20 de agosto de 2018

16 DEVEM SER INDICIADOS PELAS MORTES DE 4 PRESOS EM ALCAÇUZ

A Polícia Civil vai indiciar 16 homens que já cumprem pena na Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, mais conhecida como Pavilhão 5 de Alcaçuz, pelas mortes de quatro presos, cujos corpos foram encontrados na manhã neste domingo (19), dentro da unidade. Segundo o delegado Marcelo Aranha, da Delegacia de Nísia Floresta, na Grande Natal, apenas dois suspeitos negaram o crime. 









Os dois que não confessaram participação disseram ao delegado de plantão neste domingo, Elói Xavier, que estavam dormindo no momento dos crimes. "Agora, o caso será enviado ao Poder Judiciário para prosseguimento do caso e futuro julgamento dos acusados", disse Marcelo Aranha. 





Ainda de acordo com o delegado, as vítimas eram da facção criminosa PCC, antes de se filiarem ao Sindicato Crime. Porém, os companheiros da nova facação acreditavam que eles estavam repassando informações ao PCC. 




Entre os indiciados, está um homem que foi condenado pela morte de dois estrangeiros no Rio Grande do Norte. O croata Ante Stanic, de 57 anos, e o sueco Faik Mekic, de 78 anos, foram encontrados mortos no dia 8 de março de 2014, em uma casa na praia de Jenipabu, em Extremoz, região metropolitana de Natal. 





Os quatro presos mortos foram identificados pela Secretaria de Justiça e Cidadania como Iuri Yorran Dantas Azevedo, de 24 anos, Rodrigo Alexandre Farias Araujo, de 26, Thiago Lucas Oliveira Silva, 24 e Ytalo Nunes de Sousa, 25. 





"As facções criminosas não se comunicam mais com o exterior da cadeia, o que tem provocado brigas internas", afirmou a Sejuc, em nota.





De acordo com o sistema da Justiça Estadual, Iuri Yorran cumpria pena de 10 anos e 8 meses por roubo majorado. Ytalo Nunes de Sousa pagava pena de 18 anos por roubo majorado e furto qualificado. Já Rodrigo Alexandre Farias de Araújo cumpria 16 anos de reclusão por tráfico de drogas, associação para o tráfico e crime de receptação dolosa, em concurso material e Thiago Lucas foi preso por homicídio.

PREFEITURA DE CAICÓ SEGUE RECOMENDAÇÃO DO MP PARA REDUZIR GASTOS COM PESSOAL

O prefeito de Caicó, Marcos José de Araújo, "Marcos do Manhoso", começou a seguir recomendação do Ministério Público Estadual, para que o Município adote medidas de redução de despesas com pessoal, até que sejam reconduzidas a patamar inferior ao limite prudencial previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. 



Segundo os últimos dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), Caicó encontra-se com índice de 66,79% de comprometimento, quando o limite legal máximo deve ser 54%. “Nós tínhamos o prazo de 30 dias, mas já começamos as medidas recomendadas à gestão anterior, no período de de janeiro a agosto de 2018”, explicou o prefeito.

CHACINA! 02 HOMENS E 01 MULHER SÃO MORTOS A TIROS DE PISTOLA DENTRO DE CASA NO INTERIOR DO RN

Dois homens e uma mulher foram encontrados mortos a tiros de pistola na manhã desta segunda-feira (20) dentro de um casebre no bairro Alto de São Manoel, em Mossoró, cidade da região Oeste potiguar. 




A PM acredita que o crime possa ter acontecido na noite anterior. As vítimas ainda não foram identificadas e até o momento não há pistas dos assassinos. 




As investigações ficarão sob a responsabilidade da Delegacia de Homicídios de Mossoró.

PRODUTORES DE LEITE E QUEIJO APRENDEM TÉCNICAS PARA COMERCIALIZAR SEUS PRODUTOS E GERENCIAR SEU NEGÓCIO

As organizações produtoras de leite e queijo selecionadas para o projeto de apoio a esta cadeia produtiva já começaram a receber capacitação em gestão de negócios. Esta semana foi a vez de um grupo de sete organizações, entre cooperativas e associações, serem capacitadas em Caicó. Dentro do projeto de desenvolvimento integrado do Estado, que conta com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, as queijeiras serão adequadas e regularizadas para expandir seus mercados e receberão investimentos do Estado que somam R$ 23 milhões.











A produtora Lídia Medeiros, 79, membro ativa da Cooperativa Agropecuária do Seridó (Capesa) há 35 anos, comemorou o aprendizado alcançado ao longo do curso que durou três dias no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó. “Foi muito bom para abrir a mentalidade e descobrir como dar passos daqui pra frente. Temos uma história de muito tempo de luta e a questão da comercialização sempre foi uma dificuldade. Aqui estamos aprendendo como superar essa e outras barreiras”, disse.




