21 de julho de 2016

CONTRAVENTOR DO JOGO DO BICHO É ASSASSINADO COM TIROS DE 12 NO INTERIOR DO RN

O ex-presidiário e dono de uma banca de jogo, Erivaldo Rosa Teodoro, mais conhecido como “Baé” de 53 anos, foi morto na noite desta quarta-feira (20) no município de Umarizal, na região do Alto Oeste potiguar. Ele foi atingido por dois disparos de espingarda calibre doze e não resistiu.


Segundo informações da polícia, testemunhas contaram que o atirador estava em uma motocicleta Bros. Baé foi assassinado dentro de sua casa de jogo no bairro São José.
 

A família não sabe o que motivou o crime. A vítima já cumpriu pena no passado por haver praticado um homicídio, mas a polícia não acredita que o crime que ele cometeu a mais de 15 anos, tenha alguma coisa a ver com a sua morte. 
 
 
O delegado que comanda a delegacia da cidade abrirá um inquérito policial para apurar o caso.

 

EM 10 ANOS, FROTA DE VEÍCULOS CRESCE 172,1% NO ESTADO DO RN

De 2005 a 2015, a frota de veículos do Rio Grande do Norte aumentou 172,1%, enquanto nesse mesmo período a população do Estado cresceu 14,6%. A análise é resultado de um estudo do setor de estatística do Detran/RN que mostra a evolução da frota em uma década.
 
 
 
O setor de Estatística do Detran/RN apontou ainda que, em 2015, a capital tinha um veículo para apenas duas pessoas, já em 2005 essa proporção era de um veículo para cada 4 pessoas. Nos demais municípios, a distribuição da proporção da frota de veículo pela população está ainda menor, hoje a média são três pessoas utilizando o mesmo veículo, ao passo que há uma década o que se observava eram 10 pessoas por automóvel.
 
 
 
No detalhamento por tipo de veículo, é possível observar que nesses 10 anos analisados, o registro de caminhonetes aumentou 679%, saindo de 8581, em 2005, para 58.279 em 2015. O número de carros utilitários também aumentou consubstancialmente, foi um crescimento de 2951% nessa década avaliada.
 
 
 
O número de veículos não para de subir, mas nos últimos anos o crescimento teve um ritmo menos acelerado. No Estado, a análise mostra que no ano 2015 a frota aumentou apenas 6,43% em relação ao ano anterior. O dado é confirmado pelo levantamento de veículos zero quilômetro que foram emplacados no Rio Grande do Norte.
 
 
 
A frota atual de veículos em todo o Rio Grande do Norte é de 1.154.250 veículos. A capital tem a maior frota com 377.072, o que corresponde a 32,67% dos carros do Estado, seguida por Mossoró com 145.481 (12,60%) e Parnamirim 91.944 (7,96%).
 

ACUSADO DE ROUBO DE JOIAS, EMPRESÁRIO SERIDOENSE É PRESO PELA POLÍCIA CIVIL NA PB

Um empresário da cidade de Caicó/RN,  foi preso na manhã desta quinta-feira (21) em uma casa no bairro Aeroclube, em João Pessoa. Segundo o delegado Ricardo Brito, da 3ª Delegacia de Roubos e Furtos de Caicó, o homem é suspeito de participar do roubo de joias na pousada de uma ex-senadora do Rio Grande do Norte e teria fugido para a Paraíba após a informação de que o mandado de prisão temporária contra ele havia sido expedido. A polícia vai investigar o vazamento da informação.
 
 
Segundo o delegado, o crime aconteceu no dia 28 de maio, na cidade de Caicó. No dia do crime, três homens armados entraram na pousada, renderam os funcionários e clientes, trancaram em um cômodo e fugiram levando as joias que estavam com as vendedoras. A pousada era usada pelas mulheres como ponto de repasse do material para as revendedoras.
 
 
As investigações começaram pelas câmeras de segurança da pousada. Por meio delas, identificamos que um dos três suspeitos teria ido para a pousada com uma adolescente e os dois se passaram por clientes para poder analisarem a situação do local e darem encaminhamento ao crime”, explicou o delegado.
 
