fortes rajadas de ventos causaram uma morte e vários desabamentos em cidades do interior de São Paulo nas noites deste sábado (4) e domingo (5).
 
 
 
 
Meteorologistas analisam se o que provocou os estragos em Jarinu foi um tornado. Em Campinas, já se sabe que ocorreu uma microexplosão, que é um fenômeno semelhante.
 
Nos últimos seis dias, choveu 89,6 milímetros no Sistema Alto Tietê, que abastece a Grande São Paulo. O número é 63% maior que a média histórica para todo o mês de junho. A chuva acumulada já é a maior em 14 anos na região.
 
Nas últimas 24 horas, choveu 31,2 milímetros no Sistema Cantareira. Em 6 dias de junho, já estão acumulados 129,8 milímetros, número muito superior à média esperada para o mês, que é de 58,1 milímetros.
 
Em Campinas, os ventos de até 120 km/h que atingiram a cidade na madrugada de sábado para domingo causaram diversos estragos. Meteorologistas classificaram o fenômeno como "microexplosão", que é uma nuvem carregada de ar, água e granizo que, acompanhada de ventos intensos, atinge o solo de uma só vez, e não em funil, como ocorre com um tornado.
 
Em Jarinu, uma mulher de 48 anos morreu durante o temporal. Cleonice Souza, que era técnica de enfermagem, foi atingida pela estrutura de um ponto de ônibus.
 
Uma igreja desabou durante um culto com 50 pessoas – 20 delas ficaram feridas, quatro em estado grave. Em um posto de combustíveis às margens da rodovia Edgard Máximo Zambotto, duas carretas tombaram com a força do vento – cada uma pesa 10 toneladas. "Tudo aconteceu muito rápido", contou um caminhoneiro.
 
 
 
 
Meteorologistas analisam se os estragos foram causados por um tornado. O Centro de Pesquisas Meteorológicas de Campinas (Cepagri), da Unicamp, afirma que, pelas características dos danos, é possível que tenha se formado na cidade um tornado de escala F1, com velocidade de até 130 km/h.
 
Do Blog: Isso foi somente com pouco mais 80 ml de chuva. Recentemente tivemos chuvas de mais de 200 ml no Seridó e nada aconteceu. Graças a Deus!
 
 
 
 

ATENÇÃO! AÇÕES DA CASA DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER DURVAL PAIVA

Semana solidária em Nova Parnamirim
Muitos corações terão a oportunidade de ajudar a Casa Durval Paiva em mais uma Semana Solidária que acontece até 11/06, na loja Nordestão da Av. Maria Lacerda Montenegro, 1400, em Nova Parnamirim. Passe no stand e abrace essa causa!
 
 
 
             
Tem feira na Casa
Nesta terça, 07/06, todos os caminhos levam à Feira da Pechincha da Casa Durval Paiva. Roupas, calçados, bijuterias, utensílios e outros produtos estarão à disposição do público das 8 às 12h e das 13 às 17h, na Rua Clementino Câmara, 234 – Barro Vermelho. Saiba como chegar.
 
 



  

Precisa-se...
A Casa Durval Paiva está selecionando Arte Educador para coordenar e executar os trabalhos e projetos na sala de artes junto às mães dos pacientes e também auxiliar de cozinha. Interessados podem enviar currículo para selecao@casadurvalpaiva.org.br com a vaga pretendida no assunto do e-mail.
 
 

 
O sabor da vida
Descobrindo sabores e valores nutricionais dentro do Projeto Educando para Nutrir, as crianças da Casa Durval Paiva receberam a visita da turma de Nutrição (3° período) da Estácio, que socializaram com a turma dicas de uma boa alimentação através das frutas.
 
 

  

Cores e arte
O artista plástico Lucas Marques esteve recentemente na Casa Durval Paiva compartilhando cores com as crianças e adolescentes, dentro do projeto Recanto Cultural, que busca despertar o interesse e a valorização pela arte regional nos pacientes e acompanhantes.


 

GOVERNO INICIA PLANEJAMENTO VOLTADO PARA INFRAESTRUTURA DO RN

O Governo iniciou nesta segunda-feira (6) o mais novo projeto de planejamento do Estado. Batizada de “Eixos Integrados de Desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, a iniciativa vai identificar e reunir informações técnicas para embasar um plano que aponte para a expansão e fortalecimento da infraestrutura econômica e social do Estado. Ao todo, cinco eixos serão detalhados: micrologística de transporte; desenvolvimento industrial; matriz energética; telecomunicação e tecnologia da informação; e capacitação de capital humano. Embora cada eixo tenha um cronograma, todos serão trabalhados de forma articulada e simultânea.
 
 

Coordenado pela secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN), o projeto tem a condução técnica do consórcio Proyfe Diagonal, vencedor do processo licitatório, e financiamento do tesouro estadual via Banco Mundial/RN Sustentável. 