Para Carlos da Silva, da Associação dos Agricultores Familiares da Fazenda Nova Vida, em Campo Grande, um dos maiores aprendizados da capacitação foi como calcular os custos e chegar ao preço final do produto. “Conheço muito da parte prática de administração, mas a contabilidade sempre foi difícil. Aqui eu aprendi que se a gente não calcular tudo direitinho, a gente perde dinheiro”, destaca o agricultor. A queijeira da Associação receberá investimentos de R$ 492 mil e será construída do zero, com capacidade para processar 500 litros de leite por dia.




O consultor especialista em cooperativas contratado pelo Estado em parceria com o Banco Mundial, Gabriel Zimath, ministrou a capacitação com o objetivo de criar uma relação de intercooperação entre as associações e instruir os participantes sobre as práticas de gestão. “O volume de produção que eles vão ter é muito grande e é importante essa intercooperação entre eles, porque não queremos que se instale uma competição. Eles precisam trabalhar juntos. A gestão da organização, entender como calcular todos os custos, como se forma o preço, técnicas de ampliação de mercados também foram focados nessa capacitação”, detalha.


 
A capacitação teve como tema principal “Desenvolvimento cooperativo”, mas abordou todas as nuances inerentes a um negócio da agricultura familiar. Para o secretário da Sethas e coordenador do projeto junto ao Banco Mundial, Vagner Araújo, qualificar os agricultores familiares é parte importante do processo de adequação das queijeiras.




Os investimentos vão trazer um salto econômico e social muito grande, vão mudar a realidade de cidades e regiões inteiras. É fundamental que os membros das associações sejam capacitados para lidar com as dificuldades de enfrentar um mercado maior e expansão das atividades. A regularização das queijeiras potiguares vai fazer com que nosso queijo ultrapasse as fronteiras do Rio Grande do Norte”, emendou.




O presidente da Associação dos Criadores de Cabras Leiteiras do Litoral e Agreste Potiguar (Aclap), Jeferson Marinho, diz que a meta da associação, depois de readequada, é tentar inserir na cultura potiguar o iogurte e o queijo feitos de leite de cabra. Quando estiver pronta, a unidade de laticínios deverá produzir 500 litros de leite diários, dos quais 15% serão transformados em queijo de cabra. “Temos que conquistar esse mercado, mas já sabemos o caminho a seguir”, diz.

MPF OPINA PELA INELEGIBILIDADE DE LULA E PEDE PARA TSE RECUSAR A CANDIDATURA


O vice-procurador geral eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, apresentou parecer nesta segunda-feira (20) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo para a Corte negar o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. 




A manifestação foi apresentada em quatro ações de inelegibilidade apresentadas por cidadãos que questionam o pedido de registro de Lula no TSE. 





O ex-presidente está preso desde abril em Curitiba, condenado pela segunda instância da Justiça no caso do triplex do Guarujá a uma pena de 12 anos e 1 mês por corrupção e lavagem de dinheiro. 





Os pedidos contra a candidatura afirmam que Lula se enquadra nos critérios de inelegibilidade da Lei da Ficha Limpa. Pela lei, fica impedido de concorrer na eleição quem tiver sido condenado por órgão colegiado, como é o caso de Lula. 




Com efeito, candidato está inelegível, e o mesmo fato fundamenta a impugnação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral”, diz Medeiros. 





No parecer, o vice-procurador pede o “reconhecimento da causa de inelegibilidade” e reitera os argumentos já apresentados pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que impugnou (apresentou questionamento) a candidatura na semana passada. 




O relator de todas as impugnações é o ministro Luís Roberto Barroso, que ainda não se manifestou sobre o registro de Lula.

ATENÇÃO! AGENDA ECON/PARELHAS, DE 20 A 25 DE AGOSTO

A ECON, (soluções para empresas e pessoas), de Parelhas/RN, divulga agenda de atendimentos, constando datas, e tipos de especialidades dos seus profissionais, de 20  a 25 de Agosto.

HOMEM É CONFUNDIDO E SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO SERIDÓ POTIGUAR



Possivelmente confundido como inimigo, um homem identificado como sendo, José Sales, foi atingido por 04 tiros por um elemento ainda não identificado. O crime aconteceu neste domingo, (19), no bairro Walfredo Gurgel, em Caicó. 



Segundo testemunhas, a vítima estava sentada em uma calçada, quando o atirador chegou em uma moto, e abriu fogo, e depois fugiu do local. José Sales foi socorrido pela PM, e encontra-se hospitalizado.

ESTUDANTE DE DIREITO FOI PRESA ACUSADA DE PARTICIPAR DA MORTE DE PM NO INTERIOR DO RN

Policiais Civis da 7a. DRPC Patu/RN e Polícia Militar, efetuaram neste domingo, (19), a prisão da universitária Grécia Teodora Gurgel de Medeiros de 21 anos de idade.
 
