21 de julho de 2018

“ESTÁ VIVENDO EM UMA BOLHA”, DIZ FÁBIO FARIA AO CRITICAR ROSALBA POR INDICAR FILHO À CHAPA MAJORITÁRIA

O deputado federal Fábio Faria (PSD) criticou a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP), por indicar o publicitário Kadu Ciarlini, seu filho, para ser candidato a vice-governador na chapa de Carlos Eduardo Alves (PDT). De acordo com o parlamentar, a ex-governadora não ouviu o “sentimento da população” ao fazer a escolha.





Eles estão vivendo dentro de uma bolha. Não saíram de casa para analisar isso. Não tenho nada contra Kadu Ciarlini, mas ele não tem experiência política alguma. Ela [Rosalba] mostra que não quer ganhar a eleição”, afirmou o deputado.






Na opinião de Fábio, além disso, Rosalba manifesta uma contradição ao se aliar a DEM, MDB e PDT, partidos que, em 2014, preferiram endossar a candidatura de Henrique Alves ao Governo do Estado em vez da reeleição da então governadora.





A ex-governadora não foi candidata à reeleição porque o senador José Agripino [presidente estadual do DEM, partido ao qual Rosalba era filiada em 2014] não deu legenda a ela e preferiu apoiar Henrique. A informação que se tinha é que ela ficaria [na próxima eleição] com qualquer pessoa, menos com Henrique e Agripino. Isso [aliança] faz com que a população tenha descrédito com nós, políticos”, destacou Fábio.




O filho do governador Robinson Faria (PSD) registrou ainda que a nova união entre as famílias Rosado [de Rosalba], Alves [de Carlos Eduardo e Henrique] e Maia [de José Agripino] indigna a população. “São 70 anos de oligarquia. E, agora, mais uma vez, ela tira o filho de dentro de casa para colocar como vice-governador”, completou.





Em relação à candidatura do pai à reeleição, Fábio Faria, um dos principais articuladores da pré-campanha de Robinson, frisou que o PSD já conta com o apoio de dez partidos: PSDB, PR, PRB, PTB, Pros, PPS, Avante, PRP, PMN e PMB.




O candidato a vice-governador, segundo o deputado, sairá de uma dessas legendas. “Não vai ser um nome saído da cozinha da casa do governador. Não iremos dar um emprego de vice. Temos que ter responsabilidade com o Rio Grande do Norte”, finalizou o deputado.





Já para o Senado, apenas um nome será apresentado, apesar de duas vagas estarem em disputa no próximo pleito: o de Geraldo Melo (PSDB). “Se analisarmos as últimas campanhas, normalmente só sai um candidato a senador forte. Sempre se elegeu um senador de um lado; e outro, de outro. As chapas, para isso, colocavam um candidato a senador laranja, para cumprir tabela. Optamos por não fazer isso, até porque a população está muito atenta”, acrescenta Fábio.





A convenção do PSD que vai confirmar a candidatura de Robinson e a aliança com os demais partidos será realizada no dia 29 de julho, próximo domingo.

ECLIPSE LUNAR MAIS LONGO DO SÉCULO XXI PODERÁ SER OBSERVADO EM 27 DE JULHO

O eclipse lunar mais longo do século XXI, que terá um total de 102 minutos, poderá ser observado em 27 de julho e o Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC, no arquipélago espanhol no Atlântico) transmitirá ao vivo desde a Namíbia através do canal “sky-live.tv”.





A transmissão ao vivo deste eclipse total da lua será realizada com a colaboração do projeto europeu STARS4ALL e do Observatório de altas energias HESS, informou nesta sexta-feira o IAC por meio de um comunicado.





Os eclipses lunares acontecem quando o satélite terrestre é ocultado pela sombra da Terra, o que não ocorre todos os meses, porque a órbita lunar está inclinada com relação à da Terra (eclípctica).
Ao contrário dos eclipses solares, os lunares são visíveis desde qualquer lugar do mundo, uma vez que a Lua está sobre o horizonte no momento do eclipse, explicou o Instituto de Astrofísica das Canárias.




Em 27 de julho deste ano ocorrerá um eclipse total de Lua com o máximo centrado no Oceano Índico, segundo dados proporcionados pela NASA.





