24 de julho de 2017

GAROTO DE 12 ANOS É BALEADO QUANDO HOMEM TENTA MATAR OUTRO NO RN

Um adolescente de 12 anos foi baleada durante uma tentativa de homicídio no bairro Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal, no final da manhã desta segunda-feira (24).

 

 

 
Ele foi socorrido à Maternidade de Felipe Camarão, onde recebeu os os primeiros socorros, e transferido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto Socorro Clóvis Sarinho, na zona Leste da capital.
 
 
 
 
 
Ainda não há detalhes como o fato aconteceu. A polícia não sabe ainda, por exemplo, se houve troca de tiros, mas apenas que uma das balas atingiu o garoto.
 
 
 
 
 
O tiroteio não envolveu a polícia. Um homem tentou matar outro e acabou acertando a criança.

COM 32 HOMICÍDIOS, RN TEM O FIM DE SEMANA MAIS VIOLENTO DO ANO

Trinta e duas pessoas foram mortas no Rio Grande do Norte neste final de semana – o mais violento do ano no estado, segundo levantamento feito pelo Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO). Ainda de acordo com o instituto, os homicídio foram registrados entre a 0h da sexta (21) e as 23h do domingo (23).
 
 
 
 
No ano, ainda de acordo com o OBVIO, 1.363 pessoas já foram assassinadas no estado. O crescimento é de 23,2% em comparação ao período de 1º de janeiro a 23 de julho.
 
 
 
 
 
 
Os 32 homicídios ocorridos neste final de semana foram registrados nas seguintes cidades:
 
 
  • Natal: 6
  • Ceará-Mirim: 4
  • Iemo Marinho: 3
  • Parnamirim: 2
  • Jandaíra: 2
  • Mossoró: 2
  • São José de Mipibu: 2
  • Apodi: 1
  • Baraúna: 1
  • Boa Saúde: 1
  • Caicó: 1
  • Carnaúba dos Dantas: 1
  • Pureza: 1
  • Macaíba: 1
  • São Gonçalo do Amarante: 1
  • Taboleiro Grande: 1
  • Tibau: 1
  • Nísia Floresta: 1



Um dos casos que mais chamou a atenção neste fim de semana foi a morte de um casal na Praia de Muriu, em Ceará-Mirim, cidade do litoral Norte da Grande Natal. Os corpos foram queimados pelos assassinos. As vítimas foram identificadas pela Polícia Militar como Erivan Pereira da Silva, de 22 anos, e Rita Lanca Cruz de Oliveira, de 19.

TIROTEIO EM BOATE NO PARAGUAI DEIXA 4 BRASILEIROS MORTOS

Quatro brasileiros morreram em um tiroteio em uma boate em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, na madrugada desta segunda-feira (24). A informação foi confirmada pela polícia do país à agência Associated Press.
 
 
 
 
 
 
 
 
O incidente aconteceu na madrugada na cidade de Pedro Juan Caballero, na fronteira com Mato Grosso do Sul. De acordo com os policiais, dois homens abriram fogo na festa de inauguração de uma boate, chamada After Office.
 
 
 
 
 
"As duas vítimas masculinas pertenciam a uma gangue criminosa. Eles eram o alvo dos tiros. Mas outros foram atingidos, incluindo as duas mulheres que morreram e outros que foram hospitalizados", disse o promotor paraguaio Oscar Samuel Valdez a uma estação de rádio, segundo a agência Reuters.
 
 
 
 
Pelo menos 11 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais da região, tanto no Brasil quanto no Paraguai.
 
 
 
 
 
Segundo o oficial Lucio Caballero, dois homens e duas mulheres morreram. As identidades das vítimas ainda não foram divulgadas, e seus corpos esperam pelo reconhecimento no necrotério da cidade paraguaia. Um relatório da polícia disse que as mulheres tinham 18 e 24 anos.
 
 
 
 
 
Os atiradores fugiram do local. "Ainda não temos dados precisos, mas aparentemente os autores chegaram em um carro na discoteca, fizeram vários disparos e posteriormente fugiram", detalhou Caballero à Associated Press.

RN APRESENTA O PLANO ESTRATÉGICO E DE MARKETING TURÍSTICO QUE NORTEIA O SETOR PARA OS PRÓXIMOS 15 ANOS

Uma das ações mais importantes para o turismo potiguar nos últimos anos será apresentada no próximo dia 28 de julho na Escola de Governo, das 8h às 13h. O Plano Estratégico e de Marketing Turístico do Rio Grande do Norte demandou um ano e meio de elaboração, com visitas em todos os polos do Estado, seminários, reuniões e levantamentos, até sua conclusão. Um trabalho aprofundado para direcionar recursos à infraestrutura e planejamento promocional para o turismo do RN nos próximos 15 anos.
 
