8 de novembro de 2018

ATIRADOR QUE MATOU 12 EM BAR NOS EUA É EX-MILITAR DE 28 ANOS

O homem suspeito de matar 12 pessoas em um bar de um subúrbio da cidade norte-americana de Los Angeles era um fuzileiro naval condecorado especializado em metralhadoras que atuou no Afeganistão e que já havia tido vários atritos com agentes da lei, disseram a polícia e autoridades da Marinha nesta quinta-feira (8). 




Ian David Long, que também morreu no ataque a tiros na noite de quarta-feira, tinha 28 anos e morava em Newbury Park, um subúrbio californiano próspero de bangalôs e gramados bem cuidados localizado a cerca de 6,4 quilômetros do Borderline Bar & Grill, cenário do massacre. 




Long entrou para a Marinha em 2008 e alcançou a categoria de cabo antes de deixar o serviço em 2013, escreveu Joseph Butterfield, porta-voz da corporação, em um email. 




le serviu na guerra do Afeganistão durante sete meses a partir do final de 2010, disse o Corpo dos Fuzileiros Navais, e recebeu diversas fitas, comendas e medalhas. 





Não estava claro de imediato o que Long fez depois de deixar a função.





Ian David Long  invadiu um bar na cidade de Thousand Oaks, no sul da Califórnia (EUA), na noite desta quarta-feira (7), deixando mortos e feridos. De acordo com a polícia, 13 pessoas morreram no incidente, entre elas o suspeito e um policial acionado para atender a ocorrência. 





A polícia estima que entre 10 e 15 pessoas ficaram feridas e busca determinar a motivação do crime, que não está clara.

PREFEITO HUDSON BRITO ENTREGA PLANO DE AÇÃO MUNICIPAL PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE SANTANA DO SERIDÓ

A prefeitura municipal, através da articulação do Selo Unicef, da Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e da Adolescência e do CMDCA, realizou nesta quarta-feira, (07), a entrega do Plano de Ação Municipal pelos Direitos das Crianças e Adolescentes do município de Santana do Seridó. Na oportunidade, o prefeito Hudson Pereira enfatizou a grande importância do envolvimento e da parceria para a garantia dos direitos da criança e do adolescente, destacando varias ações desenvolvidas no município que objetiva proporcionar lazer, aprendizagem, descontração, ocupação para as crianças e adolescentes.










Na presença dos vereadores, secretários municipais, diretores de escolas, conselhos municipais, professores, alunos e integrantes do NUCA, cada instituição recebeu o Plano de Ação Municipal pelos Direitos da Crianças e Adolescentes, assumindo o compromisso de, todos juntos, lutarem pela efetivação do referido plano.

PF PRENDE ‘POR ACASO’ NO RN CEARENSE PROCURADO PELA JUSTIÇA


A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira, (08), em um condomínio da Zona Sul de Natal, um cearense, 61 anos, técnico em refrigeração, suspeito de falsificação e uso de documento público.




A ação se deu em cumprimento de um mandado de prisão preventiva expedido pelo Juízo da 2ª Vara da Comarca de Aracati/CE e aconteceu meio que ‘sem querer’. Na verdade, a PF diligenciava buscando cumprir um outro mandado judicial que fora expedido pela Justiça Federal/RN, mas ao chegar no endereço descobriu que o homem havia se mudado.





De posse de um novo indicativo, os policiais localizaram um outro apartamento no mesmo condomínio, onde foram recebidos pelo atual morador, mas esse alegou desconhecer a pessoa procurada. Diante do fato, foi-lhe solicitado um documento de identificação e, após consulta, constava em seu nome, o mandado de prisão da Justiça Estadual do Ceará, em aberto.





Conduzido para a sede da PF, o preso está sob custódia, à disposição da Justiça, e aguarda transferência para o vizinho estado.

EMPRESÁRIA RAPTADA POR CRIMINOSOS É ENCONTRADA MORTA NO INTERIOR DO RN

Sequestrada por criminosos na tarde da última quarta-feira, 7, enquanto saía da cidade de Santo Antônio com destino a Natal, a empresária do ramo de postos de combustíveis, Maria da Conceição de Lima Barbosa, de 56 anos, teve seu corpo encontrado na madrugada desta quinta-feira, 8, na zona rural do município de Pedro Velho, distante 90km da capital.




