18 de novembro de 2020

PF PRENDE VEREADOR E MAIS 03 SUSPEITOS EM OPERAÇÃO CONTRA CONTRABANDO DE CIGARROS NO RN

A Polícia Federal, com apoio da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SEOPI), deflagrou na manhã desta quarta-feira, (18), em Mossoró/RN, a segunda fase de Operação Smoke Route, denominada Entreposto, que investiga as atividades de organização criminosa voltada à prática de contrabando de igarros.

 

 
Cerca de 25 policiais federais cumpriram 4 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão preventiva nas cidades de Mossoró e Serrinha dos Pintos/RN, além de ter sido determinado o sequestro judicial de valores depositados em contas bancárias dos investigados. Dentre os detidos, há um vereador que já havia sido preso em maio de 2020 pelo mesmo tipo de crime e foi reeleito no pleito eleitoral
do último domingo.

 

 
A investigação teve início em julho de 2020, a partir da prisão em flagrante de um cidadão paulista de 33 anos, que foi encontrado em um depósito da Orcrim na posse de uma carga avaliada em R$ 2,2 milhões de reais.

 


As diversas diligências realizadas no curso da investigação permitiram identificar a existência de uma organização criminosa bem estruturada, que agia no transporte naval de cigarros com origem no Suriname (marcas da China, Indonésia e Paraguai), os quais são internalizados de forma clandestina em pontos da costa potiguar e que tem na cidade de Mossoró/RN um importante entreposto para o posterior transporte a diversos estados.

UBALDO FERNANDES COMEMORA REABERTURA DO FÓRUM VARELA BARCA, NA ZONA NORTE DE NATAL

O Fórum Varella Barca, localizado na Zona Norte de Natal, foi reaberto hoje (18) em uma solenidade virtual realizada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). O deputado estadual Ubaldo Fernandes representou a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) no evento e comemorou a volta dos serviços judiciários na Zona Norte de Natal, um pleito antigo da população intermediado pelo seu mandato. 

 

 

 




“A Zona Norte possui cerca de 400 mil habitantes. É maior do que Mossoró, a segunda cidade mais populosa do Rio Grande do Norte. Os moradores daquela região se ressentiam do acesso à Justiça desde o fechamento do Fórum Varela Barca, no final de 2018. Por falta de conhecimento e dificuldade de locomoção, a população pedia nosso apoio para que o fórum voltasse a atender. Hoje, graças à sensibilidade do presidente do Tribunal, o desembargador João Rebouças, conseguimos garantir a reabertura deste Fórum importante para a Zona Norte”, comemorou Ubaldo Fernandes.



O Varela Barca realizará audiências por meio de videoconferência. Em um primeiro momento, o prédio sediará salas passivas, nas quais pessoas que tenham relação com processos, sobretudo testemunhas, poderão participar de uma audiência à distância, com observância a todos os critérios e aspectos ligados à biossegurança, durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). “Este é mais um compromisso assumido e cumprido pela atual administração do Poder Judiciário potiguar, para melhor atender à população da Zona Norte, que não precisará fazer grandes deslocamentos para participar dessas audiências”, ressalta o presidente do TJRN, João Rebouças. Ele lembra que a gestão realizou a ampliação física do prédio do fórum e adquiriu móveis para dar condições adequadas de funcionamento às instalações da unidade.

NA SUA SEGUNDA GESTÃO, AMAZAN TERÁ MAIORIA NA CÂMARA E SISTEMA TAMBÉM OCUPARÁ PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Com 05 vereadores eleitos, o prefeito reeleito de Jardim do Seridó, Amazan Silva, terá maioria na Câmara Municipal durante sua segunda gestão, o que lhe proporciona uma grande vantagem para aprovação das matérias do executivo.

 

 

Ademais, por ter maioria, a presidência de casa de leis também ficará com o sistema do prefeito eleito, o que também proporciona muito mais tranquilidade para uma “sintonia” entre o executivo e o legislativo.