 
 
 
 
 
 
 
A ação inédita é promovida pelo Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e com recursos do Governo Cidadão via acordo de empréstimo com o Banco Mundial. A intenção do Plano é dinamizar todos os municípios potiguares pertencentes aos cinco polos de Turismo, com diretrizes para o fomento do setor através de uma farta base de dados e estudos levantados pelas duas empresas internacionais contratadas.
 
 
 
 
 
Para o governador Robinson Faria, “o plano estratégico é um documento participativo, não foi imposto ou criado em um gabinete. Estivemos nos municípios conversando com os prefeitos para poder elaborar um material que informasse com precisão em quais áreas devemos investir os recursos para fomentar a cadeia turística potiguar”, disse o governador.
 
 
 
 
 
É um planejamento desenvolvido para curto, médio e longo prazo e abrange as várias vertentes do turismo, como infraestrutura de saneamento, sinalização, capacitação, etc. Uma ação construída junto aos gestores de cada município em comunhão com uma equipe de consultoria internacional. Mais de um ano de levantamentos que nos proporcionam a noção real das nossas carências e potencialidades para que nós e as próximas gestões possamos trabalhar em cima desse cenário”, avaliou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.
 
 
 
 
 
O plano de marketing turístico também permite que o Estado atue de forma planejada a interiorização do turismo. “Estamos procurando diversificar as potencialidades turísticas com a interiorização. Turismo religioso, turismo de aventura, gastronomia, salinas, essas são algumas das várias opções que estamos trabalhando nas campanhas publicitárias do Estado”, disse Vagner Araújo, secretário de Gestão Metas e Projetos.
 
 
 
 
 
O plano de Marketing teve o cuidado de relacionar os dados econômicos e sociais, a dinâmica estadual intra polos, as finanças públicas, os serviços e equipamentos disponíveis, os serviços sociais e outros relacionados mais especificamente à atividade do turismo, permitindo o direcionamento das ações e políticas públicas para o setor e trabalhar as ações de marketing de maneira planejada.
 
 
 
 
 
A presidente da Emprotur, Aninha Costa, ressalta ainda que, além da apresentação do Plano Estratégico, também será mostrado aos presentes a nova identidade visual para promoção do Estado do Rio Grande do Norte, com o slogan “Tudo começa aqui”. Ainda na oportunidade todos os temas apresentados serão discutidos em uma mesa redonda com representação heterogênea. “É importante que cada gestor, agora, nos ajude a implantar as ações previstas, assim como nos ajudou na elaboração do Plano”, concluiu Aninha Costa.
 
 
 
 
 
 
O Plano Estratégico e de Marketing Turístico do Rio Grande do Norte será apresentado pelos consultores da Solimar Internacional e Green Team Global - as duas empresas contratadas para elaborar os estudos. Estarão presentes autoridades do Estado, além de representantes de cada município contemplado e também da iniciativa privada e da área acadêmica.

POLÍCIA INVADE CADEIA E CONTROLA REBELIÃO EM SP

Presos colocaram fogo em colchões no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. Segundo a Polícia Militar, os detentos iniciaram uma rebelião no presídio onde ficam os detentos provisórios, ainda sem condenação, na capital paulista.
 
 
 
 

 
 
 
Quatro equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas para lá e controlaram o fogo. Imagens aéreas do GloboCop mostraram os presos jogando colchões e camisetas no fogo, que atingiu dois pátios.
 
 
 
 
Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária informou que "presos do Centro de Detenção provisória de Pinheiros I se envolveram em uma ato de indisciplina, ateando fogo em colchões". Às 13h20 os detentos tinham sido levados para um dos pátios e foram contados.
 
 
 
 

 
 
 
 
Por volta de 14h30, um caminhão e dois carros dos bombeiros deixaram o CDP. O fogo estava controlado e a polícia também já havia controlado a rebelião. Às 15h, uma das faixas da pista local da marginal, que tinha sido bloqueada no momento do incêndio, foi liberada para carros.
 
 
 
 
Policiais e integrantes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), compostos por agentes da SAP, foram acionados. Segundo a pasta, o grupo "entrou na unidade para restabelecer a ordem". "Não há reféns e por enquanto não há informações de feridos", completa o comunicado.
 
 
 
 
 
O CDP fica ao lado da Marginal Pinheiros. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a pista local foi bloqueada por causa do incêndio. A PM informa que foi feito um cerco no local e não havia o registro de fugas.
 
