14 de janeiro de 2017

HOMEM SEGUE BANDIDOS APÓS ASSALTO, MATA 1 E FERE OUTRO NO RN

Um homem não identificado matou um ladrão e deixou outro ferido, logo após um assalto à uma loja em Mossoró. O fato aconteceu no início da noite desta sexta-feira, (13), quando dois elementos realizaram o assalto e saíram do local em uma moto Traxx.
 
 
 
 
 
 
Segundo informações, uma das vítimas gritou na rua que havia sido assaltada, e o homem saiu em perseguição à dupla. Ao alcançar os bandidos, o homem atirou e matou Francisco Arlindo de Melo, “Chico”, de 25 anos, que estava na garupa da Traxx, e feriu um adolescente de 17 anos, que pilotava a moto. O menor ainda tentou fugir, mas foi detido por populares até a chegada da PM.

OPERAÇÃO FISCALIZA 1.180 PESSOAS E PRENDE MOTORISTA QUE BATEU EM MURETA AO TENTAR FUGIR DA BLITZ

O reforço na prevenção de acidentes de trânsito foi intensificado pela equipe da Operação Lei Seca do Detran/RN, que na madrugada deste sábado, (14), realizou duas blitzen em pontos distintos de Pirangi abordando cerca de 1.180 pessoas. Na ocasião, um condutor tentou furar o bloqueio da blitz, foi perseguido e acabou colidindo o veículo com uma mureta de proteção, sendo preso e em seguida autuado em vários artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 
 
 
 
 
 
 
 
 
As blitzen foram montadas ao longo da RN 063, sendo uma em frente ao Restaurante Barramares e a segunda na descida da ponte de Pirangi no sentido praia de Búzios. Ao todo foram notificados 40 condutores por estarem conduzindo veículo automotor sob efeito de álcool, sendo que dois deles foram enquadrados em crime de trânsito, foram presos e conduzidos a Delegacia de Plantão Zona Sul.
 
 
 
 
 
 
O coordenador da Operação Lei Seca no RN, capitão Isaac Paiva, avaliou pequeno o nível de desrespeito a Lei Seca quando comparado a quantidade de condutores fiscalizados com o número daqueles que foram autuados por desobedeceram a legislação de trânsito. "A quantidade de autuações foi proporcionalmente pequena ao número de condutores abordados, o que demonstra que pelo menos em alguns eventos específicos, como esse do verão de Pirangi que as pessoas sabem que não têm como sair do local sem serem fiscalizadas, o trabalho vem surtindo efeito, pois os condutores têm evitado beber e dirigir nesses casos", comentou o capitão.
 
 
 
 
 
 
O trabalho de fiscalização e de segurança preventiva realizado pelo Detran/RN por meio da Operação Lei Seca nos litorais Norte e Sul vem trazendo resultados positivos para a população. Ainda no meio da semana a equipe da Lei Seca realizou patrulhamento e dezenas de abordagens nas praias de Graçandu, Pitangui, Genipabu, e Muriú.

BRIGA ENTRE FEIRANTES NA CEAGESP DEIXA DOIS MORTOS E TRÊS FERIDOS EM SP

Dois homens foram mortos a tiros e três foram baleados e ficaram feridos na madrugada deste sábado (14) no Ceagesp, na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo. Os mortos, Ítalo Santos e Wagner Rodrigues, eram feirantes da seção de peixes.
 
 
 
 
Dois feirantes da seção de peixes morrem após briga na Ceagesp (Foto: Paula Paiva Paulo/G1)
 
 
 
O crime ocorreu por volta das 5h, na frente do portão 14 da Ceagesp, localizado na Marginal Pinheiros.
 
 
 
Segundo informações iniciais da Polícia Civil, eles teriam discutido na quarta-feira (11) por desentendimentos sobre o valor de mercadorias. Na quinta (12), teria acontecido uma agressão física e, nesta madrugada, o "acerto de contas".  
 
 
 
Dos três feridos, dois eram irmãos de Ítalo e o terceiro, de Wagner. Eles estão internados no Hospital das Clínicas e no Hospital Universitário, sob custódia da polícia. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.
 
 
 
 
Briga entre feirantes deixa dois mortos e três feridos na Ceagesp, na Zona Oeste de SP (Foto: Paula Paiva Paulo/G1)
 
 
 
Um homem foi preso e a polícia apura se ele tem ligação com a história. O caso foi registrado no 91ºDP, na Ceagesp. A polícia apreendeu três armas no local do crime que passarão por perícia.
 
 
 
 
De acordo com a polícia, existe uma câmera de segurança no local que poderia ajudar a desvendar o crime, mas o equipamento estava inoperante.
       
