27 de novembro de 2014

IV CAVALGADA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO ACONTECERÁ NO PRÓXIMO DOMINGO, (30) EM JARDIM DO SERIDÓ

Pelo quarto ano consecutivo a Cavalgada de Nossa Senhora da Conceição será realizada dentro das festividades alusivas à padroeira de Jardim do Seridó, desta vez no próximo domingo, dia 30 de novembro.

SAM_5739_thumb[1]

Segundo informações dos organizadores, vários grupos de várias cidades do RN já confirmaram suas presenças, e por isso os organizadores acreditam que mais uma vez a cavalgada desde ano será um grande sucesso, com recorde de participantes.

SAM_5794_thumb[1]

Como no ano passado, a cavalgada sairá ‘Fazenda São Pedro’, da residência de “Glauber de Eulâmpio”, logo após um reforçado café da manhã que será servido aos cavaleiros e amazonas às 7 horas, e seguirá por quase 10 Kms rumo à cidade de Jardim do Seridó, onde a cavalgada de Nossa Senhora da Conceição continuou pelas principais ruas e avenidas.

Do Blog: Estaremos mais uma vez prestando todo nosso apoio para divulgação e cobertura do evento.

Fotos: Arquivo; cavagalda 2013.

PROMOTORIA ENTRAR NA JUSTIÇA PARA QUE ESTADO E FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO RESTAURE E OFEREÇA DESTINAÇÃO AO CASTELO DE ENGADY EM CAICÓ

A 3ª Promotoria de Justiça de Caicó ajuizou ação civil pública contra o Estado e a Fundação José Augusto para que o Poder Judiciário determine a restauração e a definição de destinação útil ao Castelo de Engady. O Ministério Público Estadual apurou que o imóvel, localizado no bairro Paulo VI, está em completo estado de abandono.

untitled

Ainda faz parte dos pedidos finais na ação que o Estado e a Fundação procedam imediata retirada de todo o lixo acumulado no terreno, bem como a catalogação e o tombamento de todo o acervo de bens móveis que guarnecem o Castelo.

A ação é um dos reflexos do inquérito civil nº 06.2012.00003666-7, instaurado com o obetivo de investigar o suposto estado de abandono do Castelo de Engady. Em 2006. o Governo do Estado desapropriou o imóvel e o vinculou à Fundação José Augusto, que ficou responsável pela administração do imóvel, sendo um bem público. No entanto, a 3ª Promotoria de Justiça de Caicó averiguou que até agora nem o Estado e nem a FJA têm dado destinação adequada ao imóvel e, tampouco, efetivado a devida conservação.

Muros derrubados, grades arrancadas ou destruídas, telhado deteriorado, vasos sanitários e louças depredados ou arrancados, pareces sujas e pichadas, fezes e lixo espalhados. Este é o cenário do Castelo de Engady. Em face da ausência de portas, janelas e portões, parte do mobiliário já foi furtada. Além disso, por causa do acesso facilitado, o local pode estar servindo de refúgio para usuário de drogas.

O Castelo de Engady foi construído na década de 1970, pelo Monsenhor Antenor Salvino de Araújo. O imóvel integra o acervo histórico da população do município e é um dos principais cartões postais de Caicó. Erguido em estilo mouro-medieval, o castelo é assentado sobre um rochedo, tendo sua estrutura composta de vários espaços (pátios, terraços, peitoris, balcões, guaritas, torres, pontes, escadas, batents, poços, tanques, fortificações, salas, dormitórios, capela, entre outros). Já o mobliário, à época da construção, foi adquirido nas fazendas, propriedades e sítios da região.

GOVERNADORA INAUGURA UNIDADE DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DA EMPARN

A Governadora Rosalba Ciarlini inaugurou, na manhã desta quinta-feira (27), a Unidade de Desenvolvimento Tecnológico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), em Parnamirim. A cerimônia contou com a presença do Diretor-presidente da EMPARN, José Geraldo Medeiros, do Secretário Estadual de Agricultura, Tarcísio Bezerra, do Superintendente Federal de Agricultura no Rio Grande do Norte, Woden Madruga Júnior, do Chefe Geral da EMBRAPA, Lucas Antônio, do Presidente do Conselho Nacional de Empresas Estaduais de Pesquisas Agropecuárias (CONSEPA), Florindo Adalberto, do Prefeito de Angicos, Junior Batista, do filho do ex-Governador Iberê Ferreira de Souza, José Olímpio, e da viúva do funcionário da EMPARN José Flamarion, Fátima Oliveira, ambos homenageados in memoriam.

