23 de outubro de 2009

POLÍCIA PRENDE 10 PESSOAS ENVOLVIDAS COM O TRÁFICO EM PARELHAS


A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) coordenou na manhã desta sexta-feira, dia 23, a “Operação Xeque-Mate”, com o objetivo de cumprir 10 mandados de prisão de pessoas investigadas por associação ao tráfico de drogas nas cidades de Parelhas, Caicó e Florânea. Ao final da ação, todos os investigados foram presos e encaminhados a Penitenciária de Caicó, o “Pereirão”. Outras duas pessoas foram detidas por posse ilegal de arma de fogo. A ação desta semana foi decorrente de três outras operações realizadas este ano no Seridó. Ao todo, 34 pessoas foram presas em decorrência da mesma investigação de combate ao tráfico de drogas.



Cerca de 150 policiais, entre civis e militares, se deslocaram para o Seridó e a partir das 5 horas deram início as diligências. Foram presos: o vigilante Edson Araújo de Azevedo, o “Toco taxista”, 34 anos; o ceramista Luciano José da Silva, o “Tourinho”, 31 anos; o agricultor Adson Cleiton Campos da Silva, o “Mouzinho”, 24 anos; o ceramista Geovani Ferreira do Nascimento, 23 anos; o carregador Edvan Vitorino dos Santos, o “Vaninho”, 33 anos; o vendedor de bebidas Judimos Alves Cavalcanti, o “Judmário”, 33 anos; o mototaxista Sebastião Alves do Nascimento, o “Bartinho”, 36 anos; o borracheiro Euzébio José Gomes, 49 anos; além de Ozilene Souza Lima, 29 anos; e Cícera Ferreira Silva, 42 anos. Além deles, duas pessoas foram presas com uma pistola e uma espingarda de fabricação caseira. A polícia apreendeu ainda um revólver em Caicó. Todas as prisões aconteceram em Parelhas.



OPERAÇÃO XEQUE- MATE É A CONTINUIDADE DA OPERAÇÃO BOQUEIRÃO

A operação “Xeque-Mate” foi o resultado de meses de investigação das equipes da Delegacia Municipal de Parelhas e da Delegacia de Narcóticos de Natal (Denarc). Segundo um dos investigadores, no mês de agosto a polícia realizou a “Operação Boqueirão”, em Parelhas e Caicó, prendendo 17 pessoas entre elas um dos principais traficantes da região: Edson Gonçalves de Macedo, o “Loprão”.
Mesmo preso no “Pereirão”, “Loprão” continuou a comandar a venda de drogas. A polícia, então, realizou outras duas ações prendendo na semana passada Arnaldo e Juarez com várias pedras de crack. A investigação se aprofundou e detectou a rede de distribuição de “Loprão” e Arnaldo.


Com base nos indícios e provas dos autos do inquérito, a polícia solicitou a expedição de mandados de prisão para dez pessoas. O juiz de Parelhas, Marco Antônio, autorizou todas as prisões temporárias.


BEM-HUR VAI PEDIR TRANSFERÊNCIA DE LOPRÃO PARA PRESÍDIO DE MOSSORÓ

O secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, delegado Agripino Oliveira Neto, citou que este ano a polícia realizou 26 grandes operações. As ações resultaram na prisão de 250 pessoas, a maioria por tráfico de drogas.


O subsecretário de Defesa Social, delegado Ben-Hur de Medeiros, explicou que a polícia está solicitando à Justiça a transferência de “Loprão” para o Presídio de Pau dos Ferros. “Ele é um dos principais traficantes da região. Mesmo preso, continuou comandando o tráfico”, confirmou.





O helicóptero da Sesed, o “Potiguar I”, participou da operação. A polícia utilizou a aeronave para checar um informe sobre a possibilidade da existência de um plantio de maconha. Vários sobrevôos foram feitos, mas o informe não foi confirmado.


