25 de março de 2020

“VIVA”! DESEMBARGADOR DERRUBA DECISÃO QUE DETERMINAVA 'BARREIRA SANITÁRIA' CONTRA O CORONAVÍRUS NO AEROPORTO DE NATAL


O desembargador Paulo Cordeiro, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, derrubou uma decisão liminar da Justiça Federal que determinava que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) implantasse uma barreira sanitária e de inspeção de voos nacionais e internacionais no Aeroporto de Nata. O objetivo era tentar reduzir a contaminação do novo coronavírus - o Covid-19 no Rio Grande do Norte. 




O magistrado acatou um recurso da União no final da tarde desta terça-feira (24). Com isso, foi cancelada a barreira sanitária que começaria a partir desta quarta-feira (25), em um voo de Guarulhos, com uma ação conjunta entre a Anvisa, Suvisa e a Vigilância Sanitária do município de São Gonçalo do Amarante (Visa). O agravo de instrumento encerrou a reunião que planejava os preparativos para a ação. 




“Após fecharmos toda programação da operação fomos surpreendidos pelo agravo de instrumento derrubando a decisão judicial que havia determinado a ação em conjunto. Diante disso, fomos impedidos de executar a ação, apesar de estarmos com tudo pronto. Vamos agora aguardar outras deliberações judiciais”, explicou a subcoordenadora de Vigilância Sanitária do Estado, Leila Maria Ramos Mattos. 




Do Blog: Aonde deveria ter vigilância e precaução, a justiça fica “brigando”, e o povo é quem fica com a responsabilidade de resolver o problema. Êita Brasil!

TRAFICANTE COM TORNOZELEIRA ELETRÔNICA E JOVEM SÃO MORTOS A TIROS NO RN

Dois homens foram assassinados a tiros, na tarde de terça-feira (24), no Conjunto Sarney, Zona Norte de Natal. As vítimas tinham 18 e 32 anos e foram atingidas por criminosos, que desceram de um carro.




O homem de 32 anos estava usando tornozeleira eletrônica e cumpria pena em regime semiaberto pelo crime de tráfico de drogas. O outro, de 19 anos, não tinha antecedentes criminais, de acordo com familiares. 




De acordo com a PM, cerca de 3 veículos com vários homens encapuzados alvejaram os dois homens. Foram inúmeros disparos. A polícia ainda não sabe qual foi a motivação das duas mortes. O duplo homicídio será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

CRIVELLA DIZ QUE VAI REABRIR LOJAS DE CONVENIÊNCIA E DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO NA SEXTA-FEIRA, (27)

O prefeito Marcelo Crivella anunciou em entrevista nesta quarta-feira (25) que vai publicar um novo decreto, atualizando o que determinou o fechamento do comércio na cidade. 




Segundo as novas medidas, serão retomadas do atendimento de lojas de conveniência nos postos de gasolina e de lojas de material de construção. O anúncio aconteceu após o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro em que ele pediu reabertura de comércio e escolas e fim do "confinamento em massa". 



“O decreto está sendo editado. A partir da 0h de sexta-feira (27), os postos de gasolina voltam a abrir as lojas de conveniência. Não pode entrar para consumir no local. Você retira[material] e vai embora”, afirmou o prefeito. 




No início da tarde, em uma de suas redes sociais, ele reforçou, dizendo que começará a abrir, "aos poucos", alguns comércios. "Mas vamos conscientizar a população de que não poderá haver aglomeração".




No caso das lojas de material de construção, o prefeito lembrou que, além das obras que estão sendo realizadas em toda a cidade, as lojas vendem material de limpeza e EPI (equipamento de proteção individual). 

 

Nas lojas de conveniência, será proibida a permanência dos clientes, que só poderão comprar e sair. 




As proibições tinham sido publicadas em um decreto de Crivella que determinava o fechamento do comércio, com algumas exceções.

EX-MINISTRO QUE CHEFIOU COMBATE AO H1N1 ACHA EXAGERADAS MEDIDAS CONTRA COVID-19

Em áudio que vazou para as redes sociais, o médico, deputado federal pelo MDB-RS e ex-ministro Osmar Terra (MDB-RS), responsável pela coordenação do combate no Brasil à epidemia de gripe H1N1, que somente em 2019 matou 780 brasileiros, considerada exageradas as medidas adotadas por governadores e pelo Ministério da Saúde contra a pandemia do coronavírus.




O ex-ministro vai mais além quando diverge da previsão do ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde), segundo o qual a pandemia somente começará a regredir em setembro. Para Osmar Terra, a regressão se iniciará já no próximo mês de abril.




O áudio é de uma troca de mensagens de Osmar Terra com um amigo. Nele, o ex-ministro dos governos Michel Temer e Jair Bolsonaro compara o cenário atual com a epidemia de H1N1 em 2009. 