 
 
Fonte: G1 - Foto: Paula Paiva Paulo/G1.

MICROCRÉDITO BENEFICIA MIL PEQUENOS EMPREENDEDORES EM MOSSORÓ

A cidade de Mossoró recebeu nesta sexta-feira (13), no Ginásio Poliesportivo Pedro Ciarlini, a primeira ação de 2017 do Programa Microcrédito do Empreendedor.
 
 
 

 
 
 
 
Com esta ação o Governo do Estado beneficia mil pequenos empreendedores formais e informais em Mossoró e insere R$ 3,5 milhões na economia da região. "O momento é de crise em todo o país. Mas aqui no Rio Grande do Norte nós não tememos a crise. Estamos enfrentando com criatividade, trabalhando para estimular a economia, apoiando o empreendedor como estamos fazendo agora com a entrega dos financiamentos do Microcrédito", afirmou o governador Robinson Faria.
 
 
 
 
 
O governador explicou que o Microcrédito possibilita investimentos em atividades como artesanato, comércio de frutas e verduras, confecção e comércio de roupas e produtos de perfumaria, produtores de salgados e doces, oficina mecânica, salão de beleza, entre outras atividades, dando oportunidade de ocupação e renda. "Nosso governo prioriza os investimentos sociais, por que é uma administração voltada para aqueles que mais precisam", afirmou Robinson Faria e concluiu: "Com o microcrédito o pai, a mãe, o jovem têm a chance de iniciar ou fortalecer o próprio negócio, de trabalhar por conta própria e crescer gerando mais produção e mais oportunidades de trabalho e renda".
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Lançado em outubro de 2015, o Programa Microcrédito do Empreendedor já alcançou 74 cidades, realizou 6.600 operações e injetou R$ 18,9 milhões na economia do Rio Grande do Norte, gerando cerca de nove mil oportunidades de trabalho e renda.

TJRN ARTICULA ESFORÇO CONCENTRADO PARA REDUZIR NÚMERO DE PRESOS PROVISÓRIOS NO ESTADO

Reduzir o número de presos provisórios no Rio Grande do Norte e tornar mais céleres os processos das execuções penais são os pontos centrais a serem perseguidos pela Justiça Estadual potiguar para auxiliar na questão da crise do sistema carcerário brasileiro, evidenciado a partir dos massacres de presos ocorridos em Manaus (AM) e em Boa Vista (RR). Para tratar das ações para a realização de um mutirão carcerário, a Presidência do Tribunal de Justiça realizará, na próxima quarta-feira (18), às 16h, uma reunião com representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados, Corregedoria de Justiça e juízes criminais. O objetivo é revisar processos criminais que contemplam presos provisórios ou definitivos.
 
 
 
 
Atualmente, o Sistema Penitenciário potiguar contabiliza 2.901 presos provisórios – pessoas encarceradas mas que ainda não foram julgadas pela Justiça – de um total de 8.242 apenados, o equivalente a 35,2% do número total. Proporcionalmente, o RN é um dos estados com menos presos provisórios. O juiz auxiliar da Presidência João Eduardo Ribeiro explica que as medidas a serem executadas visam fazer com que os apenados passem menos tempo como presos provisórios e cumpram a pena no regime previsto, com as devidas progressões, não permanecendo mais tempo que o devido no sistema prisional.
 
 
 
 
 
O magistrado aponta que a concretização desses objetivos deve auxiliar no enfrentamento da questão do crime organizado no sistema carcerário. “O tempo superior de permanência termina por propiciar as condições para o surgimento do crime organizado. Há uma visão corriqueira da sociedade de que o preso deve ir para a penitenciária e permanecer encarcerado. Mas muitos, ao permanecerem por mais tempo que o devido, terminam por se tornar novos membros das facções, em prejuízo da própria sociedade”.
 
 
 
 
O juiz João Eduardo Ribeiro afirma que a construção de presídios – de competência do Poder Executivo - não é a medida mais duradoura, diante da desproporção entre a necessidade de vagas e o número de unidades prisionais. O Brasil tem hoje a quarta maior população carcerária do mundo, com cerca de 600 mil presos. No Rio Grande do Norte, são apenas 3.500 vagas para 8 mil pessoas encarceradas.
 

 
Esforço concentrado
 
 
João Eduardo Ribeiro ressalta que não apenas o TJRN irá se reunir com instituições na próxima semana, mas os 25 TJs presentes à reunião da última quinta-feira (12), em Brasília (DF), com a ministra Cármen Lúcia, presidente do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal. Inicialmente, os tribunais de justiça deverão realizar o esforço concentrado nos próximos 90 dias, designando juízes e servidores para se dedicarem, exclusivamente, a acelerar a análise de questões processuais como cumprimento de pena, eventuais benefícios ou progressão de regime que envolvem milhares de presos no país.
 
