10 de julho de 2018

IMAGENS AÉREAS MOSTRAM BAIRROS ALAGADOS NA CIDADE DO RN

Imagens aéreas feitas por um drone mostram as ruas de Touros, município do litoral Norte potiguar, alagadas após as fortes chuvas do último fim de semana. Cerca de 8 mil moradores foram afetados e a prefeitura decretou situação de emergência.







 
De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), foram registrados mais de 200 mm de chuva na região durante o final de semana. Segundo a Secretaria de Administração do município, pelos menos 8 mil pesssoas foram atingidas direta ou indiretamente pelos estragos provocados pelas chuvas. 








O grande volume de água causou inundação nos bairros Frei Damião, Conjunto Calcanhar, Portal de Touros e na comunidade de Praia do Cajueiro. A Defesa Civil Estadual está prestando apoio às equipes locais do município. Mais de 150 pessoas, entre servidores e voluntários, estão atuando nas áreas mais afetadas. Além disso, um plantão social com equipe multidisciplinar ajuda aos moradores necessitados.

SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DE CIDADE DO INTERIOR DO RN É EXECUTADO A TIROS QUANDO SAIA DE RESTAURANTE

O secretário de Agricultura e Recursos Hídricos do município de Janduís, na região Oeste potiguar, foi assassinado a tiros na manhã desta terça-feira (10). Francisco Bezerra Targino, de 57 anos, estava saindo de um restaurante, às margens da BR-226, quando foi surpreendido pelos criminosos. 










Segundo a PM, os assassinos fugiram em um carro, mas ainda não há a confirmação de quantos eram nem da motivação do crime. No local, foram recolhidas cerca de 50 cápsulas de espingarda e pistola. 





Francisco Bezerra ocupava o cargo desde janeiro de 2017.

PREFEITURA DE JARDIM DO SERIDÓ COMEMORA SUCESSO DO JARDIM JUNINO 2018

Um grande sucesso marcou o 2º Jardim Junino, que terminou no último sábado, (07) em Jardim do Seridó. Os festejos também movimentaram a economia local e  os comerciantes comemoram o sucesso nas vendas. 









Durante o período de 03 a 07 de julho, o Município foi contemplado com uma vasta programação festiva, realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. Além das atrações no palco principal, o evento também teve apresentações no Coreto da Praça Manoel Paulino, valorizando a cultura do município.
 
 
 
 

O prefeito Amazan parabenizou a organização e o público presente, classificando a festa como um grande sucesso, superando as expectativas de todos. “Nós trabalhamos muito para fazer esta festa. Montamos uma estrutura grande, garantimos segurança e organização para que os jardinenses e turistas pudessem curtir em paz, e conseguimos”, disse.

VIVA! DOZE MENINOS E TÉCNICO DE FUTEBOL SÃO RETIRADOS DE CAVERNA NA TAILÂNDIA APÓS TRÊS DIAS DE RESGATE

Os 12 meninos de um time de futebol e o técnico deles foram retirados da caverna Tham Luang, no norte da Tailândia, onde estavam presos desde 23 de junho. Nesta terça-feira (10), foram resgatados os últimos quatro meninos e o técnico, de 25 anos. Foi o terceiro dia de operação para retirar o grupo da caverna e o mais desafiador, porque chovia e havia mais pessoas a serem resgatadas. 








Os garotos, que tem entre 11 e 16 anos, e o técnico ficaram 9 dias sem comer até serem encontrados por dois mergulhadores ingleses dentro da caverna inundada. A complexa operação de resgate teve a participação de 90 mergulhadores, sendo 50 estrangeiros e 40 tailandeses. No total, mais de mil pessoas fizeram parte dos trabalhos. 

PRESIDENTE DO STJ NEGA LIBERDADE A LULA E CRITICA DESEMBARGADOR QUE MANDOU SOLTAR EX-PRESIDENTE

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz, rejeitou nesta terça-feira (10) um pedido para conceder liberdade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva





Na mesma decisão, a ministra criticou o desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4). 






