23 de dezembro de 2016

'ORDEM PARA ASSALTO QUE VITIMOU “SEVI VEÍCULOS” PARTIU DE DENTRO DE ALCAÇUZ', DIZ DELEGADO

A ordem do assalto que terminou com a morte de um empresário em Caicó, no Seridó potiguar, no dia 12 de dezembro, partiu de dentro da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, é o que afirma o delegado regional, Ricardo Brito. “As investigações da Operação Cavaleiros do Apocalipse apontaram para um suspeito”, afirmou o delegado. Esse suspeito é Petrúcio Railander, que está preso acusado de homicídios, tráfico de drogas e roubo. “Ele determinava o que e quando as coisas deveriam acontecer”, explicou o delegado.
 
 
 
 
Petrúcio cumpria pena em Alcaçuz, mas na última segunda-feira (19) foi transferido para a Cadeia Pública de Nova Cruz. “Foi uma tentativa de tentar neutralizar algumas ações”, afirmou o delegado, que completou dizendo que já existem outros para ocupar o lugar de Railander na facção.
 
 
 
 
O empresário Severiano Firmino de Araújo, conhecido como ‘Sevi’, foi morto com cinco tiros na frente de sua casa no dia 12 de dezembro. Segundo o delegado Hildebran Batista, dois homens foram presos suspeitos de participação no crime. Ele entrava em casa quando foi surpreendido pelos criminosos, que já estavam na residência. Segundo a Polícia Militar, os bandidos mantinham o filho, a esposa do empresário e uma funcionária amarrados e se preparavam para levar objetos de valor.

SEM 'INDULTO NATALINO', PRESOS DO SEMIABERTO GANHAM BENEFÍCIO NO RN

O juiz Henrique Baltazar dos Santos, titular da Vara de Execuções Penais de Natal, afirmou que os detentos do Rio Grande do Norte não serão beneficiados com o 'indulto natalino', quando os presos do semiaberto não precisam voltar a noite para a unidade prisional. Isso se deve ao fato de que os presos do sistema semiaberto, no RN, não precisam dormir nas unidades, pois usam tornozeleira eletrônica. Mas a partir desta sexta-feira (23), os detentos que estão nesse regime e utilizam o equipamento poderão ficar até as 22h fora de casa, duas horas a mais que o normal.
 
 
 
 
Sistema prisional potiguar possui atualmente mais de 8 mil detentos (Foto: Anderson Barbosa/G1)
 
 
 
 
"Só saem com tornozeleira. Os que já estão com ela não se enquadram na 'saída temporária', já que não precisam voltar para dormir na cadeia”, explica juiz. Baltazar ressalta que os presos do sistema semiaberto que voltam para dormir nas cadeias podem solicitar o equipamento para sair. 
 
 
 
 
Segundo o secretário de Justiça e Cidadania do RN, Valber Virgolino, a saída temporária é um benefício previsto na lei de execuções penais e depende de autorização judicial. "Não é qualquer um não, a sociedade pode ficar tranquila", afirmou o secretário. 
 
 
 
 
Os condenados que cumprem pena em regime semiaberto podem ter autorização para saída temporária por até 7 dias durante cinco vezes no ano. O secretário também explica que os presos precisam atender a uma série de requisitos. "É preciso ter bom comportamento, ter cumprido no mínimo um sexto da pena, se o condenado for réu primário, e um quarto, se for reincidente", afirmou. 
 
 
 
 
Segundo o juiz Henrique Baltazar, o Rio Grande do Norte utiliza o monitoramento eletrônico com tornozeleira como alternativa penal. Ou seja, ao invés do preso do regime semiaberto ser recolhido ao presídio, como acontece hoje em outros estados brasileiros, ele passa a ter prisão domiciliar monitorada, com acompanhamento no sistema de monitoramento eletrônico. De acordo com a Sejuc, existem cerca de 1150 presos no semi-aberto no RN. 
 
 
 
 
 
"Temos cerca de 500 tornozeleiras em uso, outras 125 podem ser solicitadas para esse período de saída temporária pelos presos que ainda dormem nas cadeias. Assim, eles ganham o direito de passar essa semana fora, mas seguem monitorados", explicou Valber Virgolino.
 
 
 
 
De acordo com o juiz Henrique Baltazar, os presos beneficiados são orientados quanto ao uso das tornozeleiras, cuidados com o equipamento, o perímetro em que deverão permanecer, e também as consequências pelo mau uso e descumprimento dos limites impostos. “Eles são monitorados 24 horas por dia através da Central de Monitoramento Eletrônico”, explicou.