O contrato prevê a execução do plano em até seis meses. Os Eixos Integrados nascem alinhados ao Governança Inovadora, maior projeto de modernização da gestão pública em curso no Estado, responsável, também, por moldar um Mapa Estratégico para o RN e definir uma carteira prioritária de projetos.   

Ao final do período do trabalho, o projeto “Eixos Integrados de Desenvolvimento do Rio Grande do Norte” vai apresentar detalhadamente conteúdos prospectivos e propositivos, observados e analisados através das perspectivas dos cincos eixos da matriz.

Gerente da Diagonal, a consultora Maria José Marques destacou o alinhamento entre os eixos e as demais iniciativas de planejamento em curso no Estado. “Vamos trabalhar em conjunto. Já definimos que iremos convergir todos os eixos nesse primeiro momento. Nosso trabalho será levantar as bases de informação para apontar qual será a estratégica de desenvolvimento do Estado”, disse. 

Coordenador do projeto, o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças Gustavo Nogueira acredita que o produto final entregue pelo consórcio Proyfe Diagonal vai redimensionar as bases de infraestrutura do Rio Grande do Norte. “Ao consolidar os cinco eixos de desenvolvimento apontando estratégias orientadas à expansão, o Governo deseja fortalecer a infraestrutura econômica e social do nosso Estado. Vamos à raiz do problema, identificando demandas e apontando o caminho do desenvolvimento socioeconômico. Alinhado ao Governança Inovadora, o projeto dos Eixos Integrados vai reafirmar nossas bases projetando-nos para o futuro”, afirmou.

FUGA DURANTE CHUVA FORTE É FRUSTRADA EM ALCAÇUZ

Por volta de 1h30 deste domingo (05), aproveitando a forte chuva, internos do pavilhão 2 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, pularam o muro da quadra e seguiram rastejando para tentar cavar um buraco no pé do muro.
 
 
Agentes evitaram fuga em Alcaçuz na madrugada deste domningo (5) (Foto: Divulgação/Coape)
 
 
De acordo com o diretor Ivo Freire, mesmo com a intensa chuva o guariteiro conseguiu ver a movimentação e iniciou a ação para evitar a fuga. "O grupo de patrulhamento do sistema prisional que estava realizando a ronda externa entrou na unidade e conseguiram capturar 5 presos que estavam ainda dentro da penitenciária", disse Ivo.
 
Fonte: G1/RN - Foto: Divulgação/Coape.

NOVE PRESOS FOGEM DE PRESÍDIO NO RN

Nove presos fugiram do Complexo Penal Dr. João Chaves, na Zona Norte de Natal, na manhã deste domingo (5). Segundo a direção da unidade, três dos fugitivos foram recapturados logo após a fuga. Com a fuga deste domingo (5), chega a 215 o número de detentos que já escaparam do sistema prisional potiguar somente este ano.
 
 
Presos fugiram por buraco feito na parede do corredor (Foto: Eduardo Rodrigues/Inter TV Cabugi)
 
 
Os presos serraram uma grade que fica em um corredor. De acordo com o diretor da João Chaves, Eider Pereira de Brito, essa grade foi instalada no local para evitar que os presos chegassem até o fim do corredor porque a parede é muito frágil e fácil de ser quebrada. Após serrarem a grade, os presos fizeram um buraco na parede e fugiram pelos fundos da unidade.

RESULTADO DO SISU 2016 SERÁ DIVULGADO NESTA SEGUNDA-FEIRA, (06)

Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão divulgados em única chamada nesta segunda-feira (6), sem horário definido. Até as 18h de quinta-feira (2), último dia de prazo para inscrições, 1.502.680 inscrições de 778.739 candidatos foram feitas. Cada candidato podia se inscrever em até duas opções de curso.
O resultado poderá ser conferido pelo site http://sisu.mec.gov.br . Na terça-feira começam na terça-feira (7). Elas ficarão disponíveis até as 23h59 do dia 10 de junho, pelo site do programa . O edital foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27).
 
O Sisu é o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 
 
Esta edição oferece 56.422 vagas em 65 instituições. A inscrição podia ser feita somente pelos estudantes que participaram do Enem de 2015 e obtiveram nota na redação que não fosse zero.
 
Entre os dias 10 e 14 de junho, os selecionados terão de fazer a matrícula na instituição de ensino. Do dia 6 até o dia 17 de junho, os estudantes não selecionados podem aderir à lista de espera do sistema. Os integrantes dessa lista que vierem a ser selecionados devem fazer a matrícula no dia 23 de junho.

