21 de janeiro de 2016

“EU ESTOU ME SENTINDO DESAFIADO”, DIZ GOVERNADOR SOBRE VIOLÊNCIA NO RN

O governador Robinson Faria disse estar indignado com a onda de violência no Rio Grande do Norte e anunciou que fará mudanças na equipe. Em entrevista nesta quinta-feira, (21) ele informou que vai se reunir com a cúpula da segurança pública nesta tarde para tratar dessas mudanças.
 
"Essa indignação da população também é a mesma do governador. O meu sentimento também é de revolta, de tristeza, eu também sou cidadão, sou pai de seis filhos e não me conformo. Isso aumenta bastante a motivação do governador, eu estou me sentindo desafiado, isso faz eu tomar medidas de adequações, inclusive de mudanças na equipe", disse o gestor.
 
Robinson Faria disse que o governo vem investindo em segurança, mas que os resultados alcançados estão abaixo da expectativa. Segundo ele, 3.300 policiais militares foram promovidos no ano de 2015 e o governo investiu em condições técnicas como armamento, equipamentos e veículos. "Tudo o que estava ao alcance do poder público a gente cumpriu", afirmou.
 
Durante a entrevista o governador lamentou a morte da estudante universitária Maria Karoline Álvares de Melo, de 19 anos, que foi morta na tarde desta quarta (20) durante um assalto na Zona Norte de Natal. "Segurança pública eficaz é aquela que evita acontecer, não a que encontra o assasino. Porque a pessao já morreu, não vai trazer a vida dela de volta. Eu quero uma polícia que faça a segurança preventiva para dar a percepção de segurança para quem mora no RN".
 
Ele disse ainda que mandou instaurar uma sindicância para apurar as constantes fugas no sistema prisional "para apurar o que está por trás dessas fugas nos presídios". Uma nova fuga foi registrada nesta quinta na Penitenciária de Alcaçuz, a maior unidade prisional do estado.

POLÍCIA AGE RÁPIDO E PRENDE DUPLA DE COVARDE QUE CONFESSAM MORTE DE JOVEM UNIVERSITÁRIA EM NATAL

Os dois homens presos pela Polícia Civil na madrugada desta quinta-feira (21) confessaram participação na morte da universitária Maria Karoline Álvares de Melo, de 19 anos. Ela foi assassinada com um tiro no peito durante um assalto na tarde desta quarta-feira (20) na Zona Norte de Natal. Em depoimento à polícia, Cláudio Moura da Fonseca, de 30 anos, disse que o disparo que matou a estudante foi acidental.
 
 
 
"Eu pedi o celular com a arma apontada pra baixo. Quando eu peguei o fone ela teve um susto, eu tive um susto maior ainda e levantei os braços, aí o braço dela pegou no meu e a arma disparou sem eu atirar", disse Cláudio.
 
Maria Karoline Álvares de Melo foi alvejada no peito (Foto: Cedida)
Já Renato César Dias, de 33 anos, afirmou que o assalto não foi programado. segundo ele, os dois estavam bebendo em uma lagoa e na volta pra casa Cláudio teria pedido para Renato parar a moto. "Ele pediu pra eu parar e eu parei e fiquei esperando ele. Eu não sabia o que ele ia fazer. É tanto que eu parei a moto de frente pra câmera da casa. Foi quando eu ouvi o disparo e já saí com a moto. Aí ele vinha correndo e eu esperei porque senão ele atirava em mim também", disse.

Maria Karoline foi morta na tarde desta quarta-feira (20) em um assalto na Zona Norte de Natal. Ela caminhava com a irmã dela pela Avenida Itapetinga, no bairro Potengi, quando as duas foram abordadas pelos criminosos, que anunciaram o assalto.
 
Ainda segundo informações da PM, elas entregaram os celulares. Mas, mesmo assim, um dos bandidos atirou.
 
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas Maria Karoline já estava morta quando o socorro médico chegou. A irmã dela não foi ferida.
 
Do Blog: Além de covardes, mentirosos!
 

PASTOR EX-COLEGA DE IGREJA É PRINCIPAL SUSPEITO DE MATAR PASTORA NA BA

O marido da pastora e professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Marcilene Oliveira Sampaio, encontrada morta em Vitória da Conquista, falou sobre a tragédia durante velório da esposa, nesta quinta-feira (21). Carlos Eduardo de Souza, que também é pastor, estava no carro com a esposa e a sobrinha do casal, quando foram sequestrados. Apenas ele conseguiu fugir após forçar um acidente. Dois foram presos e um pastor, apontado como mandante do crime, é procurado pela polícia.
 
