1 de junho de 2020

PANDEMIA FAZ METADE DOS PAÍSES INTERROMPEREM TRATAMENTO DE HIPERTENSÃO E DIABETES

A pandemia do novo coronavírus está causando graves danos à prevenção e ao tratamento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs). A constatação é de uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (1º), pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a partir de informações coletadas em 155 países, durante três semanas de maio. A entidade alertou que o impacto é global, mas os países de baixa renda são os mais afetados.




Cerca de metade dos países investigados interromperam parcial ou integralmente o tratamento da hipertensão (53%) e da diabetes (49%). O índice registrado foi de 42% em relação ao câncer, e de 31% em emergências cardiovasculares. O choque foi ainda maior nos serviços de reabilitação, que registraram paralisação em 63% dos países.




A situação é de "significativa preocupação", afirma a OMS, porque doentes crônicos estão no grupo de risco da covid-19, com maiores chances de complicações e de morte em caso de infecção.



"Os resultados dessa pesquisa confirmam o que estamos ouvindo dos países há várias semanas. 


DONOS DE BAR SÃO PRESOS APÓS PM FLAGRAR 200 PESSOAS BEBENDO NO INTERIOR DO RN


Um bar flagrado em funcionamento e com cerca de 200 clientes foi fechado pela Polícia Militar na noite desse domingo (31) em Mossoró, no Oeste potiguar. Os donos foram presos por descumprirem os decretos de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus. 




Segundo a Polícia Militar, militares do 12° Batalhão, juntamente com os policiais do 3° Pelotão de Proteção Ambiental e do Grupo Tático Operacional receberam a informação que havia aglomeração de pessoas em um estabelecimento comercial de venda de bebidas alcoólicas no bairro Bom Jesus. 





No local, os policiais constataram a presença de cerca de 200 pessoas descumprindo as determinações do poder público estadual e municipal.




Diante do crime, os policiais determinaram o fechamento do bar e prenderam os proprietários, que foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para prestar depoimentos e realização dos procedimentos legais.

DR. TADEU DIZ QUE INSTALAÇÃO DO TOMÓGRAFO NO HOSPITAL DO SERIDÓ É UMA LUTA COLETIVA

O médico Dr. Tadeu (PSDB) em entrevista, na manhã desta segunda-feira (1º) e em suas redes sociais, comemorou a instalação do tomógrafo no Hospital Regional do Seridó, em Caicó. O aparelho que estava encaixotado há alguns meses, foi adquirido ainda na gestão do ex-governador Robinson Faria (PSD) e devido problemas estruturais e na parte elétrica o aparelho não estava sendo utilizado. Tadeu disse que a luta é coletiva, lembrou das inúmeras reuniões que teve ao lado do deputado Vivaldo Costa (PSD) na secretaria estadual de saúde, pedindo que o tomógrafo fosse instalado.











“Registrar essa conquista feita por muitas mãos, de forma coletiva. A região do Seridó ganha um tomógrafo para o Hospital Regional Telecila Freitas Fontes em Caicó. Aqui eu quero parabenizar a direção geral na pessoa de Dra. Maura que se empenhou e empenhou toda equipe no propósito da instalação do aparelho, ao Deputado Estadual Vivaldo Costa que ao meu lado sempre tentou viabilizar esta ação e que com certeza tivemos uma contribuição neste processo, ao Governo do Estado através da Governadora Fátima. Mas acima de tudo parabenizar o povo do Seridó, sem critérios de paternidade da obra, a instalação do tomógrafo chega em um momento delicado que estamos vivendo e por isso é de grande importância para a qualidade na assistência à saúde de todos”, destacou Dr. Tadeu.





Orçado em  R$ 333.000,00 o equipamento é usado em situações de emergências e para o diagnóstico de lesões ortopédicas e na investigação de doenças, como câncer e AVC (Acidente Vascular Cerebral), fundamental no diagnóstico de pacientes com Covid-19.

