30 de janeiro de 2014

PREFEITURA ENTREGA CERTIFICADOS DE CURSOS DE PEDREIRO E PADEIRO DO MUNICÍPIO DE EQUADOR

Por meio de parceria entre Prefeitura de Equador, Governo Federal e Senai/Caicó, foram entregues na tarde desta terça,  às 15h, os certificados para os formandos em mais dois cursos profissionalizante via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), desta vez para pedreiros e padeiros. A prefeita Noeide Sabino, vice-prefeito, Joady Gomes, representantes do Senai Caicó, Maria das Graças e Dionisio, Secretaria de Assistência Social, Regina Oliveira, Secretário de Educação, Gleitom Gomes, vereadores Cletson Rivaldo, Rau Guedes, José Dirceu, Mariano Noberto, as agentes de Desenvolvimento, Alana e Suely, os participantes dos cursos e comerciantes do ramo de padaria da cidade marcaram presença na solenidade.

PEDREIROS
Na ocasião a prefeita Noeide Sabino ressaltou que esta é mais uma meta estabelecida pela sua administração para ajudar no desenvolvimento do município, proporcionando ás famílias melhoria na qualidade de vida. Segundo Noeide Sabino, hoje os formandos podem falar com orgulho que são qualificados e podem entrar no mercado de trabalho e prestar serviço de qualidade. Após a cerimônia foi servido um coquetel.

REUNIÃO COM O COMITÊ DE COMBATE À SECA‏

A coordenadora do Movimento Grito da Seca do RN, a Médica Veterinária Joana D’Arc Pires, participou da última reunião de Comitê de Combate à Seca, na última segunda-feira (27), com as Secretarias de Agricultura e de Recursos Hídricos do RN, além da EMATER e da EMPARN e a presença da Governadora Rosalba Ciarlini.

reunião s.. 

O meteorologista Gilmar Bristot apresentou as previsões da quadra chuvosa para este ano que, segundo ele, são melhores se comparadas ao mesmo período do ano passado. No entanto, ainda não há boas perspectivas diante da situação dos grandes reservatórios localizados no semiárido do RN, pois estão muito abaixo da capacidade de armazenamento.

Durante a reunião, Joana D’Arc fez uma explanação sobre o que tem verificado nas suas andanças pelo Seridó e afirmou que as ações para acudir a região, que tem sido severamente assolada pela maior estiagem dos últimos cinquenta anos, são insuficientes frente à gravidade dessa catástrofe.

A água que chega às torneiras ou através dos carros pipas não serve para fazer um café, cozinhar e beber... Quem pode, tem que comprar “água de Natal” apreço de ouro. Enquanto isso, os poços que foram perfurados pelo Governo do RN desde o ano passado, ainda não foram instalados. Além disso, em outras cidades como Currais Novos não foram sequer perfurados e a Secretária de Recursos Hídricos justifica tal descaso alegando a realização de revisão da máquina perfuratriz e a falta de diárias para os servidores... Será possível?

E se não chover o suficiente para regularizar o abastecimento, Governadora? Estamos na UTI!”, disse Joana D’Arc, que também relatou a existência de poços que foram perfurados em anos anteriores, no Açude de Gargalheiras, em Acari, com vazão de 30.000 litros/hora, mas infelizmente ainda não foram instalados. Como se não bastasse, a torta (ração) que deveria ser fornecida pelo Governo Estadual no mês de janeiro, até agora não chegou à região para amenizar a fome dos animais... As barragens submersas, importantíssimas para acumular as águas das chuvas, não saíram do papel!

É preciso insistir, persistir e não desistir de buscar as ações que possam de maneira eficaz, minimizar os efeitos dessa terrível seca, bem como garantir a convivência com esse fenômeno secular. Continuarei lutando!” Concluiu Joana.

DESCASO! SALAS DE ESCOLA MUNICIPAL SÃO INTERDITADAS EM JARDIM DO SERIDÓ

desmantelo copySem manutenção, salas da ‘Escola Municipal Calpúrnia Caldas de Amorim’ em Jardim do Seridó foram interditadas, tudo por causa das “rachaduras” nas paredes, e do “afundamento” do piso, que ao longo do tempo foi se danificando por não receber manutenção.