 

 

Para tal, o prefeito conta com os vereadores reeleitos, “Cássio de Zequinha”, “Dormiro da Saúde”, Ronalti Nery, com o vereador eleito na sua primeira campanha, “Jeferson da Academia” e com Ozires Neto, filho da vice-prefeita reeleita, “Drª Aninha”, que volta à ocupar na câmara a cadeira que já pertenceu à sua mãe e à ele mesmo.

 

 

Do Blog: Parabéns à todos os eleitos. Que honrem os votos recebidos pelo povo. Amém!

 

ITEP CONFIRMA QUE CORPO ENCONTRADO ERA MESMO DE MENINO DE 8 ANOS DESAPARECIDO DESDE OUTUBRO

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) confirmou que o corpo encontrado enterrado em uma área de mata na Zona Norte de Natal, na quinta-feira (12), é do menino José Carlos da Silva, de 8 anos, que estava desaparecido desde 21 de outubro na capital potiguar. A confirmação foi oficializada nesta terça-feira (17), após exames de DNA.

 

 

Os peritos compararam uma amostra da ossada com uma amostra colhida da mucosa da boca da mãe e confirmaram que os ossos eram do garoto. Ainda de acordo com o Itep, os técnicos ainda deverão fazer uma comparação com uma mancha de sangue encontrada em uma folha, no local onde a ossada foi encontrada.

 

 

Segundo o diretor geral do Itep, Marcos Brandão, o resultado do exame será acrescentado ao laudo sobre a morte de José Carlos. Ainda de acordo com ele, equipes ainda trabalham com antropologia forense para tentar identificar a causa da morte da criança. Os peritos analisam a ossada para tentar identificar possíveis fraturas, por exemplo.

ESTUDO MOSTRA QUE CORONAVAC É SEGURA E INDUZ RESPOSTA IMUNE

Um estudo feito com 743 pacientes mostrou que a vacina CoronaVac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac contra a Covid-19, e que está em testes no Brasil, mostrou segurança e resposta imune satisfatória durante as fases 1 e 2 de testes (veja abaixo detalhes do estudo).

 

 

 

A fase 2 dos testes de uma vacina verifica a segurança e a capacidade de gerar uma resposta do sistema de defesa. Normalmente, ela é feita com centenas de voluntários. Já a fase 1 é feita em dezenas de pessoas, e a 3, em milhares. É na fase 3 que será medida a eficácia da vacina.

 

 

Os participantes eram adultos saudáveis de 18 a 59 anos e foram escolhidos aleatoriamente para receber duas doses da vacina experimental: dose baixa de 3 microgramas, dose alta de 6 microgramas, ou placebo. Segundo a pesquisa, as respostas de anticorpos foram induzidas no prazo de até 28 dias após a primeira imunização.

MÃE MORREU ABRAÇADA AO FILHO EM DESABAMENTO DE FALÉSIA EM PIPA NO RN

Stella Souza, uma das vítimas do desabamento de falésia na praia de Pipa nesta terça-feira (17), tentou proteger o filho no momento do acidente. Ela foi encontrada abraçada ao bebê de 7 meses, segundo testemunhas. O marido de Stella, Hugo Pereira, de 32 anos, também morreu soterrado no local, um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte.

 

 

 



O empresário náutico Igor Caetano testemunhou o acidente e tentou socorrer as vítimas. Ele contou que a mãe abraçou o filho na tentativa de protegê-lo.

 

 

Na hora do acidente, o casal e o bebê estavam sentados perto da falésia – o cachorro da família também morreu soterrado.

MP ELEITORAL É FAVORÁVEL A INDEFERIMENTO DE REGISTRO DOS CANDIDATOS A PREFEITO MAIS VOTADOS EM 2 MUNICÍPIOS DO RN

O Ministério Público Eleitoral requereu o indeferimento do registro das candidaturas dos concorrentes mais votados às prefeituras de Guamaré, Hélio Willamy Miranda da Fonseca (Hélio de Mundinho), e Lagoa Salgada, Osivan Sávio Nascimento Queiroz. Ambas desrespeitaram a legislação eleitoral. Enquanto Osivan Queiroz estaria indo para o terceiro mandato sucessivo, no caso de Hélio de Mundinho já seria o quarto, embora a Constituição permita apenas dois.

