A ação conjunta da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e da Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol) está proporcionando a 30 policiais, entre agentes e delegados, um curso avançado em abordagens à veículos, pessoas e edificações. O propósito é trazer ao profissional da segurança novos conhecimentos de como lidar com o elemento humano, quer seja com o cidadão comum, quer seja com os que praticam crimes. Após a conclusão desta etapa, os participantes atuarão como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos durante a qualificação.
A abertura do ciclo de qualificação teve início na manhã desta segunda-feira (25), durante uma cerimônia realizada no Batalhão de Engenharia de Construção do Exército em Caicó. Os cursos serão ministrados de 25 de janeiro à 5 de fevereiro por instrutores, que são policiais e técnicos da Academia da Polícia Civil (Acadepol). Estão sendo beneficiados profissionais dos municípios de Caicó, Parelhas, Patu e Currais Novos.
Para o delegado interino da Delegacia Regional de Caicó, Getúlio José de Medeiros, a iniciativa da Sesed e Degepol é de extrema importância para o crescimento profissional dos agentes. “Esses cursos são uma forma de estar reciclando o nosso profissional tanto no tocante à abordagem operacional, quanto a humana. E quem sai ganhando sempre é a população que tem uma Polícia melhor preparada”.
Anteriormente, os cursos foram realizados em Natal, durante o mês de setembro – quando o Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil em Pernambuco foi responsável pela capacitação -, e em Mossoró, no mês de novembro, com um total de 55 qualificados nas duas primeiras etapas da qualificação.