8 de julho de 2014

JOVEM É ARRANCADO DE BARRACA E MORTO POR URSO POLAR, AFIRMA RELATÓRIO

Um relatório sobre a morte de um adolescente britânico atacado por um urso polar na Noruega revelou que o jovem, de 17 anos, foi arrancado de sua barraca pelo animal e que houve falhas no esquema de segurança montado no acampamento.

untitled

Horatio Chapple, 17 anos, morreu em agosto de 2011 durante uma expedição escolar a Svalbard, um arquipélago norueguês no Oceano Ártico. Ele dormia quando um urso rasgou a lateral de sua barraca, o arrastou para fora e causou ferimentos fatais em sua cabeça. O animal ainda feriu outras quatro pessoas, dois adultos e dois adolescentes, antes de ser abatido a tiros

MINISTÉRIO PÚBLICO AJUÍZA AÇÃO CONTRA MÉDICOS, FUNDAÇÃO E REPRESENTANTES DE HOSPITAL DE CIDADE DO SERIDÓ

untitledO Ministério Público Estadual, por meio das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Currais Novos, ajuizou seis ações de improbidade administrativa contra médicos, a Associação Civil Hospital Padre João Maria e contra seus representantes legais.


As ações são resultado de uma operação desencadeada em dezembro de 2013 e que contou com o auxílio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAOP Saúde), do Patrimônio Público (CAOP-PP), do GAECO, da Secretaria Estadual de Saúde e da participação efetiva das duas Promotorias de Justiça da Comarca de Currais Novos. Após a análise de toda a documentação apreendida, ficou evidenciada a prática de atos de improbidade administrativa que permitiram o enriquecimento ilícito, danos ao erário e violações aos princípios da administração pública.

Além disso, foi ajuizada também uma ação civil pública objetivando a dissolução e liquidação da Associação Civil Hospital Padre João Maria e Maternidade Ananília Regina, popularmente conhecida por "Fundação Padre João Maria" em razão do desvio de finalidade e da ausência de recursos próprios que possibilitem o seu efetivo funcionamento.

No âmbito da 1ª Promotoria de Justiça foi instaurado o Inquérito Civil nº 06.2013.00001609-7, a partir de denúncia formulada e enviada ao Ministério Público. Todas as ilicitudes constantes na “denúncia”, consubstanciavam-se em irregularidades encontradas nos contratos firmados entre a Prefeitura de Currais Novos, o Estado do Rio Grande do Norte e o Hospital Padre João Maria/Maternidade Ananília Regina. No entanto, no decorrer da instrução do procedimento investigatório, constataram-se inúmeras outras irregularidades, que não se limitavam aos contratos firmados entre o Hospital e à administração pública.

Durante o inquérito, os membros do Ministério Público constaram que médicos da Sesap, durante seus plantões no Hospital Estadual Regional Mariano Coelho, em Currais Novos, realizavam procedimentos particulares (cirúrgicos), utilizando-se da estrutura, material, serviços e recursos humanos do hospital público, auferindo, portanto, recursos ilícitos.

Segundo a ação, “a Associação Civil Hospital Padre João Maria e Maternidade Ananília Regina e seus representantes legal e de fato, como atores determinantes para a prática dos atos de improbidade administrativa dos médicos, e com o poder de decisão sobre a cobrança de valores indevidos por serviços médicos particulares dentro de hospital público do qual possuíam contrato de cessão de uso, vigência expirada, utilizavam-no como se particular fosse, devem responder pelos atos de improbidade administrativa praticados.”.

BARBOSA DECIDE ADIAR APOSENTADORIA

GNews - Joaquim Barbosa (Foto: globonews)

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, pediu nesta segunda-feira (7) ao Ministério da Justiça para adiar a publicação do pedido de aposentadoria voluntária do serviço público enviado na semana passada.

Segundo a assessoria de imprensa do Supremo, Barbosa decidiu adiar a aposentadoria para permitir uma "transição mais tranquila" com o ministro Ricardo Lewandowski, atual vice do STF e que assumirá a presidência após o recesso do Judiciário, em agosto.

O adiamento não foi comunicado previamente ao gabinete do ministro Lewandowski. A expectativa era que ele assumisse o comando do tribunal a partir do fim desta semana.

Com o adiamento da aposentadoria, Barbosa deve presidir mais uma sessão do Supremo, a de retorno dos trabalhos após o recesso, que será realizada no dia 1º de agosto. Ele já tinha se despedido na sessão da semana passada, a última antes do recesso

ADOLESCENTE DE 16 ANOS É BALEADO E MORTO NO SERIDÓ POTIGUAR

Um homicídio foi registrado na noite desta segunda-feira, (07), na cidade de Currais Novos, onde o adolescente, Felipe André de Souza, de 16 anos foi atingido por vários disparos de arma de fogo.

Segundo testemunhas, um elemento identificado pelo pré-nome de Diego seria o responsável pelos disparos que tirou a vida do adolescente.

Comentários dão conta que, a casa do acusado teria sido atingida por disparos de arma de fogo minutos antes do mesmo assassinar Felipe, deixando uma suspeita de briga entre as partes.

A polícia acredita em briga motivada por envolvimento dos dois com drogas. A Polícia está em diligencias para localizar e prender o assassino.

Foto: PM Currais Novos.

 

BRASIL X ALEMANHA: TELÃO E SHOW EM PRAÇA PÚBLICA ANIMAM TORCEDOR ASSUENSE

Nesta terça-feira (08), repetindo o sucesso do Arrasta-Pé do Torcedor  durante os festejos de São João, a Prefeitura do Assú irá promover, a partir das 17h, a transmissão do jogo entre Brasil e Alemanha, pela semifinal da Copa do Mundo.

DSCN5370-tile

O evento, com telão e show do cantor Alessandro Saldanha logo após a partida, será na Praça Radialista Jota Keully.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...