29 de julho de 2015

PRESIDENTE DA ANDRADE GUTIERREZ E MAIS 12 VIRAM RÉUS NA LAVA JATO

otavioazevedopreso_1A Justiça Federal aceitou, nesta quarta-feira (29), a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra executivos e lobistas ligados a Andrade Gutierrez, uma das maiores empreiteiras do país e investigada na Operação Lava Jato. Entre os denunciados está o presidente da empresa, Otávio Marques de Azevedo.

Os crimes citados na ação penal são formação de quadrilha, corrupção ativa, corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de capitais. O grupo foi denunciado na sexta-feira (24) pelo MP por envolvimento em um esquema de corrupção na Petrobras.

Agora, Azevedo e outras 12 pessoas tornam-se réus no processo. Lobistas como Alberto Youssef e Fernando Soares, o Fernando Baiano, além de ex-diretores da Petrobras, como Paulo Roberto Costa e Renato Duque, também foram denunciados.

"Portanto, há, em cognição sumária, provas documentais significativas da materialidade dos crimes, não sendo possível afirmar que a denúncia sustenta-se apenas na declaração de criminosos colaboradores", pontuou o juiz Sérgio Moro, responsável pela decisão.

Réus e crimes

- Alberto Youssef, doleiro: lavagem de capitais
- Antônio Pedro Campello de Souza Dias, ex-diretor da Andrade Gutierrez: formação de quadrilha, corrupção ativa e lavagem de capitais
- Armando Furlan Júnior, sócio de Fernando Soares: organização criminosa e lavagem de capitais
- Elton Negrão de Azevedo Júnior, diretor-executivo da Andrade Gutierrez: organização criminosa e lavagem de capitais
- Fernando Falcão Soares, lobista conhecido como Fernando Baiano: corrupção ativa, corrupção passiva qualificada e lavagem de capitais
- Flávio Gomes Machado Filho, executivo da Andrade Gutierrez: organização criminosa, corrupção ativa e lavagem de capitais
- Lucélio Roberto von Lechten Góes, lobista, filho de Mário Góes: lavagem de capitais
- Mario Frederico Mendonça Góes, lobista: corrupção ativa, corrupção passiva qualificada e lavagem de capitais;
- Otávio Marques de Azevedo, presidente da Andrade Gutierrez: organização criminosa, corrupção ativa e lavagem de capitais
- Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras: corrupção passiva qualificada e lavagem de capitais
- Paulo Roberto Dalmazzo, ex-executivo da Andrade Gutierrez: organização criminosa, corrupção ativa e lavagem de capitais
- Pedro José Barusco Filho, ex-gerente de Serviços da Petrobras: corrupção passiva qualificada e lavagem de capitais
- Renato de Souza Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras: corrupção passiva qualificada e lavagem de capitais

EX-JOGADOR E ÍDOLO DO ABC ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL DE NATAL

O ex-jogador de futebol e ídolo do ABC, Alberi, está internado no Hospital Estadual Dr. Ruy Pereira, no bairro de Petrópolis, vítima de uma infecção causada por um calo no pé direito agravado pela diabetes.

Alberi é um dos maiores ídolos do ABC (Foto: Wellington Rocha/ Portal No Ar)

Alberi deu entrada no hospital referência no tratamento de diabetes no último domingo (26). Segundo a enfermaria da unidade, o ex-atleta passará por exames que podem apontar, em caso extremo, a necessidade de procedimento cirúrgico de amputação.

Os familiares informaram que o estado de Alberi é estável e que nos próximos dias, o único jogador a receber a Bola de Prata da Revista Placar atuando por um time do Rio Grande do Norte, deve voltar para casa.

Alberi tem 70 anos de idade, conquistou cinco títulos do Campeonato Potiguar com o ABC e um com o América. No alvinegro, é considerado um dos principais ídolos do clube que comemora seus 100 anos de existência. O ex-jogador também tem passagens pelo Alecrim e pelo Baraúnas.