Segundo o sobrevivente, ele e a mulher tinham uma igreja evangélica no bairro de Iracema. A polícia investiga se o crime foi pensado como vingança, motivada pelo fato do pastor suspeito ter perdido fiéis após desentendimento com o casal, que mudou de igreja. "Ela era uma pessoa que amiga, uma esposa, uma professora, uma pastora de 'ovelhas' e a gente perdeu tudo. Nós perdemos tudo", disse.
 
Além da pastora, também foi morta a sobrinha dela, Ana Cristina Santos Sampaio. Marcilene e a sobrinha teriam se desvinculado da igreja dele, depois de um desentendimento, para fundar uma nova e levado a maioria dos fiéis.
 
Família, amigos e fiéis prestaram homenagens a Marcilene no velório em Vitória da Conquista. O corpo da sobrinha  permanece no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e deve ser levado para o estado de São Paulo, onde ela morava.
 
O delegado de Conquista, Marcus Vinicius, diz que os policiais seguem nas buscas pelo suspeito de planejar o crime, (foto). "Nós estamos com equipe desde ontem [quarta-feira, 20] sem parar, se revezando para prender em flagrante o pastor. Se não, vamos pedir a prisão do mesmo pela Justiça criminal de Vitória da Conquista", afirma.

A professora Marcilene Oliveira Sampaio, o marido e a prima tinham acabado de sair da igreja, na noite de terça-feira (19), e estavam a caminho do sítio onde moram quando o carro em que estavam apresentou um defeito na estrada que liga ao município de Barra do Choça.

Carlos Eduardo disse à polícia que desceu do veículo e abriu o capô para verificar o que tinha acontecido quando foi abordado por três homens que chegaram em outro carro. Entre os suspeitos estava o pastor apontado como mandante do crime.

Segundo a polícia, a intenção dos criminosos era matar toda a família no sítio em que as vítimas residiam. A suspeita é de que Marcilene e os parentes já estavam sendo seguidos desde o momento em que deixaram a igreja.
 
Conforme a polícia, ao perceberem as vítimas paradas na estrada, os suspeitos decidiram agir. Carlos Eduardo foi colocado dentro carro dos suspeitos e seguiu pela estrada com um dos criminosos. O outro suspeito e o pastor ficaram ao lado da professora e da prima dela às margens da rodovia. As duas mulheres foram mortas em seguida a pedradas.
 
De acordo com a polícia, o marido de Marcilene, que estava no banco de passageiro sob a mira de um revólver, foi agredido várias vezes ao longo do trajeto pelo suspeito. No entanto, ao perceber que iria ser morto, Carlos se jogou na direção do veículo, que acabou colidindo em outro que trafegava pela rodovia. Carlos conseguiu abrir a porta e escapar pelo mato. Em seguida, acionou a polícia.

Um dos suspeitos, Fabio de Jesus Santos, 34 anos, foi preso por policiais militares minutos depois do acidente provocado por Carlos. Segundo a polícia, Fábio confessou participação na ação, mas disse apenas ter dirigido o carro.
 
Segundo a polícia, o suspeito também apontou quem seriam os demais comparsas: Adriano Silva dos Santos, de 36 anos, e o pastor de prenome Edmar. Adriano, que teria matado Marcilene e a prima dela com Edmar, foi preso na manhã desta quarta, confessou participação no crime e apontou o pastor como mandante.

Marcilene Oliveira Sampaio também era
professora do curso de Letras da Universidade Estadual da Bahia (Uneb). Segundo a instituição de ensino, ela também já atuou como diretora do Departamento de Ciências Humanas e Tecnológicas (DCHT) do Campus XX da Universidade, em Brumado.
 
Marcilene era mestre em Linguística pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e iniciou a carreira na Uneb em 2004. A Reitoria da UNEB informou que presta solidariedade a familiares e amigos de Marcilene. Disse ainda que espera que a apuração das circunstâncias da morte seja realizada e concluída com celeridade.

EM 10 ANOS, MORTE POR CÂNCER DE PELE SUBIU 55%, SEGUNDO O INCA

                                                         
A chegada do verão emite um alerta sobre os cuidados que precisam ser tomados com o corpo na busca daquele bronze perfeito. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgou em janeiro um número alarmante sobre os casos de câncer de pele no país. Em dez anos, o número de mortes pela doença cresceu 55% e a falta de atenção que é dada ao corpo, dificulta o diagnostico. A boa noticia é que as chances de cura desses tipos de câncer, quando descoberto precocemente, são altas.
 