Ainda não sabemos em qual governo as salas foram construídas, se no do ex-vice-prefeito de Jocimar, Patrício Júnior, ou se no governo do próprio ex-padre Jocimar, mas o fato é que as salas só foram interditadas agora, mostrando que faltou manutenção.

Segundo a direção da escola, os alunos da 1ª à 4ª série ficarão nas antigas salas da escola, enquanto que os outros serão obrigados à usarem salas improvisadas emprestadas pela paróquia local.

Por fim, resta repudiar a falta de gestão do governo municipal, e principalmente na Educação, pois incontestavelmente as salas só foram interditadas por falta de manutenção.

Do Blog: Jardim do Seridó, nossa cidade sem rumo certo!

JOVEM MORRE NO AVIÃO EM QUE FEZ PEDIDO DE CASAMENTO

Muita tristeza marcou o velório do jovem piloto que morreu na queda de um avião de instrução no Rio Grande do Sul na quarta-feira (29). A família e os amigos estão em choque, tentando acreditar no que aconteceu. Segundo eles, o catarinense Arthur Pansera Demétrio, de 22 anos, sonhava ser piloto desde criança e aos poucos estava conseguindo alcançar o objetivo.

Arthur pediu a namorada em casamento durante um voo em dezembro (Foto: Reprodução/YouTube)

Joliny Pereira Cruz, irmã da noiva de Arthur, contou que ele já havia feito cursos de piloto privado e comercial, e em abril começaria na escola de aviação agrícola, que sempre foi o grande sonho. "Ele estava muito feliz com o rumo que a vida dele estava tomando. A vida dele foi dedicada à aviação", diz Segundo ela, Arthur e a noiva Thays Pereira Cruz eram muito apegados.

Arthur é velado por amigos e familiares em Tubarão (Foto: Reprodução/RBS TV)

Os dois se conheceram através de um amigo, em uma festa e namoravam há três anos. No dia 14 de dezembro de 2013, Arthur pediu Thays em casamento durante um voo com o mesmo avião em que sofreu o acidente. "Eles eram muito apegados, como se fossem alma gêmea. Tinham planos de casar em dois anos, quando ela terminasse a faculdade, e de ter filhos. Ela dizia que ia morar com ele onde fosse", explica a cunhada.

Para a sogra Sandra Pereira, Arthur era o "genro que toda mãe pediu a Deus. Era estudioso, trabalhador e muito carinhoso". A última vez que falou com ele foi há duas semanas, quando o casal passou um dia na casa dela em Braço do Norte. Sandra disse que perguntou como as coisas estavam no Rio Grande do Sul, e as últimas palavras que ouviu dele foram: "Estou muito feliz minha sogra".

De acordo com Joliny, as famílias de Thays e Arthur eram muito ligadas e estavam juntas sempre que possível. "Ele era muito carinhoso com os avós, com os pais, com o irmão, sempre dizia eu te amo".

Com o caixão lacrado, o corpo de Arthur está sendo velado por amigos e familiares na capela mortuária Santa Rita, no Centro de Tubarão, no Sul de Santa Catarina. "Está todo mundo inconformado", diz Joliny. O enterro vai ser às 15h30 no cemitério Horto da Saudade, no bairro Monte Castelo, também em Tubarão.

Avião cai em propriedade rural e mata dois em Cachoeira do Sul, RS. Duas pessoas estavam na aeronave em uma instrução de voo. (Foto: Marcus Tatsch/Agência Free Lancer/Estadão Conteúdo)
Arthur trabalhava havia pouco mais de seis meses como instrutor de vôo em Cachoeira do Sul. No momento do acidente ele estava acompanhado do aluno Darlan Kabata dos Santos, de 31 anos, que também morreu no local. A queda do monomotor aconteceu na manhã de quarta-feira (29) em uma lavoura de soja. A causa do acidente teria sido uma falha mecânica.

Segundo a polícia, antes da queda, o piloto fez contato pelo rádio avisando que estava com problema na aeronave. "Houve um pedido de socorro do piloto, que informou que ia fazer um pouso forçado no aeroclube. Existia uma pane mecânica na aeronave", explica o delegado Ricardo Milesi.

