30 de julho de 2016

ROBINSON FARIA REAFIRMA COMPROMISSO EM COMBATER ATOS DE VANDALISMO NO RN

O governador Robinson Faria realizou no final da manhã deste sábado (30), uma coletiva de imprensa para falar sobre as ações de segurança que estão sendo realizadas para coibir os atos de vandalismo que começaram ontem no Estado. Ao lado do secretário de segurança pública, Ronaldo Lundgren, o chefe do executivo afirmou que as forças policiais permanecem nas ruas para garantir a tranquilidade da população.
 
 
 
 
 
 
 
 
O governo está decidido a enfrentar qualquer ato violento que acontecer no Estado. Não vamos recuar na instalação dos bloqueadores celulares nos presídios e não há possibilidade de negociação com líderes de movimentos criminosos. Os policiais estão liberados a agir com autonomia e conforme a lei para prender todos os responsáveis por essas ações de vandalismo”, reafirmou Robinson. O governador ainda acrescentou que está informando a situação para o Ministério da Justiça, mas que ainda não será necessário pedir reforço policial.
“Nossa equipe está motivada e controlando os atos criminosos”, completou.
 
 
 
De acordo com os dados do Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), instalado nesta sexta-feira (29) na Sesed, 25 pessoas foram detidas em flagrante e encaminhadas para as delegacias, portando recipientes de combustíveis, armas e veículos roubados. Trinta e quatro ocorrências foram registradas pela secretaria, sendo 29 relacionadas a incêndios e tentativas frustradas; quatro de disparos contra prédios públicos ou proximidades; e uma depredação. Foram confirmadas ações criminosas em dez cidades do estado: Natal, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibu, Caicó, Currais Novos, Caiçara do Norte, Santa Cruz, Mossoró e Jardim de Piranhas.
 
 
 
O secretário da Segurança Pública, Ronaldo Lundgren, disse que a Polícia está trabalhando de forma integrada com o setor de inteligência e com a Secretaria de Justiça e Cidadania, visando reprimir novas tentantivas de ações criminosas. Ele também pediu a colaboração da população para denunciar atos suspeitos e não compartilhar informações que ainda não foram confirmadas pelo governo. “Nosso objetivo é garantir a segurança do cidadão. Os números 190 da Polícia Militar e o 181 estão disponíveis para atender denúncias. É importante que a população confie nas forças policiais e siga com sua rotina diária”, explicou Lundgren.

MORRE EM NATAL O EX-MINISTRO DO TST, FRANCISCO FAUSTO PAULA DE MEDEIROS

Faleceu, na manhã deste sábado (30), no Hospital São Lucas, em Natal (RN), o ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Francisco Fausto Paula de Medeiros.
 
Francisco Fausto sofria de um câncer mieloma múltiplo na medula e morreu aos 81 anos. O velório acontecerá no Morada da Paz, na Rua São José, a partir das 17h. Uma missa está marcada para acontecer amanhã (31), às 8h, e em seguida haverá o sepultamento no Cemitério Morada da Paz, em Emaús.
 
Nascido em Areia Branca (RN), Francisco Fausto formou-se em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte  (UFRN) e atuou como juiz do trabalho substituto no RN antes de tornar-se ministro do TST.
 
Foi presidente nas 1ª e 4ª Juntas de Conciliação e Julgamento do Recife (PE);Presidente da Junta de Conciliação e Julgamento de Natal; Juiz do TRT da 6ª Região/PE; Vice-Presidente do TRT da 6ª Região; Juiz Convocado para substituição de Ministro no TST; Ministro Togado do TST, a partir de novembro de 1989, em vaga destinada à carreira da magistratura. Exerceu por dois mandatos a presidência da 3ª Turma do TST; foi membro da Comissão de Jurisprudência do TST.
 
No dia 28 de agosto de 2000, Francisco Fausto Paula de Medeiros tomou posse no cargo de Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho. No dia 25 de junho de 2001, assumiu a Vice-Presidência do TST e, em 10 de abril de 2002, tomou posse como presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
 
Ao longo de sua carreira, Francisco Fausto foi uma das personalidades que mais lutou pela implantação do Tribunal Regional do Trabalho no Rio Grande do Norte. Por conta do seu importante papel para a chegada definitiva da Justiça do Trabalho no estado, a sede do TRT-RN foi batizada como 'Complexo Judiciário Trabalhista Ministro Francisco Fausto'.