 
 
 
Mas segundo o juiz auxiliar da Presidência, esse movimento nacional será mais do que um mutirão carcerário, de caráter provisório. O objetivo da ministra Cármen Lúcia é de que o Poder Judiciário brasileiro faça um esforço concentrado em caráter permanente para dar celeridade à análise dos processos de execução penal. “Isso demonstra o esforço e compromisso do Poder Judiciário para a resolução da crise do sistema carcerário”.
 

Saiba mais
 
 
 
No ano de 2013, o Rio Grande do Norte foi um dos estados alvo do Mutirão Carcerário realizado pelo CNJ. Entre abril e maio, uma equipe do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário inspecionou 22 unidades prisionais do RN e analisou 6.478 processos de presos condenados e provisórios no RN. Ao final, foram concedidos 640 benefícios a esta população carcerária, entre eles livramento condicional, progressão de regime, relaxamento de flagrante, liberdade provisória, indultos e revisão de prisões preventivas.
 
 
 
Um relatório de 700 páginas apontou a necessidade urgente de ampla reforma do sistema prisional do RN, desde a criação e reforma de unidades prisionais à reorganização da estrutura de Execução Penal da Justiça local.

GOVERNADOR ENTREGA PRÉDIO DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA DE MOSSORÓ

O governador Robinson Faria entregou nesta sexta-feira (13) o prédio do Centro Estadual de Educação Profissional Tecnológica de Mossoró. "Aqui concretizamos mais uma ação de Governo que vai contribuir para a educação e formação dos nossos jovens. Teremos uma escola de qualidade que vai formar profissionais demandados pelos vários setores da economia. E isso é muito importante por que, com educação de qualidade, a vida da pessoa melhora, ela consegue trabalho, emprego e renda, o que dá dignidade às famílias", afirmou o chefe do Executivo estadual.
 
 
 
 
 

 
 
 
Na edificação do Centro em Mossoró o Governo investiu R$ 6,9 milhões. A escola tem 12 salas de aula, dez laboratórios, auditório para 200 pessoas e ginásio. Funcionará com cursos de nível médio profissionalizante.
 
 
 
 
Ainda na solenidade, o governador assinou edital para seleção dos gestores dos sete Centros Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica que estão previstos para ser instalados em 2017. Além de Mossoró, Natal, Ceará Mirim, Extremoz, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Alto do Rodrigues também receberão escolas deste tipo que no total irão atender 15 mil estudantes de Mossoró e municípios da região Oeste. Outros três Centros deverão ser instalados até 2018.
 
 
 
 
 
 
 
 
Escola de tempo integral
 
Robinson Faria também fez nesta sexta-feira visita de inspeção à obra de reforma da Escola Estadual Ambulatório Cardeal Câmara, localizada na rua Dr. João Marcelino, em Mossoró. A reforma é um investimento de R$ 607.881,86, com recursos próprios do Governo do Estado, e para ser finalizada falta a ligação à rede de saneamento e a instalação dos aparelhos de ar-condicionado.
 
 
 
 
 
A escola atende em tempo integral mais de 150 estudantes do 1º ao 5º ano. Em todo o RN, 17 escolas ofertam o ensino em tempo Integral, beneficiando 3,4 mil alunos.
 
 
 
 
 
O Governo do Estado está buscando junto ao Ministério da Educação a inclusão de mais 34 escolas, ainda em 2017, no regime de ensino semi-integral, que cumprem 35 horas semanais de atividades.

MULHER É ACUSADA DE “AJEITAR” A PRÓPRIA SOBRINHA DE 12 PARA FAZER SEXO COM HOMEM DENTRO DE CARRO NO RN

A tia de uma adolescente de 12 anos foi detida suspeita de entregar sua sobrinha para que um homem de 30 anos abusasse sexualmente dela, em Natal. De acordo com a Polícia Militar, o homem foi flagrado dentro de um carro com a menor na Praia do Forte, no bairro de Santos Reis, na Zona Leste de Natal.
 
 
 
 
Segundo a PM, os militares faziam rondas na região quando acharam o carro. Ainda segundo a PM, o homem e a menina haviam acabado de ter relações sexuais. O suspeito foi levado para a delegacia e afirmou  que a tia da adolescente marcou o encontro entre os dois.
 
 
 
 
Ainda segundo a PM, a menina foi levada para a maternidade Januário Cicco, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em seguida, foi levada para o Hospital Giselda Trigueiro, especializado em doenças infectocontagiosas, para receber vacinas e remédios. A PM afirmou que a adolescente seria levada para realizar exames de corpo de delito no Instituto Técnico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep).
 