O câncer de pele pode ser dividido em duas categorias: o melanoma e o não melanoma. O primeiro é o mais agressivo e tem o maior índice de mortalidade. Tem a aparência de uma pinta ou de um sinal na pele em tons acastanhados ou enegrecidos, que em geral mudam de cor, de formato ou tamanho e podem causar sangramento. O não melanoma é subdividido em carcinoma basocelular e espinocelular ou epidermoide. Esses apresentam o maior percentual de cura, embora seja responsável por 25% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo o INCA.
 
A dermatologista do Hapvida Saúde, Simone Rocha, alerta para a importância de conhecer bem a pele para identificar em quais regiões existem irregularidades. “A pele emite sinais que podem ajudar no diagnóstico, como manchas com coloração avermelhada que não cicatrizam e sangram ocasionalmente. Mas nenhum exame caseiro substitui a consulta médica”, ressalta.
 
A exposição ao sol não é o único fator determinante para o surgimento da doença. Histórico familiar, envelhecimento da população e imunidade enfraquecida são alguns dos agentes causadores. As pessoas de pele clara têm um maior risco de desenvolver a doença, que também pode manifestar-se em indivíduos de pele morena e negra. Mas Simone Rocha alerta que o melhor caminho para prevenção é a consulta regular ao dermatologista. “A cirurgia é o mais indicado na maioria dos casos, mas a escolha do tratamento sempre vai depender da avaliação feita pelo especialista”, conclui.

CUIDADO! QUADRILHA ESTÁ ESPALHANDO DINHEIRO FALSO NO SERIDÓ POTIGUAR, DIZ POLÍCIA CIVIL

O cuidado ao receber dinheiro de pessoas estranhas agora tem que ser redobrado, pois segundo a Polícia Civil de Caicó, uma quadrilha especializada nesse tipo de crime está agindo em todo região do Seridó.
 
 
 
Cédulas de 20, 50 e 100 reais estão sendo usadas pela quadrilha em todos os tipos de comércio na região. Portanto, todo cuidado é pouco.
Do Blog: Olho vivo!

FAMÍLIA SAI ILESA APÓS ACIDENTE DE CARRO ENTRE JARDIM DO SERIDÓ E PARELHAS

Um acidente tipo capotamento foi registrado nos primeiros minutos desta quinta-feira, (21), quando o motorista do veículo modelo “Ford K”, Francisco Galdino de Azevedo, “Neto”, perdeu o controle do mesmo, vindo a capotar por duas vezes.
 
 
 
Segundo constatamos no local do acidente, o carro capotou e se arrastar por vários metros, parando em cima de um pé de jurema ao lado de uma cruz, o que amorteceu e fez o carro parar.
O motorista, “Neto”, (meu irmão), Márcia, (minha cunhada), e Gabriel, (meu sobrinho), vinha da missa de formatura de Monalisa, (minha sobrinha), em Campina Grande/PB. Apesar da violência do acidente, ninguém ficou ferido. (Todos estavam usando o cinto de segurança).
Do Blog: Agradecemos a Deus, aos amigos da PM de Jardim do Seridó que foram até o local prestar apoio, ao grande amigo, Vereador “Luiz do Tuiuiú”, e do nosso primo, “Zé Tulé” e seu filho “Dedé” por prestarem total apoio à nós. Muito Obrigado. Deus os Abençoe!

JUIZ HENRIQUE BALTAZAR DEFENDE DIREITO DE TER ARMA EM CASA

O juiz Henrique Baltazar falou sobre a tentativa de assalto sofrida por seus familiares na noite desta terça-feira (19), na casa da família, no bairro de Capim Macio, em Natal. Através de uma rede social, o titular da Vara de Execuções Penais de Natal explicou o ocorrido e defendeu o “direito de legítima defesa de todo cidadão”, ao citar o fato de possuir armas em casa.
 