 
 
 
 
Estudante do 4°período do Curso de Direito da UNP em Mossoró, ela é companheira de Vantuir Lima, um dos executores do SD PM Ildonio e estava no ônibus atacado pelos assaltantes, tendo avisado aos algozes da presença de um policial no interior do ônibus, fato motivador da execução do Policial Militar. 
 
 
 
 
 
Ressalte-se que a flagranteada foi a única a não ter seus pertences subtraídos durante a ação dos criminosos.
 
 
 
 

Contra ela já existia um mandado de prisão preventiva expedido pela justiça da comarca de Plantão.

MENINO DE 5 ANOS É BALEADO NO ROSTO DURANTE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO INTERIOR DO RN

Um menino de cinco anos foi atingido no rosto por uma bala perdida em Macau, neste fim de seman. Segundo a Polícia Militar, criminosos perseguiam um homem, quando balearam a criança, que foi socorrida e, segundo a família, não corre risco de morte. 




O caso aconteceu no bairro Porto São Pedro, em Macau. Ainda de acordo com a PM, dois homens passaram no local numa motocicleta preta e atiraram contra um homem, que fugiu para um mercadinho, onde a criança estava. 




Na ação, uma das balas disparadas pelos atiradores atingiu rosto do menino, que foi socorrido para o Hospital Antônio Ferraz, em Macau, e em seguida transferido para Hospital Walfredo Gurgel, na capital potiguar. 




Segundo a Polícia Civil, o homem que era perseguido também foi atingido por tiros, mas conseguiu fugir.




A criança passou por cirurgia, para retirada da bala, e foi transferida para a UTI.

PARAQUEDISTA MORRE AO CAIR EM RODOVIA E SER ATINGIDO POR CARRETA; VÍDEO MOSTRA VOO

Um paraquedista de 37 anos morreu na manhã deste domingo (19) ao cair no quilômetro 115 da Rodovia Castello Branco, em Boituva (SP). Diego Camargo Martins foi atingido por uma carreta que passava pela rodovia, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. 









O caminhoneiro Nelson Hidemi Imot informou que seguia sentido capital, quando o paraquedista apareceu de repente na frente do veículo. Ele não conseguiu desviar a tempo e parou no acostamento cerca de 200 metros a frente do local onde a vítima caiu.







A pista não precisou ser interditada, mas a equipe levou quase três horas para retirar o corpo e fazer a perícia no local.

VIVALDO É RECEBIDO EM JOÃO CÂMARA E TEM REUNIÕES COM LIDERANÇAS

O deputado Vivaldo Costa (PSD) durante este final de semana dividiu sua agenda política entre reuniões com equipe de trabalho, encontros com lideranças e visitas. Ainda no sábado (18), o Papa Jerimum esteve reunido com o ex-vereador e líder político de Ceará-Mirim, Renato Coutinho e seu filho Neto Coutinho. A candidata a deputada federal Isabel Medeiros, que fará dobradinha com Vivaldo em algumas cidades da grande Natal e na capital, foi recebida pelo deputado.





 



A noite, o parlamentar esteve na cidade de João Câmara. A convite do ex-prefeito Josafá Berré, Vivaldo prestigiou a festa na Comunidade Assunção, da padroeira Nossa Senhora da Assunção. Líder político na região, Josafá é pecuarista e presta apoio com seu grupo à candidatura do deputado Papa Jerimum.
 



Nesta segunda (20) Vivaldo deverá fazer o seu “Abraço do Papa” na feira livre de Currais Novos, passar por Acari, visitar Parelhas e Carnaúba dos Dantas.

QUATRO PRESOS SÃO ENCONTRADOS MORTOS NA PENITENCIÁRIA DE ALCAÇUZ

Quatro presos do regime fechado foram encontrados mortos na madrugada deste domingo, (19) na Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, no RN. Iuri Yorran Dantas Azevedo (24), Rodrigo Alexandre Farias Araujo (26), Thiago Lucas Oliveira Silva (24) e Ytalo Nunes de Sousa (25) foram encontrados mortos pelos agentes penitenciários de plantão, de acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc).










Por meio de nota, a Sejuc informou que o governo do Rio Grande do Norte segue firme no trabalho de aperfeiçoamento do sistema prisional, mantendo os detentos presos e longe do convívio com a sociedade, sem fugas e sem acesso a celulares. “As facções criminosas não se comunicam mais com o exterior da cadeia, o que tem provocado brigas internas”, diz a nota.





A nota diz ainda que a direção do presídio acionou a Delegacia Especializada em Homicídios e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). As circunstâncias das mortes serão investigadas pela Polícia Civil e só o laudo do Itep poderá determinar a real causa das mortes.



BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...