O promotor de Justiça de Parelhas, Coutinho Nóbrega, acompanhou a operação a partir da delegacia local. “Além da prisão dos traficantes, a operação serve para mostrar que a polícia tem preocupação com a cidade de Parelhas e com a região do Seridó”, disse.

SECRETÁRIA DE SAÚDE DE JARDIM DO SERIDÓ PERDE AÇÃO NA JUSTIÇA CONTRA BLOG BARRA PESADA

Recebemos nesta quinta-feira (22), a sentença do meritíssimo Juiz de direito da comarca de Jardim do Seridó, Dr. Flavio César Barbalho de Mello, com a confirmação da improcedência da ação de representação por danos morais contra minha pessoa, que havia sido ajuizada pela atual secretária de saúde municipal Zuíla Clemens Coutinho e Paiva, com a falsa alegação de que eu tinha colocado uma matéria contra a mesma, o que não era verdade.

Acontece que postamos uma matéria, falando que estamos investigando uma possível falcatrua de uma funcionária pública municipal de Jardim do Seridó, que possivelmente estaria ligada a um caso de emprego fantasma, e que estávamos dependendo de informações do legislativo de uma grande cidade do RN, o que não tinha nada a ver com a saúde, mas a servidora Zuíla Clemens Coutinho e Paiva achou por bem atribuir a ela a suposta falcatrua, e entrou na justiça com um pedido de indenização contra minha pessoa.

O "Blog Barra Pesada" provou em juízo que as alegações da parte que se dizia “Vítima”, não passavam de mais uma grande farsa para tentar prejudicar nosso meio de comunicação, fato este que vem se tornando corriqueiro por parte de algumas pessoas que fazem parte da atual administração pública de Jardim do Seridó, pois o atual prefeito também já tentou usar a mesma farsa, mas assim como o caso que ora é relatado, não conseguiu êxito, e também foi julgado improcedente por falta de provas.

É lamentável saber que este caso de comprovada perseguição contra nosso meio de comunicação, não foi o primeiro, e nem será o último, pois a verdade dói, e não é fácil para esses poderosos aceitarem o sucesso do nosso “Blog Barra Pesada”, que apesar das dificuldades não abre mão da moral, do respeito, da ética e principalmente do compromisso com a verdade para com nossos leitores, mesmo que para tal tenhamos de conviver diariamente com uma perseguição implacável por parte de alguns poderosos (as).

Por fim, gostaria de expressar minha alegria em saber que a justiça foi feita, e que a bandeira da verdade permaneceu tremulando no ponto mais alto, enquanto que a mentira caiu por terra mais uma vez, numa legitima demonstração de que a mentira não tem consistência nem elementos básicos para travar uma batalha contra a verdade.

Esperamos que o tempo que foi perdido pela atual secretária de saúde do município, na tentativa frustrada de calar a voz que clama por dias melhores para nosso povo, a partir de então seja usado para tentar tirar a saúde de Jardim do Seridó da UTI, onde hoje nem um simples comprimido de Captropil para pacientes hipertensos tem no Posto de saúde e PSF,s do município.


POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL FAZ OPERAÇÃO EM JARDIM DO SERIDÓ


A PRF (Polícia Rodoviária Federal) fez no início da noite desta quinta-feira (22), uma operação de rotina nas margens da BR 427, na zona urbana do município de Jardim do Seridó, no intuito de coibir o uso de veículos automotores que estejam com suas documentações em atraso, como também para tentar apreender motos roubadas.




Segundo informações de um dos policiais ao nosso blog, a operação tem o objetivo de sufocar a prática do uso de motos roubadas, já que Jardim do Seridó teve o recente caso das motos roubadas que foram apreendidas pela PM local em parceria com a Polícia Civil de Caicó, o que mostra a necessidade destes tipos de operações também por parte da PRF.

A ação da PRF chamou a atenção de muitos populares, já que o estilo de abordagens que foram feitas pelos policiais não é tão comum de se presenciar dentro das cidades, tendo em vista que os veículos não se encontravam em movimento em cima da BR 427, mas estavam estacionadas em frente às casas dos seus proprietários no momento das abordagens, dentro do limite que permite esse tipo de trabalho. De várias motos, apenas uma foi apreendida e levada pelas autoridades federais.