Inauguração Emparn_Demis Roussos (9)

O prédio da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico ocupa uma área 1.426,70m2 onde funcionarão o Laboratório de Água, Solo e Planta; salas de pesquisadores das áreas de produção animal, produção vegetal e aquicultura; serviço de transferência de tecnologia e comunicação; biblioteca, auditório, sala de reunião, banheiros, diretoria e setores administrativos (jurídico, contabilidade e finanças, recursos humanos, compras e serviços/almoxarifado).

 Inauguração Emparn_Demis Roussos (11)

Além da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico José Flamarion de Oliveira, a Estação Experimental Rommel Mesquita de Faria contará com um complexo de obras formado por: Unidade de Treinamento para técnicos e produtores, com área de 865m2, com alojamentos para vinte pessoas, três salas de aula, salas de apoio, cozinha e refeitório; Unidade Agroindustrial (800m2) para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com envase e beneficiamento de água de coco, processamento de ração e aproveitamento de resíduos de produtos agrícolas; galpões para máquinas, equipamentos, veículos e implementos agrícolas (800m2); armazém para insumos e produtos agrícolas (400m2); pórtico e via de acesso (6.000m2) aos laboratórios e unidades de treinamento.

O investimento em toda estrutura foi de R$ 5 milhões em recursos do PAC Embrapa em parceria com o Governo do RN.

A Unidade de Desenvolvimento recebeu o nome José Flamarion de Oliveira servidor da EMPARN falecido em agosto deste ano que atuou na coordenação dos trabalhos para a construção da unidade. E o auditório recebeu o nome do ex-governador Iberê Ferreira de Souza também falecido este ano.

ENCERRAMENTO DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO MOVIMENTA EQUADOR

Programa de são sebastião EQUADOR 2014 3O município de Equador está vivenciando a Festa de São Sebastião, padroeiro da cidade. Uma vasta programação religiosa e social está sendo realizada para que todos possam participar desse momento único que acontece todos os anos no mês de novembro. Essa semana caminhamos para o encerramento e todos são convidados a participar do novenário e no domingo, dia 30, às 10 horas, da missa solene e da procissão de encerramento, às 17 horas. Teremos no sábado a presença do Bispo Diocesano Dom Antônio Carlos como pregador. Também confirmaram participação na programação da festa os deputados Felipe Maia e Nelter Queiroz.

DSC02372festaaaaaaaaaaaaaa

A programação social:

Sexta-feira - 16h - Corrida de São Sebastião e Torneio de Futsal, no sábado, no Gilsão

Sexta e Sábado - Pavilhão da Festa com atrações musicais.

Domingo o Almoço de São Sebastião e desfile dos candidatos a rainha e príncipes da festa e festival de prêmios. Às 22h, Baile da Festa no Clube CESE.

JORNALISTAS ELEGEM RICARDO MOTTA O MELHOR DEPUTADOS DOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS

Os jornalistas que atuam nos jornais, rádios, TVs, blogs e sites e que cobrem diariamente as atividades da Assembleia Legislativa elegeram hoje (27) como Parlamentar da Legislatura o presidente da Casa, deputado Ricardo Motta (PROS), e como o Parlamentar do Ano o deputado Kelps Lima (SDD).


Votaram 30 jornalistas. O presidente Ricardo Motta obteve 25 votos e Kelps Lima, 18 votos. A eleição se realiza desde o ano de 1972, quando o primeiro eleito pelos jornalistas foi o ex-deputado Roberto Furtado. Desta vez, por ser o último ano da atual legislatura, além do Parlamentar do Ano os profissionais da imprensa elegeram também o da Legislatura.


A eleição é organizada pelo Comitê de Imprensa da Casa, presidido pelo jornalista Oliveira Wanderley. “Os jornalistas escolhem aqueles que, na sua visão, tiveram um destaque durante o ano e nesta edição, na legislatura atual”, afirmou.


