2 de março de 2021

PREFEITO DECRETA MEDIDAS TEMPORÁRIAS DE CONTENÇÃO DO COVD-19 EM JARDIM DO SERIDÓ

Acatando a recomendação do MP e seguindo o decreto Estadual de endurecimento das medidas de contenção do avanço da coronavírus, o prefeito de Jardim do Seridó, Amazan Silva, publica decreto com medidas temporárias de distanciamento social preventivo. As medidas estarão em vigor de 02 a 10 de março.

Ficam suspensos:

I –  Parques de diversões, público ou privado, museu, biblioteca e demais equipamentos culturais.

 

II-  Eventos corporativos, técnicos científicos, esportivos, convenções, shows, ou qualquer outra modalidade de evento de massa, inclusive privado.

 

III- Atividades recreativas, de qualquer natureza, reuniões para jogos de azar, em clubes ou qualquer local privado, assim como, atividades esportivas nas quadras, campos e ginásio municipal.

 

IV- Academia da Saúde.

 

§1º - As academias de ginástica, academias de musculação, estúdios de pilates e afins, devem continuar a seguir os critérios de funcionamento previstos no Decreto Municipal nº 1.559, de 13 de julho de 2020, devendo a Secretaria Municipal de Saúde determinar  aumento da fiscalização, pela vigilância sanitária, de controle dos protocolos sanitários nos referidos ambientes.

 

§2º-  O disposto neste artigo não impede as atividades relacionadas à administração, manutenção e fiscalização.

 

Art. 3° Ficam suspensas, a partir do dia 02 de março de 2021, as atividades coletivas de qualquer natureza como missas, cultos e congêneres em Igrejas, espaços religiosos, lojas maçônicas e estabelecimentos similares.

 

§1º- Fica permitida a abertura dos estabelecimentos de que trata o caput exclusivamente para orações e atendimentos individuais, respeitadas as recomendações da autoridade sanitária, especialmente o distanciamento mínimo de 1,5 m (um metro e meio) entre as pessoas, a limitação de 1 (uma) pessoa para cada 5 m² (cinco metros quadrados) de área do estabelecimento e frequência não superior a 20 (vinte) pessoas.

 

§2º- Na hipótese do § 1º, fica o dirigente do templo responsável por assegurar o controle e a higienização do local, bem como por orientar os frequentadores acerca dos riscos de contaminação, sendo vedado o acesso de pessoas do grupo de risco para o novo coronavírus (COVID-19).

 

 

Art.4º  Fica determinada a suspensão das aulas presenciais nas unidades das redes pública municipal e privada de ensino, incluindo instituições de ensino superior, devendo manter o ensino remoto.

 

Parágrafo Único. As escolas e instituições de ensino fundamental das séries iniciais e do ensino infantil poderão funcionar em sistema híbrido ou por meio remoto, conforme a escolha dos pais ou responsáveis.

 

 

Art. 5º No âmbito da política municipal do distanciamento social no município de Jardim do Seridó/RN, fica suspenso:

 

I-       de segunda-feira a sexta-feira, após as 22h até as 06h da manhã do dia seguinte, o funcionamento de restaurantes, lanchonetes, quiosques, praças de alimentação, sorveterias, bares e similares;

 

II-        de segunda-feira a sexta-feira, após as 22h e até as 06h da manhã do dia seguinte, a venda  e consumo de bebidas álcoolicas em locais públicos, bares, conveniências e similares.

III-       durante os finais de semana e feriados, a venda de bebidas álcoolicas, para consumo no local de venda, assim como, em locais públicos.

 

IV-      acessos a açudes, rios, lagoas, balneários, clubes, chácaras e similares, bem como piscinas, inclusive aquelas em locais de uso coletivo.

 
 

Essas são as medidas contidas no referente decreto. Portanto, vale salientar que, a fiscalização fica por contra da saúde municipal, da guarda municipal e da Polícia Militar.

 

 

Do Blog: Sei que prefeitos estão obrigados à seguirem recomendações do MP para seguir os decretos do Estado, mas, na minha opinião, as medidas são equivocadas, pois, há sim aglomerações, em transportes públicos, em feiras livres, em supermercados, bares, restaurantes, casas de jogos e muitos outros. Não entendo de forma nenhuma esse horário de toque de recolher. Quer dizer que o vírus só sai após as 22 horas e se recolher às 5 da manhã? Quer dizer que só pega o covid-19 se sair na fim de semana? Se for para escola, com máscara, com distanciamento correto, com higienização com álcool pega o vírus, mas se for sair durante a semana não pega? Desculpem-me, mas eu não entendo essas medidas!

