28 de agosto de 2020

TRAGÉDIA! 4 MULHERES MORREM EM ACIDENTE ENTRE CARRO DE PASSEIO E CARRETA NO RN

Quatro pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida em um acidente envolvendo uma carreta e um carro de passeio na tarde desta sexta-feira (28) na BR-304, em Santa Maria, a 70 km de Natal. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, 4 mulheres que estavam no carro de passeio morreram. O motorista do carro ficou gravemente ferido. 

 

 


 

O Corpo de Bombeiros e Samu foram acionados para atender a ocorrência. O acidente aconteceu por voltas das 12h no Km 257 da rodovia. O carro de passeio modelo prisma, cor vinho, foi atingido lateralmente pela carreta. Após a batida, os veículos foram parrar em uma área descampada às margens da BR. 

 

 

O motorista do carro foi socorrido por uma ambulância do Samu em estado grave. Ainda não há informações sobre os ocupantes da carreta.

TAMBÉM INVESTIGADO, CLÁUDIO CASTRO ASSUME GOVERNO DO RJ

O vice-governador Cláudio Castro chegou ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, sede do governo do Rio de Janeiro na Zona Sul da capital, no começo da tarde desta sexta-feira (28) para assumir o posto de governador. 

 

 

A primeira agenda do governador em exercício foi uma reunião com a cúpula da segurança do RJ, convocada por ele para esta tarde. A reunião terminou por volta das 17h30. 

 

 

Por volta das 16h, Cláudio Castro divulgou uma nota em que lamenta os acontecimentos e diz estar à disposição para colaborar com as investigações. 

 

 

Castro diz ainda que "conduzirá o Estado com transparência e responsabilidade para que a economia e os cidadãos não sejam afetados e reitera a importância do respeito ao cumprimento do devido processo legal, pilar da democracia".

 

 

A expectativa é que participem do encontro representantes das polícias Militar, Civil, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e da Procuradoria Geral do Estado. 

 

 

Wilson Witzel foi afastado do cargo por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por suspeitas de corrupção.

 

APLICAÇÃO DA LEI ALDIR BLANC FOI DISCUTIDA EM AUDIENCIA DO DEPUTADO UBALDO FERNANDES

A aplicação e destinação dos recursos oriundos da Lei Aldir Blanc no Rio Grande do Norte foram esclarecidos na audiência pública promovida nesta sexta-feira (28) pelo deputado Ubaldo Fernandes (PL), por meio de videoconferência. Pontos como os critérios, prazos, cobertura, participação popular e outros, foram abordados pelos secretários de Cultura do Estado e da Prefeitura Municipal de Natal, Crispiniano Neto e Dácio Galvão, respectivamente; pelo controlador-geral do Estado, Pedro Lopes, além de representantes de associações e entidades culturais interessadas no tema.

 

 


 

 

 

“Sabemos que o segmento da cultura é um dos mais prejudicados pela pandemia. Este auxílio concedido pelo governo federal será de grande importância, mas precisamos acompanhar como será feita a partilha desses recursos, entre Estado e municípios. E apoiar os agentes da Cultura em suas dúvidas e anseios”, destacou Ubaldo Fernandes.

 

 


Representando o Comitê Estadual da Lei Aldir Blanc, o controlador-geral do Estado, Pedro Lopes, ressaltou a participação do RN na construção dessa Lei e explicou suas linhas de ação. “Saliento que este projeto envolve três ações: a renda básica emergencial, o subsídio mensal para manutenção de espaços artísticos e culturais e a publicação de editais para aquisição de bens e serviços”, pontuou.

 

 


A atenção às pessoas que receberão o auxílio foi explicada pelo presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto. “Temos mais de quatro mil cadastrados, mas no primeiro pente fino, caíram em torno de 600. Isso porque tem gente que não se enquadra nos critérios”, explicou. Dácio Galvão, presidente da Fundação Capitania das Artes (Funcart) falou da “possibilidade de até o dia 10 ou 11 de setembro, ter o dinheiro na conta dos beneficiados para poder alavancar o processo de ação efetiva de ação junto aos trabalhadores da cultura”. Para os representantes das entidades ligadas à Cultura, o prazo para a aplicação da lei é muito exíguo (até 31 de dezembro), mas eles estão prontos para tocar seus projetos e fazer com que o segmento se recupere no momento pós-pandemia.