Maria da Conceição foi sequestrada junto com a filha. No entanto, durante o caminho que as duas percorreram ao lado dos criminosos, a filha foi libertada numa estrada carroçável que dá acesso ao município de Brejinho e a mãe continuou em poder dos assaltantes.





Segundo informações, eles exigiram que Maria da Conceição repassassem o dinheiro que ela havia arrecadado no seu posto. Porém, a vítima alegou ter apenas R$ 3 mil, quantia que foi entregue aos criminosos. A filha, já libertada, conseguiu entrar em contato com o pai, que acionou a Polícia Militar e as buscas foram iniciadas.





Já de madrugada, os familiares receberam a informação de que um corpo havia sido achado entre as cidades de Espírito Santo e Pedro Velho, bem próximo do distrito de Coité. Ao chegarem no local, eles reconheceram o cadáver como sendo de Maria de Conceição. Segundo a Polícia Militar, ela foi executada com um tiro de espingarda na cabeça.

MPRN RECOMENDA QUE SESED PROÍBA USO DE VIATURAS POLICIAIS PARA FINS DIVERSOS

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Justiça de João Câmara, expediu recomendação para que a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Estado do Rio Grande do Norte (Sesed-RN) iniba o uso inadequado de viaturas oficiais. A utilização de viaturas de maneira inadequada se configura como transgressão disciplinar, segundo o Estatuto da Polícia Civil.
 
 
 
 
 
A Promotoria de Justiça abriu inquérito civil para averiguar irregularidades no uso de viaturas policiais pelo comando da Polícia Civil de João Câmara. Além disso, o MPRN obteve informações de que sub-comandantes e ex-comandantes da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar utilizam as viaturas para deslocamento de sua residência para o Comando Policial.
 
 
 
 
 
Segundo informações do MPRN, o uso de veículos oficiais por agentes públicos para fins particulares configura grave prejuízo à população, visto que as viaturas estarão fora de serviço, deixando de atender chamados de ocorrência. Adicionado a isso, o Estado do Rio Grande do Norte já não conta com viaturas suficientes para atender a demanda que existe.
 
 
 
 
Uma portaria da Sesed que dispõe sobre as normas de regularização de viaturas inibe a utilização para fins além do serviço público. Nesse sentido, afirma que as viaturas utilizadas, sejam da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares e do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), devem ser utilizadas exclusivamente pautadas no interesse público.
 
 
 
 
A Secretaria tem o prazo de 15 dias para informar as medidas tomadas a fim de acatar a recomendação.

PREFEITO DE CIDADE SERIDOENSE TERÁ QUE EXONERAR DE FUNCIONÁRIOS COM CONTRATO POR TEMPO DETERMINADO, DIZ MP

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Justiça de Jardim de Piranhas, recomendou que o prefeito da cidade rescinda os contratos de prestação de serviços por tempo determinado, celebrados com sete funcionários. Além dele, o presidente da Câmara municipal também deverá proceder ao desligamento imediato de outros dois funcionários, caso ainda mantenham vínculo jurídico com a Casa Legislativa fora das situações excepcionais previstas na Constituição Federal (cargos acumuláveis na forma da Constituição, cargos eletivos e cargos em comissão).
 
 
 
 
 
Documentos remetidos anteriormente pelo setor de pessoal da Prefeitura denotavam a existência de 27 servidores que, embora aposentados, permaneciam no serviço público municipal, percebendo, simultaneamente, os proventos de aposentadoria e os vencimentos do cargo em que se aposentaram. Diante dessa informação, a Promotoria de Justiça da comarca expediu recomendação, advertindo o prefeito quanto à necessidade do imediato desligamento de todos os servidores públicos que tenham se aposentado pelo INSS com fundamento no vínculo funcional que mantinham com o Poder Público municipal.
 
 
 
 
 
O município prestou informação, em atendimento à recomendação ministerial anterior, que havia exonerado os 27 servidores que se encontravam em situação irregular. Desse total, sete foram admitidos novamente após sua exoneração, por meio de contratos de prestação de serviços por tempo determinado. Além deles, duas das servidoras aposentadas estavam cedidas à Câmara de Vereadores, sendo também estendida a elas a proibição prevista na Constituição Federal.
 