TRÊS HOMENS E UMA MULHER SÃO MORTOS A TIROS EM CHACINA NA FAVELA DO MOSQUITO EM NATAL

Uma chacina foi registrada nesta terça-feira, (02), na favela do Mosquito em Natal, onde foram mortos 3 homens e 1 mulher, todos com idade abaixo de 26 anos. As vítimas foram: Alice de Melo Silva, de 23 anos, (1ª foto) Josenildo Paulino da Silva, de 24 anos, (não tem foto) Thiago Fabrizio Santana da Silva, de 25 anos, (2ª foto) e Tiago José da Silva, de 26 anos (3ª foto). Thiago Fabrizio usava tornozeleira eletrônica. 

 

Homens armados entraram na comunidade, invadiram casas, além de uma igreja evangélica. As quatro vítimas foram tiradas de casa levadas até uma rua ao lado da linha de trem que passa pela localidade, onde todas foram executadas, algumas com tiro na cabeça. Tudo é mistério, mas, a polícia acredita que seja uma disputa por causa do tráfico de drogas na comunidade.


PF PRENDE 4 DESEMBARGADORES DO TRT-RJ

Quatro desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho do Rio (TRT-RJ) foram presos nesta terça-feira (2) pela Polícia Federal (PF) na Operação Mais Valia.

 

Trata-se de um desdobramento da Operação Tris in Idem, que em agosto de 2020 afastou do cargo o então governador do RJ, Wilson Witzel (PSC), na crise dos gastos na pandemia.

 

O Ministério Público Federal (MPF) apura o pagamento de vantagens indevidas a magistrados que, em contrapartida, teriam beneficiado integrantes do esquema criminoso supostamente instalado no governo Witzel — que no mês passado virou réu por corrupção e lavagem de dinheiro.

 

Segundo a denúncia do MPF, firmas pagavam para a quadrilha para serem incluídas no Plano Especial de Execução da Justiça do Trabalho fluminense.

 

O objetivo era conseguir com que o governo do estado pagasse valores devidos.

 

Pelo menos sete empresas são citadas no inquérito: a Pró-Saúde, a Átrio Service, a MPE Engenharia e quatro consórcios de transporte: Transcarioca, Santa Cruz, Intersul e Internorte.

 

Witzel foi novamente denunciado nesta terça. É a quarta denúncia da PGR contra o ex-juiz federal.

 

Fonte e foto: G1/RJ.

SOBRINHO QUE MATOU TIO COM FACADA NO PEITO POR CAUSA DE SOM NO INTERIOR DO RN SEGUE FORAGIDO

A polícia segue a busca para localizar e prender o elemento Identificado apenas pelo apelido de “Dinho”, que no último domingo, (28), de forma fria e covarde, matou o próprio tio, Vital de Souza Barreto, de 64 anos, pelo simples fato do mesmo ter lhe pedido para desligar um som durante uma bebedeira, para não incomodar os vizinhos.

 

Segundo a polícia, tio e sobrinho bebiam juntos em uma propriedade na zona rural de Ipanguaçu, e após o pedido o pedido do tio para desligar o som, “Dinho” se irritou, bateu boca com o tio, saiu, voltou com uma faca e matou o tio com uma facada o peito e depois fugiu do local. Vital ainda foi socorrido com vida, mas morreu no caminho.

HOMEM É VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO À TIROS NO SERIDÓ POTIGUAR

Um crime de homicídio foi registrado na noite desta segunda-feira, (01), em Caicó, tendo como vítima a pessoa identificada pelo apelido de "Neguinho", que segundo consta na ocorrência, foi atingido por um tiro nas costas. "Neguinho" foi corrido consciente, e disse à polícia  que um desafeto chegou atirando nele, mas não quis dar mais detalhes do atirador e da possível motivação do crime. 


PREFEITOS DE CIDADES SERIDOENSES SE REÚNEM COM GOVERNADORA PARA TRATAR SITUAÇÃO DA COVID-19 NA REGIÃO

Prefeitos do Seridó estiveram reunidos com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, para tratar sobre a situação da Covid-19, na região. O encontro aconteceu de forma virtual, na tarde desta segunda-feira (1º), atendendo uma solicitação dos presidentes das Associações dos Municípios do Seridó Oriental e Ocidental, Fernando Bezerra (Acari) e Ivanildo Albuquerque (Timbaúba dos Batistas). A secretária adjunta de saúde do RN, Maura Sobreira, também prestigiou o momento.