EXAME DE DNA CONFIRMA QUE TIO ESTUPROU E ENGRAVIDOU SOBRINHA DE 10 ANOS

Um exame de DNA confirmou que o tio de 33 anos estuprou e engravidou a sobrinha de 10 anos em São Mateus, no Espírito Santo. A gestação da menina foi interrompida com autorização da Justiça.

 

 

O resultado, obtido com exclusividade pela Rede Gazeta, revelou que o DNA do acusado e do feto são compatíveis. A análise ficou pronta na última terça-feira (25) e foi enviada ao Ministério Público.

 

 

O homem é réu pelo crime e está preso desde 18 de agosto. Se condenado, a pena pode chegar a 15 anos de prisão.

 

Fonte: G1/ES.

VIVALDO COSTA COBRA DIVULGAÇÃO SOBRE IMPORTÂNCIA DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO NO RN

A pandemia é do novo coronavírus, mas o sarampo não deixa de ser uma preocupação para os órgãos e profissionais de saúde do Rio Grande do Norte. O médico e deputado Vivaldo Costa (PSD), com o objetivo de alertar a população sobre a necessidade de imunização contra a doença, cobrou do Governo do Estado uma divulgação acerca da importância da vacinação.

 


 
Em requerimento encaminhado à Secretaria de Saúde do Estado, Vivaldo explicou que o sarampo é uma doença infecciosa grave causada pelo vírus e transmitida através do contato com gotículas respiratórias contaminadas. Segundo ele, o período de incubação da doença é de 10 a 14 dias, em média, com os sintomas como febre, tosse, coriza, infecção nos olhos, diarreia, mal-estar generalizado e manchas avermelhadas por todo o corpo. A doença, inclusive, pode até levar a óbito.

 


 
No entendimento do deputado, a pandemia da Covid-19 tem desviado o foco da população sobre o risco do sarampo e, por isso, já é possível observar em todo o Brasil o desinteresse da população em relação à procura pela vacina que combate a doença.

 


 
"A maneira mais eficiente para prevenir essa doença é a imunização, que por sua vez, afasta um possível risco de surto do sarampo. É fundamental, neste momento difícil e excepcional, que o Poder Público tome as medidas cabíveis para que haja uma ampla divulgação sobre a importância da imunização contra o sarampo durante a pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Norte. Com isso, é de grande importância um olhar especial a essa temática, também nesse momento de pandemia", justificou o deputado.

 


 
O requerimento será votado em plenário e, caso aprovado, será encaminhado ao Poder Executivo para as providências cabíveis.

RN TEM A MENOR OCUPAÇÃO DE UTI COVID DESDE ABRIL

A queda sustentada dos números da pandemia do novo coronavírus no Rio Grande do Norte seguem refletindo na assistência hospitalar. De acordo com os dados extraídos do portal Regula RN, o percentual de ocupação das UTIs Covid-19 da rede pública alcançou 41% na manhã desta sexta-feira, sendo este o menor percentual desde abril.

 

 

As regiões do estado apresentam os seguintes níveis de ocupação de UTI: 50% no Alto Oeste, 51,4% no Seridó, 43% no Oeste/Vale do Açu, 40% na Região Metropolitana e 66% no Mato Grande. As regiões do Mato Grande e do Potengi-Trairi seguem sem pacientes internados em leitos críticos.

 

 

 

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) registrou ainda 263 pessoas internadas nas redes pública e privada do Rio Grande do Norte, sendo 113 em leitos críticos e 150 em leitos clínicos. A fila da regulação, às 11h da manhã, contava com duas pessoas e 18 aguardavam transporte sanitário.

 

 

 

Todas as regiões de saúde seguem apresentando queda na incidência de novos casos de infecção pelo coronavírus, assim como na taxa de mortalidade pela Covid-19. “Isso mostra o trabalho incessante do Governo do Estado e das equipes de saúde para salvar vidas nesta pandemia”, afirmou a coordenadora e Articuladora das Redes de Atenção à Saúde da Sesap, Samara Dantas.

 

 

 

Apesar dos números positivos, ainda é importante que a população siga cumprindo as medidas sanitárias. “Ainda estamos com a taxa de transmissibilidade considerada positiva, abaixo de 1, registrando 0,85. Trata-se de uma queda sustentada até o presente momento. Contudo, lembramos mais uma vez dos cuidados e do distanciamento social, pois ainda estamos enfrentando uma pandemia”, reforçou a coordenadora.

