8 de março de 2015

A POESIA DO “PRIMO POETA”; HOMENÁGEM AS MULHERES

clip_image002

HOMENÁGEM AS MULHERES:

Surgiu da nossa costela

Para ser Mãe Concebida,

Dona do ciclo da vida

Sonhadora da janela.

Das rosas, é a mais bela,

Encanta qualquer jardim,

É meu anjo querubim

Meu amparo, meu suporte...

Mulheres que dão o norte

E sofrem dizendo sim.

Por: Primo Poeta.

MULHER ESFAQUEIA OUTRA EM CIDADE DO SERIDÓ

Por volta das 03h40 da madrugada do sábado, (07) foi vítima de duas cutiladas de faca, MARIA AURICÉLIA DA SILVA, de 32 anos, que foi atingida nas costas e na virilha.

A acusada foi presa pela PM e identificada como IONARA CARLA DA SILVA CABRAL, de 20 anos que foi conduzida para Caicó e autuada por tentativa de homicídio.


A vítima foi conduzida ao Hospital Regional onde passou por cirurgia e ficou internada em observação até o final da manhã, quando foi liberada.

Fonte: PM Currais Novos.

LAVA JATO: 39 SERÃO INVESTIGADOS POR FORMAÇÃO DE QUADRILHA

O ministro Teori Zavascki deferiu a abertura de inquérito para investigar 39 autoridades pelo crime de formação de quadrilha para a prática de corrupção e lavagem de dinheiro, relacionada ao pagamento de propinas na Petrobras. O pedido foi feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

O ministro do STF Teori Zavascki aceitou denúncia da Procuradoria Foto: STF / Reuters

De acordo com a decisão de Teori, divulgada nessa sexta-feira (6), 19 deputados, sete senadores e 11 ex-deputados, além de João Vaccari Neto e Fernando Baiano (apontados como operadores do esquema), serão investigados por “esquema criminoso montado” dentro da estatal. Ele acolheu pedido feito por Janot, que argumenta que grupos de políticos ligados a pelo menos três partidos (PP, PT e PMDB) agiam em associação criminosa.

No decorrer das investigações sobre lavagem de dinheiro, detectaram-se elementos que apontavam no sentido da ocultação de recursos provenientes de crimes de corrupção praticados no âmbito da Petrobras. O aprofundamento das apurações conduziu a indícios de que, no mínimo entre os anos de 2004 e 2012, as diretorias da sociedade de economia mista estavam divididas entre partidos políticos, que eram responsáveis pela indicação e manutenção de seus respectivos diretores”, escreveu Janot na petição enviada a Teori.

Além do inquérito para apurar formação de quadrilha, o magistrado deferiu nessa sexta-feira (6) 21 pedidos para investigar autoridades com suspeita de envolvimento em desvios na Petrobras. Ele delega o juiz Márcio Schiefler Fontes, que trabalha em seu gabinete, para conduzir o inquérito criminal sobre autoridades com prerrogativa de foro, em sua maioria.

Constam na lista nomes como o do presidente do Senado, Renan Calheiros, dos senadores Benedito de Lira (PP-AL), Ciro Nogueira (PP-PI), Edison Lobão (PMDB-MA), Romero Jucá (PMDB-RR) e Valdir Raupp (PMDB-RO), além dos ex-ministros de Estado Aguinaldo Ribeiro (atualmente é senador pelo PP-PB) e Mário Negromonte. Lobão também foi ministro dos governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff.

Na petição protocolada no início da semana no STF, Rodrigo Janot enumera uma série de elementos. “[Esses indícios] justificam a instauração de inquérito para a integral apuração do processo sistêmico de distribuição de recursos ilícitos a agentes políticos, notadamente com utilização de agremiações partidárias, no âmbito do esquema criminoso perpetrado junto à Petrobras.

O procurador-geral da República elenca o nome de empreiteiras que detinham contratos com a estatal e criaram, segundo as apurações, um cartel que dividia entre si as licitações para obras e repassavam vantagens indevidas a funcionários de alto escalão da empresa, indicados por partidos políticos. O sobrepreço nas obras variava de 1% a 5% do valor dos contratos. Ele afirma na petição que “as vantagens indevidas e os prejuízos causados à sociedade de economia mista federal provavelmente superam R$ 1 bilhão.

Ao citar os depoimentos do doleiro Alberto Youssef e de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras indicado para o cargo pelo PP, Janot afirma que o ex-diretor de Serviços Renato Duque era “o homem” de integrantes do PT na empresa e que Nestor Cerveró, na época à frente da Diretoria Internacional, desempenhava o mesmo papel para parlamentares do PMDB.