Neste ano, dentro das comemorações do centenário do ABC, o clube realizou homenagens ao artilheiro que marcou época na equipe alvinegra. O “Negão”, como é conhecido carinhosamente pela torcida abecedista, é considerado um dos maiores craques que jogaram pelo Elefante.

Além das equipes potiguares, Alberi ainda jogou pelo Rio Negro-AM, Sergipe, Campinense-PB e Ícara-CE. O atleta se aposentou em 1983 tendo marcado 283 gols, sendo 79 com a camisa do ABC.

Fonte: Portal no Ar.

TRAFICANTE É PRESO E “BOCA DE FUMO” É FECHADA PELA POLÍCIA CIVIL EM CIDADE SERIDOENSE

Uma equipe da Polícia Civil de Florânia deflagrou, na manhã desta quarta-feira (28), a Operação “Toca do Coelho” e prendeu em flagrante a pessoa de Gilmar Canuto Dantas (27 anos), conhecido como “Coelho de Caicó”. Ele estava sendo investigado por ser um dos responsáveis pelo tráfico de drogas na região. A ação policial também cumpriu três mandados de busca e apreensão e contou com o apoio das equipes das delegacias de Jucurutu, Santana do Matos e Caicó.

IMG-20150614-WA0012


No esconderijo usado pelo suspeito, a Polícia Civil apreendeu várias pedras e tabletes de crack, além de trouxinhas e tabletes de maconha. Toda a droga foi encontrada enterrada em um buraco, no muro da residência.


O delegado Ricardo Brito afirmou que a prisão foi fruto de intenso trabalho de investigação que contou com a ajuda da população, que sempre trazia informações sobre a atuação do suspeito na região.

Ainda segundo o delegado, a parceria com o Poder Judiciário e o Ministério Público também foi de suma importância, pois trabalharam para a expedição dos mandados com muita agilidade.

TJRN OFICIALIZA DEVOLUÇÃO DOS PRIMEIROS POLICIAIS MILITARES

Dr. ClaudioO presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Claudio Santos, encaminhou ofício ao governador do Estado Robinson Faria (PSD) nesta quarta-feira (28) oficializando a devolução dos primeiros 20, de um total de 50 policiais militares, que retornam à corporação seguindo um cronograma “devidamente aceito por Vossa Excelência em contato com este Presidente”, como declara o Presidente do TJRN no Ofício 630/2015. Serão devolvidos outros policiais em dezembro deste ano, e em janeiro e dezembro de 2016.

Também está definida a situação dos 72 policiais militares que permanecerão no TJRN em pleno acordo com o Executivo, poder ao qual eles fazem parte e que por lei é responsável pelo seu pagamento. Não há disponibilidade orçamentária do Judiciário para cobrir essa despesa.

O desembargador Cláudio Santos reconhece o déficit de policiais militares e a “iminente necessidade de reforço no policiamento ostensivo em nosso Estado. De outro lado, a Polícia Militar é uma instituição destinada a manutenção da ordem pública do Estado, incluindo a necessidade de incolumidade de magistrados, servidores, promotores, advogados, defensores públicos e da população que frequentam os fóruns espalhados em todo o Estado”.

Também é destacada a parceria entre o Poder Judiciário e a Polícia Militar em todo o país, em decorrência da obrigação constitucional da PM de manter a ordem pública.

O desembargador Claudio Santos reafirma no ofício que a função dos PMs no Judiciário é de segurança pública e não de vigilância, sendo necessária a proteção de magistrados e servidores que atuam sobretudo em processos e câmaras criminais.

AGENTES DA PF REALIZAM OPERAÇÃO OZIUS NA CAPITAL E INTERIOR DO RN

Agentes da Polícia Federal do Rio Grande do Norte cumpriram mandado de busca e apreensão em Natal, Parnamirim e Barra de Maxaranguape na madrugada desta quarta feira (29). A operação denominada “OZIUS” visa combater desvios nos programas do Governo Federal “Bolsa Família” e “PET”.

pf

Três pessoas foram conduzidas à Superintendência da Polícia Federal em Natal para prestar esclarecimentos.

