23 de junho de 2010

DUAS MULHERES E UM HOMEM SÃO PRESOS POR TRÁFICO

Policiais militares prenderam às 11h20 de ontem, terça-feira (22) Tamires Cosme dos Santos, de 20 anos, Janicleide da Silva Sena, de 22 anos e seu companheiro Idemio César Silva da Costa, de 32 anos, (foto ao lado) com 352 pedras de crack prontas para o consumo. O trio foi preso em flagrante durante trabalho de vistoria da polícia a um casarão abandonado, localizada à Rua Juvino Barreto, s/n, Cidade Alta.

Os policiais patrulhavam as principais ruas do bairro em busca de um assaltante, que havia furtado uma estudante na Avenida Rio Branco, e se dirigiram até o casarão abandonado, por ele ser ponto de referência de usuários de drogas, bandidos e traficantes do local. Portanto ambiente em potencial para servir de esconderijo para o criminoso.

Chegando ao endereço citado, o sargento Luís Sérgio, da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar, acompanhado de outro policial, entraram na casa e encontraram Tamires Cosme, (foto ao lado), com dez pedras de crack e sete trouxinhas de maconha. O terceiro policial que estava na viatura cobrindo a ação da polícia, prendeu fora da casa, Janicleide da Silva, tentando fugir de posse de 338 pedras de crack. A droga estava na mochila de seu filho de 9 anos de idade, e havia sido retirada e escondida no cós de sua calça, após a acusada ter percebido a presença da polícia. O companheiro de Janicleide foi preso tentando fugir por uma das janelas do casarão.

Além do trio de traficantes, nove usuários foram encaminhados à Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC), para prestar depoimento, depois foram liberados. Ainda foram apreendidos 94,00 reais, encontrados em uma bolsa de moedas jogada no quintal da casa, juntamente com quatro pedras de crack. Além de vários cachimbos artesanais, feitos com cano de PVC, conhecidos por “marica”.

O casarão é de propriedade privada e está abandonado há alguns anos. O delegado Odilon Teodósio explica que a única solução para que o local deixe de servir de ponto de tráfico, dentre outros delitos, é que o dono feche a propriedade, ou a prefeitura interdite o local.

Até agora foram constatados os antecedentes criminais de Janicleide,(foto ao lado), que já passou pela DENARC duas vezes pelo mesmo crime de tráfico, e Idemio, que responde na justiça por roubo. Os três serão autuados em flagrante por tráfico e associação para o tráfico. O menor, filho de uma das presas, foi encaminhado ao conselho tutelar.


DESVENDADA SÉRIE DE FURTOS PRATICADOS POR 7 ADOLESCENTES E 1 MAIOR EM JARDIM DO SERIDÓ

A Polícia Militar de Jardim do Seridó desvendou uma série de crimes que vinham acontecendo na cidade, quando vários furtos estavam sendo praticados por um grupo de adolescente em empresas e residências, deixando a população apreensiva e com muito medo.

Uma das vítimas foi a empresa Medeiros S/A que foi furtada por duas vezes, sendo subtraído na ultima vez um computador, conforme “B. 0.” Nº 301/2010 Registrado pela gerente da empresa Joardiva de Medeiros no dia 16/06, além de muitas ferramentas que já haviam sido furtadas possivelmente no dia 10/05, conforme “B.O.” nº 233/2010 registrado no dia 11/05, após o furto ser descoberto por funcionários da empresa.

(Foto: Ferramentas recuparadas de receptadores)

A descoberta de todos os furtos só foi possível graças a interferência de um adolescente filho de um ex-funcionário da referida empresa, que se passou por comprador do computador, que lhe foi oferecido pela quantia de R$ 60,00 (Sessenta reais), o que fez o mesmo desconfiar do valor do aparelho, e como sabia do furto na empresa, denunciou o esquema.

Conforme relato do escrivão de Polícia de Jardim do Seridó, Jaime Costa, “Jaiminho”, sete adolescentes e um maior de idade, identificado por Leandro de Oliveira da Silva, estão envolvidos com os furtos, além de quatro pessoas que responderão por receptação, já que compraram os produtos das mãos dos adolescentes, mesmo os preços muito abaixo do de mercado, o que deveria ter despertado a desconfiança dos compradores.


(Foto: Computador desmontado pelos acusados)

Outra vítima dos adolescentes foi a Srª Maria das Neves da Silva Nascimento, que teve todo seu mostruário de jóias avaliado em aproximadamente R$ 700,00 (Setecentos Reais), furtado pelo grupo, mas que foi recuperado em poder do adolescente irmão do único maior envolvido nas furtos, e devolvido para a vítima.

Contra os adolescentes foi aberto um procedimento de Ato Infracional, que deverá ser recebido pelo Ministério Público para devidas providências conforme o ECA, Já no caso do maiores envolvidos como receptadores e um dos integrantes do grupo serão indiciados em inquérito policial e poderão serem punidos conforme o “CPB” (Código Penal Brasileiro). Todos responderão em liberdade, já que não houve o flagrante delito.

POLÍCIA INCINERA 70 QUILOS DE DROGAS

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) incinerou na manhã de ontem, terça-feira (22), numa cerâmica em São Gonçalo do Amarante, 70 quilos de drogas apreendidas em 70 ocorrências no primeiro semestre deste ano. Um levantamento feito pela Sesed revelou que nos meses de abril e maio deste ano foram realizadas 74 apreensões de drogas na Grande Natal, o que representa aumento de 164% em relação ao mesmo período do ano passado.

A incineração foi acompanhada por representantes do Ministério Público, Polícia Civil, Itep e cúpula da Sesed. O delegado de Narcóticos, Odilon Teodósio, confirmou que foram incinerados 43 quilos de maconha, 25 de crack e dois de cocaína. “Essa droga foi apreendida no primeiro semestre. A polícia fez outras apreensões, mas ainda aguarda ordem da justiça para realizar a incineração”, disse.

Segundo a pesquisa feita pela Sesed, nos meses de abril e maio de 2009 foram realizadas 28 apreensões de drogas na Grande Natal. E este ano, no mesmo período, foram registrados 74 casos. O secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Cristóvam Praxedes, atribui o aumento das apreensões a maior presença da polícia nas ruas com a realização de operações decorrentes de investigações e fiscalização através de blitizens e abordagens a veículos e pessoas suspeitas. O combate ao tráfico é uma das prioridades da gestão, inclusive com a realização de operações de grande porte específicas no interior do Estado.

A estatística do mês de junho será ainda mais positiva devido a três grandes apreensões que somam 62 quilos de droga retiradas das ruas. No dia 12 de junho, a PM apreendeu 35 quilos de maconha prensada e dos quilos de pasta base de cocaína. Na ocorrência, dois traficantes morreram na troca de tiros com os policiais. E no dia 18 de junho, policiais civis da 2ª DP prenderam Alexandre Barbosa, o “Seu Dibra”, com 20 quilos de maconha nas Rocas. Ele seria o dono de outros cinco quilos de maconha prensa apreendidas uma semana antes no mesmo bairro.

Dos 25 quilos de crack incinerados nesta terça-feira, 22 foram apreendidos no dia 25 de maio quando policiais do 3° BPM apreenderam prenderam um traficante no Parque Industrial, em Parnamirim.


BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...