8 de julho de 2014

JOVEM É ARRANCADO DE BARRACA E MORTO POR URSO POLAR, AFIRMA RELATÓRIO

Um relatório sobre a morte de um adolescente britânico atacado por um urso polar na Noruega revelou que o jovem, de 17 anos, foi arrancado de sua barraca pelo animal e que houve falhas no esquema de segurança montado no acampamento.

untitled

Horatio Chapple, 17 anos, morreu em agosto de 2011 durante uma expedição escolar a Svalbard, um arquipélago norueguês no Oceano Ártico. Ele dormia quando um urso rasgou a lateral de sua barraca, o arrastou para fora e causou ferimentos fatais em sua cabeça. O animal ainda feriu outras quatro pessoas, dois adultos e dois adolescentes, antes de ser abatido a tiros

MINISTÉRIO PÚBLICO AJUÍZA AÇÃO CONTRA MÉDICOS, FUNDAÇÃO E REPRESENTANTES DE HOSPITAL DE CIDADE DO SERIDÓ

untitledO Ministério Público Estadual, por meio das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Currais Novos, ajuizou seis ações de improbidade administrativa contra médicos, a Associação Civil Hospital Padre João Maria e contra seus representantes legais.


As ações são resultado de uma operação desencadeada em dezembro de 2013 e que contou com o auxílio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAOP Saúde), do Patrimônio Público (CAOP-PP), do GAECO, da Secretaria Estadual de Saúde e da participação efetiva das duas Promotorias de Justiça da Comarca de Currais Novos. Após a análise de toda a documentação apreendida, ficou evidenciada a prática de atos de improbidade administrativa que permitiram o enriquecimento ilícito, danos ao erário e violações aos princípios da administração pública.

Além disso, foi ajuizada também uma ação civil pública objetivando a dissolução e liquidação da Associação Civil Hospital Padre João Maria e Maternidade Ananília Regina, popularmente conhecida por "Fundação Padre João Maria" em razão do desvio de finalidade e da ausência de recursos próprios que possibilitem o seu efetivo funcionamento.

No âmbito da 1ª Promotoria de Justiça foi instaurado o Inquérito Civil nº 06.2013.00001609-7, a partir de denúncia formulada e enviada ao Ministério Público. Todas as ilicitudes constantes na “denúncia”, consubstanciavam-se em irregularidades encontradas nos contratos firmados entre a Prefeitura de Currais Novos, o Estado do Rio Grande do Norte e o Hospital Padre João Maria/Maternidade Ananília Regina. No entanto, no decorrer da instrução do procedimento investigatório, constataram-se inúmeras outras irregularidades, que não se limitavam aos contratos firmados entre o Hospital e à administração pública.

Durante o inquérito, os membros do Ministério Público constaram que médicos da Sesap, durante seus plantões no Hospital Estadual Regional Mariano Coelho, em Currais Novos, realizavam procedimentos particulares (cirúrgicos), utilizando-se da estrutura, material, serviços e recursos humanos do hospital público, auferindo, portanto, recursos ilícitos.

Segundo a ação, “a Associação Civil Hospital Padre João Maria e Maternidade Ananília Regina e seus representantes legal e de fato, como atores determinantes para a prática dos atos de improbidade administrativa dos médicos, e com o poder de decisão sobre a cobrança de valores indevidos por serviços médicos particulares dentro de hospital público do qual possuíam contrato de cessão de uso, vigência expirada, utilizavam-no como se particular fosse, devem responder pelos atos de improbidade administrativa praticados.”.

BARBOSA DECIDE ADIAR APOSENTADORIA

GNews - Joaquim Barbosa (Foto: globonews)

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, pediu nesta segunda-feira (7) ao Ministério da Justiça para adiar a publicação do pedido de aposentadoria voluntária do serviço público enviado na semana passada.

Segundo a assessoria de imprensa do Supremo, Barbosa decidiu adiar a aposentadoria para permitir uma "transição mais tranquila" com o ministro Ricardo Lewandowski, atual vice do STF e que assumirá a presidência após o recesso do Judiciário, em agosto.

O adiamento não foi comunicado previamente ao gabinete do ministro Lewandowski. A expectativa era que ele assumisse o comando do tribunal a partir do fim desta semana.

Com o adiamento da aposentadoria, Barbosa deve presidir mais uma sessão do Supremo, a de retorno dos trabalhos após o recesso, que será realizada no dia 1º de agosto. Ele já tinha se despedido na sessão da semana passada, a última antes do recesso

ADOLESCENTE DE 16 ANOS É BALEADO E MORTO NO SERIDÓ POTIGUAR

Um homicídio foi registrado na noite desta segunda-feira, (07), na cidade de Currais Novos, onde o adolescente, Felipe André de Souza, de 16 anos foi atingido por vários disparos de arma de fogo.

Segundo testemunhas, um elemento identificado pelo pré-nome de Diego seria o responsável pelos disparos que tirou a vida do adolescente.

Comentários dão conta que, a casa do acusado teria sido atingida por disparos de arma de fogo minutos antes do mesmo assassinar Felipe, deixando uma suspeita de briga entre as partes.

A polícia acredita em briga motivada por envolvimento dos dois com drogas. A Polícia está em diligencias para localizar e prender o assassino.

Foto: PM Currais Novos.

 

BRASIL X ALEMANHA: TELÃO E SHOW EM PRAÇA PÚBLICA ANIMAM TORCEDOR ASSUENSE

Nesta terça-feira (08), repetindo o sucesso do Arrasta-Pé do Torcedor  durante os festejos de São João, a Prefeitura do Assú irá promover, a partir das 17h, a transmissão do jogo entre Brasil e Alemanha, pela semifinal da Copa do Mundo.

DSCN5370-tile

O evento, com telão e show do cantor Alessandro Saldanha logo após a partida, será na Praça Radialista Jota Keully.

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...