VIOLÊNCIA! MULHERES PROSTITUTAS QUE USAVAM DROGAS SÃO MORTAS A TIROS NA FAVELA DO JAPÃO EM NATAL

Vítimas foram encontradas mortas com tiros na cabeça e nos olhos (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)

Duas mulheres foram mortas a tiros na noite deste sábado (4) na comunidade Novo Horizonte, mais conhecida como 'Favela do Japão', na Zona Oeste de Natal. Os corpos foram encontrados em um descampado próximo ao rio das lavadeiras. As vítimas foram identificadas como Ananda Luiza Moreira de Lima, de 26 anos, e Micalei Inácio Gomes, de 20.
 
De acordo com a Polícia Civil, as vítimas moravam juntas e eram usuárias de drogas. Moradores da região disseram que elas estavam desempregadas e se prostituíam. As duas foram alvejadas na cabeça. A polícia vai investigar a motivação do crime.

TRAGÉDIA! ÔNIBUS ESCOLAR CAI EM RIO NA TURQUIA E MATA 14; 6 ERAM CRIANÇAS

Quatorze pessoas morreram, entre elas cinco crianças e um bebê, depois que um ônibus escolar caiu em um canal de irrigação na província de Osmaniye, no sudeste da Turquia, informaram nesta segunda-feira (06) fontes oficiais.
 
 
Acidente com ônibus escolar na Turquia matou 14, sendo 6 crianças (Foto: DHA/AP)
 
 
No acidente, ocorrido no domingo à noite, ficaram feridas outras 26 pessoas, uma delas em estado grave.
 
No acidente morreram cinco estudantes, um bebê, um professor, o motorista do veículo e seis pais que acompanhavam as crianças, informou Kerem Al, governador de Osmaniye.
 
O veículo transportava no total 40 pessoas e ia para a cidade de Osmaniye, onde os estudantes iam visitar um museu.
 
Um vídeo do acidente publicado pela imprensa mostra que o ônibus bateu em outro veículo depois de ultrapassar um caminhão e caiu em um canal de irrigação ao lado da estrada, no qual ficou submerso.

IMPEACHMENT E VOTAÇÃO SOBRE CUNHA DOMINAM SEMANA NO CONGRESSO

O Conselho de Ética da Câmara deve discutir e votar nesta semana o parecer pela cassação do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). No Senado, os próximos dias serão movimentados pela comissão especial do impeachment, que volta a se reunir para definir o cronograma do processo da presidente afastada Dilma Rousseff.
 
Para esta semana, ainda está prevista a sabatina de Ilan Goldfajn no Senado. Indicado para presidir o Banco Central, ele precisará ter o nome aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e pelo plenário da Casa.

Na semana passada, o relator do Conselho de Ética da Câmara, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), apresentou
relatório no qual defende a perda de mandato de Cunha por quebra de decoro. Foi concedido pedido de vista coletivo, o que garante prazo extra de dois dias úteis para os deputados analisarem o parecer. Uma sessão foi marcada para esta terça-feira (7). Se não der tempo de encerrar a discussão, a votação poderá ficar para quarta (8).

Cunha é
acusado de manter contas secretas no exterior e de ter mentido sobre a existência delas em depoimento à CPI da Petrobras no ano passado. Ele nega e afirma ser o beneficiário de fundos geridos por trustes (entidades jurídicas formadas para administrar bens e recursos).
  

No Senado, com a decisão do presidente da comissão especial do impeachment, Raimundo Lira (PMDB-PB), de acatar uma questão de ordem e reduzir em 20 dias o tempo para as alegações da defesa e da acusação, houve um impasse, e a definição de um cronograma do processo ficou para esta semana.

Uma reunião foi marcada para a tarde desta segunda-feira (6) para tentar votar o calendário apresentado pelo relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).

No entanto, a
defesa de Dilma recorreu ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandoeski, contra a redução do prazo para apresentar alegações finais. O colegiado não poderá, portanto, decidir o cronograma antes de sair uma decisão de Lewandowski, o que deve ocorrer nesta segunda.

SUSPEITO DE ASSALTO A CASA LOTÉRICA E COMPARSA SÃO PRESOS COM ARMA DE FOGO EM CAICÓ

O suspeito de ter participado de um assalto a uma casa lotérica no dia 17, de abril passado, Marcos Vinycius Alves da Nóbrega, e seu comparsa, Francisco Alan dos Santos Félix, foram presos na madrugada desde domingo, (05), no Bairro Barra Nova, em Caicó.
 
 
 
Segundo informações da PM, os elementos estavam em uma moto, quando foram avistados pelos PMs, que conseguiram intercepta-los em uma casa de jogo, onde os mesmos escoderam a arma, mas após uma revista no local, a mesma foi encontrada. Marcos Vinycius assumiu ser o dono ad arma, e que estaria armado para se proteger os inimigos. Ambos foram levados para delegacia de polícia de Caicó.

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...