JARDIM DO SERIDÓ FICA SEM ENERGIA ELÉTRICA POR VARIAS HORAS NESTA QUARTA E QUINTA

imagesCACTJBJ6Com o calor sufocante que exige o uso de ventiladores e ar condicionados, foi impossível dormir até quase 21 horas desta noite de quarta-feira, (29) em Jardim do Seridó por causa da falta de energia elétrica, interrompida desde às 17 horas.

O fornecimento de energia também foi interrompido no início da manhã de hoje, quinta-feira, (30), tendo voltado ao normal apenas às 9 hs da manhã. Até o momento a COSERN não se pronunciou sobre o motivo da falta de energia elétrica na cidade.

Do Blog: Parece que vai voltar aos velhos tempos, que bastava se preparar para chover que faltava energia?

FÁBIO FARIA SE REÚNE COM MINISTRO MERCANDANTE

O deputado federal Fábio Faria (PSD) se reuniu com o ministro Aloízio Mercadante, que assumirá na próxima semana a Casa Civil da Presidência da República, nessa terça-feira (28) em São Paulo. Segundo vice-presidente da Câmara, Faria solicitou a liberação de emendas parlamentares que apresentou ao Ministério das Cidades para municípios do Rio Grande do Norte logo no início do ano.

270911Fabio, Kassab e o lider do PSD na Camara, Guilherme Campos

São recursos para obras importantes em alguns municípios, que estavam assegurados no final de 2013, mas não foram liberados. O ministro Mercadante é um homem de diálogo, de compromisso, e prometeu rever todos os projetos apresentados pelo nosso mandato”, disse Fábio Faria.

O deputado também se reuniu em São Paulo com o presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, e lideranças da legenda. Em pauta, a conjuntura política do Rio Grande do Norte e posicionamento do PSD em outros estados e em nível nacional.

A agenda de Fábio Faria nesta quinta-feira (30), em Natal, prevê reuniões com líderes políticos de diversos municípios potiguares, quando tratará do pleito a ser disputado em outubro deste ano.

MISTÉRIO! SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE OURO BRANCO PEDE DEMISSÃO DO CARGO

OUAinda não foi anunciado oficialmente, mas segundo comentários que “correm” pela cidade de Ouro Branco, a Secretária de Educação do Município, Meirielle Santos, pediu demissão da pasta. A secretária estava à frente da referida pasta desde o mês 05 de 2013, portanto, pouco mais de 7 meses e já saiu.

Parece que existem grandes problemas na referida secretaria, pois essa é a segunda demissão pedida na pasta em apenas um ano de gestão da atual prefeita Fátima. Até o momento ninguém da atual gestão falou sobre o motivo que teria levado a secretária a pedir demissão.

Do Blog: Parece que o “barco” está à deriva!

PREFEITURA DE CAICÓ PAGA FUNCIONALISMO NESTA SEXTA-FEIRA

untitledOs mais de 2 mil servidores da Prefeitura de Caicó receberão seus salários de janeiro, nesta sexta-feira (31). A informação foi confirmada pela secretária de Finanças, Marleide Carvalho. São quase 3 milhões de reais injetados na economia da cidade com o pagamento, que é feito através das contas dos servidores, na agência do Bradesco.

CENTRO INTEGRADO DE COMANDO E CONTROLE DO RN É O MAIOR DE TODAS AS SEDES DA COPA DO MUNDO

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para a Copa do Mundo FIFA 2014 concentrará as medidas de segurança durante o período do Mundial. Montado na Escola de Governo, no Centro Administrativo, o Centro será o maior de todas as sedes, com mil metros quadrados, e contará com call center, dois vídeo walls que englobam as imagens captadas pelas 30 câmeras espalhadas pelo entorno da Arena, sala-cofre, onde serão alocados os servidores de dados, além de uma sala de gerenciamento de crise.

