3 de agosto de 2015

DILMA SANCIONA MUDANÇA NO CTB QUE OBRIGA EMPLACAMENTO DE ‘CINQUENTINHAS’

Conhecidas como cinquentinhas, as motocicletas de 50 cilindradas serão fiscalizadas pelo Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte, e devem sair das concessionárias já emplacadas.

1353794578_459135242_1-Coompro-Moto-Shineray-50cc-Itaquera-660x330

Além disso, os condutores deste tipo de veículo só poderão circular se possuírem o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRVL) e a Carteira Nacional de Habilitação categoria A.

As alterações na lei número 9.503/1997, no Código de Trânsito Brasileiro, foram aprovadas pelo Senado e sancionadas pela presidenta Dilma Rousseff por meio de publicação no Diário Oficial da União na última sexta-feira (31).

Quem já tem o veículo deve esperar sair uma nova data de emplacamento e andar com a Carteira Nacional de Habilitação, os equipamentos de seguranças, além da nota fiscal do veículo.

DILMA SANCIONA MUDANÇA NO CTB QUE OBRIGA EMPLACAMENTO DE ‘CINQUENTINHAS’

Conhecidas como cinquentinhas, as motocicletas de 50 cilindradas serão fiscalizadas pelo Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte, e devem sair das concessionárias já emplacadas.

1353794578_459135242_1-Coompro-Moto-Shineray-50cc-Itaquera-660x330

Além disso, os condutores deste tipo de veículo só poderão circular se possuírem o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRVL) e a Carteira Nacional de Habilitação categoria A.

As alterações na lei número 9.503/1997, no Código de Trânsito Brasileiro, foram aprovadas pelo Senado e sancionadas pela presidenta Dilma Rousseff por meio de publicação no Diário Oficial da União na última sexta-feira (31).

Quem já tem o veículo deve esperar sair uma nova data de emplacamento e andar com a Carteira Nacional de Habilitação, os equipamentos de seguranças, além da nota fiscal do veículo.

PROCISSÃO DE SANT’ANA FOI PRESTIGIADA POR 50 MIL PESSOAS, DIZ CORPO DE BOMBEIROS

O Corpo de Bombeiros da cidade de Caicó calculou que cerca de 50 mil pessoas participaram da procissão de Sant’Ana, padroeira de Caicó.

aero2

A procissão de encerramento da festa aconteceu na tarde deste domingo, (02).

POLÊMICA! “CARLOS EDUARDO FOI ARROGANTE E SE ACHA ACIMA DA LEI”, DIZ ROGÉRIO MARINHO

Rogério MarinhoEm vídeo que circula na internet, o prefeito Carlos Eduardo Alves confessa a servidores e vereadores natalenses que o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte arquivou processo milionário exclusivamente a seu pedido. Na ação, o município havia sido condenado a pagar multa milionária a determinada empresa prestadora de serviço na cidade. Para o deputado federal Rogério Marinho (PSDB), a frase do chefe do Executivo mostra a arrogância de um gestor que se acha acima da lei.

"O prefeito de Natal afirmou, em encontro com sindicatos, que o TJ engaveta processo a seu pedido. É uma afirmação arrogante de quem se acha acima da lei", disse Rogério por meio do seu twitter (@rogeriosmarinho).

Ainda de acordo com o parlamentar, o fato merece repúdio maior devido ao atual momento político em que o país se encontra, em grave crise institucional. Para o tucano, a atitude de Carlos Eduardo e a do vereador Sandro Pimentel (Psol), que chamou o juiz Luiz Alberto Dantas Filho de "frouxo", "são duas faces da mesma moeda: desrespeito".

No vídeo, Carlos Eduardo diz que avisou ao Ministério Público e ao Tribunal de Justiça que se decidissem executar determinado processo “entregaria a chave” da Prefeitura. "Só a Marquise (empresa de coleta de lixo) tem 25 milhões, transitado e julgado, mas engavetado ao nosso pedido no Tribunal", disse o gestor.

Confira o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=75dMU8PJ1CI

BAILARINA POTIGUAR É MELHOR SOLO CONTEMPORÂNEO DO FESTIVAL DE JOINVILLE

O Grupo de Dança do Teatro Alberto Maranhão volta para Natal com mais um prêmio na bagagem. A bailarina Meyrielle Gonçalves fez a melhor apresentação na categoria solo contemporâneo do Festival de Dança de Joinville, com a coreografia “Entre Caminhos”.

mMeyrielleO evento é o maior de dança do mundo desde 2005, de acordo com o Guinness Book, e foi realizado entre os dias 22 de julho e 1° de agosto, com a participação de outros potiguares.