Ricardo Motta agradeceu o reconhecimento da imprensa e disse que dividia a escolha com todos os colegas parlamentares. “Recebo a escolha dos jornalistas que integram o Comitê de Imprensa com muita humildade e, ao mesmo tempo, com muita responsabilidade. Quero agradecer o reconhecimento e dividir com todos os meus colegas deputados e deputadas. Agradecer também o apoio da Mesa Diretora às ações administrativas, sociais, institucionais e aos trabalhos legislativos. A escolha como Parlamentar da Legislatura é um incentivo para continuar trabalhando em favor do Rio Grande do Norte".


Kelps Lima disse que a escolha foi uma grande honra: “Quero agradecer aos jornalistas e também aos colegas da Casa que aprovaram projetos importantes. Este ano me dediquei muito à atividade parlamentar. Conseguimos aprovar projetos importantes, como as quatro emendas na constituição, dois projetos de lei e isso só nos estimula a tentar no próximo ano fazer um trabalho ainda melhor”.

VOCÊ VOTARIA EM UM DOS VEREADORES QUE APROVARAM A “TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA” PARA JARDIM DO SERIDÓ? VOTE ENQUETE AO LADO!

imagesCAOQSKOPVendo os protestos que invadem as redes sociais, mostrando muito indignação por parte da população, o ‘Blog Barra Pesada’ quer saber sua opinião. Você votaria em um dos vereadores que aprovaram a “taxa de iluminação pública” para Jardim do Seridó?

FÁBIO FARIA COMEMORA APROVAÇÃO DA PEC QUE AUMENTA REPASSE AO FPM

121113Sos municipios - zeca ribeiro (5)Com 349 votos a favor, os deputados aprovaram, nesta quarta-feira (26), o segundo turno da PEC 426/14, que aumenta em 1% o percentual que a União deve repassar ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O segundo vice-presidente, Fábio Faria (PSD/RN), foi um dos defensores da proposta.

As contas dos municípios chegaram a um ponto crítico. Essa crise se arrasta há anos e tem como principais causadores a queda no repasse que é dado pela União e o aumento das responsabilidades atribuídas às cidades. Trouxemos a discussão para essa Casa com a realização de uma Comissão Geral, em novembro no ano passado, motivados pelo movimento SOS Municípios, que começou no RN”, relembrou o parlamentar.

Faria também lembrou que esse é apenas um passo na busca pela recuperação financeira dos municípios. O parlamentar defende uma mudança na repartição das riquezas entre todos os entes da federação.

De acordo com a PEC, o percentual repassado ao FPM, que atualmente é de 23,5%, deve aumentar para 24,5%. O aumento será feito em duas etapas, metade em julho de 2015 e o restante em julho de 2016.

RELIGIOSO É EXECUTADO COM TERÇO NA MÃO EM MACAÍBA

O professor ensino religioso e filosofia Airton Gomes Teixeira, de 39 anos, coordenador do Terço dos Homens na igreja de São Sebastião, no bairro do Alecrim, foi encontrado morto na cidade de Macaíba, com sinais de execução. Ele foi assassinado com vários tiros, na noite da última terça-feira, (25). O crime aconteceu em uma estrada carroçável em Mangabeira.

Moradores da região contaram para a polícia que ouviram um carro parar rua Agenor Xavier e, em seguida, ouviram dois tiros, um intervalo curto, e uma sequência de oito disparos. Logo depois, o carro deixou o local. Quando os populares foram ver do que se tratava, encontraram o corpo de Airton Gomes.

A vítima tinha marcas de tiros no peito, no abdômen e nas nádegas, tendo o punho direito quebrado, provavelmente, de acordo com a polícia, em uma tentativa de defesa. O caso foi registrado pela Delegacia Especializada em Homicídios. O delegado Frank Albuquerque disse que já colheu informações importantes, mas que não pode adiantar.

Ele informou ainda que o inquérito deverá ter prosseguimento na Delegacia de Macaíba. Próximo ao corpo do religioso foram encontradas projeteis e um estojo de munição calibre ponto 40.

GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI INAUGURA NOVA CENTRAL DO CIDADÃO NO OESTE POTIGUAR

A Governadora Rosalba Ciarlini participou da inauguração da Central do Cidadão no município de Alto Rodrigues, no oeste potiguar. A cerimônia aconteceu na tarde desta quarta-feira (26), e contou com a participação do Prefeito Abelardo Rodrigues, a Secretária de Infraestrutura Katia Pinto, o Secretário de Justiça e Cidadania, Julio César Queiroz, o Coordenador Estadual do Procon, Ney Lopes Junior, Diretor Geral do Detran RN, Willy Saldanha, entre outros.

