28 de janeiro de 2024

CAMINHONETE BATE EM MOTO E UMA PESSOA MORRE E OUTRA FICA FERIDA NO INTERIOR DO RN

Um acidente envolvendo uma caminhonete e uma motocicleta deixou uma pessoa morta e outra ferida neste sábado (27) na RN-013, entre os municípios de Mossoró e Tibau.Os dois veículos seguiam no sentido Tibau/Mossoró quando a pajero bateu na traseira da moto. Após a colisão, o motorista tentou fazer a volta para Tibau, mas o pneu do veículo estourou. Ele abandonou o carro e fugiu do local.

 

O passageiro da motocicleta caiu e morreu no local, antes de receber atendimento. Ele foi identificado como João Maria da Silva, de 22 anos. O condutor da moto ficou ferido e foi levado ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

 

Segundo o CIPRv, o motociclista apresenta ferimentos pelo corpo, mas está consciente e fora de perigo. 

GARIMPO CRIMINOSO EM TERRA YANOMAMI CRESCE 7% NO GOVERNO LULA

A área total impactada pelo garimpo no território indígena Yanomami cresceu cerca de 7% no ano de 2023, atingindo um total de 5432 hectares1.

 

Os dados que foram divulgados constam no relatório do Instituto Socioambiental e da Hutukara Associação Yanomami (ISA).

 

O território Yanomami é a maior terra indígena do país e recebe operação emergencial para enfrentar um quadro de crise sanitária causada pelo avanço do garimpo ilegal e por anos de desestruturação do sistema de saúde local.

 

Os dados do levantamento apontam ainda que, o número representa uma desaceleração na taxa de crescimento da área degradada, em comparação com o avanço dos últimos anos, nos quais a taxa de incremento anual foram de 42% (2018-2019), 30% (2019-2020), 43% (2020-2021), 54% (2021-2022).

 

“Porém, este incremento revela também que a atividade ilegal continua operando com intensidade no território”, destaca trecho do relatório.

 

O levantamento usa dados do Sistema de Monitoramento do Garimpo Ilegal (SMGI), entrevistas com residentes na terra indígena e dados fornecidos pela organização não governamental ambiental Greenpeace.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...