12 de junho de 2024

MÉDICA DE HOSPITAL DO INTERIOR DO RN IMPROVISA MÁSCARA DE OXIGÊNIO PARA SALVAR VIDA DE BEBÊ DE 3 MESES

O hospital municipal de Santa Cruz, usou uma embalagem de bolo como máscara de oxigênio em um bebê de apenas três meses internado com suspeita de bronquiolite. O caso foi confirmado pelo município.

 

Em nota assinada pela direção técnica, a unidade de saúde informou que o paciente de 3 meses e 20 dias deu entrada no último sábado (8), com quadro de desconforto respiratório grave, congestão nasal, febre, rinorreia, vômitos e diarreia.

 

Ainda de acordo com o hospital, o bebê foi medicado e a equipe solicitou vaga de internamento em alguma unidade com UTI pediátrica. Porém, foi preciso usar o equipamento improvisado enquanto a transferência não ocorreu.

 

O paciente estava "clinicamente grave, mantendo quadro de desconforto respiratório e taquidispineia", segundo a nota.

 

O município informou que o hospital não é referência em urgência materno infantil e que a médica plantonista usou a embalagem de bolo para montar um leito semi intensivo e atender a necessidade criança enquanto aguardava regulação para leito de UTI.

 

No fim da manhã desta terça-feira (11), o município informou que a criança estava em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em transferência para o hospital Varela Santiago, em Natal.

 

Do Blog: Essa é a realidade da saúde do governo do PT no RN. Falta leitos nos hospitais do Estado, e os Hospitais Municipais ficam tendo que fazer até essas gambiarras. 

PF INDICIA MINISTRO DE LULA POR CORRUPÇÃO E ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

A Polícia Federal (PF) indiciou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, suspeito de irregularidades envolvendo recursos da Codevasf. 

 

Para a PF, há indícios de participação do ministro, que também é deputado federal, em um esquema de corrupção e organização criminosa. Um dos escândalos apurados é a pavimentação de uma rodovia que passa nas proximidades da fazenda familiar de Juscelino. 

 

Supostas irregularidades em obras executadas em Vitorino Freire (MA), cidade governada pela prefeita Luanna Rezende, irmã do ministro, ajudaram a embasar o indiciamento. As obras foram bancadas com emendas parlamentares de Juscelino. 

 

O ministro tem elo com o empresário Eduardo José Barros Costa, conhecido como Eduardo DP, apontado como sócio oculto de uma empresa com contratos com a Codevasf. Um celular apreendido pela PF continha trocas de mensagens entre Juscelino e Eduardo. 

 

“Resta cristalina a relação criminosa pactuada entre Juscelino Filho e Eduardo DP”, diz trecho de um relatório da PF revelado pelo jornal Folha de São Paulo. 

 

A PF apura o uso de três caminhos para prática de corrupção: pavimentação de estradas que beneficiam propriedades do ministro, indicação de pagamentos a terceiros e contratação de uma empresa que a PF suspeita ser do próprio Juscelino.