Central do Cidadão - Alto do Rodrigues (2)

A Central do Cidadão de Alto do Rodrigues foi um trabalho realizado em parceira entre Governo do Estado e Município, e deve atender, diariamente, cerca de 400 moradores das regiões circunvizinhas. Através da integração de órgãos como INSS, Itep, Correios, Policia Federal, Detran e TRE, a Central do Cidadão já realizou 100 milhões de atendimentos em todo o Rio Grande do Norte.

Antes da inauguração da unidade, as demandas da região do oeste eram supridas apenas pelos municípios de Assu e João Câmara. "Agora, o povo de Alto do Rodrigues terá serviço de qualidade em sua própria terra. A Central do Cidadão é a casa de vocês", declarou a Governadora.

Central do Cidadão - Alto do Rodrigues (3)

A Chefe do Executivo falou, ainda, sobre o aumento do número de unidades de Procon Estadual no Rio Grande do Norte desde o início de sua gestão. "Quando assumi, só havia Procon estadual em Natal. Hoje, o estado conta com unidades no Seridó, Vale, Agreste e Oeste. Trabalhamos muito e estamos conseguindo deixar as regiões do estado muito melhores do que encontramos", garantiu.

IMPOSTOS PAGOS PELOS BRASILEIROS ESTE ANO CHEGAM A R$ 1,5 TRILHÃO

O valor pago pelos brasileiros em impostos federais, estaduais e municipais desde o início do ano alcançou R$ 1,5 trilhão, na noite desta quarta-feira (26), segundo o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Em 2013, essa marca foi alcançada somente no dia 9 de dezembro.

Impostômetro atingiu R$ 1,5 trilhão (Foto: Reprodução/ACSP)

O painel eletrônico que calcula a arrecadação em tempo real está instalado na sede da associação, na Rua Boa Vista, região central da capital paulista.

Os dados do Impostômetro revelam que a arrecadação de tributos vem crescendo mais lentamente neste ano, em função do baixo nível de atividade. O forte desequilíbrio fiscal de 2014, no entanto, decorre muito mais de crescimento acentuado da despesa pública.

O Impostômetro encerrou o ano de 2013 com a marca recorde de R$ 1,7 trilhão.

Do Blog: E ainda tem abestalhados que acham que os Governos fazem alguma coisa de graça para o povo!

SECRETÁRIO APRESENTA RELATÓRIO SITUACIONAL DA SAÚDE AO GOVERNADOR ELEITO

Na noite desta quarta-feira (26), o secretário de Saúde do Estado, Luiz Roberto Fonseca, apresentou o diagnóstico da saúde no Rio Grande do Norte ao governador e vice-governador eleitos, Robinson Faria e Fábio Dantas, respectivamente, e à equipe de transição. Por quase quatro horas, o gestor apresentou dados contidos no relatório situacional, que contém mais de mil páginas, elaborado em conjunto com coordenadores, diretores de hospitais e de unidades de referência.

IMG_0405

Mostramos a situação da Secretaria com era, como está e qual perspectiva de chegar dentro da realidade do Plano Plurianual, onde houve estagnação e onde não houve efetivamente melhoria e o mais importante: o diagnóstico, as causas. Esse relatório será entregue também à governadora Rosalba Ciarlini, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União e Ministério Público”, afirmou Luiz Roberto.

Na opinião do governador eleito, Robinson Faria, a saúde é uma das maiores preocupações da população potiguar atualmente. “Recebemos um trabalho bastante completo, bem abrangente, a equipe de transição irá avaliar todos esses dados. O secretario não deixou de responder nenhuma pergunta e deu muitos subsídios para fazermos um estudo com bem cautela e informações e a partir daí tomarmos uma posição com relação ao que devemos fazer com no que diz respeito à saúde”, declarou o governador eleitor.

Estiveram presentes à reunião na noite desta quarta-feira, na Escola de Governo, coordenadores da Secretaria de Saúde e integrantes da equipe de transição: Julianne Faria, Tatiana Mendes Cunha, Mário Sérgio Gurgel, Frederico Lara Menezes, Leonardo Yure, Fernando Mineiro, Júnior Souto, Kalina Leite, Aldemir Freire e Maria da Salete.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...