TREZE SUSPEITOS DE ATOS CONTRA TRANSPORTES JÁ FORAM DETIDOS NO RN

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) já deteve treze pessoas suspeitas de envolvimento com as ocorrências envolvendo transportes públicos na Região Metropolitana de Natal. Somente na madrugada deste sábado (30), as polícias Militar e Civil prenderam um adulto e apreenderam seis adolescentes portando recipientes de combustíveis, armas e veículos roubados. Em Macaíba, o 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) prendeu em flagrante delito Gerson Gomes do Nascimento, de 18 anos, e apreendeu três adolescentes.
 
 


 
As ações ocorreram durante a intensificação do patrulhamento em pontos estratégicos, após suspeita da atitude dos elementos. Uma dupla foi detida na Avenida Moema Dantas, no Centro, e a outra no Bairro Recanto Verde. Com eles a PM recuperou duas motos roubadas, modelos Honda Broz Prata, de placas NDP 3087 e Honda Broz Vermelha, de placas LQR 9261, além de um galão (coquetel molotov) contendo gasolina aditivada. A Polícia suspeita da relação do quarteto com os dois incêndios envolvendo veículos em Macaíba. “Após a prisão dos quatro, não tivemos mais ocorrências em Macaíba”, disse um policial militar do 11º BPM. Em Parnamirim, os policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) realizavam patrulhamento em uma estrada carroçavel, entre a BR 304 e o Bairro Passagem de Areia, quando foram informados sobre um roubo a uma motocicleta nas proximidades. Um cerco foi realizado e dois adolescentes apreendidos portando uma arma de fogo calibre 12, municiada e uma garrafa pequena de queirosene.
 
 
 


Também em Parnamirirm, os policiais realizaram um cerco a um veículo modelo Fiat/ Siena de cor vemelha, que ahavia sido tomado de assalto. Ao constatar a presença policial, os elemento se evadiram. No interior do veículo foi encontrado uma mochila contendo uma garrafa de dois litros de gasolina, uma mangueira, um boné e uma camisa longa. “Esse grupo estava a caminho de cometer outro ataque, mas nossa ação conseguiu evitar”, disse o policial militar. Na zona Leste de Natal, um outro adolescente foi detido pela Polícia Civil, no Beco do Releixo, nas Rocas, após ser reconhecido por testemunhas como sendo autor do atentado contra a base da Polícia Militar do bairro.
 
 
 
 
 
Os outros suspeitos, conduzidos para averiguação, foram detidos na tarde de ontem (29) em Monte Alegre, Mãe Luiza e Brasília Teimosa. Com eles a PM apreendeu motos roubadas e recipientes vazios de combustíveis. Todos os detidos estão sendo apresentados à Polícia Civil que está realizando os procedimentos necessários para elucidar cada caso.

JOVEM MORRE AO CAIR COM CARRO EM RIO NA DIVISA ENTRE DF E GOIÁS

Um motorista morreu ao perder a direção, bater na mureta de proteção da ponte e cair com o carro em um rio na BR-060, a 8 km de Engenho das Lages, na divisa entre o Distrito Federal e Goiás, na manhã deste sábado (30). Outra pessoa estava no veículo, mas conseguiu sair e foi socorrido por populares.
 
 
 
Carro é retirado de rio na divisa entre o DF e Goiás; motorista morreu e passageiro se salvou após acidente neste sábado (30) (Foto: Corpo de Bombeiros-DF/Divulgação)
 
O trânsito ficou totalmente interditado no sentido Goiânia, para onde seguia o automóvel, e parcialmente fechado no sentido Brasília. Houve grande congestionamento durante a manhã, nos dois sentidos.
 
 
O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado pouco antes das 7h. O guincho da concessionária que administra a rodovia foi acionado para retirar o carro do fundo do rio. A operação levou 40 minutos.
 
 
O motorista não havia sido identificado até a publicação desta reportagem, segundo os bombeiros. Ele aparentava ter cerca de 20 anos, disse a corporação. O rapaz que se salvou tem 18 anos e foi transportado para o hospital de Alexânia, em Goiás.
 
 
Bombeiros atendem motorista que morreu ao cair com carro em rio na divisa entre o DF e GO (Foto: Corpo de Bombeiros-DF/Divulgação)

 
As causas do acidente não são conhecidas. De acordo com os bombeiros, apenas a perícia poderá elucidar o caso. O resultado deve ser concluído em um mês.
 
 
Fonte: G1/GO - Fotos: Corpo de Bombeiros-DF/Divulgação.

NELTER QUEIROZ COMEMORA ASSINATURA DA ORDEM DE SERVIÇO DA NOVA BARRA DE SANTANA

O deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) participou nesta sexta-feira (29) ao lado do governador Robinson Faria, do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França; e dos moradores de Barra de Santana, da assinatura da ordem de serviço que garante a construção do novo distrito.
 