 
 
 
O caso será encaminhado para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. O homem vai responder por estupro de vulnerável e por aliciar ou assediar criança para ato libidinoso.
 
 
Foto: Ilustração.

NOVO SECRETÁRIO DE JUVENTUDE RESPONDE NA JUSTIÇA POR IMPROBIDADE NO MA

O novo secretário nacional de Juventude do governo Michel Temer, Francisco de Assis Costa Filho, é reinquirido por improbidade administrativa (crime cometido por funcionário) em um processo que tramita na Justiça do Maranhão acusado de ter sido funcionário fantasma na prefeitura de Pio XII, no interior maranhense. A nomeação de Assis Filho foi publicada na edição desta sexta-feira (13) do "Diário Oficial".
 
 
 
 
Assis Filho ao lado do presidente Michel Temer (Foto: Divulgação / PMDB)
 
 
 
 
Filiado ao PMDB do Maranhão, o novo secretário de Juventude irá substituir Bruno Júlio, que pediu demissão na última sexta (6) após uma declaração polêmica na qual disse que "tinha era que matar mais presos" e que "tinha que haver uma chacina por semana" nos presídios.
 
 
 
 
Até ser nomeado secretário de Juventude, Assis Filho ocupava o cargo de superintendente da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) no Nordeste. Ele também é presidente da Juventude do PMDB. A previsão é de que o novo secretário tome posse nesta segunda-feira (16).
 
 
 
 
Segundo o Ministério Público do Maranhão, Assis Filho exerceu, no intervalo de quatro meses, seis funções na Prefeitura de Pio XII , cidade a 270 km de São Luís. As nomeações foram entre 2014 e 2016.
 
 
 
 
De acordo com a denúncia do MP, em maio de 2016, Assis Filho aparecia na folha de pagamento do município maranhense nos cargos de secretário de Cultura, professor e procurador-geral do município.
 
 
 
 
Assis Filho e outros 47 foram acusados, em 2016, de serem funcionários fantasmas da prefeitura de Pio XII. Ainda segundo o MP, o grupo causou um prejuízo de R$ 2.478.406,88 aos cofres municipais. A Justiça aceitou a denúncia e os reinquiriu por improbidade administrativa.



Foto: Divulgação/PMDB.

SETHAS E IDEMA CELEBRAM CONVÊNIO PARA AMPLIAR SERVIÇOS DA CENTRAL DO CIDADÃO EM MOSSORÓ

Com objetivo de ampliar a prestação de serviços do Estado em Mossoró, foi assinado na tarde de hoje, 13, um Termo de Cooperação entre o Idema e a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) para a instalação de um Posto Avançado da Central do Cidadão na unidade do órgão ambiental, no centro da cidade.
 
 
 
 

 
 
 
A partir do convênio, serão realizados serviços como emissão de carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho. O prédio do Idema, localizado na Avenida Rio Branco, conta com uma área de 230 m² e está sendo reformado para melhor atender ao público.
 
 
 
 
 
Este convênio mostra que nós temos um governo integrado, no qual as secretarias trabalham juntas em benefício da população”, destacou Robinson Faria.
 
 
 
 
"O posto avançado é necessário devido ao porte da cidade que tem uma grande demanda pelo serviço de emissão desses documentos. Com isso vamos facilitar o acesso da população a esse atendimento", afirmou a secretária Julianne Faria.
 
 
 
 
 
 
 
 
Antes da assinatura do convênio, o presidente do Idema, Rondinelle Oliveira, apresentou como ficará a unidade do órgão em Mossoró após a reforma.
 
 
 
 
A obra contempla a recuperação da cobertura, das alvenarias internas e do forro em PVC, além da reformulação e redimensionamento das instalações elétricas, recuperação das instalações hidráulicas e sanitárias, colocações de novos lustres e reforma da fachada.

CHACINA! TIROTEIO DEIXA 4 MORTOS E 4 FERIDOS EM BAR NO RS

Quatro pessoas foram assassinadas a tiros e outras quatro ficaram feridas após serem baleadas na noite desta sexta-feira (13) em um bar no Bairro Rio dos Sinos, em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, pelo menos sete homens armados chegaram atirando e fugiram do local em dois automóveis.
 
 
 
 
 
Grupo abriu fogo em bar de São Leopoldo, no RS (Foto: Divulgação/BM)
 
 
 
 
Uma das vítimas morreu no local e outras três foram conduzidas para o Hospital Centenário, juntamente com os demais feridos, mas não resistiram. Até o final da noite, ninguém foi preso e o motivo da chacina ainda é desconhecido. As vítimas não tiveram a identificação confirmada.
 
 
 
Fonte: G1 - Foto: Divulgação/BM.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...