No último domingo (8), Favreto mandou soltar Lula e, depois de uma batalha de decisões judiciais durante o dia, o ex-presidente permaneceu preso por uma decisão do presidente do TRF-4, Thompson Flores.





Lula está preso desde 7 de abril deste ano. Condenado a 12 anos e 1 mês em um processo relacionado à Operação Lava Jato, o ex-presidente está na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR). 





Ao analisar o caso de Lula, Laurita Vaz negou um habeas corpus (pedido de liberdade) apresentado por um cidadão, não pela defesa do ex-presidente. 





Ainda caberá à presidente do STJ analisar um pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) para que o tribunal decida sobre de quem é a competência para analisar os pedidos de liberdade de Lula.

PREFEITURA DE JARDIM DO SERIDÓ GARANTE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA AS COMUNIDADES RURAIS

Como o objetivo de atender às comunidades da zona rural de Jardim do Seridó, onde não houve recarga suficiente do volume de água nos reservatórios, a Prefeitura continua com o abastecimento, através do Carro Pipa, em diversas localidades da zona rural do Município. 
 
 
 
 
 
 

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, beneficia várias famílias.

MOTOQUEIRO MORRE EM ACIDENTE PROVOCADO POR CAUSA DE BURACOS EM RN DO SERIDÓ POTIGUAR

No inicio da tarde dessa segunda-feira, (09) buracos na via provocaram um trágico acidente com vítima fatal na RN-041, próximo a entrada da Master Leite, município de Currais Novos, envolvendo dois carros e uma motocicleta.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Um veículo Renaut reduziu a velocidade para passar nos buracos, o motociclista não conseguiu frear, colidiu no Renoult e caiu praticamente na frente de um Corsa que seguia no sentido contrário. O condutor do Corsa ainda tentou parar, mas não conseguiu e colidiu no motociclista e na moto. 
 
 
 
 
 
Com o impacto o Corsa e a motocicleta foram arremessados para fora da pista e caíram de uma altura aproximada de 03 metros.
 
 
 
 
 
O condutor do Corsa identificado como Genilson José de Medeiros, por milagre sofreu apenas escoriações leves. 
 
 
 
O condutor da motocicleta Honda Bros, identificado a princípio como MARCOS, residente na comunidade Sitio de Dentro, Lagoa Nova, morreu no local.
 
 
 
 
O condutor do Renault não se feriu.
 
 
 
 
A RN 041 não tem acostamento, apresenta muitas curvas e vários buracos no trecho que liga a cidade de Lagoa Nova.
 
 
 
Fonte: PM de Currais Novos.

RELATOR DA LAVA JATO ENTERRA DE VEZ DECISÕES DO PLANTONISTA E LULA FICA PRESO

O desembargador federal João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), relator da Operação Lava Jato na Corte, ratificou às 14h42min desta segunda-feira, 9, a revogação das decisões deferidas em plantão pelo desembargador federal Rogerio Favreto no domingo, 8.





Durante o último final de semana, Favreto havia concedido habeas corpus e determinado a suspensão da execução provisória da pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – condenado a 12 anos e um mês de reclusão por corrupção e lavagem de dinheiro no processo do triplex do Guarujá.





Segundo o relator, o plantão judiciário não se destina à reiteração de pedido já apreciado no órgão judicial de origem ou em plantão anterior, nem à sua reconsideração ou reexame. “Não há amplo e ilimitado terreno de deliberação para o juiz ou para o desembargador plantonista”, assinalou Gebran, citando as Resoluções nºs 71, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e 127, do TRF-4, que estabelecem tais diretrizes.





Quanto à alegação dos deputados do PT que subscreveram o pedido de habeas de Lula – segundo os quais, antes de que existiria fato novo consistente no direito do ex-presidente Lula de exercer sua pré-candidatura, podendo ser livremente entrevistado -, o desembargador ressaltou que não há tal fato, já tendo sido a questão debatida pela 8ª Turma.





Foi especificamente tratado pelo colegiado o tema sobre o eventual direito de ir e vir do reeducando, de modo que sequer caberia a este relator, juiz natural do caso, decidir monocraticamente a respeito da suspensão do julgado ao alvedrio do que já foi assentado pela 8ª Turma deste tribunal”, afirmou Gebran.