DATENA DIZ QUE SERÁ CANDIDATO À PREFEITURA DE SÃO PAULO

O apresentador da TV Bandeirantes José Luiz Datena disse na noite desta terça-feira (28) que será candidato a prefeito de São Paulo na eleição de 2016. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o apresentador confirmou aliança com o PP após ser cortejado por outros dois partidos: PSB e PSDB.

 Foto: Facebook / Reprodução

Datena teria sido convencido a disputar o cargo pelo deputado Delegado Olim (PP), que é amigo pessoal do apresentador. A chapa da sigla será encabeçada por Datena e terá Olim como vice.

Segundo Olim, Datena ainda não assinou nenhum documento. “Temos mais do que isso, temos a palavra dele", justificou. Questionado pela Folha sobre a decisão pelo PP, Datena disse que “não se sentiu usado” pelo partido. "Eles fizeram uma proposta honesta, direta e reta. Eu não me senti usado. Simples assim", falou.

Agora o partido entra em um processo de negociação com outras siglas para definir, entre outras coisas, o tempo de propaganda eleitoral na TV. Em entrevista à colunista Lígia Mesquita, da Folha, Datena disse que não se submeteria aos truques de marqueteitos. “Não sou produto de marketing. Sou um cara estourado. Se um dia me aventurasse, seria o que sou mesmo, não mudaria em nada", disse.

TORCEDORES DO ABC DESTROEM CARROS DE JOGADORES APÓS NOVA DERROTA NA SÉRIE B

Após ser derrotado pelo Ceará, jogadores do ABC tiveram seus carros depredados por torcedores do clube. Os automóveis do atacante Kayke, do goleiro Gilvan e do diretor de futebol do Alvinegro, Marcelo Abdon, foram danificados no estacionamento do estádio Frasqueirão.

Carro do jogador Kayke (Foto: Reprodução)

Em uma foto publicada pela esposa do Camisa 9, Marcela Casado, ela apresenta a situação do carro do jogador após os ataques dos torcedores. “Um absurdo isso! A gente deixa o carro dentro do estádio pensando que está seguro e simplesmente tem o carro destruído por vândalos! Que horror! Que nojo! Inacreditável”, escreveu em rede social.

O novo tropeço deixou o time potiguar ainda mais próximo da zona de rebaixamento, na 16ª posição com 16 pontos conquistados. Já o Vozão respirou, mesmo ainda na lanterna, chegando aos 11 pontos.

Com o resultado, o ABC retorna aos gramados já na próxima sexta-feira (31), às 21h30, em novo compromisso no Estádio Frasqueirão, dessa vez para receber o Bahia.

'ALERTAMOS DO PERIGO', DIZ IRMÃO DE HOMEM MORTO PELA 'VIÚVA NEGRA'

Maria Nazaré Félix de Lima, 62 anos (Foto: Portal 190RN)

A fama de 'Viúva Negra' não foi o suficiente para o agricultor Francisco Garcia da Silva, de 59 anos, se afastar de Maria Nazaré Félix de Lima, de 62 anos, suspeita de ter assassinado outros quatro companheiros ao longo da vida. Antes de ser morto pela mulher no domingo (28) em Ielmo Marinho, na Grande Natal, 'Tico' já havia sofrido dois atentados, segundo o irmão Geraldo Garcia da Silva. "Alertamos do perigo, tentávamos mostrar, mas ele não aceitava", afirma.


Presa no mesmo dia do crime, a Viúva Negra confessou ter matado o companheiro e detalhou o homicídio em depoimento. A Viúva Negra também confessa outras três mortes. E justifica a violência: "Eles me batiam", defende-se. Maria Nazaré cometeu os demais homicídios na década de 90, foi condenada e chegou a passar muitos anos presa. Há 5 anos ela estava em liberdade.