A tentativa de assalto ocorrida foi frustrada após o filho do magistrado atirar contra os criminosos, que tentariam invadir a residência. Segundo o magistrado, ele, a mulher – que é agente penitenciária e possui arma própria – e o filho praticam o tiro esportivo há alguns anos. “Antes que surjam versões distorcidas, prefiro mostrar detalhes. […] esclareço que tenho algumas armas em casa, sendo todas registradas. Minha esposa é agente penitenciária, tem arma própria e sabe atirar, o que não foi necessário, porque os bandidos não conseguiram passar do portão quando meu filho começou atirar neles, o que fez logo que o primeiro deles surgiu, com uma pistola na mão. Onde se posicionou, ela atiraria se o bandido tivesse passado do portão. Toda minha família sabe atirar, sendo, aliás, o tiro, um esporte que praticamos juntos há muitos anos (alguns troféus são guardados com carinho), sendo a situação enfrentada com responsabilidade”, explicou o juiz.
 
Ainda segundo Henrique Baltazar, a preocupação da família era salvar a amiga da família, uma veterinária que chegava ao local quando os criminosos decidiram tentar o assalto. “A preocupação maior era salvar a veterinária que era refém dos bandidos, sendo os demais tiros disparados de forma que os assaltantes fugissem e ela pudesse entrar em casa, o que aconteceu. Um deles atirou nela, mas como estava sob fogo não pôde apontar e errou o tiro, apesar dela ter sido levemente ferida por um estilhaço”.
 
O titular da Vara de Execuções Penais reforçou ainda sua opinião sobre o porte de armas e lamentou a situação em que se encontram tanto a segurança pública quanto o sistema prisional do Rio Grande do Norte.
 
Respeito todos que acham que armas não garantem a segurança, mas acredito firmemente no direito de legítima defesa de todo cidadão. No meu caso, as armas em casa e comigo já salvaram minha vida e meu patrimônio algumas vezes, e continuaram sendo a última linha de defesa, quando o Estado fracassa. Lamento a insegurança pela qual passam os potiguares. As estatísticas mostram leve diminuição dos homicídios, mas os crimes patrimoniais se multiplicam, enquanto o sistema prisional, estraçalhado, não consegue manter presos os criminosos capturados” declarou ele.
 
Baltazar não se encontrava na residência no momento da ação, somente a esposa e o filho. Não há informações sobre o paradeiro dos ladrões. A veterinária atingida por estilhaços durante a tentativa de assalto passa bem.
 
Fonte: Tribuna do Norte.

VIROU ROTINA! PRESOS ABREM NOVO TÚNEL E MAIS PRESOS FOGEM DE ALCAÇUZ

Um novo túnel foi escavado e mais presos conseguiram escapar na madrugada desta quinta-feira (21) da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a maior unidade prisional do Rio Grande do Norte. O número exato de fugitivos, no entanto, ainda não é conhecido. Uma recontagem será feita ainda nesta manhã.
 
Dezenove presos, que já estavam fora do túnel, foram impedidos de escapar (Foto: Força Nacional)
 
 
De acordo com policiais da Força Nacional, responsáveis pela guarda externa do presídio, um dos guariteiros percebeu a debandada e fez disparos de advertência.
 
Com os tiros, alguns presos que ainda estavam dentro do túnel recuaram; outros 19, já fora do buraco, foram impedidos de fugir.

SOBE PARA 6 O NÚMERO DE MORTOS DE KOMBI ATINGIDA POR AVIÃO NO PARANÁ

O número de mortos no acidente com um avião agrícola e uma Kombi em Londrina, na região norte do Paraná, subiu para seis na madrugada desta quinta-feira (21). Duas pessoas, uma delas sendo o piloto, ficaram feridas. A situação ocorreu por volta das 17h de quarta-feira (20), na rodovia Carlos João Strass, no distrito de Warta.
 
Avião caiu por volta das 17h, próximo a Londrina (Foto: Sandoval Peron/Arquivo pessoal)

Até a publicação desta reportagem, o nome da sexta vítima ainda não tinha sido divulgado. O Instituto Médico-Legal (IML) aguarda a chegada da família para que o corpo seja identificado.
 
Os corpos dos outros mortos - Rodolfo Florêncio Fagundes, Renan Florêncio Fagundes, Flávio Tosi, Cleverson Henrique Pereira e Odirley de Oliveira Inácio - já foram liberados do IML.
 
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o avião decolou do aeroporto 14 Bis, teve uma pane no motor logo após a decolagem, tentou voltar para a pista, mas não conseguiu. Então, perdeu altura, bateu em um barranco, saiu arrastando pelo asfalto e atingiu em cheio o veículo que passava pela rodovia.
 