 

 

Os casos confirmados são 61.211, outros 25.960 casos seguem em investigação, enquanto 112.708 foram descartados. A Covid-19 vitimou 2.224 pessoas no RN, sendo uma delas nas últimas 24h. E 234 óbitos estão em investigação.

BOMBEIROS RESGATAM CRIANÇA DE DOIS ANOS QUE FICOU PRESA DENTRO DE PANELA NO CE

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foi acionado na tarde desta quinta-feira (27) para resgatar uma criança que ficou presa dentro de uma panela, no Bairro Mondubim, em Fortaleza. A criança de dois anos de idade foi cuidadosamente retirada e recebeu os devidos cuidados. 

 

 

 


 

 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as informações que chegaram à guarnição, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), foi que uma criança de dois anos estava presa dentro de uma panela de alumínio. 

 

 

“Segundo o subtenente Orleans, que participou da ação, os bombeiros militares realizaram uma rápida observação e iniciaram prontamente o resgate”, complementou a SSPDS.

 

Fonte: G1/CE - Foto: SSPDS/Divulgação.

SERVIDORES DO DETRAN SÃO AFASTADOS SUSPEITOS DE FRAUDE NA EMISSÃO DE 1.500 CARTEIRAS DE HABILITAÇÃO NO RN

Dois servidores do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) foram afastados suspeitos de fraude na emissão de 1.500 carteiras de habilitação no estado. Uma terceira pessoa foi presa por posse irregular de arma de fogo e receptação. 

 

 


Segundo o Departamento de Combate à Corrupção (DECCOR) da Polícia Civil, os dois servidores são investigados na operação “Licentiam Falsus”, que cumpriu nove mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira, (27) em Natal, Mossoró e Parnamirim.

 

 

Segundo a DECOOR, as fraudes aconteceram no ano de 2018 e as investigações estão ocorrendo há, aproximadamente, 1 ano e 6 meses.

SOLIDARIEDADE CAICÓ SAI NA FRENTE E CONFIRMA CONVENÇÃO PARA 7 DE SETEMBRO

O Solidariedade foi o primeiro partido de Caicó a confirmar data de realização da convenção municipal. Será em formato virtual na manhã da segunda-feira, 7 de setembro de 2020, com edital já publicado no Diário Oficial do Estado. A convenção escolherá as candidaturas do partido para a chapa majoritária e para a chapa de vereadores. 

 

 

 

 

 

“O momento delicado da pandemia exige que nos protejamos e cuidemos da saúde das pessoas, por isso a opção pela convenção virtual. E o dia 7 de setembro é simbólico, pela nossa disposição de fazer uma política independente e séria, discutindo ideias e dialogando diretamente com cidadãos e instituições que fazem Caicó ser grande”, enfatiza Diego Vale, presidente do Solidariedade.

 

 

 

 

 

Diego Vale, que postulará a indicação de seu nome para a candidatura a prefeito, tem mestrado em Gestão Pública pela UFRN e inovou ao lançar uma plataforma virtual inédita para a elaboração do Plano de Governo Participativo: pensarcaico.diegovale.com.br/plano, além de realizar diariamente “lives” para discutir os mais diversos temas da gestão municipal.

STJ MANDA AFASTAR WITZEL DO CARGO DE GOVERNADOR DO RJ E PRENDER PASTOR EVERALDO

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, nesta sexta-feira (28), o afastamento imediato do governador Wilson Witzel (PSC) do cargo por irregularidades na saúde.

 

 

O STJ também expediu mandados de prisão contra o Pastor Everaldo, presidente do partido, e Lucas Tristão, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico.

 

 

Agentes da Polícia Federal (PF) saíram da Superintendência, na Praça Mauá, no fim da madrugada, para cumprir esses e outros mandados.

AUXÍLIO EMERGENCIAL SERÁ DE R$ 300 ATÉ O FIM DO ANO

A equipe econômica do governo chegou ao valor pedido pelo presidente Jair Bolsonaro para a prorrogação do auxílio emergencial até o fim do ano: R$ 300.

 

A expectativa é que o próprio presidente anuncie nesta sexta-feira (28) a prorrogação e o valor de R$ 300, até mesmo para evitar o que um auxiliar do governo chamou de "leilão" no Congresso Nacional.

 

Com isso, o anúncio do programa Renda Brasil ficará para um segundo momento, já que a equipe econômica deve apresentar novos cálculos para que o presidente tome a decisão.


OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...