15 de outubro de 2024

TRE-RN INICIA PREPARAÇÃO DE URNAS ELETRÔNICAS PARA O SEGUNDO TURNO EM NATAL

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) iniciou, nesta segunda-feira, (14), a preparação das urnas eletrônica para o 2º turno das Eleições Municipais 2024 das cinco zonas eleitorais de Natal.

 

Os equipamentos da capital potiguar estão sendo preparados no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE) e seguem no local até o dia 18 de outubro, quando o processo de inserção de informações nas máquinas deve ser encerrado.

 

Durante esse período é feito o processo de geração de mídias - uma cerimônia pública onde é feita a gravação dos dados necessários nas mídias para o funcionamento das urnas eletrônicas nas eleições.

 

Segundo a Justiça Eleitoral, em um ambiente controlado, as urnas são carregadas com a presença de representantes dos partidos políticos, da OAB e do Ministério Público, para garantir que todos possam conferir se os dados estão corretos.

 

Paulinho Freire (União) e Natália Bonavides (PT) vão disputar o 2º turno da eleição para a prefeitura de Natal no dia 27 de outubro.

 

Com 100% das seções apuradas no dia 6 de outubro, Freire recebeu 171.146 votos, ou seja, 44,08% dos votos válidos. Natália obteve 110.483 votos, correspondendo a 28,45%. 

 

O segundo turno acontece nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que nenhum dos candidatos atingiu mais da metade dos votos válidos no primeiro turno.

HADDAD DIZ ESTAR PREOCUPADO COM AVANÇO DO CONSERVADORISMO NO PAÍS APÓS ELEIÇÕES

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira, (14), que ficou preocupado com o resultado das eleições municipais no país. Declarou que o conservadorismo com discurso anticientífico e antidemocrático tem ganhado força. Afirmou que a humanidade precisa de mais “centralidade” do ponto de vista racional. 

 

“O mundo está muito mais conservador e muito mais distópico do que a gente imagina. Hoje tem espaço para todo tipo de retórica. Aquilo que parecia improvável 10, 20 anos atrás, improvável do ponto de vista retórico, hoje existe lugar de fala, como se diz no jargão usual, para qualquer um. Existe lugar de fala para qualquer narrativa”, declarou. Haddad participou de evento organizado pelo Itaú BBA.

 

Ele afirmou que o discurso conservador está ganhando força, apesar de imaginar que ficaria “para trás”. Declarou haver um discurso anticientífico, antidemocrático e intolerante que “não está perdendo espaço” no Brasil.