13 de setembro de 2021

NO RN, 33,5% DOS ESTUDANTES ADOLESCENTES NÃO TINHAM PIA OU SABÃO PARA LAVAR AS MÃOS NA ESCOLA ANTES DA PANDEMIA

No Rio Grande do Norte, 33,5% dos estudantes, de 13 a 17 anos de idade, não tinham pia ou sabão para lavar as mãos em 2019. Isso corresponde a 63 mil estudantes de um total de 188 mil nesta faixa de idade. Os dados fazem parte da Pesquisa  Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019  do IBGE.

 

Ao considerar apenas as escolas públicas potiguares, o percentual  é maior: 39,7% dos escolares não tinham como lavar as mãos na instituição adequadamente. Em números absolutos, são 62 mil adolescentes. A pesquisa estima que o estado tinha um total de 156 mil estudantes, de 13 a 17 anos, na rede pública de ensino. Nas escolas  particulares, 2,8% dos escolares não tinham pia ou sabão para higienizar as mãos, o que representa cerca de 900 pessoas num total de 31 mil.

 

A média do Brasil (38,5%) e Nordeste (39,6%) estão estatisticamente no mesmo nível do Rio Grande do Norte quando se trata do total de estudantes que frequentam escolas sem condições de oferecer essa medida básica de higiene pessoal.

 

Segundo a pesquisa, “a importância da disponibilização da estrutura necessária à lavagem de mãos na escola é dupla: por ser um ambiente de aprendizagem para hábitos saudáveis e pela própria prevenção de transmissão de doenças entre os alunos”. O levantamento também considerou lavatório e sabonete como substitutos de pia e sabão respectivamente.

 

MULHER DENUNCIA INVASÃO DE POLICIAIS CIVIS A CASA ONDE FAZIA TOPLESS COM AMIGAS NO RN

Mulheres denunciaram à Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte a ação de policiais civis que teriam entrado em uma casa, sem mandado judicial e autorização dos donos, após um vizinho acioná-los dizendo que havia pessoas tomando banho de sol nuas no local. 

 

O caso aconteceu no dia 7 de setembro, após um vizinho, que também teria invadido o local, chamar a Polícia Civil e denunciar as três mulheres que tomavam sol na piscina sem a parte de cima do biquíni - prática conhecida como topless. 

 

O fato gerou repercussão nas redes sociais, após o relato publicado pela produtora audiovisual Marana Torrezani, de 35 anos, que estava no imóvel. Ela registrou o caso na Ouvidoria da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), que abriu uma investigação. 

 

De acordo com o ouvidor-geral, Dimitri Sinedino, foram determinadas diligências para identificação dos agentes públicos envolvidos e para saber como ocorreu a suposta invasão. Em seguida, o caso deverá ser encaminhado à Corregedoria, para abertura de um processo administrativo. Caso a violação seja confirmada, os agentes poderão ser punidos.

ATENÇÃO! AGENDA ECON/PARELHAS DE 13 A 18 DE SETEMBRO

A ECON, (soluções para empresas e pessoas), de Parelhas/RN, divulga agenda de atendimentos, constando datas, e tipos de especialidades dos seus profissionais, de 13 a 18 de Setembro.
 
 
 

 

PASMEM! VEREADORA FILHA DE IRON JÚNIOR CONFESSA QUE ASSINOU PROJETO DE LEI SEM LER

A jovem vereadora de Jardim do Seridó, Stephany Oliveira, (Avante), filha do candidato derrotado na eleição para prefeito, Iron Júnior, declarou publicamente durante a sessão ordinária 23/2021, que assinou um projeto de lei sem ler. O referido projeto, aprovado na casa legislativa, regulariza o auxílio para pessoas que estudam noutras cidades.

 

 

A jovem vereadora parece não estar muito confortável no cargo, mas, como ela própria falou na mesma sessão, deveria fazer o papel de “funcionária” do povo. Porém, mostra total descaso e irresponsabilidade ao assinar um projeto sem ler. “...e também, assim, falar em questão daquele auxílio, o auxílio estudantil que a gente votou aqui, porque teve uma parte lá que eu realmente não li e tive acesso essa semana “qui”, pessoas “qui” estudam não presencial não recebem, não tem direito, então assim...”, afirmou a edil. “...não, deixe eu só explicar. Assim! Lá realmente no projeto tem lá falando “qui” quem estuda na modalidade semipresencial não tem direito. Mas, assim, a gente que votou, eu mesma realmente não li essa parte, não tinha prestado a atenção...” reafirmou a edil após conceder um aparte à um colega.