 
Após a polícia identificar a adolescente, que foi ouvida, os policiais conseguiram descobrir que uma das funcionárias da pousada teria repassado as informações sobre a transação com as joias para o filho dela, que tem ligação com o empresário que foi preso. “O empresário, por sua vez, tem contato com o chefe da quadrilha, que está foragido. Ele teria dado a logística para que o assalto e a fuga dos suspeitos fosse feita com sucesso e ao final, as joias seriam divididas para todos”, disse Brito.
 
 
Ainda segundo o delegado, na última semana a polícia conseguiu o mandado de prisão temporária do empresário, mas a informação sobre a busca dos policiais vazou e o empresário teria fugido da cidade. “Abrimos uma sindicância para apurar como aconteceu esse vazamento e ao mesmo tempo nosso serviço de inteligência começou a buscar informações sobre o paradeiro dele. Ficamos sabendo que ele estava escondido na casa de uma companheira em João Pessoa, montamos a operação e conseguimos realizar a prisão”, completou.
 
 
Além do empresário detido na Paraíba, foram presos em Caicó a funcionária da pousada e o filho dela. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão na empresa do suspeito na cidade potiguar. O homem foi levado ainda na manhã desta quinta-feira para a cidade de Natal, de onde deve ser transferido para Caicó. Segundo Ricardo Brito, a prisão do empresário é temporária por cinco dias e tem o objetivo de ajudar a polícia a colher informações. “Caso seja necessário, iremos pedir a prisão provisória dele, que também deve ser indiciado por roubo qualificado”, concluiu o delegado.


HOMEM SE REVOLTA E TIRA A ROUPA PARA PODER ENTRAR EM BANCO NO PR; VÍDEO

Um homem tirou toda a roupa depois de ter sido impedido por um segurança de entrar em uma agência bancária de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. O caso ocorreu no dia 14 e foi registrado por meio de um vídeo feito com um telefone celular e se espalhou pela internet durante esta semana. Em nota, a assessoria de imprensa do banco Itaú Unibanco informou que o segurança foi afastado. Assista ao vídeo.
 
 
 
Nas imagens, o homem aparece bastante revoltado e já nu na porta do Banco Itaú, da Vila Portes. É possível ouvi-lo reclamando com o segurança. “Já deu? Você não falou para tirar a roupa, cara? Você falou para tirar a roupa para entrar. O cara mandou, eu falo. Não sou moleque, não. Não sou criança. Tá a tua voz ali, cara. Não tenho vergonha de tirar a roupa, não. Tu me desrespeitou, cidadão. Sou um cara sério”, diz enquanto outras pessoas o apoiam na atitude. A sequência não mostra se o cliente entrou na agência depois.
 
 
Por meio de nota, o banco disse ainda que lamenta o ocorrido e que está analisando o caso. “O Itaú Unibanco, acima de tudo, preza pelo bem-estar e a segurança de colaboradores e clientes e lamenta qualquer constrangimento causado ao cliente na última quinta-feira. O banco informa que o segurança foi afastado e que o caso está sob avaliação interna.
 
 
A Polícia Civil informou que não foi registrado boletim de ocorrência sobre o caso.
 
Fonte: G1/PR.

MPF EXIGE AÇÃO IMEDIATA DO PODER PÚBLICO PARA CRISE HÍDRICA EM CAICÓ

O Ministério Público Federal (MPF) em Caicó enviou uma recomendação a diversos órgãos federais, estaduais e municipais para que adotem medidas emergenciais com o objetivo de evitar a iminente crise de abastecimento d'água no Município de Caicó e nas outras três cidades servidas pela adutora Manoel Torres: Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batistas.

A Agência Nacional de Águas (ANA) informou ao MPF, no último dia 15, que mantida a demanda atual, bem como o provável cenário de ausência de chuvas, o limite mínimo operacional do açude Curema (de onde vem grande parte da água que abastece o Piranhas-Açu, rio de captação da adutora Manoel Torres) deverá ser atingido em 1º de outubro, gerando o colapso do sistema. Atualmente, o açude encontra-se com apenas 6% de sua capacidade, devido à estiagem.