O Palco Aberto recebeu o dueto “De repente amor”, de Bruno Fernandes, apresentado por ele e por Meyrielle Gonçalves, que também sobe ao palco com os solos “Alguns Motivos” e “Metamorfose”. Esse último de Sammy Passos. Ewerton Neves mostra a todos o solo neoclássico “Quando bate um coração”, de sua autoria.

O encontro costuma reunir mais de seis mil participantes e atrai público superior a 200 mil pessoas em uma média de 170 horas de espetáculos anualmente.

GOVERNADOR VISITA O CENTRO DE REABILITAÇÃO PARA RETOMADA DE OBRAS DE REFORMA

O Governador Robinson Faria, a secretária do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Julianne Faria, e o secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap), Ricardo Lagreca, visitaram hoje pela manhã o Centro de Especializado em Reabilitação (CER), que é mais conhecido como Centro de Reabilitação Infantil (CRI), para garantir que será feita uma força tarefa para retomada de obras de acessibilidade que estão paradas há mais de oito meses naquela unidade.

03.08 Visita ao CRI - Foto Rayane Mainara (1)

Nessa obra está inclusa uma piscina que será muito importante para a reabilitação dos pacientes. “Essa visita faz parte do meu cronograma de visitas aos hospitais do Estado. E estava com muita ansiedade de vir até aqui porque esse tipo de tratamento especializado me toca profundamente. Vamos agilizar junto à Secretaria de Infraestrutura (SIN) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesap) para que as obras sejam retomadas o mais rápido possível”, disse o governador aos funcionários.

Durante a visita, o governador Robinson Faria participou de uma reunião técnica com todos os funcionários do Hospital. E lá, ouviu as demandas específicas do CER, as necessidades dos funcionários – que vão além de melhoria nas estruturas físicas - e determinou que fosse feita uma audiência juntamente com Lagreca para que fossem discutidas as questões relacionadas aos funcionários do CRI.

03.08 Visita ao CRI - Foto Rayane Mainara (3)

O CER reúne o CRI e o Centro de Reabilitação de Adultos (CRA) e faz uma média de seis mil atendimentos mensais de pacientes da capital e interior. Possui 250 funcionários, dos quais 130 trabalham diretamente com reabilitação. De acordo com a diretora técnica da unidade, Marilene Soares, os tratamentos realizados vão desde reabilitações físicas até tratamentos especializados para síndromes.

SERIDOENSE PRESA POR TRÁFICO DE DROGAS NO RN TEM FOTOS DO FACE ATUALIZADAS

A Coordenadoria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte está apurando se a detenta Klébia Monteiro Anulino, de 28 anos – presa desde fevereiro do ano passado suspeita de integrar uma quadrilha de traficantes de drogas na região Seridó do Rio Grande do Norte – está fazendo uso de telefones celulares ou algum outro aparelho com conexão à internet, já que a página que a mulher mantém em uma rede social está sendo atualizada.

Página que Klébia mantém no Facebook foi atualizada no último sábado, dia 1ºde agosto  (Foto: Reprodução/Facebook)

O perfil de Klébia no Facebook e constatou que duas novas fotos foram postadas no sábado passado, dia 1º: uma na capa, na qual ela aparece em meio a uma festa de aniversário, e outra no próprio perfil, na qual ela comenta: “Vivos somos traídos, presos somos esquecidos, mortos deixamos saudades”.

Segundo Durval Oliveira Franco, coordenador da Coape, a presa encontra-se detida na Ala Feminina do Complexo Penal Dr. João Chaves, em Natal. “A direção da unidade já foi comunicada para que as medidas cabíveis sejam tomadas”, afirmou.

Além da suspeita de tráfico de drogas, Klébia ainda responde a outros três processos na comarca de Florânia. Dois são por homicídio e um por desacato.

Klébia é natural de Florânia, cidade da região Seridó. Ela foi presa no dia 25 de fevereiro de 2014 durante a Operação Coiteiros, deflagrada pelo Ministério Público Estadual. A ação recebeu este nome em alusão aos indivíduos que dão asilo, favorecem ou protegem malfeitores.

APÓS PRISÃO DE DIRCEU, PT NEGA CORRUPÇÃO E DIZ QUE DOAÇÕES AO PARTIDO SÃO LEGAIS

O PT divulgou nota oficial nesta segunda-feira (03) na qual nega ter participado de “qualquer esquema de corrupção” e afirma que todas as doações que recebeu foram “legais”.