 
 
A Kombi, com sete ocupantes, transportava trabalhadores de Bela Vista do Paraíso para Londrina. Eles faziam a capinagem dos canteiros da estrada. O tráfego foi interrompido por cerca de uma hora.
 
A aeronave pertence à empresa Viagro Vidotti, especializada na pulverização de plantações, e seguia para Sandovalina, no interior de São Paulo. O funcionário da companhia aérea, Marcelo de Abreu, diz que o avião estava com as revisões em dia, e o piloto, com a documentação regular.
 
"Ele tem, no mínimo, 3 mil horas de vôo, o suficiente para operação desse tipo de aeronave. Com absoluta certeza, não foi isso que ocasionou o acidente", diz. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as causas do acidente, que também vai ser investigado pela Aeronáutica.
 
 

GOVERNO QUER LEILOAR 8 RODOVIAS, 4 FERROVIAS E 4 AEROPORTOS EM 2016

Anunciado em junho do ano passado, o pacote de novas concessões com previsão de investimentos de R$ 198,4 bilhões ainda mal saiu do papel. Dos mais de 30 projetos da nova fase do chamado Programa de Investimento em Logística (PIL), apenas dois foram a leilão.
 
Das novas concessões anunciadas, a única viabilizada em 2015 foi a do arrendamento de 3 áreas no Porto de Santos, com previsão de investimentos de R$ 600 milhões.
 
Ministério do Planejamento trabalha com a previsão de leiloar no ano 8 trechos de rodovias, 4 de ferrovias, 4 aeroportos, além de 5 áreas em portos.
 
Fora esse, o único leilão no âmbito de infraestrutura e logística realizado no ano passado foi o da relicitação da Ponte Rio-Niterói, ocorrido em março, antes do anúncio do pacote, com previsão de investimento de R$ 810 milhões nos próximos 5 anos.
 
Embora ainda não exista nenhuma data de leilão confirmada para 2016, o Ministério do Planejamento informou que trabalha com a previsão de leiloar no ano 8 trechos de rodovias, 4 trechos de ferrovias, 4 aeroportos, além de 5 áreas em portos.
 
As 21 concessões irão proporcionar, segundo o governo, investimentos de R$ 69,4 bilhões ao longo do período de concessão, sendo a maior parte dos recursos em obras de ampliação e modernização de rodovias e ferrovias.
 
Aeroportos

O pacote de leilões previstos para 2016 inclui as concessões dos aeroportos Salgado Filho, em Porto Alegre (RS); Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador (BA); Hercílio Luz, em Florianópolis (SC); e Pinto Martins, em Fortaleza, com previsão de investimentos de R$ 6,92 bilhões.
 
A novidade é que nestes leilões a Infraero não deverá ter mais participação acionária. A estimativa é que a privatização dos 4 areroportos rendam cerca de R$ 3 bilhões para o caixa do governo a título de bônus de outorga.
 
Ferrovias

A fatia do pacote que gera mais dúvidas de é a que envolve ferrovias, que ainda não teve o novo modelo de concessão testado em leilões. A área tem sido anunciada como prioridade desde 2014, mas ainda tem sido alvo de questionamentos tanto de investidores como do próprio Tribunal de Contas da União (TCU).
 
Rodovias e portos

Os leilões de rodovias têm sido os mais frequentes na área de logística. Desde o anúncio da primeira fase do PIL, em agosto de 2012, já foram realizados 7. O último foi da renovação da concessão da Ponte Rio-Niterói, arrematado pela Ecorodovias, em março de 2015.
 
Pelo modelo em vigor, vence a concessão a empresa que oferece a menor tarifa de pedágio, sem pagamento de bônus de outorga ao governo. O governo ainda não confirmou, porém, se o modelo será mantido nos 8 trechos previstos para o ano.

COVARDIA! JOVEM UNIVERSITÁRIA É ASSASSINADO DURANTE ASSALTO EM NATAL

Mesmo tendo entregado seu celular aos dois bandidos que lhe abordou, a jovem universitária, Maria Karolayne Álvares de Melo, de 19 anos foi morta com um tiro no peito.
A jovem caminhava com sua irmã na zona norte da cidade, quando foram abordadas por dois bandidos em uma moto, e após o assalto, um deles atirou no peito da mesma, que morreu no local.
A polícia atendeu a ocorrência, e o ITEP removeu o corpo da vítima.
Do Blog: Esses vagabundos estão tirando vidas só pelo prazer de matar, e depois vão para presídios exigirem direitos.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...