BRASILEIRA CONSIDERADA A MULHER MAIS VELHA DA AMÉRICA DO SUL MORRE AOS 113 EM SC

Alida Victória Grubba Rudge, considerada a mulher mais velha do Brasil e da América do Sul, morreu nesta sexta-feira (23), em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, aos 113 anos e 166 dias. O velório acontece  a partir das 17h, no Cemitério Municipal da cidade. O enterro está previsto para as 17h deste sábado (24).
 
 
 
 
Dona Álida completou 113 anos neste domingo (10) no Norte de Santa Catarina (Foto: Reprodução/RBSTV)
 
 
 
De acordo com a última atualização do ranking dos "supercentenários" da organização americana Gerontology Research Group, a catarinense ocupava a 14ª posição como pessoa mais idosa do mundo - quando completou 113 anos, em julho, ela estava na 16ª posição.
 
 
 
 
O último aniversário Alida comemorou em um restaurante, com uma festa para mais de 100 convidados. A idosa gostava de ler jornal, ver TV, passear de carro, pescar e jogar baralho. Ela teve apenas um filho, de 89 anos.




MPF DENUNCIA 13 PESSOAS DENTRO DA “OPERAÇÃO ÊPA!”

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) apresentou uma denúncia contra 13 pessoas envolvidas no desvio e apropriação de verbas públicas relacionadas a 16 convênios firmados entre os ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e do Desenvolvimento Agrário (MDA) com o Instituto Espaço de Produção ao Desenvolvimento Sustentável (Instituto Êpa!) e a Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos (CTA).
 
 

As irregularidades ocorreram entre setembro de 2006 até aproximadamente outubro de 2011 e os desvios totalizaram R$ 5.429.454,73, fruto de convênios que previam qualificação profissional da população mais carente, desenvolvimento da agricultura familiar e dos territórios rurais, entre outros serviços, tanto no Rio Grande do Norte, quanto na Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

 
 
Aurenísia Celestino comandava o esquema, tendo presidido o Êpa! na época das irregularidades. O diretor financeiro do instituto era seu irmão, Cid Celestino. Ela também atuou como presidente da CTA de maio de 2006 a maio de 2014, enquanto seu outro irmão, Ciro Celestino, exercia as funções de diretor dessa entidade. Os três foram denunciados.
 
 
 

 
A investigação teve início em maio de 2010, a partir de fiscalização realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), e culminou na deflagração da “Operação Êpa!”, em 14 de dezembro de 2011, pela Polícia Federal, com apoio da CGU e do MPF. Nas buscas, chegou a ser encontrada, na sede da CTA, uma espécie de “cartilha” de como fraudar uma proposta em uma licitação/cotação.
 
 
 

 
De acordo com a denúncia do MPF, assinada pelo procurador da República Fernando Rocha, o grupo simulava cotações de preços, fraudando diversos documentos, para efetivar os desvios de recursos vindos dos ministérios. Nos processos fraudados constavam como concorrentes empresas dos próprios dirigentes e ainda de amigos e parentes, além de outras as quais eram repassados os recursos - sem que houvesse a prestação de serviços – com a condição de que 85% do dinheiro fosse devolvido para os dirigentes do instituto ou da cooperativa, ficando os demais 15% a título de “comissão”.
 
 
 

Aurenísia Celestino, que também trabalhava como contadora, chegava a usar documentos de empresas de seus clientes particulares, sem conhecimento destes, para fazer parecer que havia, de fato, concorrência nas cotações de preço. A autenticação dos documentos fraudados era providenciada por Sidney Rodrigues dos Santos, tabelião substituto no 2º Ofício de Notas do Município de Santo Antônio e que também teve sua empresa, a SR dos Santos Comércio ME, beneficiada em alguns dos contratos.

 
 
 
 
Outro participante de relevância no esquema foi Ângelo Márcio Fernandes de Sousa. Cunhado de Sidney Rodrigues. Ele é ex-presidente da CTA e responsável pela empresa A M F de Sousa – ME e pela Associação de Promoção ao Desenvolvimento Local – APDL, ambas beneficiadas. Ele chegava a figurar, ao mesmo tempo, como coordenador do convênio e contratado das entidades, em uma espécie de “autocontratação” absolutamente ilegal.
 