O irmão conta que Tico e Maria Nazaré tinham um relacionamento há dois anos. As duas vezes em que tentou matar o companheiro aconteceram nos últimos três meses. "Uma vez ela pegou uma faca de serra e acertou a clávicula dele. O corte não foi tão profundo. Um tempo depois acertou uma paulada na cabeça quando ele estava de costas. Meu irmão perdeu muito sangue, mas escapou. Como uma pessoa diz que ama a outra e faz isso?", questiona Geraldo.


O casal morava em lugares diferentes, mas sempre se encontrava, ora no sítio onde Tico morava, ora na casa de Nazaré na zona rural, local onde o agricultor foi morto. De acordo com Geraldo, o lugar era isolado. "Parece uma caverna. Não tem nem energia elétrica", afirma. O irmão também acredita que o crime foi premeditado. "Pelo que ouvi ela tem prazer em fazer isso", ressalta.


O agricultor Tico deixou nove filhos de três mulheres diferentes. Nenhum deles é de Maria Nazaré.

PREFEITO DE CIDADE DO RN É AFASTADO ACUSADO DE DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO

Prefeito de Umarizal Carlindson Onofre Pereira de Melo (Foto: Arquivo Pessoal)

O prefeito de Umarizal Carlindson Onofre Pereira de Melo, mais conhecido como Mano, foi afastado do cargo no início da manhã desta quarta-feira (29) durante a operação Negociata. Deflagrada pelo Ministério Público, a ação apura fraudes e desvio de recursos através de um convênio firmado com o banco Gerador S.A. O afastamento do prefeito se deu a pedido do procurador geral de Justiça Rinaldo Reis.O

Além do afastamento do prefeito, 17 promotores de Justiça, delegados e agentes de Polícia Civil deram cumprimento a 15 mandados de apreensão, seis de prisão preventiva e três de condução coercitiva (com o uso da força se necessário) em Umarizal, Martins, Natal e Parnamirim.

Segundo o MP, os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça e pelo Juízo da Comarca de Umarizal. Participam da operação a Procuradoria Geral de Justiça, Promotoria de Umarizal e do GAECO, com apoio da Polícia Civil, atuam na operação nesta quarta-feira.

O esquema


Ainda de acordo com o MP, o chefe do executivo de Umarizal tem envolvimento direto no esquema. Em razão disso, o procurador geral de Justiça, Rinaldo Reis, pediu o afastamento de Carlindson Onofre Pereira de Melo do exercício do mandato. A decisão favorável, no entanto, foi do desembargador Expedido Ferreira, que também determinou pelo cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa do prefeito e no gabinete dele na sede da prefeitura.


No curso da investigação, restou evidenciada a existência de um esquema de desvio de dinheiro através do Termo de Convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal de Umarizal e o Banco Gerador S.A. para a concessão de empréstimos consignados e financiamentos aos servidores ativos e inativos daquela edilidade, pelo qual foram firmados 109 empréstimos dessa natureza na Prefeitura de Umarizal, sendo liberado nas contas dos interessados o valor total de R$ 1.571.792,33, o que gerou um saldo devedor aproximado de R$ 2.043.625,34 atualizado até o ano de 2014”, afirmou o Ministério Público.


Entretanto, ainda segundo as investigações, dos 109 beneficiários dos empréstimos, 98 sequer fazem parte do quadro de servidores públicos do Município de Umarizal. “Tais empréstimos tiveram início no ano de 2010, na gestão do ex-prefeito e um dos investigados, e prosseguiu, até meados do ano de 2013. Portanto, no início da gestão do atual prefeito”, acrescentou.


O MP afirma também que os investigados, “de forma organizada e com divisão de tarefas, fraudavam contracheques e, após o depósito do dinheiro nas contas dos beneficiários por parte do banco, sacavam e transferiam o montante em benefício do grupo criminoso e para financiar a campanha eleitoral do candidato vencedor das eleições locais de 2012”.