 

 

Dentro da pauta apresentada ao governo está a criação de um centro de referência COVID em Caicó para internação de pacientes em situação clínica moderada, diminuindo a demanda encaminhada para o Hospital Regional do Seridó, em Caicó. Outro assunto abordado foi com relação a necessidade de ampliação dos leitos críticos e de Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Regional do Seridó.

 

 

Os prefeitos relataram à Governadora Fátima a necessidade de articulação com o Governo Federal ou compra direta de vacinas para que, com melhor intensidade e dentro dos critérios técnicos estabelecidos, seja ampliada a vacinação e, consequentemente, imunizada maior parcela da população.

 


A secretária adjunta de saúde do RN, Maura Sobreira, disse que com relação às vacinas, o governo já demonstrou o interesse em aquisição direta dos imunizantes para avançar no processo de vacinação. Contou também que o vice-governador, Antenor Roberto, estará viajando para tratar diretamente desta demanda nesta terça-feira (2).

 

 

Dentre outros presentes participaram da reunião, Fernando Bezerra (Acari), Ivanildo Albuquerque (Timbaúba dos Batistas), Luciano Santos (Lagoa Nova), Odon Jr (Currais Novos), Samuel Souto (Ouro Branco), Inácio Macedo (Tenente Laurentino Cruz), Marcelo Porto (Bodó), Joaquim de Medeirinho (Cruzeta), Thiago Almeida (Parelhas), Hudson Brito (Santana do Seridó), Amazan (Jardim do Seridó), Dr. Tadeu (Caicó), Serginho (Serra Negra do Norte) e Genilson Maia (São Fernando).

BOLSONARO VETA PRAZO DE CINCO DIAS PARA ANVISA AUTORIZAR USO EMERGENCIAL DE VACINAS

O presidente Jair Bolsonaro vetou trecho de medida provisória introduzido pelo Congresso que dava prazo de cinco dias para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial de vacinas contra a Covid-19, informou na noite desta segunda-feira (1º) a Secretaria-Geral da Presidência - o Congresso poderá agora manter ou derrubar o veto presidencial.

 

A sanção foi publicada na madrugada desta terça (2) do "Diário Oficial da União (DOU).

 

Esses foi um dos vetos à MP, sancionada pelo presidente a fim de autorizar o governo federal a aderir ao Covax Facility, programa integrado por mais de 150 países e coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para estimular o desenvolvimento e garantir a compra de vacinas contra a Covid-19. O governo já havia liberado R$ 2,5 bilhões para a adesão à aliança.

 

O trecho vetado estabelecia que, feito o pedido, a Anvisa teria cinco dias para autorizar o uso emergencial desde que a vacina tivesse sido aprovada em pelo menos uma de oito autoridades sanitárias estrangeiras relacionadas na norma. Segundo as regras atualmente em vigor, a Anvisa tem até dez dias para analisar os pedidos de uso emergencial de vacinas.

 

Bolsonaro vetou os artigos 3°, 4°, 5°, 6° e 7°. Ele informou que parte dos artigos são inconstitucionais, não apontam estimativas de impacto orçamento e financeiro, podem gerar insegurança jurídica e violar o princípio constitucional da separação dos poderes ao retirar a competência privativa do presidente.

 

Em 10 de fevereiro, o diretor da agência, Antônio Barra Torres, chegou a pedir pessoalmente a Bolsonaro o veto desse trecho da MP, aprovada em fevereiro no Senado.

 

Torres argumentou que o texto aprovado estabelecia que caberia à Anvisa somente conceder a autorização, sem possibilidade de negar o aval à vacina.

 

"Não está escrito 'analisará', não está escrito que vai estudar o tema, não está escrito que vai verificar se há risco, se não há. Está escrito ‘concederá autorização’. Só nos é dada uma opção: é o sim. Só tem essa opção", disse Torres na ocasião.

BRASIL REGISTRA 818 MORTES POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS E MÉDIA VAI À 1.223

O país registrou 818 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 255.836 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 1.223, o quinto recorde batido nos últimos seis dias. A variação foi de +16% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...