 
 

 
De forma semelhante, segundo o MPF, agia Valter de Carvalho, diretor do Instituto de Assessoria à Cidadania e ao Desenvolvimento Local Sustentável (IDS). Sogro de Ângelo, ele foi ligado à APDL e chegou a atuar como coordenador de convênios tanto para a CTA quanto para o Instituto Êpa!, tendo nessa função solicitado pagamentos em favor de suas próprias empresas (IDS e a Associação de Orientação às Cooperativas do Nordeste - Assocene). A ação indica que Valter recebeu recursos através de contas de sua esposa, da nora e de seu filho, Flávio, outro dos réus.
 
 

Lista de denunciados:
 
 
Aurenísia Celestino Figueiredo Brandão
Sidney Rodrigues dos Santos
Cid Celestino Figueiredo Sousa
Ciro Celestino Figueiredo Sousa
Ângelo Márcio Fernandes de Sousa
Valter de Carvalho
José César da Costa Calado Filho
Wagner de Lima Costa
Maria Adelaide Del Rei Costa Santos
Marcelo José Predis dos Santos
Jairo Duarte Pinheiro
Flávio de Aquino Carvalho
Pedro Ratts de Ratis.

CONDENADO VÁRIAS VEZES, EX-PADRE JOCIMAR DANTAS DEIXA A “PREFEITURA” COMO O PIOR GESTOR DOS ÚLTIMOS 40 ANOS EM JARDIM DO SERIDÓ

Com várias condenações por ato de improbidade administrativa, (desonestidade administrativa), em processo que ainda tramitam após recursos, o ex-padre Jocimar Dantas, entra na história política administrativa de Jardim do Seridó como o pior gestor dos últimos 40 anos.
 
 
Uma das mais emblemáticas mostras do desmantelo administrativo do atual prefeito, Jocimar Dantas, é que após 8 anos de governo, o prefeito vai entregar a cidade sem sede da prefeitura, que desabou há quase 7 anos, mas nunca foi concluída pelo prefeito e seus aliados políticos.
 
 
Ademais, a administração do ex-padre foi marcada por calotes, greves, desmantelos, desmandos e muito desonestidade para com o erário público, comprovadas em várias condenações proferidas pela MM Juíza da comarca de Jardim do Seridó.
 
 
Vale salientar que, as únicas ações do atual governo foram as ações que o governo federal desenvolveu em todos os municípios brasileiros, o resto foi só uma verdadeira “desgraça administrativa”.
 
 
Prova disso, por pura incompetência, a atual gestão do ex-padre conseguiu perder recentemente o ‘SELO UNICEF’, que foi conseguido pela primeira vez na gestão do então prefeito Dr. Edimar Medeiros Dantas, tendo como presidente do CMDCA, Paulo Gomes da Silva Filho, “Paulinho Filho", quando o município ganhou um carro zero KM, que foi entregue na primeira gestão do ex-padre.
  
Do Blog: Aqui se mostra a verdade de verdade. Doa a quem doer!

CARRETA CAI EM BARRANCO NA DESCIDA DA SERRA DE ACARI

Um acidente grave aconteceu na tarde dessa quinta-feira, (22), na BR-427, na descida da serra em Acari, onde o motorista perdeu o controle da carreta, e caiu em um barranco.
 
 
 
 
 
Apesar da violência do acidente, que deixou a jamanta toda destruída, o motorista foi socorrido por populares antes da chegada do SAMU, com um grande corte no rosto, mas felizmente estava consciente.
 
 
Fotos: Divulgação PM.

“ESTAMOS CONSEGUINDO DESENVOLVER PROJETOS MESMO NA CRISE”, DIZ ROBINSON FARIA


Em entrevista, na noite desta quinta-feira (22), o governador Robinson Faria destacou as ações que o governo vem conseguindo desenvolver apesar de um quadro de crise por qual passam os estados brasileiros. O chefe do Executivo estadual enumerou obras de infraestrutura, saneamento básico e iniciativas no turismo e segurança pública para colocar o Rio Grande do Norte no caminho do desenvolvimento, mesmo diante de um cenário de frustração recorrente de receitas provenientes da queda de repasses federais.
 