ATENÇÃO! AGENDA ECON/PARELHAS DE 01 A 06 DE JUNHO

A ECON, (soluções para empresas e pessoas), de Parelhas/RN, divulga agenda de atendimentos, constando datas, e tipos de especialidades dos seus profissionais, de 01   de a 06 de Junho.
 
 
 
 

GOVERNADOR DA PARAÍBA APRESENTA PLANO DE RETOMADA DAS ATIVIDADES PARA SEGMENTOS DA ECONOMIA


O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), apresentou no início da noite deste domingo (31), o plano com propostas para retomada de atividades econômicas no estado, durante a pandemia de Covid-19. As medidas anunciadas no projeto podem entrar em vigor a partir do dia 15 de junho, mas antes serão discutidas com representantes de alguns setores e a sociedade civil. 




O último decreto publicado pelo governo do estado, no sábado (30), estendeu as medidas restritivas de combate ao novo coronavírus até o dia 14 de junho. O documento também impõe restrições na circulação de pessoas em oito municípios, que integram a região metropolitana de João Pessoa. 




A proposta é baseada em um estudo elaborado pela Jonhs Hopinks University, situada nos Estados Unidos. Ela estabelece abordagens conforme avaliações de risco em cada município paraibano e foi nomeada de “Construindo um novo normal para a Paraíba ante aos desafios de curto, médio e longo prazos da Covid-19”.

PRF PRENDE 2 HOMENS COM 200 QUILOS DE LAGOSTA NO RN

A Polícia Rodoviária Federal prendeu no fim da noite de sábado (30) dois suspeitos que estavam transportando ilegalmente cerca de 200 quilos de lagosta. Os homens foram detidos em uma fiscalização que acontecia na BR-101, no trecho da via que fica no município de Canguaretama. 








A pesca da lagosta se encontra no período do defeso e a captura e comercialização estão proibidas até este domingo (31). 




Os suspeitos estavam em uma carro tipo Strada viajando em direção à Paraíba. Abordados pelos policiais, disseram que estavam transportando peixes. Um homem de 41 anos, que se apresentou como dono da carga, mostrou certa resistência no momento em que os policiais pediram para ver a carga, o que aumentou a desconfiança, segundo a PRF.




A carga estava escondida debaixo de uma camada de gelo e de outra lona que a cobria na parte traseira do veículo. O suspeito disse que havia pego os peixes e as lagostas em Porto do Mangue, na Costa Branca potiguar, e que levaria a carga para Cabedelo, na Paraíba. 




De acordo com a PRF, um suspeito ainda tentou subornar os policiais oferecendo peixes em troca da liberação. Neste momento, os PRFs deram voz de prisão aos dois homens que estavam no veículo: o motorista foi preso por crime ambiental enquanto o passageiro por crime ambiental e corrupção ativa.

EX-JUIZ “LALAU” MORRE AOS 91 ANOS EM SÃO PAULO

O ex-juiz Nicolau dos Santos Neto morreu neste domingo (31) aos 91 anos em São Paulo. Nicolau estava internado em um hospital de São Paulo com pneumonia.



Nicolau dos Santos Neto ficou conhecido em 1998 no caso do superfaturamento na construção da sede do Fórum Trabalhista de São Paulo, na Barra Funda.


 
Ele foi acusado de participar do desvio de quase R$ 170 milhões na obra, segundo o Ministério Público Federal (MPF). Ele era presidente do TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2.ª Região). 



Em 2006, o ex-juiz foi condenado a 26 anos e seis meses de prisão pelos crimes de desvio de verbas, estelionato e corrupção. 



Nicolau cumpriu a parte da pena em casa. Em 2013, ele foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior paulista e perdeu sua aposentadoria. Em junho de 2019, ele deixou o presídio após receber indulto para presos com mais de 60 anos e problemas de saúde.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...