 
 
 
De acordo com Nelter Queiroz, a construção da nova Barra de Santana está orçada em R$ 34,6 milhões; o novo distrito será erguido na localidade conhecida por alto do Paiol; e a previsão é que ela seja concluída em 15 meses após a assinatura desta ordem de serviço.
 

O reassentamento de aproximadamente 200 famílias e a construção da nova sede do distrito - com escola, creche, posto de saúde, sede da associação dos moradores, igreja, centro de comércio e serviços, praça e o cemitério - são obras tão importantes quanto à construção física da barragem Oiticicas, que beneficiará nossas regiões Seridó e Vale do Assú”, frisou Nelter.  
 

Ainda de acordo com Nelter, a população de Barra de Santana vive um momento histórico. “Após muitas lutas, estou feliz por ver todos os moradores serem tratados com respeito e dignidade. Mais um passo foi dado para concretização da Barragem de Oiticicas, que será a redenção hídrica do Seridó e evitará enchentes no Vale do Assú”.

FROTA DE CIDADE DO SERIDÓ É INCENDIADA POR BANDIDOS

A onda de ataques incendiários no estado provocou um grande prejuízo à prefeitura de Jardim de Piranhas, no Seridó, onde na noite desta sexta-feira, (29), bandidos incendiaram 4 veiculos e 3 máquinas.
 

 
 
No incêndio de grandes proporções que atingiu a secretaria municipal de Obras, foram incendiados, 3 ônibus escolares, 2 tratores, 1 retroescavadeira e 1 caçamba. A Polícia Militar empreendeu diligências, mas nenhum suspeito foi localizado.

POLICIAIS DA OPERAÇÃO LEI SECA REFORÇAM SEGURANÇA NAS RUAS DE NATAL

Uma blitz da Operação Lei Seca que estava programada para acontecer na noite da sexta-feira (29) para madrugada do sábado (30) foi cancelada pelo Detran/RN, que direcionou o efetivo de policiais lotados na Lei Seca para o patrulhamento ostensivo e abordagens de segurança nas ruas da capital. A medida tomada em comum acordo com o coordenador da Lei Seca no RN, capitão Isaac Paiva, foi no sentido de inibir atos de vandalismo divulgados em redes sociais por possíveis facções criminosas.
 

 
 
Toda a estrutura de pessoal e viaturas da Lei Seca foi disponibilizada pelo Detran/RN para apoiar as ações de segurança, que já nas primeiras horas da noite dessa sexta-feira (29), resultaram na prisão de quatro homens. Com eles os policiais encontraram 19 “trouxinhas” de maconha, 7 papelotes com pedras de crack, celulares, relógios e dinheiro fracionado. “A situação configura tráfico de entorpecentes e com isso demos voz de prisão e retiramos das ruas esses meliantes”, explicou o capitão Isaac.
 
 
 
 
Durante todo o dia e a noite os policiais da Lei Seca continuaram com abordagens nas quatro regiões administrativas da capital. Os policiais focaram principalmente os locais de transporte coletivo e áreas mais propensas a possíveis atos de vandalismo. Mais de 200 abordagens foram realizadas com intuito de manter a segurança do cidadão residente em Natal e deter criminosos.
 

GOVERNADOR ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA NOVA BARRA DE SANT'ANA E GARANTE CONTINUIDADE DAS OBRAS DE OITICICA

O governador Robinson Faria assinou a ordem de serviço para a construção da Nova Barra de Sant'Ana, distrito dotado de infraestrutura que abrigará a população residente na área que será desapropriada para a construção da barragem de Oiticica. A assinatura aconteceu na tarde desta sexta-feira (29), no distrito da cidade de Jucurutu, Seridó Potiguar.
 
 
 
 
 
 
"Hoje é um dia de vitória, resultado da persistência do diálogo. Vamos fazer justiça social, a partir da construção da Nova Barra. A população será relocada com dignidade, e toda a Infraestrutura necessária, além da oferta de água que beneficiará mais de 20 cidades da região", declarou o governador Robinson.
 
 
O investimento é da ordem de R$ 34,6 milhões, com recursos federais e estaduais, beneficiando 200 famílias. O processo de licitação para a construção já está em fase final e a empresa vencedora ficará responsável pela infraestrutura completa da nova comunidade, incluindo terraplenagem, drenagem, pavimentação e os prédios públicos, como escola, creche, posto de saúde, Igreja e cemitério. 
 
 
 
 
 
"Estamos todos de parabéns, somos parceiros nesta conquista. E no próximo ano, estaremos aqui numa festa ainda maior", estimou o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, que ressaltou ainda que 97% das propriedades rurais já foram negociadas.
 