 
 
Um dos pontos citados pelo governador foi o pagamento do 13º salário já nesta sexta-feira (23) para os 15.228 servidores que recebem entre R$ 3 mil e R$ 4 mil. O adicional representa um acréscimo de R$ 52 milhões na economia local. Com o pagamento da parcela do décimo, mais de 85 mil servidores (76% da folha) terão recebido o salário. De forma global, o Governo vai injetar na economia mais de R$ 420 milhões neste final de ano.
 
 
 
 
Robinson Faria também reforçou que, apesar de um cenário financeiro pouco animador, as obras continuam a fluir pelo estado. É o caso do maior programa de saneamento da história de Natal. Até o momento, a cobertura sanitária na capital chegou a 59%, representando 500 km de tubulações já instaladas. Outra ação foi a entrega de um restaurante popular em Jucurutu como parte de um cronograma de sete unidades que serão inauguradas até janeiro de 2017. Além da cidade do Seridó, serão beneficiadas Natal (bairros Planalto e Pompéia), Mossoró, São José de Mipibu, Jardim de Piranhas e São Miguel.
 
 
 
O governador fez um balanço da administração do estado em meio às limitações orçamentárias. “Ser gestor em meio a uma crise e ter o que mostrar para a sociedade é um feito quase inédito no Brasil. Estamos conseguindo desenvolver projetos mesmo na crise. Isso só foi possível porque o governo pensa de forma inovadora, tem uma equipe motivada e técnica, que sempre foi uma das nossas características. Não vamos desanimar porque temos certeza que estamos no caminho correto”, disse.
 
 
Turismo
 
No turismo, a isenção do ICMS incidente sobre o querosene de aviação para aviões fretados permitiu a atração de mais de 400 voos extras durante a alta estação e iniciados já em dezembro. Correlato ao turismo, também está sendo construído o anel viário de Natal, que começará na avenida Moema Tinoco, na zona Norte, com interligação com a BR-101. Além disso, o acesso sul do aeroporto de São Gonçalo permitirá a ligação com a BR-304.
 
 
 
 
União dos Poderes
 
A pactuação com os Poderes foi ressaltada pelo governador, em especial com a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça. Com o TJ foi assinado um convênio de R$ 5 milhões para investimento na segurança pública e aquisição de viaturas, armas, coletes, pagamento de diárias operacionais, que reforçará a PM do RN durante a alta estação, iniciada no estado em dezembro.
 
 
 
 
Ainda com o TJ, o governo tem um acordo de empréstimo de R$ 20 milhões para construção de uma unidade prisional em Afonso Bezerra, já com o projeto licitado. Relacionada à segurança pública estão os concursos da Polícia Militar para 3 mil agentes de segurança em 2017, a partir de janeiro. Além disso, a instalação de bloqueadores de sinais de celulares nos principais presídios do RN foi destacada pelo governador com uma das principais realizações de governo neste ano.
 
 
 
Acabamos de cumprir o prometido em Alcaçuz, nosso mais emblemático presídio, com a colocação do bloqueador de sinal de celular. Sem dúvida é um grande avanço para a segurança pública do nosso estado. Seremos a única federação do Brasil com bloqueadores nos principais presídios”, disse o governador.
 
 
 
 
Novas empresas no RN
 
Em relação ao empreendedorismo, uma das bandeiras da atual gestão, foi lembrado o trabalho do Governo, por meio da Junta Comercial do RN, para permitir o funcionamento do Escritório do Empreendedor, espaço que reduziu de 200 dias para uma média de 24h o tempo necessário para abertura de novas empresas. Em 2016, foram cinco mil novas companhias abertas.
 
 
 
 
Nosso estado garante um ambiente muito bom para as empresas se instalarem aqui, como foi o caso do grupo Elisabeth, em Goianinha, mas também o caso de empresas menores. Isso foi possível por causa da nossa política de acelerar as licenças ambientais com um novo modelo de trabalho implantando no Idema, e o nosso incentivo com o novo Proadi, que garante gás natural subsidiado. Não há estado que ofereça no Nordeste melhor ambiente e segurança jurídica do que nós”.
 
 
 
 
Próximo ano
 
Como projeção para 2017, o governador disse que espera melhorias, sobretudo com o apoio do Planalto.  “Estive em Brasília com o deputado Fábio Faria e o ministro Gilberto Kassab em reunião com o presidente Temer, e ele prometeu liberar a operação de crédito de R$ 850 milhões, que está retida desde o primeiro ano do nosso governo, e que daria para executar muitas obras importantes”, finalizou.