“No ano passado, morreram 780 pessoas no Brasil de H1N1, dez anos depois que enfrentamos a epidemia. O número não virou notícia”, observou, e “provavelmente não vai morrer tanta gente de coronavírus”.




Ele enfrentou, como secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, em 2009, a epidemia de gripe Influenza A, e questiona as medidas que estão sendo aplicada atualmente. “Eu estudei bastante isso, até porque tive que enfrentar o H1N1, e para fazer o debate do coronavírus, eu não estou falando de algo da minha cabeça.”




“Estou ouvindo os principais infectologistas do estado, que foram do meu comité no enfrentamento do H1N1, e para mim a pessoa que mais entende de epidemiologia no Brasil, e talvez no mundo hoje que é o César Victor. Eu gostaria de saber por que vocês acham que o comportamento é tão diferente assim e tão preocupante assim?””, indaga.




Terra destaca na mensagem que estamos vendo um vírus novo, que tem transmissibilidade 30% maior que o H1N1, “então ele se espalha mais rápido, já se espalhou. Você sabe que a epidemia termina quando atinge mais da metade da população com anticorpos, com contato com o vírus, com imunidade. Isso está acontecendo, em poucas semanas esse processo se cumpre”.





Para ele o isolamento social não resolve nada. “Qual a vantagem do isolamento? A epidemia só vai terminar quando ela tiver mais da metade da população contaminada, em 99% dessa metade da população que vai ficar contaminada, não vai ter sintoma nenhum, vai ser assintomática. Isso é um processo que está andando, quando apareceram os primeiros casos que foram revelados com exame laboratorial, o vírus já estava andando. O vírus começou  na China em novembro. Por isso que quando eles começam a fazer os exames em janeiro, dá uma explosão de casos”.




No áudio, Terra também critica o isolamento que está sendo imposto no Brasil. “Então eu estou me baseando em evidências, se tu tiver alguma outra evidência diferente que não seja só a ideia que se isolar melhora, porque o isolamento não vai diminuir aquela curva, aquilo tudo é conversa. Todas as epidemias virais têm um padrão, elas duram em torno de treze semanas, e na sexta semana elas estão no pico e depois regride, desaparece”.

CHINA SUSPENDE RESTRIÇÕES EM HUBEI, FOCO DA PANDEMIA DA COVID-19

A China suspendeu nesta quarta-feira (25) as drásticas restrições impostas por vários meses na província de Hubei, foco da pandemia do novo coronavírus que causou mais de 18 mil mortes em todo o mundo desde dezembro. 



Nenhum caso de contágio local foi detectado nas últimas 24 horas no país, mas 47 "importados" do exterior foram registrados, informaram as autoridades nacionais de saúde. 




No total, 474 casos "importados" foram detectados, e maioria deles são chineses que voltam para casa, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores. 



Quatro outras mortes ocorreram nas últimas 24 horas, três delas em Hubei, uma província no centro da China, onde está localizada a cidade de Wuhan, a primeira afetada pela Covid19. 



Pequim informou na terça (24) que a quarentena de mais de 50 milhões de habitantes em Hubei, em vigor desde janeiro, será suspensa para que pessoas saudáveis possam se mover. 




Alguns aeroportos e estações ferroviárias foram reabertos. As escolas permanecem fechadas. Já os moradores de Wuhan terão que esperar até 8 de abril para deixar a cidade. 



A China teve 81.200 casos da Covid-19 e 3.281 pessoas morreram com esta doença.

GOVERNO DO RN ANTECIPA PAGAMENTO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS

O Governo do RN iniciará o pagamento do mês de março já nesta quinta-feira (26), antecipando em até cinco dias a última parcela da folha salarial deste mês para aposentados e pensionistas. A intenção é evitar aglomeração nas agências bancárias. 
 
 
 
Todos os pensionistas e inativos da administração indireta serão os primeiros a receber, com depósito dos salários nesta quinta-feira (26). Na sexta (27) é a vez dos inativos da administração direta, além dos alunos soldados da Polícia Militar.



 
Os ativos das administrações direta e indireta receberão normalmente de acordo com o calendário de pagamentos estipulado no início do ano, com salários depositados nesta terça-feira (31).



 
Os R$ 111 milhões do restante da folha correspondem aos 70% restantes dos servidores que recebem acima de R$ 4 mil (valor bruto) e o valor integral aos funcionários lotados em órgãos com recursos próprios.

 
 
Quem ganha abaixo deste valor já recebeu seu salário integral no último dia 14, além do adiantamento, também, de 30% a quem recebe acima desse valor e a integralidade do salário para a categoria da Segurança Pública.
 

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...