9 de setembro de 2020

PADRE DE 91 ANOS QUE CELEBRAVA MISSA EM LATIM MORRE NO RN

Monsenhor Lucilo Alves Machado faleceu no início da tarde desta quarta-feira 9, na Casa de Saúde São Lucas, onde estava internado desde o dia 19 de agosto, vítima de um Acidente Cerebral Hemorrágico. Ele tinha 91 anos de idade e 67 de sacerdócio.

 


Entre as funções exercidas na Arquidiocese de Natal, destacam-se a de reitor do Seminário de São Pedro, entre 1958 e 1968, e a de reitor de Catedral Metropolitana de Natal. Atualmente, era reitor da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na Cidade Alta, onde celebrava missas em latim.


NORA É PRESA EM FLAGRANTE POR MAUS TRATOS E AGRESSÕES A IDOSA DE 86 ANOS NO RN

Uma mulher de 42 anos foi presa suspeita de lesão corporal e maus tratos contra sua sogra - uma idosa de 86 anos - em Natal. O caso foi denunciado à Polícia Civil pela própria vítima com seu filho, o companheiro da mulher presa em flagrante. 

 

 

A suspeita foi detida no apartamento dela, na Praia do Meio, na Zona Leste da capital potiguar. De acordo com a Polícia Civil, a nora e a idosa moravam no mesmo imóvel há cerca de três meses. 

 

 

Segundo as investigações, logo após o crime, a vítima foi acompanhada de seu filho até a 2ª Delegacia de Polícia para prestar queixa, onde foram apresentadas as lesões corporais. 

 

 

Ainda segundo a polícia, as investigações realizadas pela equipe da 2ª DP apontam que a idosa já havia sofrido violências físicas duas vezes, somente no último final de semana, possivelmente praticadas pela mesma agressora. 

 

 

A mulher foi conduzida até a delegacia e encaminhada ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

FUNDASE/RN RETOMA VISITAS A ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA

A Fundação de Atendimento Socioeducativo – Fundase/RN está realizando a retomada das visitas às unidades de internação e internação provisória neste mês de setembro. Diante da pandemia, as visitas estavam suspensas desde março, como medida de prevenção à covid-19.

 

 

 

 

A reabertura obedece a uma série de medidas para garantir a saúde de adolescentes, familiares e servidores. Cada jovem em cumprimento de medida socioeducativa tem direito à visita de apenas um familiar. Normalmente o limite é de três pessoas. 

 

 

Os visitantes usam máscaras, não têm contato físico com os adolescentes e não podem deixar materiais, como alimentos e produtos de limpeza. O espaço usado é higienizado antes e depois dos encontros. 

 

 

Também estão sendo retomadas a assistência jurídica presencial e as atividades realizadas no interior das unidades de atendimento socioeducativo que envolvam público externo, como formações e assistência religiosa.

 

FLORDELIS É NOTIFICADA SOBRE PROCESSO QUE PODE LEVAR À PERDA DE MANDATO

A Corregedoria da Câmara dos Deputados notificou nesta quarta-feira (9) a deputada Flordelis (PSD-RJ) sobre o processo ao qual responde por quebra de decoro parlamentar e que pode levar à perda do mandato.

 

 

A parlamentar e os filhos são réus em um processo que apura o assassinato do marido dela, o pastor Anderson do Carmo. Ela é acusada de ser a mandante do crime.

 

 

Flordelis recebeu a notificação em seu apartamento funcional, em Brasília, das mãos do corregedor, deputado Paulo Bengston (PTB-PA). Ele precisou ir até lá pessoalmente após a deputada não comparecer à sala da Corregedoria na Câmara, conforme havia sido combinado.

 

 

Em entrevista após ter sido notificada, Flordelis negou qualquer desencontro e disse que recebeu o corregedor em casa porque está trabalhando e que, inclusive, participará da sessão plenária desta quarta-feira.