 


Autor dos pareceres, o procurador regional Eleitoral, Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, reforça que o objetivo da norma consiste em evitar que haja a perpetuação de uma mesma pessoa ou grupo familiar na chefia do Poder Executivo e, nos dois casos, tal regra está sendo violada pelas candidaturas. A decisão agora cabe ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN).

 

 


Lagoa – No entendimento da Procuradoria Regional Eleitoral, Osivan Queiroz se candidatou, na verdade, a um terceiro mandato sucessivo. Isso porque, além do atual iniciado em 2016, ele também exerceu o cargo de prefeito em parte do quadriênio anterior (mais exatamente entre 27 de junho e 21 de novembro de 2013), pois havia sido o segundo colocado nas eleições de 2012, porém o vencedor daquele pleito foi afastado do cargo por decisão judicial durante quase cinco meses, período no qual Osivan assumiu efetivamente a prefeitura.

 

 


Em primeira instância, o MP Eleitoral já havia defendido que a candidatura era ilegal, porém o juiz deferiu o registro e legendas adversárias ingressaram com recurso no TRE. Para o procurador, a situação é similar ao exercício dos chamados “mandatos tampões”, que embora não abranjam todo o período de quatro anos, só autorizam seus ocupantes a uma nova eleição sucessiva.

 

 


Ronaldo Chaves lembra ainda que, ao assumir em junho de 2013, a expectativa do político era de se manter até o final daquele mandato, o que teria ocorrido se a Justiça não revertesse a decisão de afastar o vencedor do pleito de 2012. “Diferente do substituto, que, já quando assume, sabe que o exercício do mandato será temporário, sem qualquer expectativa de permanência no cargo.”

 

 

Para o MP Eleitoral, ao ter assumido o cargo como titular Osivan Queiroz carrega consigo todos os efeitos legais dessa ação, dentre os quais a impossibilidade de se candidatar em 2020, após já ter sido eleito em 2016. Situação diferente, por exemplo, de presidentes de câmaras municipais que assumem o Executivo enquanto não se realizam novas eleições, ou de vice-prefeitos que substituem temporariamente o titular, antes dos seis meses finais do mandato.

 

 


Guamaré - No caso do município da Costa Branca potiguar, o MP Eleitoral enfatiza que, no pleito de 2016, a Justiça Eleitoral e o STF reconheceram que Hélio de Mundinho já estava desrespeitando a mesma regra legal. Isso porque ele foi eleito em 2012 (pro mandato de 2013 a 2016) e no quadriênio anterior seu cunhado havia exercido, ainda que por um breve período, a prefeitura.

 

 


Ainda assim, e apesar de ter seu registro de candidatura de 2016 indeferido em todas as instâncias eleitorais (e até mesmo no STF), Hélio de Mundinho assumiu a prefeitura e se manteve no cargo de janeiro de 2017 a outubro de 2018, com base em decisões cautelares, até ser definitivamente afastado. Para o procurador, não resta dúvida de se tratar de “inadmissível e até ‘surpreendente discussão’ acerca de possível exercício de ‘quarto mandato’ consecutivo de um mesmo grupo familiar, o que, obviamente, vai de encontro ao preceito constitucional”.

 

 


O registro da candidatura para estas eleições de 2020 já havia sido indeferido em primeira instância, apesar disso Hélio de Mundinho manteve a campanha e recebeu os votos por ter ingressado com recurso junto ao TRE. O entendimento em relação à disputa atual, aponta o MP, seria diferente se após ter seu registro indeferido em 2016 o político não tivesse assumido o cargo. No entanto, ele não só assumiu, como cumpriu quase metade do mandato.

ALERTA! BRASIL REGISTRA 676 MORTES POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS E MÉDIA SOBE PARA 557

O país registrou 676 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 166.743 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 557, a maior desde o dia 12 de outubro. A variação foi de +45% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nas mortes por Covid. É a maior alta registrada desde o mês de maio.

 

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...