ESTADO DISCUTE SUBSÍDIO DE GÁS PARA A INDÚSTRIA

O governador Robinson Faria reuniu o grupo de trabalho responsável pelas negociações para renovação do Programa de Incentivo às Indústrias por meio do gás natural, nesta terça-feira, 28, na secretaria de Planejamento e Finanças. O chefe do executivo determinou a continuidade do benefício mesmo com o fim do contrato prorrogado pela Petrobras até 31 de julho. “O Estado vai aperfeiçoar o formato de subsídio de gás no Estado, tornando-se mais sustentável, mais responsável e que seja ainda mais atrativo para novas indústrias. Continuaremos a ser o único Estado a fornecer esse tipo de subsídio no país e nossa intenção é melhorar as condições para que novas indústrias se instalem, fomentando emprego e renda para a população”, explicou o chefe de Estado, Robinson Faria.

Reunião Pró-gás_Demis Roussos (1)

As negociações com a Petrobras começaram em 21 de janeiro. O Progás venceu em 30 de abril, sendo prorrogado por mais 90 dias para permitir a continuidade das negociações. Em seis meses foram realizadas 14 reuniões para discussão de propostas e tratamento da dívida cobrada pela estatal de R$ 190 milhões, gerada até 31 de dezembro de 2014. A atual gestão tem feito os pagamentos regularmente a Petrobras. As Secretarias de Planejamento e Finanças e da Tributação estão encarregadas de apresentar o novo regulamento definindo os critérios adotados para o fornecimento do volume subsidiado a cada indústria que passará a valer a partir de 01 de agosto.

O grupo de trabalho é formado pelo presidente da Potigás, Carlos Alberto Santos; o presidente do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), Rondinelle Silva Oliveira; e os secretários de Estado do Planejamento e das Finanças e Tributação, Gustavo Filgueira e André Horta; além de representantes da Procuradoria Geral do Estado e Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec).

De acordo com informações do presidente da Potigás, Carlos Alberto Santos, o novo momento econômico implicará em adequações técnicas. A oferta do benefício estará relacionada à natureza da atividade econômica, números de empregos gerados e compromisso como desenvolvimento do Estado. “Vamos priorizar a indústria que gerar mais crescimento e que tenha o gás como insumo principal na sua cadeia produtiva”, reforçou Carlos Alberto Santos

COZINHEIRA SE ACORRENTA EM FRENTE A RESTAURANTE E COBRA SALÁRIOS ATRASADOS

Uma cozinheira de Jundiaí (SP) se acorrentou ao portão do restaurante em que trabalha, que fica no Jardim Samambaia, na manhã desta terça-feira (28). Com o filho de quatro meses no colo, Ingris dos Santos, reclama de atrasos no pagamento de salários e férias.

Funcionária afirma que o proprietário deve para ela R$ 4 mil (Foto: Reprodução TV TEM)

A funcionária contou que trabalha no local há um ano e meio e estava cansada de procurar os proprietários do restaurante para resolver as pendências de pagamento. De acordo com ela, existe um débito de, aproximadamente, R$ 4 mil para receber dos donos do estabelecimento.

O advogado do restaurante foi chamado para propor um acordo com a manifestante e, assim, resolver as pendências. Na ocasião, o proprietário do local afirmou que deverá pagar os salários atrasados nesta quarta-feira (29). Após o acordo, a mulher se soltou.

Com relação a presença da criança, o Conselho Tutelar esclarece que a atitude da mulher colocou o bebê em uma situação constrangedora. Mas, como não houve nenhuma denúncia, nada pode ser feito.

 

BOMBA! JUSTIÇA RECONHECE LEGITIMIDADE DE INTERPELAÇÃO QUE COBRA DE IRON JÚNIOR E ANCHIETA JÚNIOR CELULARES SUMIDOS DA FECAM

A justiça do RN reconheceu a legitimidade da interpelação movida pela atual mesa diretora da FECAM   – Federação dos Municípios do RN - , em...