 
 
 
O CDP Pinheiros I está superlotado. Dados do site da SAP indicam que a unidade abriga 1.383 detentos, enquanto sua capacidade é de 521. Ou seja, o CDP I opera 165,5% acima do normal.
 
 
 
Fonte e fotos: G1/SP.
 
 

POSTO VIZINHO AO BOPE DEVE INDENIZAR FRENTISTA ASSALTADO 4 VEZES

A Segunda Turma do Tribunal  Regional do Trabalho (TRT-RN) condenou o Posto Canaã Ltda. ao pagamento de indenização por danos morais, no valor de R$ 3 mil, a ex-empregado que sofreu quatro assaltos à mão armada. 
 
 
 
 
 
 
 
 
A decisão modificou o julgamento da 9ª Vara do Trabalho de Natal, que originalmente havia condenado o posto em R$ 15 mil.
 
 
 
 
 
Contratado como frentista de 2009 a 2015, o empregado culpou a empresa pelos assaltos,  em razão da "ausência de segurança armada" e pelo fato do posto de combustível encontrar-se em área aberta.
 
 
 
 
 
A empresa defendeu-se alegando que o posto situa-se anexo ao Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, além de ser dotado de câmeras e vigia, para afastar riscos de assaltos.
 
 
 
 
 
O posto alegou, ainda, que a sua atividade não é de risco, sendo do Estado a responsabilidade pela segurança pública e que não pode ser responsabilizada "pelas ações de terceiros".
 
 
 
 
 
Para o desembargador Carlos Newton de Souza Pinto, relator do processo no TRT-RN,  embora o posto possa não ter culpa direta pelos assaltos sofridos pelo frentista, "o argumento de que a segurança pública é responsabilidade apenas do Poder Público também não se sustenta".
 
 
 
 
 
Ele destaca que a proteção ao ambiente do trabalho "é constitucionalmente reconhecida (art. 200, VIII)". Carlos Newton ressalta, ainda, que, de acordo com o artigo 157 da CLT, cabe a empresa "cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho".
 
 
 
 
 
Para o desembargador, não teria que se falar, ainda, em "fato de terceiro", pois, "equiparam-se também ao acidente do trabalho o acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho em consequência de ato de agressão praticado por terceiro (Lei 8.213/91, art. 21, II "a")".
 
 
 
 
 
Embora, o posto contasse com câmeras, vigilantes e um cofre, além de outras medidas de segurança, o estabelecimento poderia, de acordo com o desembargador,  "ter adotado medidas mais eficazes que pudessem diminuir os riscos".
 
 
 
 
 
Ele cita a obediência aos limites de "sangria de caixa",  a redução do intervalo temporal entre as sangrias, evitando o acumulo elevado de valores, além da contratação de mais seguranças.
 
 
 
 
 
Para Carlos Newton, os crimes as quais o frentista foi vítima são acidente de trabalho de repetição, "pois várias vezes seus empregados se encontram submetidos a assaltos com emprego de arma de fogo e ameaça de violência".
 
 
 
 
Quanto ao valor da indenização, ele justificou a redução do montante de R$ 15 mil para 3 mil  "considerando o baixo grau de culpa da empresa", também vítima dos crimes contra seu patrimônio.

GOVERNO REALIZA 3º EDIÇÃO DA FEIRA DE ARTESANATO TALENTOS DO SERIDÓ

Os artesãos seridoenses terão a oportunidade de comercializar e divulgar seus produtos na 3º edição da Feira de Artesanato Talentos do Seridó, que será realizada em Caicó, de 26 a 30 de julho, das 10h às 22h, no Complexo Turístico Ilha de Santana. O evento é uma iniciativa do Governo do RN, por meio da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN) e do projeto Governo Cidadão. A abertura oficial será na quarta-feira (26), às 21h.


 
 
 

 
 



 
A feira será realizada dentro da programação da 34º edição da Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (FAMUSE). O espaço disponibilizado pelo Governo do RN, será de 600 metros quadrados e beneficiará cerca de 60 artesãos que comercializarão produtos de tipologias características da região do Seridó, como o bordado.
 
 
 
 
 
 
 
Assim como as outras edições será muito importante para os nossos artesãos seridoenses. É um espaço que visa não a penas comercializar produtos, mas valorizar o artesão potiguar e é isso que a Sethas, por meio do Proart, vem fazendo”, enfatizou a secretária da Sethas-RN, Julianne Faria.
 