José Dirceu é preso pela PF na Operação Lava Jato (Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)

Na manhã desta segunda, o ex-ministro da Casa Civil e ex-presidente do partido José Dirceu foi preso em um dos desdobramentos da Operação Lava Jato.


O Partido dos Trabalhadores refuta as acusações de que teria realizado operações financeiras ilegais ou participado de qualquer esquema de corrupção. Todas as doações feitas ao PT ocorreram estritamente dentro da legalidade, por intermédio de transferências bancárias, e foram posteriormente declaradas à Justiça Eleitoral”, diz a íntegra da nota, assinada pelo presidente do partido, Rui Falcão.

A assessoria do PT, que informou que o partido não irá se manifestar sobre José Dirceu e que a divulgação da nota não está, necessariamente, relacionada à prisão do ex-ministro e ex-presidente da legenda.

Conforme o Ministério Público Federal e a Polícia Federal, Dirceu participou da instituição de um esquema de corrupção da Petrobras quando ainda estava na chefia da Casa Civil, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com as investigações, Dirceu foi “instituidor e beneficiário do esquema da Petrobras”, mesmo durante e após o julgamento do mensalão. Segundo o Ministério Público Federal, o esquema foi criado quando Dirceu ainda era ministro da Casa Civil e "teria persistido" depois que ele deixou o governo.

Pela manhã, o advogado Roberto Podval, que representa Dirceu, afirmou que só iria se posicionar depois de tomar conhecimento das razões que motivaram a prisão. Anteriormente, a defesa já havia negado a participação do ex-ministro no esquema de corrupção na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato.

O novo mandado contra Dirceu é de prisão preventiva, ou seja, por tempo indeterminado. A defesa dele tenta reverter a decisão. Nos últimos meses, após denúncias feitas por delatores, Roberto Podval já tinha entrado com pedidos de habeas corpus preventivo para evitar a prisão. Todos foram rejeitados.

Condenado no julgamento do mensalão Dirceu, que estava em prisão domiciliar, foi encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília depois que o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, decretou sua prisão preventiva.

 

ASSEMBLEIA RETORNA ÀS ATIVIDADES PARLAMENTARES

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte volta com todas as atividades parlamentares após o recesso legislativo de 17 ao dia 31 de julho, conforme o Regimento Interno da Casa. As sessões ordinárias, audiências públicas e comissões parlamentares voltam a se realizar de acordo com o horário regimental e os serviços administrativos voltam a funcionar até as 15h.

Entre as atividades legislativas, nesta terça-feira (4), acontece reunião ordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), às 9h30 e sessão plenária, a partir das 10h30. Na próxima sexta-feira (7), será realizada sessão solene e a Casa também já tem agendada  a primeira audiência pública do segundo semestre, que está está marcada para a próxima segunda-feira (10).

Até 2014, o recesso parlamentar do primeiro semestre era de um mês. Após Projeto de Resolução da Mesa Diretora, esse período foi encurtado, passando a ser de 15 dias.

MENOR ACUSADO DE 2 HOMICÍDIOS É APREENDIDO APÓS ATIRAR CONTRA PM EM CAICÓ

TiroUm elemento de apenas 16 anos foi apreendido pela PM após atirar contra uma viatura da polícia militar de Caicó. O caso aconteceu neste final de semana no Bairro Walfredo Gurgel naquela cidade.

Segundo informações da PM, o jovem e um comparsa seriam revistados por estarem em atitude suspeita, mas, ao se aproximar dos mesmos, a viatura foi recebida a bala pelos elementos. Na ação, a polícia conseguiu apreender o menor, e o outro elemento conseguiu fugir.

Mostrando ser de alta periculosidade, o menos apreendido é acusado de participação em dois homicídios acontecidos recentemente em Caicó, um contra “Pirraia”, no dia 02 do mês de julho e o outro contra “Vinicinho”, no dia 27 do mesmo mês.

MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIA PREFEITO DE CEARÁ-MIRIM

ppp_thumb[1]O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio do Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Rinaldo Reis Lima, ofereceu denúncia ao Tribunal de Justiça do Estado (TJRN) em desfavor do prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Marcos de Abreu Peixoto. O MPRN pede a condenação do gestor municipal por crimes previstos no Estatuto do Desarmamento e no Código Penal (peculato).