O desembargador reforçou que o calendário eleitoral sequer foi iniciado e a condição de pré-candidato somente autoriza a abertura de conta para arrecadação de recursos ou prática de atos intrapartidários, sem que isso qualifique qualquer cidadão para a realização de campanha ou lhe atribua outro signo jurídico diferenciado. “A qualidade que se autoatribui o ex-presidente não tem nenhuma propriedade intrínseca que lhe garanta qualquer tratamento jurídico diferenciado, ou que lhe assegure liberdade de locomoção incondicional”.





“O deferimento de liminar em sede de habeas corpus representa afronta não somente à decisão colegiada da 8ª Turma, mas igualmente às deliberações de outros dois colegiados superiores”, acrescentou Gebran, lembrando que tanto o Superior Tribunal de Justiça (STJ) quanto o Supremo Tribunal Federal (STF) já se manifestaram a respeito do caso denegando a ordem.





Não há argumento razoável que exclua da apreciação ordinária do relator o exame da questão, quando inexiste qualquer urgência ou fato novo a justificar a intervenção excepcional”, concluiu o relator.

MUNICÍPIO DO RN É CONDENADO A INDENIZAR SERVIDORA EXONERADA DURANTE GRAVIDEZ

O município de Caraúbas, foi condenado a indenizar uma servidora exonerada durante o período de gravidez. A indenização será correspondente ao valor equivalente a remuneração da servidora entre outubro de 2016 - período imediatamente posterior à exoneração - e a data em que completou cinco meses após o parto. Haverá ainda o acréscimo de verbas equivalentes as férias, décimo terceiro e terço constitucional referentes ao mesmo período. 





A decisão é do juiz Pedro Paulo Falcão, da comarca de Caraúbas. De acordo com os autos, a então procuradora-geral adjunta do município de Caraúbas foi exonerada por meio de uma portaria publicada em 4 outubro de 2016. A defesa do Município, apesar de devidamente citada, não apresentou contestação e o juiz passou a focar nas provas produzidas pela autora para comprovar as alegações feitas no processo. 





O resultado obtido em exame médico feito no dia 14 de outubro de 2016 comprovou que a servidora já estava grávida de seis semanas na data da exoneração. Assim, o magistrado considerou que, estando inequívoca a percepção da gestação da requerente o “direito à estabilidade provisória está configurado, haja vista a nidação ter sido atestada pela médica em data anterior”. 





O juiz recorreu à Constituição Federal e explicou que “cabe ao Poder Público arcar com o pagamento de indenização compensatória, correspondente ao ganho que a servidora teria se tivesse permanecido no cargo”. Deste modo foi reconhecido o direito da servidora “à estabilidade provisória, com os reflexos daí advindos sobre férias, décimo terceiro salário e terço constitucional, uma vez que a mesma encontrava-se gestante ao tempo do encerramento de seu vínculo”.

TRAGÉDIA! VAI A 141 O Nº DE MORTOS POR CHUVAS E DESLIZAMENTOS DE TERRA NO JAPÃO

Ao menos 141 pessoas morreram em consequência das fortes chuvas na região oeste do Japão, anunciaram as autoridades, que prosseguem com a busca por desaparecidos em bairros completamente cobertos de lama e entre os escombros de imóveis. 










As operações de busca continuavam no oeste do arquipélago, onde pelo menos 10 pessoas continuam desaparecidas, segundo o porta-voz Yoshihide Suga. Por isso, as autoridades temem o aumento do balanço de mortos com o avanço dos trabalhos de busca. 





Com a gravidade da situação, o primeiro-ministro Shinzo Abe cancelou uma viagem que o levaria a Bélgica, França, Arábia Saudita e Egito, informou a imprensa. 





Na cidade de Kumano, a lama destruiu várias casas, que viraram pilhas de madeira. 




O sol começa a secar as áreas inundadas. As equipes de emergência procuravam os vestígios de muitos desaparecidos.