 
Um morador da região, senhor Francisco Neto de Oliveira, 58 anos, lembrou e agradeceu o empenho do Governo do Estado e da população para que Barra de Sant'Ana não fosse engolida pelas águas da barragem. "Nós recebemos aqui o governador, que nos ouviu aqui em frente a esta mesma igreja, e nos atendeu. Se não fosse nossa luta, nós seríamos afogados embaixo das águas de Oiticica", comemorou.
 
 
Também acompanharam a solenidade da ordem de serviço, o deputado estadual Nélter Queiroz, a chefe de Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, e o diretor presidente da Caern, Marcelo Toscano.

 
A barragem de Oiticica será o segundo maior reservatório de água potiguar, com capacidade de aproximadamente 590 milhões de m³. A reserva beneficiará diretamente 350 mil habitantes abastecendo 18 municípios da região Seridó que hoje sofrem com a falta de água

CONVENÇÃO QUE HOMOLOGARÁ CHAPA AMAZAN/AMINHA SERÁ NESTE DOMINGO, (31) NA ‘FAZENDA CASA SHOW’

A ‘Fazenda Casa Show’, (antigo Palhoção), em Jardim do Seridó será o local onde a chapa da oposição que tem Amazan/“Aninha de Ozires”, como pré-candidatos a prefeito e vice-prefeita, respectivamente, será homologada neste domingo, (31), a partir das 19 hs.
 
 
 
Além da homologação da chapa majoritária, as proporcionais de partidos coligados também serão homologadas no mesmo dia.
Do Blog: Boa sorte!

'NÃO VAMOS RECUAR', DIZ GOVERNADOR DO RN APÓS ATAQUES A ÔNIBUS

"Não vamos recuar. Já declarei aqui: confio na polícia. A força policial tem toda a liberdade de atuar para garantir a segurança da população". Foi desta forma que o governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria reagiu à série de ataques ao sistema de transporte público do estado. A instalação de bloqueadores de celular na Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal, é apontada pelo próprio governador como motivo para os atentados.
 
 
Após os ataques, o governador se reuniu com a cúpula da segurança pública e com representantes do Ministério Público, Judiciário e Polícia Federal. Durante a reunião, Robinson afirmou que a reação dos criminosos veio depois que o governo tomou providências para aumentar o controle sobre os apenados do sistema prisional. "Bandidos estão reagindo porque o Governo instalou bloqueadores de celular em um presídio. Mas não vamos recuar”, disse o governador.
 
 
"O que não vamos aceitar é que o Estado seja emparedado pelos presos. É a hora de enfrentar, buscar a solução definitiva. A população pode ficar tranquila porque nós vamos vencer. O que tomamos até agora foram medidas necessárias para conter esse avanço da violência. Não há o que temer", concluiu Robinson

SECRETARIA DE JUSTIÇA DO RN ISOLA PRESOS LIGADOS A ORDENS DE ATAQUE CONTRA ÔNIBUS

A Secretaria de Justiça e Cidadania removeu e isolou cinco presos associados supostamente ao comando das ações que resultam em incêndio de ônibus em Natal nesta sexta-feira (29).

De acordo com chefe da pasta Walber Virgolino, os cinco presos são da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), onde está sendo implantado bloqueador de celular.

O secretário ainda garantiu que o Estado não vai assistir aos eventos que aconteceram em março de 2015, quando uma onda de violência se alastrou pela capital a partir dos presídios.


Ele ainda informou que outros presídios deverão receber os bloqueadores de celular após se aferir os resultados sobre como o sistema se comportou no PEP.

“POLÍCIA TEM LIBERDADE DE ATUAR PARA PROTEGER POPULAÇÃO”, DIZ GOVERNADOR DO RN

O governador Robinson Faria determinou durante reunião com o Gabinete de Gestão Integrada, na noite desta sexta-feira (29), que a força policial do Rio Grande do Norte aja fortemente para conter possíveis atos violentos de facções ou grupos criminosos tanto na capital, na Grande Natal ou no interior do estado. A reunião, realizada na sede do GGI, no Centro Administrativo, contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Sejuc, Gabinete Civil, Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Ministério Público.
 
 
 
 

O GGI concentra o monitoramento das câmeras espalhadas pelos principais corredores de Natal e recebe informações em tempo real das ações policiais, registrando a atualização do número de abordagens ou prisões. À cúpula da segurança pública, o governador Robinson Faria reafirmou que todo o efetivo está empenhado em reprimir atos de violência e tem a liberdade para garantir, dentro dos princípios legais, a circulação dos cidadãos.