Para que os valores passassem de um ponto a outro da cadeia (das empreiteiras para diretores e políticos), as investigações apontaram a existência de “operadores” ou “intermediários”. “Referidos operadores encarregavam-se de, mediante estratégias de ocultação da origem dos recursos, lavar o dinheiro e, assim, permitir que a propina chegasse aos seus destinatários de maneira insuspeita”. A petição encaminhada por Janot explicita que o operador do PP era, quase sempre, Youssef, que quem recebia em nome do PT era João Vaccari Neto (tesoureiro do partido), e que o intermediário do PMDB era Fernando Antônio Falcão Soares, conhecido como Fernando Baiano.

Em todas as decisões que tomou sobre os requerimentos de Janot, Teori Zavascki recorda que “a abertura de inquérito não representa juízo antecipado sobre autoria e materialidade do delito”. Ele destaca que os pedidos de abertura de inquérito têm como base depoimentos colhidos em delação premiada. “Tais depoimentos não constituem, por si sós, meio de prova, até porque, segundo disposição normativa expressa, nenhuma sentença condenatória será proferida com fundamento apenas nas declarações de agente colaborador”, escreveu Teori.

SERIDÓ GANHA NOVA ESTRUTURA DE ATENDIMENTO PARA EMPREENDEDORES

Esse é o reinício de um novo ciclo de incentivo ao desenvolvimento, no Seridó”. Com essas palavras, o Diretor Superintendente do Sebrae no RN, José Ferreira de Melo Neto, ressaltou o seu entusiasmo com a inauguração das novas instalações do Escritório Regional do Sebrae no Seridó Ocidental, em Caicó.

Inauguração contou com representantes do Sebrae(Foto: Referência Assessoria)

O evento, realizado nesta quinta-feira (5), reuniu lideranças empresarias, políticos, e a sociedade em geral, que prestigiaram a modernização da sede do Sebrae, que há 34 anos contribui, de forma decisiva, para o desenvolvimento regional, através de orientações técnicas, capacitações e incentivo ao empreendedorismo.

Estamos trabalhando para fazer um Sebrae cada vez mais forte. Essa é a nossa meta”, completou o Diretor Superintendente do Sebrae. Ele relatou que estruturas semelhantes a de Caicó também serão inauguradas na região do Mato Grande, em João Câmara, e no Médio Oeste, no novo escritório, em Apodi. “Apesar de ser um ano de dificuldades econômicas, acredito que o trabalho do Sebrae pode ajudar a fazer a diferença”, sublinhou.

Presente na cerimônia, o prefeito de Caicó, Roberto Germano, classificou o evento como “uma noite histórica para os caicoenses e seridoenses”. De acordo com o gestor, com essa nova estrutura o Sebrae está se modernizando e oferecendo condições para prestar um serviço ainda mais eficiente, através de sua equipe, conhecida pela sua competência e qualificação.

O gerente do escritório do Sebrae no Seridó Ocidental, Pedro Medeiros, destacou o empreendedorismo do povo seridoense, como um diferencial de sucesso. “O grau de competitividade que empresas da região conseguem atingir, atuando de igual para igual com empresas de porte nacional”, afirmou, citando o exemplo do setor boneleiro, segundo polo de produção em todo o país, atrás apenas de Apucarana (PR).

Pedro Medeiros aponta que a nova estrutura gerou uma motivação a mais em toda a sua equipe, composta de onze colaboradores, entre consultores, estagiários e terceirizados, e que o desafio agora é “bater a meta das metas”, amplificando os trabalhos e buscando prestar um serviço cada vez melhor para as MPE, durante todo o ano de 2015. O escritório conta agora com oito pontos de atendimento, duas salas de capacitação profissional, biblioteca, recepção e acessibilidade para facilitar o acesso do público aos serviços prestados pela entidade.

TORCEDORES SÃO BALEADOS A CAMINHO DA ARENA CASTELÃO, EM FORTALEZA

untitledDois torcedores foram baleados no Bairro Messejana, em Fortaleza, no fim da tarde deste sábado (7) quando se dirigiam à Arena Castelão, para a partida entre Ceará e Fortaleza, que ocorre às 18h15. Sessenta pessoas foram detidas e levadas para o 16º Distrito Policial por causar baderna antes do jogo.

Segundo o coronel da Polícia Militar, Francisco Souto, um homem passou em um carro na avenida atirando a esmo e atingiu os dois torcedores que caminhavam pela Avenida Frei Cirilo em um grupo de cerca de 100 pessoas. Os dois feridos foram encaminhados para o hospital Frotinha do mesmo bairro. Um foi atingido na perna e o outro, nas costas.

A polícia relata confrontos entre os torcedores na Avenida Dedé Brasil, há alguns quilômetros do estádio, no terminal de ônibus do Bairro Antônio Bezerra e em pontos das avenidas Mister Hull, Frei Cirilo e Engenheiro Santana Júnior.  Nestes pontos, o encontro das torcidas rivais na ida para o jogo gera tumulto e baderna.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...