 

 

"Eu quero o mais rápido possível poder provar minha inocência. Estou lutando para isso. Eu estou em Brasília para provar minha inocência. Eu não tenho do que fugir, eu não tenho o que temer, eu não tenho do que me esconder", afirmou.

 

 

Pelo regimento, a parlamentar terá cinco dias úteis para apresentar defesa.

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PEDE QUE SUPERMERCADOS E PRODUTORES EXPLIQUEM ALTA DOS ALIMENTOS

A Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou nesta quarta-feira (9) representantes de supermercados e produtores de alimentos para pedir explicações sobre o aumento no preço dos alimentos da cesta básica.

 

 

Segundo o ministério, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e as associações de produtores terão cinco dias para explicar a alta nos preços praticados, por exemplo, na venda do arroz.

 

 

A partir das explicações, a Senacon vai apurar se houve abuso de preço e/ou infração aos direitos dos consumidores. Uma eventual multa pode ultrapassar os R$ 10 milhões.

 

 

Além da notificação, a secretaria vai debater com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Ministério da Economia as medidas para reduzir o aumento nos preços dos alimentos.

 

 

O pedido de explicações foi divulgado na tarde desta quarta, enquanto o presidente da Associação Brasileira de Supermercados, João Sanzovo Neto, se reunia com Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto para tratar do tema.

 

ÁLVARO DIAS VAI “DERRETER” QUANDO NATAL DESCOBRIR CASOS DE NEPOTISMO, DIZ KELPS LIMA

O candidato do Solidariedade à Prefeitura do Natal, Kelps Lima, disse nesta terça-feira 8 que o prefeito Álvaro Dias, que atualmente lidera as pesquisas de intenção de voto para o Executivo, “vai derreter” quando a cidade descobrir o envolvimento dele em casos de nepotismo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. 

 

 

“Eu não acredito que Natal vá eleger um prefeito que fez nomeações de todos os seus parentes, nomeações ilegais, quando foi presidente da Assembleia Legislativa. É o cara que mais faz nepotismo na história do Rio Grande do Norte. Natal não conhece Álvaro”, afirmou Kelps, em entrevista à 96 FM.

 

 

Na avaliação do candidato do Solidariedade, Álvaro Dias tem tido bom desempenho nas pesquisas de intenção de voto por causa das ações da prefeitura no combate à pandemia do novo coronavírus, e não por reconhecimento da população de seu histórico político. “Natal viu Álvaro na pandemia. Todos os prefeitos do Brasil cresceram e qualquer um cresceria”, enfatizou.

 

 

Kelps ressaltou que Álvaro Dias faz parte do mesmo grupo político que controlou a Prefeitura do Natal durante quatro mandatos e que, segundo ele, não desenvolveu a cidade em nenhuma área. “A cidade não é referência em nenhum índice nacional de gestão, educação ou saúde. Álvaro será derretido na eleição quando for apresentado a Natal”, acrescentou.

 

 

Reportagens  mostrarm que pelo menos 10 parentes de Álvaro Dias são investigados por terem sido nomeados entre os anos de 1990 e 2002 para cargos efetivos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte sem ter prestado concurso público previamente. O Ministério Público Estadual (MPRN) denunciou a irregularidade em 2008.

 

 

Além desses 10, outros 183 servidores respondem como réus na mesma investigação. O caso, que está distribuído em 21 processos distintos, ficou conhecido como “Trem da Alegria”. De acordo com o MPRN, além de não terem prestado concurso, esses servidores tinham deputados estaduais como padrinhos políticos ou relação com alguma pessoa influente. Em algumas circunstâncias, os funcionários admitidos sequer preenchiam requisitos técnicos – casos de assessores jurídicos sem formação em direito que foram nomeados.

 

 

Fonte: Agora RN.

 

“VIVA”! STJ CONCEDE REGIME ABERTO A PRESOS DE SP CONDENADOS À PENA MÍNIMA POR TRÁFICO

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu nesta terça-feira (8) conceder regime aberto a todos os presos de São Paulo condenados à pena mínima de 1 ano e 8 meses por tráfico de drogas.