 


Colocada às pressas para substituir sua mãe, Rosemária Araújo, que seria a candidata da família de Iron Júnior para manter uma cadeira na casa de leis, mas teve seu registro de candidatura negado por na época estar inelegível em razão cometido no passado os crimes de FURTO QUALIFICADO e FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS, a jovem edil Stephany Oliveira parece não ter ainda entendido o real papel de um legislador.

 


Ademais, aparentemente não foi só Stephany Oliveira que assinou o projeto de lei sem ler, pois um outro edil da bancada da oposição ficou indignado com o fato, e ao pedir um aparte, repudiou o fato, e disse que estava havendo algum “mal entendido” por parte de alguém, mesmo o projeto tendo sido aprovado à unanimidade com essa cláusula que impedia o benefício aos estudantes semipresenciais.

 


Do Blog: Essa jovem não tem culpa de nada! A culpa é que quem a colocou lá como sua representante. Ela diz que ficou sabendo por que foi procurada por pessoas que não receberão o auxílio. Ela deveria ter dito aos alunos que não irão receber, pois votou sem ler e por isso não questionou essa cláusula para propor uma emenda no referido projeto.  Lamentável!

 

Link da sessão no Youtobe: https://www.youtube.com/watch?v=zhiflztVHFE&feature=youtu.be

 

HOMEM É MORTO A FACADAS EM CIDADE SERIDOENSE

Um homicídio foi registrado neste domingo, (12), em Caicó, onde foi morto a facadas, Jardel Fernandes da Silva, (foto de boné). O assassino, Carlos Sérvulo dos Santos, de 47, ainda tentou fugir do local, mas, foi detido e agredido por populares que estavam no local do crime. O corpo da vítima ficou caída na calçada de um bar. Os dois eram inimigos.

BANDIDOS MORREM EM TROCA DE TIROS COM A PM APÓS ARRASTÃO EM RESTAURANTE NO RN

Dois assaltantes morreram logo após realizarem um arrastão a um restaurante, em Capim Macio, em Natal e trocarem tiros com a Polícia Militar, na tarde de sábado (11). Um terceiro suspeito foi preso. 

 

Segundo informações, após o arrastão, os bandidos fugiram em um carro de um dos clientes, mas, a PM conseguiu localizá-los, mas foi atacada a bala, e no revide acertou 2 dos 3 bandidos, que morreram.

CARRETA CARREGADA DE MANGAS VIRA E OCUPANTES MORREM NO SERIDÓ POTIGUAR

Um acidente com uma carreta carregada de mangas na manhã deste domingo, (12), na BR 427, entre Acari e Currais Novos, deixou os dois ocupantes da carreta mortos. As vítimas ficaram presas às ferragens, e os corpos só foram retirados com o apoio do Corpo de Bombeiros. O acidente pode ter sido provocado por um cochilo do motorista, ou mesmo por alta velocidade.
 
 
Foto: Geraldo Jerônimo.

VEREADOR EX-POLICIAL MILITAR É MORTO A TIROS NO RJ

O vereador Joaquim José Quinze Santos Alexandre, o Quinzé, de Duque de Caxias, foi assassinado a tiros na noite deste domingo (12). 

 

De acordo com informações preliminares da Polícia Militar, o crime foi no limite entre Caxias e São João de Meriti, na Baixada Fluminense, na estrada São João-Caxias. Ainda não há informações sobre o motivo e a autoria do crime. 

 

Segundo testemunhas disseram a policiais que foram acionados para o local do crime, o parlamentar foi ao local para visitar uma conhecida e, ao desembarcar, foi baleado por um homem que estava dentro de um carro branco. 

 

A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense investiga o crime. 

 

Quinzé era ex-policial militar e tinha 66 anos. Em 2020, foi eleito vereador pelo PL com 2.364 votos. 

 

Fonte: G1/RJ.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...