ODEBRECHT FIRMA ACORDO DE LENIÊNCIA COM GOVERNO E TERÁ DE DEVOLVER R$ 2,7 BILHÕES

A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia-Geral da União (AGU) assinaram acordo de leniência com a Odebrecht por atos ilícitos admitidos pela empresa envolvendo recursos públicos e contratos com estatais, no âmbito da Operação Lava Jato. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da AGU.




Os detalhes do acordo serão divulgados em coletiva de imprensa com os ministros que comandam a CGU, Wagner Rosário, e AGU, Grace Mendonça.




Os valores do acordo com a União ainda não foram confirmados oficialmente. A empresa já tinha acordo com o Ministério Público Federal (MPF) no Paraná, firmado em dezembro de 2016. No acordo fechado com o MPF-PR, a empresa se comprometeu a pagar R$ 3,8 bilhões.





Em maio, o Broadcast publicou que a CGU esperava fechar até o fim de junho dois acordos de leniência cujos valores somados devem ficar em torno de R$ 4 bilhões. Uma das empresas é a Odebrecht. Na época, o ministro disse que a CGU negociava acordos com um total de nove empresas e que os valores somados poderiam chegar a R$ 10 bilhões.





Acordos de leniência são firmados por empresas com órgãos do Estado para que elas possam obter benefícios, como redução em punições, em troca de admitirem irregularidades e apontarem demais envolvidos em ilícitos, de forma que se consiga ampliar as investigações.





O valor do acordo de leniência fechado entre a União e a Odebrecht foi estipulado em R$ 2,7 bilhões. Esse montante é menor do que os R$ 3,8 bilhões que a empresa já havia se comprometido a pagar quando fechou o acordo de leniência com o Ministério Público Federal no Paraná (MPF-PR), em dezembro de 2016. Os R$ 2,7 bilhões deverão ser descontados dos R$ 3,8 bilhões do acordo anterior. Portanto, a empresa não precisará pagar mais do que o que já estava previsto.





A diferença entre os dois acordos se dá porque no MPF-PR também foram incluídos fatos que não envolvem a esfera federal. O acordo assinado com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia-Geral da União (AGU) engloba ilícitos que se relacionam apenas ao governo federal e estatais federais, como a Petrobras.





O anúncio da assinatura do acordo de leniência se deu no início da tarde e detalhes do acordo serão divulgados pelos ministros da Wagner Rosário, da CGU, e Grace Mendonça, da AGU.

MERGULHADORES INICIAM 3º DIA DE RESGATE NA CAVERNA DA TAILÂNDIA

Uma equipe de mergulhadores retomou nesta terça-feira (10) a terceira missão destinada a resgatar os últimos quatro meninos e o adulto presos em uma caverna do norte da Tailândia desde o dia 23 de junho, após retirar oito menores em operações anteriores.








O contingente internacional formado por 18 membros entrou esta manhã (horário local) na cavidade com o objetivo de retornar com as cinco pessoas, além de um médico e três fuzileiros navais que estiveram as acompanhando, explicou um porta-voz oficial das operações.

ABSURDO! HOMEM APAIXONADO POR JUMENTA MATA O IRMÃO DEPOIS DE DESCOBRIR QUE ELE TAMBÉM TINHA RELAÇÕES COM O ANIMAL

O caso dos irmãos que mantinham um relacionamento com uma jumenta repercutiu no Sul do Ceará nesta semana. A situação ocorreu no município de Exu, no interior do estado de Pernambuco e divisa com o Cariri cearense.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O homem identificado como Antônio e conhecido como “Chico Doríco” se apaixonou pela jumenta e teve relações com o animal por cerca de quatro anos até descobrir que seu irmão também mantinha um caso com o animal, o relacionamento foi descoberto pelo pai de Antônio. 






Para acabar com a intriga entre os irmão, seu José negociou a jumenta, que foi trocada por um burro. Antônio ficou revoltado e acabou matando o irmão a facadas e o Pai só não foi morto porque fugiu do local. A situação ganhou repercussão na cidade pelo fato de ser um caso de zoofilia.


Fonte: Diário do Nordeste.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...