Dentre as soluções, uma das principais opções é construir uma adutora emergencial ligando a Manoel Torres à barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Município de Jucurutu, o que garantiria abastecimento até, pelo menos, junho de 2017. Há informações, inclusive, de que todo o projeto básico está finalizado, porém o Ministério da Integração Nacional alega não haver recursos, apesar de os quatro municípios estarem enfrentando situação de emergência devido à seca. Situação essa reconhecida tanto pelo governo estadual, quanto pelo federal.

Uma alternativa à adutora emergencial, a utilização das águas do açude Mãe D'água, localizado vizinho ao Curema, demandaria soluções ainda não totalmente disponibilizadas pelo poder público, sem contar que o reservatório também não enfrenta situação confortável, estando hoje com apenas 12% de sua capacidade.

Outra medida necessária à melhoria das condições hídricas na região, de acordo com a ANA, seria a construção de uma “soleira de nível” em Jardim de Piranhas, onde ocorre a captação das águas da adutora Manoel Torres. A obra foi proposta ao governo estadual desde o início de 2014 e a última informação, de setembro de 2015, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), é que não há recursos e a execução ficou a cargo da Companhia de Águas e Esgotos (Caern), sem previsão se e quando a obra será executada.

EM OPERAÇÃO ANTITERROR, PF PRENDE 10 PESSOAS SUSPEITAS DE LIGAÇÃO COM EI

A duas semanas do início da Olimpíada do Rio, a Polícia Federal (PF) realizou na manhã desta quinta-feira (21) uma operação sigilosa de combate ao terrorismo que prendeu 10 pessoas em 10 estados, informou o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, em entrevista coletiva concedida em Brasília.
 
 
Foram as primeiras prisões no Brasil com base na recente lei antiterrorismo, sancionada em março pela presidente afastada, Dilma Rousseff. Também foram as primeiras detenções por suspeita de ligação com o grupo terrorista Estado Islâmico, que atua no Oriente Médio, mas tem cometido atentados em várias partes do mundo.
 
  
As prisões, segundo o Ministério da Justiça, ocorreram no Amazonas, no Ceará, na Paraíba, em Goiás, no Mato Grosso, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Paraná e no Rio Grande do Sul, informou a assessoria do Ministério da Justiça. O governo e a PF não divulgaram os nomes dos detidos e nem para onde eles foram levados.
 
 
Por volta das 13h30, havia quatro detidos no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, que embarcariam em um avião da PF. De acordo com a Polícia Federal em São Paulo, os suspeitos foram presos em Amparo, Campinas, Guarulhos e na capital.
 
 
Alexandre de Moraes disse que os investigados na operação não tiveram contato com membros do Estado Islâmico e que se trata de uma "célula absolutamente amadora", porque não tinha "nenhum preparo".
 
 
"Mas obviamente que não podemos, nenhuma força de segurança, ignorar isso. [...] Só o fato de começarem atos preparatórios, não seria de bom senso aguardar para ver, e o melhor era decretar a prisão deles", afirmou o ministro.
 
 
Moraes disse que o grupo mencionavam a intenção de comprar um fuzil AK-47 em uma loja clandestina no Paraguai, mas não deu detalhes sobre os "atos preparatórios" que levaram à prisão dos suspeitos. 
 
 
Segundo o ministro, os investigados na operação, batizada de "Hashtag", nunca haviam se encontrado pessoalmente e eram monitorados há meses pela polícia. Eles costumavam se comunicar pela internet, pelo WhatsApp e pelo Telegram.
 
 
Questionado sobre como foi o monitoramento dos suspeitos, já que o WhatsApp foi bloqueado mais de uma vez pela Justiça brasileira justamente por não fornecer dados para investigações, o ministro inicialmente não quis responder. Depois disse que revelar como foi o monitoramento atrapalharia a investigação.

