28 de abril de 2019

ACIDENTE ENTRE ÔNIBUS E CARRETA DEIXA 4 MORTOS E MAIS DE 10 FERIDOS EM SC


Um acidente envolvendo um ônibus e uma carreta deixou pelo menos quatro mortos e mais de dez feridos no km 119 da BR-470, na Serra São Miguel, em Ibirama, no Vale do Itajaí. A batida ocorreu na manhã deste sábado (27), por volta das 11h. 








Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta estava na descida da serra e fez uma curva à direita, quando o reboque fez um “L” e invadiu a pista contrária, atingindo o ônibus. Chovia no momento do acidente. 




A pista chegou a ficar totalmente bloqueada após o acidente. Houve formação de longas filas. Por volta das 17h, o trecho foi totalmente liberado pela PRF. 




O motorista do ônibus e três passageiros estão entre os mortos. O condutor da carreta não se feriu. Em nota, a Viação Catarinense, responsável pelo ônibus que fazia linha Joinville/Lages, informou que transportava 26 passageiros, sendo que 16 foram resgatados e levados para o Hospital Regional de Rio do Sul e Miguel Couto, de Ibirama. Os outros receberam atendimento e foram liberados no local.



Fonte: G1/SC.

JUIZ DECIDE QUE GUARARAPES DEVE PAGAR POR VIOLAÇÕES DE DIREITOS EM FACÇÕES


O juiz Alexandre Érico Alves da Silva, da 7ª Vara do Trabalho de Natal, determinou que a Guararapes Confecções deve arcar com eventuais despesas geradas por violações de direitos trabalhistas em oficinas de costura contratadas pela gigante têxtil no interior do Rio Grande do Norte. A decisão está em sentença proferida, no âmbito do processo em que o Ministério Público do Trabalho (MPT) acusou a empresa de utilização irregular de mão de obra.





Em sua decisão, o magistrado concordou com a tese do Ministério Público de que a Guararapes terceirizou mão de obra para sua atividade-fim (confecções), o que era proibido até 2017, e que as pequenas oficinas de costura do interior potiguar se transformaram em uma espécie de extensão da fábrica da gigante têxtil.




A sentença lista uma série de evidências que, na opinião do juiz, comprovam que as chamadas facções têxteis são subordinadas à Guararapes. O titular da 7ª Vara cita o fato de que as oficinas de costura têm um maquinário padronizado para atender às exigências de produção e que os microempresários têm pouco poder de negociação ou barganha com a gigante têxtil.




As oficinas de costura – estimadas em 60, atualmente – são adeptas do programa Pró-Sertão. Lançado em 2013 pelo Governo do Estado em parceria com a Guararapes e entidades do setor produtivo como Fiern e Sebrae, o projeto concede incentivos para a instalação de pequenas fábricas de confecções no interior. A produção delas é comprada principalmente pela Guararapes, que leva as peças semiprontas para a sua unidade em Extremoz, onde finaliza o processo e destina para comercialização.





Apesar de reconhecer a irregularidade na contratação, o juiz isentou a Guararapes de pagar indenização por danos morais coletivos.




O magistrado afirma que, segundo entendimento da Justiça do Trabalho, o “dano moral coletivo” ocorre quando um grupo de trabalhadores tem violado seu direito a um emprego seguro e digno. Neste sentido, o juiz escreve que, apesar dos argumentos do Ministério Público, a Guararapes tinha preocupação com o ambiente de trabalho dos profissionais das oficinas de costura, “embora sua atuação não tenha ocorrido com eficiência e eficácia que se deseja”.

CHACINA! 4 JOVENS SÃO MORTOS A TIROS EM ACAMPAMENTO EM MATA DE MT

Um jovem de 18 anos e três adolescentes, sendo duas meninas e um menino, foram encontrados mortos em uma área de mata em Arenápolis, a 259 km de Cuiabá, neste sábado (27). De acordo com a Polícia Militar, as vítimas estavam acampando há cerca de quatro dias na região e foram encontradas deitadas em um colchão. 









Todas as vítimas tinham marcas de tiro na altura da cabeça. Nenhum suspeito do crime havia sido identificado até a publicação desta reportagem. 




A suspeita da polícia é que o crime tenha ocorrido durante a madrugada. Nenhum morador da região testemunhou as execuções. 





Segundo a PM, dois dias antes de serem mortas duas das vítimas haviam sido detidas por uso ilícito de entorpecente. O adolescente também possui passagem por homicídio. 





Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Diamantino, a 209 km de Cuiabá. 





A Polícia Civil deve investigar o crime. 



Fonte: TV Centro América Foto: José Pereira/TVCA. 

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...