20 de abril de 2021

ANVISA AUTORIZA USO EMERGENCIAL DE COQUETEL DE ANTICORPOS CONTRA COVID-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta terça-feira (20) o uso emergencial de um medicamento contra a Covid-19. Trata-se de um coquetel que contém a combinação de casirivimabe e imdevimabe (Regn-CoV2), dois remédios experimentais desenvolvidos pela farmacêutica Roche. É o segundo medicamento aprovado pela agência. O primeiro foi o remdesivir.

 

A aplicação é intravenosa e o medicamento é indicado para o começo da doença. O uso é restrito a hospitais e a venda é proibida ao comércio.

 

"Esses produtos são o que a gente chama de anticorpos monoclonais. A ideia dessa proposta é neutralizar o vírus para que ele não se propague nas células infectadas e assim controlar a doença", explica o gerente geral de medicamentos e produtos biológicos, Gustavo Mendes.

 

 

Segundo a Anvisa, o tratamento é indicado para adultos e pacientes pediátricos (com 12 anos ou mais que pesem no mínimo 40 kg) que não necessitam de suplementação de oxigênio, com infecção por SARS-CoV-2 confirmada por laboratório e que apresentam alto risco de progressão para Covid-19 grave.

 

 

VEREADOR É PRESO E DEPUTADO DO RN É ALVO DE BUSCA E APREENSÃO EM OPERAÇÃO QUE INVESTIGA ESQUEMA DE FURA-FILA NO SUS

Um vereador de Parnamirim foi preso nesta terça-feira, (20) e um deputado estadual foi alvo de um mandado de busca e apreensão em casa, após a deflagração da Operação "Fura-fila", do Ministério Público do RN, que apura supostas fraudes no Sistema Único de Saúde. Cinco secretários ou ex-secretários municipais de saúde e assistência social foram afastados dos cargos ou proibidos de serem contratados pelo poder público pelos próximos seis meses.

 

Segundo a corporação, o vereador Diogo Rodrigues da Silva (PSD) é suspeito de encabeçar um suposto esquema de fraudes no sistema de marcação de consultas e exames do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. A companheira do vereador e o sócio de uma empresa responsável pelo sistema também foram presos.

 

O MP ainda confirmou que o deputado Manoel Cunha Neto, conhecido por Souza, é investigado pela prática de peculato eletrônico, falsidade ideológica e corrupção passiva. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência dele.

 

"O Tribunal de Justiça do RN afastou o foro por prerrogativa de função do deputado porque os crimes investigados em nada têm a ver com as atribuições parlamentares de Souza, conforme previsto na Constituição do Estado do Rio Grande do Norte e no Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado", afirmou o MP.

JATINHO CAI EM MG, MATA 1 E DEIXA 2 FERIDOS

Uma aeronave sofreu um acidente no Aeroporto da Pampulha, no início da tarde desta terça-feira (20). Segundo a Infraero, o jato estava descendo na pista de pouso e não conseguiu parar. A aeronave foi para fora da pista, mas ainda dentro dos limites do aeroporto. 

 

 


Segundo o Corpo de Bombeiros, o copiloto, de 76 anos, que tinha ficado preso às ferragens, morreu

 

O piloto foi resgatado em estado grave, por volta de 16h15. Ele é um aluno em treinamento e tem 28 anos, segundo os bombeiros. Foi levado ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII no helicóptero dos bombeiros, e chegou por volta de 17h.

 

Uma terceira pessoa que estava na aeronave, de 31 anos, foi retirada logo no início dos trabalhos, com escoriações. Essa pessoa não estava na cabine com os outros dois. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de BH, ela recusou atendimento. 

 

Fonte e foto: G1. 

PGR ACUSA GOVERNADORES DE MAU USO DE VERBA FEDERAL DA PANDEMIA

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos em Geral do Ministério Público Federal (1CCR/MPF), enviou a todos os governadores ofícios cobrando informações sobre suposto mau uso dos recursos da saúde durante a pandemia de covid-19.

 

De acordo com a PGR, os pedidos de informação foram enviadas a todos os estados, e ao DF, "requisitando dados complementares sobre a situação dos hospitais de campanha previstos, construídos e desativados nos estados". A entidade alega que a ação se trata de um pedido complementar a outro realizado anteriormente, que não teria tido respostas "satisfatórias".

FLANELINHA É ASSASSINADO A TIROS NO SERIDÓ POTIGUAR

Um crime de homicídio foi registrado na madrugada desta terça-feira, (20), em Caicó, tendo como vítima fatal o flanelinha, Expedito dos Santos, vulgo "Pedaço", que foi ferido a tiros próximo a ponte da Boa Passagem. "Pedaço", que trabalhava nas imediações da praça de alimentação de Caicó, foi ferido ainda na noite da segunda-feira, (19), mas, não resistiu aos ferimentos e morreu no início da madrugada desta terça-feira, (20) no hospital regional de Caicó.


 

DEDIM GOUVEIA MORRE AOS 61 ANOS COM COVID-19

O cantor de forró e sanfoneiro Dedim Gouveia morreu de Covid-19, aos 61 anos, nesta segunda-feira (19). O forrozeiro estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, no Bairro Messejana, desde o último dia 11 de abril. 

 

A família lamentou a morte do artista e informou que o velório vai ser realizado às 10h desta terça-feira (20) em cerimônia fechada para dez pessoas. Na mensagem publicada nos perfis das redes sociais do cantor os parentes agradeceram as orações dos fãs e pediram respeito a dor dos familiares.

BRASIL REGISTRA 1.607 MORTES POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

O país registrou 1.607 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou nesta segunda-feira (19) 375.049 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 2.860. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +3%, indicando tendência de estabilidade nos óbitos decorrentes da doença.

 

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...