A fase de totalidade do eclipse durará 1 hora e 42 minutos, sendo o mais longo do século XXI, começado às 19h30 GMT (16h30, em Brasília) e a Lua começará a eclipsar-se (entrada na sombra terrestre) às 18h24 GMT (15h24, em Brasília).





Será possível observar desde a América do Sul, Europa, África, Ásia e Oceânia, e durante a totalidade, será possível comprovar que a Lua não desaparece de vista, mas adquire uma tonalidade avermelhada.




A atmosfera da Terra, que se estende por 80 quilômetros além do diâmetro do nosso planeta, atua como uma lente que desvia a luz do Sol.





Ao mesmo tempo, filtra eficazmente seus componentes azuis e deixa passar somente a luz vermelha que será refletida pelo satélite. Assim, a Lua adquire o resplendor cobreado tão característico, acrescenta o IAC.





Outro evento como este só acontecerá seis meses depois, em janeiro de 2019, comentou no comunicado Miquel Serra-Ricart, astrônomo do IAC.




O astrônomo acrescentou que no transmissão feita desde a Namíbia, a escuridão produzida pelo eclipse permitirá descobrir objetos somente visíveis desde os céus austrais, como as Nuvens de Magalhães.

RN REGISTRA SALDO POSITIVO DE 805 POSTOS DE TRABALHO EM JUNHO

O Rio Grande do Norte teve um resultado positivo na geração de empregos formais no mês de junho passado. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério do Trabalho, nesta sexta-feira (20), o estado fechou o mês passado com saldo positivo de 805 postos de trabalho criados. O número representa a diferença entre a quantidade de admissões e a de demissões no período. Em junho, foram registradas 11.750 novos empregos e 10.945 vagas desligadas. 




O desempenho potiguar foi o melhor de junho desde 2013, quando o Rio Grande do Norte contabilizou saldo positivo de 1.112 empregos. 




Desde então, o estado contou com saldos negativos nos meses de junho e, em junho passado, 453 postos de trabalho foram criados a mais do que demissões. 




O setor da economia que alavancou o desempenho positivo potiguar em junho deste ano, segundo o Caged, foi a agropecuária, com aumento de 873 postos de trabalho. Em segundo lugar veio o setor de serviços, com crescimento de 185 vagas de emprego.




O pior resultado no período foi a construção civil, que fechou junho com saldo negativo de 157 empregos.

TRAGÉDIA! 09 DOS 17 MORTOS EM NAUFRÁGIO EM LAGO NOS EUA ERAM DA MESMA FAMÍLIA

A embarcação turística que naufragou na quinta-feira (19) em um lago do Missouri, nos Estados Unidos, transportava 11 familiares, nove dos quais morreram e apenas dois sobreviveram, segundo informaram nesta sexta (20) as autoridades. 









No total, 17 pessoas com idades entre um e 70 anos morreram na embarcação, com 31 pessoas a bordo. 




O governador do Missouri, Mike Parson, afirmou que, dos 17 mortos, nove eram integrantes de uma família de Indiana e apenas uma mulher e um dos seus sobrinhos sobreviveram. 




Nesta sexta, uma vigília de orações homenageou os mortos na tragédia.

MORADORES DE COMUNIDADES RURAIS DE JARDIM DO SERIDÓ PARTICIPARAM DO CURSO DO REUSO DE ÁGUA CINZAS

A Prefeitura de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, encerraram, nesta sexta-feira, 20 de julho, o Curso do Reuso de Água Cinzas na Comunidade Pau Ferro. Foi realizada a construção de um sistema de tratamento para reaproveitamento das chamadas águas cinzas (águas da pia, banho e lavagem de roupa). 








O objetivo desse curso é disseminar a técnica de reuso de águas cinzas nas propriedades do semiárido potiguar. Dessa forma, os produtores rurais que recebem, em média, 8 mil litros distribuídos pelo caminhão-pipa, podem aproveitar cerca de 86% da água para irrigação. Com isso, vamos dispor desse recurso que já é escasso na região” comentou Aline Moreira, instrutora do curso.




Estiveram presentes, o Prefeito, Amazan, o Secretário de Agricultura, José Aílson, Coordenador Edmilson Gomes, o Presidente do Sindicato Rural, José Santos,  o Presidente da Associação dos Ovinos e Caprinos, Geraldo de Azevedo, Vereadores e produtores rurais.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...