Estamos aqui reunidos nesse momento de crise mostrando que essa parceria entre diversos atores é fundamental. Os casos que estamos vendo nas ruas são uma resposta dos bandidos porque instalamos, como medida preventiva, o bloqueador de celulares no Presídio de Parnamirim para evitar que os apenados continuem emitindo ordens de dentro das unidades prisionais e crimes continuem sendo praticados aqui fora. Não vamos recuar. Vamos mostrar que o estado não está emparedado. Dei liberdade para a polícia trabalhar para defender o cidadão”, enfatizou.

Robinson Faria declarou ainda que a adoção de medidas mais severas foi necessária para dificultar que os criminosos agissem. “Tomamos medidas corajosas para coibir de uma vez por todas essas ordens de dentro dos presídios. O enfrentamento passa por esse estágio de retaliação, mas ele é necessário porque nosso objetivo é acabar com a escalada da violência”, adiantou o chefe do Executivo Estadual.

O secretário de Segurança do RN, Ronaldo Lundgren, explicou que a operação da polícia também tem ramificações no interior do estado. “Já começamos a prender pessoas e frustrar ações criminosas. Tudo está acontecendo como o previsto. Nosso planejamento está pronto para atender tanto Natal como o interior do RN”.

Transporte coletivo

Uma reunião realizada mais cedo com representantes das empresas de ônibus e o Sindicato dos Transportes garantirá a livre circulação dos coletivos neste sábado (30). A partir da 5h, os terminais de passageiros receberão reforço policial para assegurar o funcionamento das linhas de transporte público.

A normalidade da rotina da cidade precisa ser mantida a todo momento. Não podemos nos render a esse tipo de ameaça, esse tipo de ação dos criminosos. Muitas vezes elas são incrementadas por uma onda de mensagens e boatos, mas vamos fortalecer a segurança nos principais terminais da cidade e que foram previamente indicados pelo Sintro para garantir que as pessoas possam circular livremente”, encerrou Ronaldo Lundgren.

APÓS ATAQUES, STTU ANUNCIA RECOLHIMENTO DOS ÔNIBUS EM NATAL

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) informou que as empresas de transporte público estão recolhendo todos os ônibus que circulam na cidade. Desde o início da tarde desta sexta-feira (29), cinco ônibus em Natal; um em Parnamirim; um ônibus escolar em Macaíba; outro ônibus escolar em Florânia; dois micro-ônibus - sendo um na BR-304 (Macaíba) e outro na BR-101 (Monte Alegre); dois carros em São José de Mipibu; uma kombi em Currais Novos; e mais um carro em Caicó foram depredados, queimados ou parcialmente incendiados por criminosos.
 
 
ônibus da empresa Guanabara foi incendiado na Cidade da Esperança, Zona Oeste de Natal (Foto: PM/Divulgação)
 
 
No primeiro veículo incendiao, o motorista Paulo Henrique Dantas foi ferido com queimaduras no rosto e em um dos braços.
 
 
No final da tarde e início da noite desta sexta, os pontos de ônibus ficaram lotados.
 
 
Além dos ataques aos ônibus, uma delegacia na região metropolitana de Natal foi atingida por pelo menos nove tiros, disparados por homens em uma motocicleta e um carro. Uma porta de vidro foi destruída.
 
 
Um policial foi morto nesta sexta e a polícia não descarta a possibilidade desse caso estar ligado aos ataques.
 
 
Após reunião com o secretário de Segurança do estado, Ronaldo Lundgren,o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sintro) informou que os primeiros ônibus só vão deixar as garagens das empresas neste sábado (30) por volta das 5h, com o raiar do dia, caso haja apoio da Polícia Militar (PM).
 
 
De acordo com a assessoria de comunicação do Sintro, a PM se comprometeu a escoltar os ônibus das portas das garagens até os terminais.
 
 
Na Zona Leste de Natal, ônibus foi incendiado no cruzamento da Av. Nacimento de Castro com a Rua dos Tororós (Foto: PM/Divulgação)
 
Apesar de o recolhimento dos ônibus, a STTU autorizou que táxis, veículos de transporte escolar e ônibus de fretamento cadastrados pelo DER/RN realizassem o serviço de lotação cobrando o valor da tarifa inteira, que é de R$ 2,90.
 
 
"Nós lamentamos profundamente o definhamento do poder do Estado, que está sendo suplantado por um poder marginal", concluiu o subsecretário.
 
 
Fotos: PM / Divulgação.

DECRETO DE LULA DÁ GOLPE NO DIREITO DE PROPRIEDADE

O presidente Lula (PT) assinou decreto já considerado no campo um golpe contra o direito de propriedade, porque à margem da Constituição amp...