MAIS UM CRIME DE MORTE MOTIVADO POR CIÚMES ACONTECE EM CAICÓ


Mais um crime de morte foi registrado na manhã de ontem (22), em Caicó. Hildebrando Ferreira, 42 anos, natural de Serra Negra do Norte, (foto grande), assassinou a golpes de faca o pescador Josimar Barbosa, 37 anos, residente no bairro João XXIII a Rua: Maria Rufino dos Anjos,360.

Hildebrando ingeriu bebida alcoólica antes de cometer o crime por volta das 10h, e foi ao encontro de Josimar em seu trabalho. Ao se deparar com a vítima, Hildebrando sacou de uma faca e desferiu vários golpes contra Josimar, que ferido, ainda chegou a correr, mas tombou morto em seguida. Hildebrando foi preso em seguida.

"Quando ele chegou à delegacia, sob efeito de álcool, confessou o crime e relatou que matou Josimar por ele estar tendo um relacionamento com a sua ex-mulher, identificada como Maria das Graças", relatou um policial da delegacia civil de Caicó. Hildebrando agora ficará detido na DP de Caicó à disposição da polícia.

Foto: Cardoso Silva

PROJETOS DE INCENTIVO À AGRICULTURA FAMILIAR SÃO EXECUTADOS EM PARELHAS

Vários trabalhos de incentivo à agricultura familiar estão sendo desenvolvidos em Parelhas através do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, do Governo Federal. Dentre eles estão projetos voltados à produção e comercialização de produtos como carne bovina, bolo caseiro e pescado. Na terceira maior cidade do Seridó, as ações são executadas por meio de parceria entre a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, Prefeitura Municipal, Associações Comunitárias Rurais e Urbanas, Cooperativas e Colônia de Pescadores.

O trabalho realizado na nossa cidade tem o objetivo de fazer com que as pessoas tenham condições de produzir e, principalmente, tenham acesso às políticas públicas de governo”, disse a Secretária Municipal da Agricultura, do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, Zenira Bezerra, ao explicar a função da administração no programa. “A Secretaria realiza todo o trabalho de estruturação, articulação e elaboração de projetos”, acrescentou.

Um dos projetos em execução no Município, com recursos que somam 22 mil reais, é o da Associação do Desenvolvimento Agrário da Comunidade Rural Olho D’Água do Boi, cujo objetivo é produzir e comercializar carne bovina e bolo caseiro. Os alimentos, adquiridos pela Conab para doação, irão beneficiar quatro entidades com um total de 306 famílias e mais de duas mil pessoas.

Outro trabalho é o da Colônia de Pescadores Z-26, que visa à comercialização de pescado e reúne investimentos de 98 mil reais. Segundo Zenira, os 26 pescadores inclusos no projeto receberão, cada um, uma cota de até 3 mil e 500 reais. A meta é produzir uma média de 21 mil quilos de filé de pescado que beneficiarão mais de 1.500 famílias.

A Associação Comunitária do Bairro São Sebastião será a mais beneficiada. Somente lá será doado um total de 11 mil quilos de pescado. É um fato inédito”, afirmou a Secretária ao destacar o acompanhamento da Vigilância Sanitária durante as atividades. “Os alimentos são produzidos dentro dos critérios estabelecidos pela Vigilância Sanitária”, informou.

No último mês de março, cinco Associações foram contempladas com a distribuição de 2.750 quilos de alimentos, entre açúcar e farinha de mandioca. As ações beneficiaram 114 famílias de Parelhas. O PAA tem por finalidade incentivar a agricultura familiar, compreendendo ações vinculadas à distribuição de produtos agropecuários para pessoas em situação de insegurança alimentar e à formação de estoques estratégicos, sendo constituído por instrumentos que permitem a estruturação e o desenvolvimento da agricultura familiar.



OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...