AMAZAN TEVE ENCONTRO COM MORADORES DO SÍTIO RECANTO

O pré-candidato a prefeito Amazan, e a pré-candidata a vice Aninha, estiveram na noite desta quarta-feira, 20 de julho, na comunidade Recanto, zona rural de Jardim do Seridó, a convite dos moradores para uma conversa onde foi discutido os problemas da comunidade. As reivindicações foram anotadas e serão incluídas na elaboração do seu plano de governo que tem a participação direta do povo.
 
 
 
 
 
 
A falta de infraestrutura e de bons serviços em educação, saúde e abastecimento são as maiores reclamações dos cidadãos mais humildes da zona rural da nossa cidade. Nós temos a consciência de que a situação não pode continuar da forma como está. Ouvimos as pessoas, recebemos ideias e sugestões que farão parte do nosso plano de governo, e, em breve, vamos  apresentar nosso projeto ao povo de Jardim do Seridó”, disse Amazan.
 
 
Dando sequência às conversas, nesta quinta-feira (21), o encontro será com os moradores do bairro Ana Cunha, às 19h.

JUIZADO DO TORCEDOR DISCUTE MEDIDAS PARA GARANTIR SEGURANÇA EM CLÁSSICO DESTE SÁBADO (23)

O juiz Agenor Fernandes, coordenador do Juizado do Torcedor do TJRN, reuniu-se com representantes dos clubes de futebol ABC e América, Polícia Rodoviária Estadual, Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal (Semsur), para discutir estratégias para garantir a segurança no clássico agendado para este sábado, (23), às 19h, no estádio Maria Lamas Farache (Frasqueirão), pelo Campeonato Brasileiro da Série C.
 
 
Foi negociado entre as partes que os vendedores ambulantes que atuam nos portões A, B e C, assim como os que ficam em toda a extensão do estádio, deverão ser removidos do local e acomodados pela Semsur em uma rua perpendicular, a Rua Osvaldo Fortes do Rêgo, ao lado de um posto de gasolina na Rota do Sol.
 
 
O juiz Agenor Fernandes relata que as propostas foram sendo ajustadas ao longo da reunião, com a sua mediação, de modo a garantir a segurança do torcedor e preservar o interesse dos clubes.
 
 
O Bope chegou a propor a mudança do clássico para a Arena das Dunas, mas o magistrado argumentou que não havia tempo hábil para a mudança e que o ABC tem o direito de desfrutar do seu estádio, até porque fez investimentos para tanto.
 
 
Contudo, em razão também de se priorizar a segurança, o ABC têm que dar algumas contrapartidas, melhorias na estrutura para que a Polícia Militar possa desenvolver seus trabalhos com segurança para os cidadãos e também para os militares”, observa o coordenador do Juizado do Torcedor.
 
 
Outra decisão formulada é que para os próximos jogos entre os clubes, os ingressos não deverão ser vendidos nos estádios, mas somente em postos descentralizados. Também foi negociado, para o médio prazo, que o ABC deverá providenciar vias de acesso secundárias em torno do estádio, com ou sem parceria com o Poder Público.
 
 
Segundo o coordenador do Juizado do Torcedor, após questionamento aos representantes do ABC, caso essas providências não surtam efeito, a adoção de torcida única nos jogos no Frasqueirão poderá ser efetivada.

TSE DIVULGA TABELA COM LIMITE DE GASTOS PARA CAMPANHAS EM TODO O BRASIL

O TSE divulgou tabelas com os valores que podem serem gastos por candidatos dos 5.570 municípios do País.
 
 
O valor máximo para as campanhas ao Executivo nas cidades pequenas é de R$ 108 mil; para o Legislativo, R$ 10,8 mil. São 3.794 municípios do país (ou seja, 68% do total) que têm esse teto para os dois cargos.
 
 
As tabelas com os limites de gastos foram publicadas no Diário de Justiça Eletrônico do TSE e podem ser acessadas no site. Veja todos os valores: Tribunal Superior Eleitoral.
 
 
O TSE atualizou os valores de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do IBGE.
 