 

 

Os ministros tomaram a decisão ao analisar um pedido da Defensoria Pública do estado. O órgão argumentou que a Justiça estadual tem resistido e não aplicado o entendimento do Supremo Tribunal Federal e do STJ segundo o qual esse tipo de tráfico não deve ser considerado hediondo, isto é, não deve integrar o rol de crimes mais graves e sem direito a benefícios.

 

 

Na prática, a decisão do STJ vale para o chamado "pequeno traficante".

 

 

Pela decisão do STJ, as varas de Execução penal deverão reavaliar a manutenção da prisão de condenados por "tráfico privilegiado" com penas inferiores a 4 anos de reclusão, verificando se é possível decretar a progressão para o regime aberto.

 

 

Segundo dados da defensoria, repassados ao STJ, a concessão desse habeas corpus pode beneficiar ao menos 869 presos condenadas em duas instâncias. Se forem considerados somente os condenados na primeira instância, são 1.438 pessoas.

 

 

Os condenados com penas inferiores a 4 anos são cerca de 4 mil presos.

PRF REGISTRA 16 ACIDENTES DURANTE FERIADO DA INDEPENDÊNCIA NO RN

A Polícia Rodoviária Federal registrou 16 acidentes com 18 feridos em rodovias federais no Rio Grande do Norte durante o feriado da Independência. De acordo com a PRF, não houve registro de mortes. 

 

 

Durante a operação, foram fiscalizados 4.154 veículos. De acordo com a PRF, 523 motoristas foram submetidos ao teste do bafômetro e 48 foram autuados. Também foram registradas 148 autuações por ultrapassagens proibidas. 

 

 

Vinte e três pessoas foram presas, sendo seis por embriaguez ao volante, seis por outros crimes de trânsito, uma por porte ilegal de arma de fogo e 10 por outros crimes.

GENERAL CHEFE DO CENTRO DE INTELIGÊNCIA DO EXÉRCITO MORRE DE COVID-19

Morreu, nesta terça-feira (08), o chefe do Centro do Inteligência do Exército (CIE), general de brigada Carlos Augusto Fecury Sydrião Ferreira, de 53 anos. Ele estava internado, há 10 dias, no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília. Fontes do Ministério da Defesa confirmaram que a causa da morte foi a Covid-19.

 

 

Natural de Fortaleza, no Ceará, o general foi nomeado para a chefia do CIE em julho de 2019. No mês passado, representou o Exército na delegação, liderada pelo ex-presidente Michel Temer, que foi ao Líbano em missão de apoio depois que uma explosão deixou quase 200 vítimas, mais de 6 mil feridos e cerca de 300 mil desabrigados.

TESTES DA VACINA DE OXFORD SÃO SUSPENSOS APÓS REAÇÃO ADVERSA EM PACIENTE

Os testes da vacina contra a Covid-19 desenvolvida em conjunto pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca foram suspensos temporariamente, conforme anunciou a empresa nesta terça-feira (8).

 

 

A farmacêutica esclareceu que o protocolo de segurança foi acionado após um dos voluntários no Reino Unido apresentar reação adversa que pode estar vinculada à vacina.

 

 

A empresa não divulgou detalhes do caso, mas o jornal "The New York Times" informou que o paciente teve mielite transversa, uma síndrome inflamatória que afeta a medula espinhal (leia mais abaixo).

 

 

A suspensão vale também para o Brasil, de acordo com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), uma das responsáveis pelo estudo no país. A Unifesp informou que 5 mil voluntários brasileiros já foram vacinados e que "não houve registro de intercorrências graves de saúde".

 

 

Segundo a AstraZeneca, o "procedimento padrão de revisão" dos estudos foi acionado e a vacinação foi pausada "voluntariamente para permitir a revisão dos dados de segurança por um comitê independente".

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...