 
 
 
 
Os gestores do Executivo e do Legislativo de Jardim de Piranhas têm 15 dias para informar ao MPRN sobre as medidas adotadas com o fim de atender à recomendação ministerial, inclusive com cópia da documentação pertinente. O descumprimento injustificado importará na adoção das medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis.

REFORMA DO SÍTIO DE ATIBAIA ERA PARA ‘PESSOA FÍSICA DE LULA’, DIZ MARCELO ODEBRECHT

Em interrogatório nesta quarta-feira, 7, o empresário Marcelo Odebrecht, delator da Operação Lava Jato, afirmou que as reformas do sítio de Atibaia, no interior de São Paulo, estavam ligadas à ‘pessoa física’ do ex-presidente Lula. O petista é réu em ação penal por corrupção e lavagem de dinheiro, por supostamente ter recebido propinas da Odebrecht e da OAS em reformas e melhorias da propriedade rural. Ele será interrogado no dia 14. O empreiteiro também é réu neste processo.




À juíza federal Gabriela Hardt, sucessora de Sérgio Moro nos processos da Lava Jato, o empreiteiro contou que soube do sítio de Atibaia quando ‘a obra já estava em andamento’, em 2010. Odebrecht citou o ex-executivo do Grupo Alexandrino Alencar e seu pai Emílio Odebrecht.




Deve ter sido lá para final de dezembro, em algum momento eu soube não sei se por Alexandrino, pelo meu próprio pai ou por alguém que eu me encontrei. Em algum momento eu soube, no início, eu, inclusive, reagi, fui contra por duas razões específicas. Eu até reclamei porque primeiro eu achava que eu achava que era uma exposição desnecessária, porque seria até então, fora a questão que eu já sabia que havia, que eu também tinha me posicionando contra, mas que era uma coisa bem antiga, que era o assunto do irmão, o apoio ao irmão, mas pelo que eu soube era uma coisa bem antiga e que foi renovado, chegou um momento eu acho que acabou, fora essa questão, seria a primeira vez que a gente estaria fazendo uma coisa pessoal para o presidente Lula”, disse.




Ele citou a história de um terreno em São Paulo que sua empreiteira iria adquirir para supostamente alojar as dependências do Instituto Lula – episódio que sustenta uma outra acusação da força-tarefa da Lava Jato contra o ex-presidente.





Até então, por exemplo, tinha tido o caso do terreno do Instituto. O terreno do Instituto, bem ou mal, era para o Instituto Lula não era para a pessoa física dele (Lula)”, seguiu Odebrecht em seu relato à juíza.





Quando eu vi lá, que eu soube, tinha um bando de gente trabalhando na obra (do sítio). Quer dizer, a dificuldade de você manter isso em sigilo, em algum momento vazar, era enorme. Outra coisa, que é uma coisa mais pragmática, eu tinha uma discussão com meu pai, que o alinhamento que eu tinha com ele era de que tentasse todo acordo que ele fizesse com Lula, passar pelo contexto da planilha Italiano. Quer dizer, o conta corrente que eu tinha com Palocci, para que a gente não pagasse duas vezes.





Durante a audiência, Gabriela Hardt perguntou a Marcelo Odebrecht se Lula ‘tinha ciência da reforma que estava sendo custeada em parte pela Odebrecht’.





Ah tinha, com certeza. E, olha, ele sabia que tinha. Eu não escutei isso de Lula, mas meu pai sempre deixou isso claro para mim que ele sabia que estava sendo custeado e, dentro de casa, todos nós entendíamos que aquele sítio era de Lula”, disse o delator.





O que eu soube foi que esse pedido chegou via Alexandrino, foi autorizado por meu pai e a obra era para o sítio do presidente. Não entrei nos outros detalhes.”.

BOLSONARO ANUNCIA TEREZA CRISTINA PARA O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA


O presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (7) a deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS) como ministra da Agricultura. Ela será a segunda mulher a comandar a pasta. 




Atual presidente da Frente Parlamentar Agropecuária do Congresso Nacional, conhecida como a bancada ruralista, Tereza Cristina foi indicada pela FPA para o cargo. Ela é engenheira agrônoma e empresária. 




O anúncio foi feito após Bolsonaro e o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), se reunirem em Brasília com parlamentares da FPA. O encontro aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde funciona o gabinete de transição.




EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...