 
O índice de atualização dos limites máximos de gastos foi de 33,8%, o que corresponde ao INPC acumulado de outubro de 2012 a junho de 2016.
 
 
Para os municípios de até 10 mil eleitores e com valores fixos de gastos de R$ 100 mil para prefeito e R$ 10 mil para vereador, o índice de atualização aplicado foi de 8%, que corresponde ao INPC acumulado de outubro de 2015 a junho de 2016, já que esses valores fixos foram criados com a promulgação da lei nº 13.165, de 2015.
 
 
As tabelas também mostram que o maior número de contratações poderá ser feito pelos candidatos da cidade de São Paulo. Para o cargo de prefeito, poderão ser realizadas até 97.719 contratações. Já para o cargo de vereador, o número máximo será de 27.361.

MULHER DE 23 ANOS É DETIDA PELA PRF/RN EM ÔNIBUS COM 22KG DE “PÓ BRANCO” DENTRO DE MALA

Uma mulher foi detida e 22 quilos de um pó branco apreendidos durante uma blitz da Polícia Rodoviária Federal realizada na madrugada desta quarta-feira (20) em Mossoró, cidade da região Oeste potiguar. A PRF acredita que o produto seja cocaína. A suspeita era passageira de um ônibus que viajava do Rio Grande do Norte para Pernambuco.
 
 
 
Pó branco aprendido foi levado para análise em Natal  (Foto: PRF/Divulgação)
 
 
De acordo com o inspetor Roberto Cabral, do Núcleo de Comunicação da PRF, a prisão aconteceu pouco depois da meia-noite, durante uma abordagem ao ônibus, que foi parado no Km 48 da BR-304.
 
 
Nossa equipe de plantão recebeu uma ligação anônima informando que uma passageira havia embarcado em um ônibus que seguia de Mossoró para Recife levando uma mala suspeita. Diante das informações, o ônibus foi abordado e a passageira, uma mulher de 23 anos que reside em Fortaleza, foi identificada e retirada do veículo. Com ela foi encontrada uma mala de cor prata. Dentro da bagagem tinham duas sacolas de plástico contendo a substância análoga à cocaína ou insumo desta”, ressaltou.
 
 
A suspeita detida e o produto apreendido foram levados para a Delegacia Regional da Polícia Federal em Mossoró. "O delegado procedeu com a apreensão da substância suspeita e com a oitiva da passageira, postergando a abertura do inquérito policial ao resultado da análise pericial a ser feita em Natal", acrescentou Cabral.

JUIZ NEGA PEDIDO DE EX-GERENTE DA PETROBRAS PARA CUMPRIR PENA EM CASA DE PRAIA

Condenado por envolvimento em irregularidades investigadas na Operação Lava Jato, o ex-gerente de Serviços da Petrobras Pedro José Barusco teve negado nesta quarta-feira (20) um pedido para cumprir a pena de prisão domiciliar na casa de praia que possui em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, sem tornozeleira eletrônica. A decisão é da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre.
 
 
Após fazer delação premiada, Barusco teve a pena por corrupção passiva alterada do regime fechado para regime aberto diferenciado, conforme decidiu a 13ª Vara Federal de Curitiba. Ele está em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica por dois anos, e prestará serviços comunitários pelo mesmo período.
 
 
A defesa do ex-gerente argumentou que o acordo de delação premiada não previa limitações que teriam sido impostas posteriormente, agravando a pena, e sustentaram que a residência no litoral fluminense é a segunda morada do cliente. O desembargador federal João Pedro Gebran Neto, relator do processo, considerou o pedido "sem precedentes, que demonstra o completo desrespeito ao Judiciário e às demais instituições envolvidas nessa operação".
 
 
O magistrado afirmou também que a tornozeleira eletrônica não é regime de cumprimento de pena, mas forma de controle do respeito às condições da pena. "Não é possível fazer um controle diário do retorno para os domicílios daqueles que cumprem pena em regime aberto, não estando na esfera de disponibilidade do apenado a escolha acerca do método de controle".