Antônio Marcos de Abreu Peixoto, que é delegado da Polícia Civil Estadual aposentado, foi flagrado em posse irregular de arma de fogo de uso permitido pertencente somente à Polícia Civil, além dos respectivos acessórios e munições. A conduta está em desacordo com determinação legal contida no art. 6º da Lei nº 10.826/2003, conhecido como Estatuto do Desarmamento.


O material, composto por uma pistola Taurus, três carregadores da pistola com capacidade para 15 tiros e 37 munições intactas, foi encontrado e apreendido na residência do prefeito. Em seguida, foi encaminhado para perícia, solicitada pelo MPRN ao Instituto Nacional de Criminalística do Departamento de Polícia Federal, conforme expressa o Código do Processo Penal (art. 47). No laudo, peritos atestaram o perfeito funcionamento e o alto potencial ofensivo da arma de fogo e munições apreendidas.

A apreensão dos itens ocorreu em 18 de novembro de 2014, durante cumprimento de mandados judiciais de busca e apreensão expedidos pelo TJRN, nos autos do processo da Operação Baco (nº 2014.022667-6).

IDOSA 64 ANOS TENTA ENTRAR COM CELULAR DENTRO DE PACOTE DE BISCOITO NO “PEREIRÃO”

Uma mulher de 64 anos foi pega tentando entrar com um celular na Penitenciária Estadual do Seridó, o Pereirão, em Caicó, na manhã deste domingo (2). O aparelho estava escondido dentro de um pacote de biscoito cream cracker. De acordo com a direção da unidade prisional, os agentes penitenciários têm orientação para abrir todos os pacotes que entram com visitantes.

Agentes penitenciários abriram o pacote e encontraram o celular (Foto: Divulgação/Coape)

Eles abriram o pacote de biscoito e encontraram o celular, mas era um negócio muito bem feito. A pesso cortou os biscoitos de uma forma que o celular encaixou direitinho dentro do pacote”, explicou o diretor da unidade prisional, Alex Alexandre Dantas.

A mulher que levava o celular escondido dentro do pacote de biscoito saiu do presídio sem ser percebida. “Nós íamos levá-la para a delegacia, mas enquanto os agentes se organizavam para fazer o procedimento ela saiu e foi embora”, disse o diretor.

FLÁVIO AZEVEDO SERÁ EMPOSSADO TITULAR DA SEDEC NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, (04)

O empresário Flávio Azevedo, vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e ex-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), será empossado secretário estadual de Desenvolvimento Econômico na próxima terça-feira (4), às 14 horas, na governadoria.

Flávio Azevedo tem vasta experiência na carreira empresarial (Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)

Azevedo disse que aceitou a missão de assumir a pasta porque se sensibilizou com o convite para ajudar o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, se colocando à disposição para auxiliar com sua longa experiência no ramo empresarial, bem como na gestão pública.

O empresário também conhece os anseios da classe empresarial e produtiva do Estado e deverá ser o interlocutor entre o governo e as demandas dos empresários da livre iniciativa.

Além da experiência para assumir o cargo de titular da Sedec, o empresário tem a seu favor o relacionamento estreito com um dos mais importantes ministros do governo Dilma: Armando Monteiro Neto, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e ex-Presidente da CNI.

BRADESCO COMPRA OPERAÇÕES DO HSBC NO BRASIL POR R$17,6 BILHÕES

bradesco-hsbc-brasilO HSBC anunciou nesta segunda-feira (03) que vendeu sua subsidiária brasileira para o Banco Bradesco em uma operação que movimentou US$ 5,2 bilhões, o equivalente a R$ 17,6 bilhões.

Com operação, o Bradesco encosta em seu maior concorrente, o Itaú, maior banco privado do país com ativos de R$ 1,20 trilhão.

De acordo com comunicado do Bradeso, com a aquisição, o banco assumirá todas as operações do HSBC no Brasil, incluindo varejo, seguros e administração de ativos, bem como todas as agências e clientes.

O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, havia anunciado em 17 de junho que o banco faria uma oferta vinculante pela unidade brasileira do HSBC em julho. Segundo a Reuters, a disputa pelo HSBC no Brasil avançou rapidamente desde que os planos da instituição foram anunciados.

O HSBC conta hoje com 5 milhões de correntistas e está instalado em 529 cidades. São 851 agências, 464 postos de atendimento, 669 postos de atendimento eletrônico, 1.809 ambientes de autoatendimento e 4.728 caixas eletrônicos.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...