CHOVE EM 24 MUNICÍPIOS DO RN NO PRIMEIRO DIA DO VERÃO, DIZ EMPARN

O primeiro dia de verão teve chuvas em 24 municípios do estado. As precipitações foram registradas pela Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) entre as 7h da quarta-feira (21) e as 7h desta quinta (22) e se concentraram nas regiões do Leste e do Agreste potiguar.
 
 
 
 
 
 
 
 
Região Agreste:
 

Ielmo Marinho: 22,5 mm
Bom Jesus: 18,7 mm
São Pedro: 17,4 mm
Bento Fernandes: 14,0 mm
Nova Cruz: 14,0 mm
Passa e Fica: 12,2 mm
Santa Maria: 12,0 mm
Boa Saúde: 10,5 mm
Santo Antônio: 8,5 mm
São Paulo do Potengi: 8,5 mm
Rui Barbosa: 6,1 mm
Tangará: 6,0 mm
Serrinha: 5,6 mm
João Câmara: 3,3 mm
São Bento do Trairi: 3,3 mm
Sítio Novo: 2,0 mm
 
 
 
Região Leste:
 

Natal: 37,4 mm
Parnamirim: 19,3 mm
Goianinha: 18,8 mm
São Gonçalo do Amarante: 18,8 mm
Senador Georgino Avelino: 16,2 mm
Baía Formosa: 13,5 mm
Canguaretama: 11,1 mm
Taipu: 2,0 mm
 
 
Fonte: Emparn.

PREFEITO ELEITO, AMAZAN SILVA DIVULGA MENSAGEM DE BOAS FESTAS E FELIZ 2017


 
 

O Prefeito eleito de Jardim do Seridó, Amazan Silva, gravou um vídeo desejando à todos um Feliz Natal, e um Próspero 2017. Veja vídeo:
 
 
 

CABELEIREIRO MATOU 6 PORQUE QUERIA FICAR COM PROSTITUTA QUE JÁ ESTAVA ACOMPANHADA, DIZ DELEGADO


O cabeleireiro William Roberto Ferreira Costa, de 27 anos, suspeito da chacina que deixou seis mortos em um bordel em Jaboticabal (SP), admitiu nesta quinta-feira (22) que atirou nas vítimas, mas alegou que agiu tomado pela emoção, após desarmar um homem que havia sacado uma arma contra ele.
 
 
 
 
Costa disse também que não tinha a intenção de matar ninguém. Ele foi preso após se entregar à polícia. De acordo com o delegado Wanderley Santos, testemunhas afirmaram que ele se irritou após ser rejeitado por uma garota de programa que já estava acompanhada, e deu início ao tiroteio. 
 
 
 
 
 
Dione da Silva Lima, de 30 anos, (foto), que trabalhava na boate, foi morta em um dos quartos do estabelecimento. Também morreram o barman Zacarias Castor Ataídes, de 55 anos, a garota de programa Maria Lucia do Carmo Alvarenga, de 46 anos, natural de Goiânia (GO), o empresário Anderson Ricardo Montenor, de 37 anos, a dona do bordel, Leonilda Lucindo, de 72 anos, e a neta dela, Elaine Cristina Lucindo da Silva, de 29 anos, que trabalhava como garçonete no local.
 
 
 
 
Os corpos de quatro vítimas que moravam em Jaboticabal foram enterrados nesta quinta-feira, (22).
 
 
 
 
 
Por motivos de segurança, a polícia não informou o local para onde Costa foi levado.
 
 
 
 

De acordo com a Polícia Civil, o atirador se entregou por volta das 14h e estava acompanhado de um advogado. Ele é casado, pai de um recém-nascido e não tinha antecedentes criminais. Em entrevista à rádio 101 FM em Jaboticabal, Costa afirmou que se envolveu em uma briga depois que Dione foi levada a um quarto por outro cliente para um programa.
 
 
 
 
 
Segundo o delegado, a versão contraria o relato de testemunhas que dizem que o cabeleireiro foi até o carro e buscou a arma. Ele disparou, na maioria das vezes, em direção às cabeças das vítimas, e teve tempo de recarregar o revólver diversas vezes, além de recolher os projéteis.

LULA E STF TORNAM PODER LEGISLATIVO DISPENSÁVEL, ANULANDO SUAS DECISÕES

A existência do Poder Legislativo está em xeque, com a nova afronta do presidente Lula (PT) acionando os aliados no Supremo Tribunal Federal...