 
 
 
 
 
O Programa Estadual do Artesanato (Proart) realizou em 2017, as edições Talentos da Costa Branca, em Macau e Talentos do Oeste, em Mossoró. Além disso, viabilizou a participação dos artesãos potiguares na Feira Internacional de Artesanato (Fiart), Feira Nacional de Artesanato (Fenearte) e 9º Salão de Artesanato de Brasília.

QUADRILHA INVADE CASA, GRITA NOME DE FACÇÃO CRIMINOSA DO RN, MATA CASAL A TIROS E QUEIMA CORPOS

Um homem e uma mulher foram mortos a tiros na Praia de Muriu, que fica na cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal, Litoral Norte do estado. O crime aconteceu neste final de semana, e as vítimas tiveram os corpos queimados pelos assassinos.
 

 
 
 
 

 
 
O casal foi identificado pela Polícia Militar como sendo Erivan Pereira da Silva, de 22 anos de idade, e Rita Lanca Cruz de Oliveira, de 19.
 
 
 
 
O casal estava em uma residência na localidade conhecida como Comunidade do Ovo, na Rua da Lagoa, no momento em que chegaram os suspeitos.
 
 
 
 
Segundo testemunhas, 5 elementos chegaram ao local em um carro, e entraram na casa gritando o nome de uma facção criminosa, e executaram as vítimas, e depois fugiram.
 
 
 
 
 

SERIDOENSE MORRE EM CAPOTAMENTO PRÓXIMO A CAICÓ

O vendedor, José Graciano do Nascimento, natural de Caicó, morreu após capotar seu veículo, modelo UNO, neste domingo. O acidente aconteceu próximo ao distrito de Laginhas na zona rural de Caicó.
 
 
 
 
 
Apesar da presença de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros, o motorista não resistiu aos ferimentos e morreu.

ROBINSON ANUNCIA INVESTIMENTOS PARA CRUZETA DURANTE FESTA DA COLHEITA

O governador Robinson Faria participou neste domingo (23) da 57° Festa da Colheita, em Cruzeta, região Seridó do Estado. Durante o evento, Robinson anunciou perfurações de poços no município, A construção de um abatedouro e a entrega de cheques do Microcrédito do Empreendedor. Além disso, o governador ainda confirmou que levará para Cruzeta os programas Moradia Cidadã e Cartão-reforma, ambos da secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social do RN.
 
 
 
 
 
 
 
 
Na oportunidade, Robinson fez um balanço das ações desenvolvidas e investimentos na agricultura. “Apenas aqui na região do Seridó, já investimos cerca de R$ 19 milhões em programas para valorizar, incentivar e crescer o agronegócio no Estado. Agora em Cruzeta, vamos investir em ações para fortalecer a agricultura e a economia, gerando mais emprego e renda para o município. É o nosso governo pensando em quem mais precisa”, afirmou o governador.

 
 
 

POLICIAL CIVIL É BALEADO POR PM APÓS BATIDA DE CARROS NO PE

Uma colisão envolvendo dois carros terminou com uma troca de tiros entre dois policiais. De acordo com a Polícia Militar, um policial civil bateu no veículo de um policial militar na PE-15, em Olinda. O civil teria fugido. Ao ir atrás, o PM teria sido recebido com vários disparos. Ele revidou e atingiu a perna do civil.
 
 
 
 
A colisão ocorreu na PE-15, mas a perseguição seguiu até o bairro de Rio Doce, também em Olinda.
 
 
 
 
 
O caso ocoreu no fim da noite do sábado (22). O policial civil teria descido do veículo já efetuando vários disparos contra o PM, que teria ragido após se abrigar dos tiros, segundo a Polícia Militar.
 
 
 
 
 
Ainda segundo a corporação, foi o próprio PM que chamou o Corpo de Bombeiros para socorrer o baleado. Ele também acionou o 1º Batalhão da Polícia Militar para acompanhar a ocorrência.
 
 
 
 
 
O civil foi socorrido para uma unidade de saúde não informada. Acompanhado do 1º BPM, o policial militar se dirigiu até a Delegacia do Varadouro para as medidas cabíveis.
 
 
Foto: Ilustração.

JOVEM É MORTO A TIROS NESTE DOMINGO, (23) NO SERIDÓ POTIGUAR

Um jovem identificado como “Lucas”, foi morto a tiros na tarde deste domingo, (23), no bairro Samanaú, em Caicó. 
 
Segundo informações, “Lucas” foi morto com vários tiros, e seu corpo foi encontrado em um matagal, pouco tempo após moradores da localidade ouvirem os disparos. A PM esteve no local, mas nenhum suspeito foi encontrado.

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...