Ciosp fot Ivanizio Ramos2

Atualmente, o Centro de Comando é ocupado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Ao todo, 270 servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, ITEP, Corpo de Bombeiro, Guarda Municipal e Defesa Civil trabalham no local. Com o início do Mundial de futebol, o CICC passará a operar com efetivo ainda a ser definido. O Centro Integrado, que teve o projeto aprovado pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, terá a instalação do mobiliário realizada nos próximos meses e o prédio estará pronto para testes até abril de 2014.

Ciosp fot Ivanizio Ramos 1

Durante a Copa do Mundo, a Escola de Governo receberá o call center que centralizará as ligações realizadas para o 190. Além disso, na área de segurança, as salas só permitirão as entradas de pessoas autorizadas por meio da leitura biométrica ou senha.

Ciosp fot Ivanizio Ramos9 

Somado a isso, o RN receberá mais dois Centros Móveis, que serão deslocados, por exemplo, para as ações da FIFA Fan Fest. Plenamente instalado, o CICC terá capacidade de funcionamento 24h por dia, sete dias por semana. Após a Copa do Mundo, todo o maquinário, que conta ainda com grupo gerador, será repassado ao Governo do RN.

EVENTO MARCA APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS SOCIAIS DESENVOLVIDOS EM CAMPO REDONDO

Com o objetivo de melhorar a qualidade de crianças e adolescentes a prefeitura de Campo Redondo, através da secretaria de Assistência Social, realizou um encontro para discutir as atividades e programas que serão desenvolvidos e oferecidos à comunidade em 2014. O evento contou com a participação do prefeito Alessandru Alves, do vice-prefeito Manoel Egídio, deputado Vivaldo Costa, presidente da câmara Dácio, ex-prefeito Marcos Uelb, vereadores Janaina Felix, Silvana Karla, Zé Ronaldo, Luiz Antônio, secretário de saúde Franco Anicley, funcionários e comunidade.

ALESSANDRU-CAMPO-REDONDO-SOCIAL

A atividade serviu para estabelecer as metas e diretrizes para a conquista de mais uma edição do Selo Unicef, além de apresentar todos os profissionais que farão parte dos programas desenvolvidos pela secretaria, em parceria com o governo federal. Uma palestra mostrou o desenvolvimento e gerencia de cada atividade social: Peti, Projovem, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, API, dentro outros.

VIVALDO-COSTA-CAMPO-REDONDO-

Vamos ampliar as iniciativas que já desenvolvemos. Nossa meta é conquistar o Selo Unicef, o resultado disso tudo será visto na vida dos jovens e adolescentes, das crianças, famílias e toda comunidade. Este é o grande legado do trabalho social, transformar e melhorar a vida de cada cidadão de Campo Redondo”, contou Alessandru Alves.

SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO ANUNCIA CORTE DO PONTO DOS PROFESSORES GREVISTAS

untitledA Secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, anunciou nesta quarta-feira (29), o corte do ponto dos professores que aderiram à paralisação deflagrada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTE/RN. O desconto dos salários deve ser feito na folha de fevereiro, uma vez que a folha de janeiro já está fechada.

De acordo com o levantamento realizado junto às Diretorias Regionais de Educação a adesão a greve tem sido baixa principalmente no interior. Nas regionais de Mossoró, Currais Novos, Apodi e Pau dos Ferros, por exemplo, o índice se aproxima de zero.

Em Natal, que tradicionalmente apresenta um maior número maior de professores que aderem ao movimento, mais de 65% das escolas funcionaram normalmente, com adesão zero. Em 25%, a adesão foi parcial, com a paralisação das aulas em determinados turnos. Somente 10% das unidades deixaram de funcionar completamente.

Para a secretária, a pauta de reivindicações do sindicato está esvaziada uma vez que a promoção horizontal, a alteração do porte das escolas, o reajuste salarial e a revisão do plano de cargos foram garantidos ainda na semana passada, antes mesmo do anúncio da greve. “Tudo isso já estava na programação da secretaria. É um compromisso que assumimos com os professores e não com o sindicato. Por isso não reconhecemos a greve, pois ela não se justifica. O aluno não pode ser vítima de um sindicato que só trabalha em torno de seus próprios interesses e dos interesses daqueles que estão por trás dele”, destacou a secretária.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...