PRESOS FAZEM CHURRASCO DE GATOS E SERVEM À FAMILIARES E CRIANÇAS EM PRESÍDIO NO PE

Um grupo de presidiários fez um churrasco de gato na penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá (PE), e ainda serviu para parentes, amigos e crianças que visitavam os detentos. 
 
 
 
 
 
O churrasco foi divulgado pelo Sindasppe (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária de Pernambuco).
 
 
Nas imagens, três gatos aparecem mortos e despelados.
 
 
Segundo o Sindasppe, o local tem nove torres, porém apenas três estão sob vigilância, por isso, Márcia acredita que o churrasco ocorreu num ponto cego.
 
 
Os presos saem pela manhã e passam o dia soltos, com pouca supervisão. O efetivo só entra no final do dia para recolher os presos. Fica difícil saber o que acontece no decorrer do dia.

TEMPORAL DEIXA 14 MORTOS E 72 DESAPARECIDOS NO NORTE DA CHINA

As fortes chuvas que castigam esta semana o norte da China deixaram pelo menos 14 mortos e 72 desaparecidos, informaram nesta quinta-feira (21) os escritórios de assuntos civis da região através da agência de notícias "Xinhua".
 
 
Chuvas fortes chegaram a Pequim (Foto: China Daily / via Reuters)
 
 
Na província de Hebei, vizinha de Pequim e a mais afetada pelo temporal, foram registradas pelo menos 14 mortes e o desaparecimento de 72 pessoas, que levou as autoridades locais a declarar alerta vermelho, o mais alto nível de emergência.
 
 
Em Hebei, as chuvas transbordaram vários rios e causaram danos em 11 reservatórios, duas estações hidrelétricas e 112 estações de telecomunicações, além de inundar 4 mil hectares de terras agrícolas.
 
 
O temporal também afetou a vida cotidiana de Pequim, a capital chinesa, onde as chuvas foram contínuas na quarta (20) e estão sendo ocasionais nesta quinta, causando problemas no sistema de transporte.
 
 
Um total de 237 voos no aeroporto internacional da cidade, 60 trens e 14 rotas de ônibus público tiveram que ser canceladas por causa do temporal, que inundou várias ruas, especialmente zonas com insuficiente serviço de águas e esgoto.
 
 
O presidente da China, Xi Jinping, pediu durante uma viagem oficial à região de Ningxia (noroeste do país) que não se poupem esforços para enfrentar as chuvas e inundações que como em outros anos afetam o país desde o mês de maio, e que esta temporada já causaram pelo menos 300 mortes.

VILA CIDADÃ DESTE SÁBADO (23) SERÁ EM SERRA DE SÃO BENTO

A oitava edição do Vila Cidadã será realizada pelo Governo do Estado neste sábado (23) no município de Serra de São Bento, distante 135 quilômetros de Natal. Trata-se da quarta vez que o projeto, que leva serviços públicos à população, sai da capital. Até agora já foram contabilizados mais de 15 mil atendimentos nas edições de Mãe Luiza, Jardim Progresso, Leningrado, Conjunto dos Garis, Lajes, Pedro Avelino e Parnamirim.
 


 
 
O Vila Cidadã é um projeto do Governo do RN, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas-RN), que visa levar para perto da população os serviços públicos oferecidos pelo Estado. A edição de Serra de São Bento será das 10h às 15h, e oferecerá serviços como emissão de carteira de identidade, de CPF e de carteira de trabalho. Serão realizadas também ações educativas, apresentações culturais e palestras. Como em todas as edições, para as crianças haverá parquinho de diversões, distribuição de pipoca, algodão doce e picolé.
 
 
Mais uma vez o Vila Cidadã contará com o apoio da Secretaria de Saúde que levará médicos, enfermeiros, ações educativas sobre doenças sexualmente transmissíveis, Zika e Dengue. Também terá a participação de órgãos como Detran, Sine-RN, Procon, Defensoria Pública e Agência de Fomento (AGN). Haverá doação de peixe, bebidas lácteas dentre outros produtos e serviços.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...