14 de março de 2025

COMERCIANTE DO INTERIOR DA PB É MORTA A TIROS DURANTE TENTATIVA DE ASSALTO

A comerciante da cidade de Juazeirinho/PB, Brenda Gonçalves de Maria, de 30 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (14), após ser baleada durante uma tentativa de assalto a uma van de transporte alternativo, em Campina Grande. O crime aconteceu por volta das 4h, nas proximidades do Instituto de Polícia Científica (IPC), na Alça Sudoeste da BR-230.

 

 

De acordo com informações da Polícia Militar, o veículo seguia de Juazeirinho/PB com destino a Santa Cruz do Capibaribe/PE, quando foi interceptado por criminosos armados. Os suspeitos teriam ordenado que o motorista parasse, mas ele tentou fugir do local. Diante da fuga, os assaltantes dispararam contra a van, e uma passageira foi atingida.

 

 

Segundo a polícia, o motorista da van era o marido da vítima. Até o momento, nenhum suspeito foi identificado ou preso. O caso está sendo investigado.

VEREADOR DE CIDADE DO RN É PRESO COM PISTOLA, MAS DIZ QUE ARMA É LEGALIZADA

O vereador Givagno Patrese da Silva Bezerra (União Brasil), da cidade de Macau, foi preso nesta quinta-feira (13) por posse ilegal de arma de fogo durante um operação da Polícia Civil.

 

A Operação Libertatis cumpriu três mandados de busca e apreensão domiciliar - sendo dois em Macau e um em Natal - após a polícia receber informações sobre o cancelamento do registro de uma arma de fogo.

 

Nas redes sociais, o vereador Givagno Patrese emitiu uma nota na qual informou que possui toda a documentação legalizada referente à posse de arma perante o Exército Brasileiro, com validade até o ano de 2030. Segundo o vereador, "o ocorrido não passa de um equívoco, e a verdade será devidamente comprovada nos autos".

 

Givagno reafirmou "a total legalidade da posse" e disse que tem "confiança de que sua inocência será plenamente demonstrada no decorrer do processo". Ele informou que cumpriu a decisão judicial, mas que o processo tramita em segredo de Justiça e que, por isso, não pode divulgar detalhes específicos.

 

De acordo com a Polícia Civil, o vereador foi preso em flagrante com uma pistola, carregadores e munições intactas durante um mandado de busca e apreensão domiciliar. O material foi apreendido.

 

Conduzido à delegacia, o vereador foi autuado em flagrante e liberado após pagamento de fiança. Ele vai responder ao processo em liberdade. 

POLICIAL MILITAR ACUSADO DE MATAR A ZAÍRA NO CARNAVAL DE CAICÓ SERÁ JULGADO EM JUNHO

Após quase seis anos de espera, a Justiça definiu na noite desta quinta-feira (13) a data do julgamento do policial militar Pedro Inácio Araújo, acusado de estuprar e matar a universitária Zaira Dantas Silveira Cruz, de 22 anos, em 2019. O Juiz Dr. Valter Antônio Silva Flor Júnior determinou que o julgamento em júri popular ocorrerá no dia 02 de junho deste ano, em Natal, no Salão do Júri Popular no Fórum Miguel Seabra Fagundes.

 

O caso que chocou a população potiguar teve ampla repercussão na época. Zaira Cruz foi encontrada morta no interior de um carro durante o período do carnaval de 2019, na cidade de Caicó, Laudos periciais apontaram sinais de violência sexual e asfixia mecânica como causa da morte.

 

Pedro Inácio, à época dos fatos, era lotado no Batalhão de Polícia Militar de Currais Novos e foi apontado pelas investigações como o principal suspeito. A defesa do acusado alega inocência e questiona as provas periciais apresentadas pelo Ministério Público.

 

A expectativa em torno do julgamento é alta, com famíliares da vítima e movimentos sociais cobrando justiça e a condenação do acusado. Por outro lado, a defesa do policial promete apresentar novos elementos para reforçar a tese de que Pedro Inácio não teria cometido crime.

 

O julgamento em júri popular significa que a decisão final sobre a culpa ou inocência do réu estará nas mãos de sete jurados, escolhidos entre cidadãos comuns, sob a condução do magistrado.

STF ANULA MANDATO DE 7 DEPUTADOS ELEITOS EM 2022; NENHUM DO PT

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (13), atender a pedido do PSB e Podemos e anular o mandato de sete deputados federais eleitos na disputa de 2022. A decisão dividiu o plenário da Corte por cinco votos a seis, que aprovaram a validade imediata dos novos critérios de distribuição de vagas na Câmara dos Deputados. 

 

A consequência da decisão vai fazer com que os deputados Dr. Pupio (MDB-AP), Gilvan Máximo (Republicanos-DF), Lázaro Botelho (PP-TO), Lebrão (União Brasil-RO), Professora Goreth (PDT-AP), Silvia Waiãpi (PL-AP) e Sonize Barbosa (PL-AP) percam os mandatos. O PT não perdeu sequer um parlamentar.

 

As vagas devem ser redistribuídas para Aline Gurgel (Republicanos-AP), Paulo Lemos (PSOL-AP), André Abdon (PP-AP), Professora Marcivania (PCdoB-AP), Tiago Dimas (Podemos-TO), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Rafael Fera (Podemos-RO). 

 

A decisão do STF trata das ‘sobras eleitorais’, que são as vagas de parlamentares que não são imediatamente preenchidas na primeira distribuição de vagas entre os partidos. As sobras só poderiam ser disputadas por partidos que tivessem obtido pelo menos 80% do quociente eleitoral e por candidatos que obtivessem votos em número igual ou superior a 20% do quociente. 

 

A Câmara dos Deputados apresentou questão de ordem no tribunal ainda hoje para suspender o julgamento, mas o pedido foi negado.