18 de setembro de 2020

POLICIAIS MILITARES SÃO PRESOS POR MORTE DO JOVEM GABRIEL

Três policiais militares foram presos nesta quinta-feira (17) suspeitos de envolvimento na morte do jovem Gabriel de Souza, de 18 anos. Gabriel foi visto pela última vez no dia 5 de junho quando saiu para visitar a namorada. O corpo dele foi encontrado 9 dias depois, em avançado estado de decomposição, em São José de Mipibu.

 

 

Dois dos policiais estavam de serviço e foram presos após se apresentarem ao Comando Geral e o terceiro suspeito foi preso em sua residência.

 

 

Um outro policial militar já havia sido preso no dia 19 de agosto também por suspeita de envolvimento no crime. De acordo com a Polícia Civil, os quatro PMs suspeitos são lotados no município de Goianinha.

 

 

As investigações apontam que os três policiais executaram a vítima e se deslocaram até o município de São José do Mipibu, onde deixaram o corpo, que foi encontrado no dia 14 de junho, em uma região de mata na comunidade Pau Brasil, a 30 km de Natal e a 20 km de Parnamirim. 

 

 

De acordo com as investigações, os três cabos que estavam na viatura, desde o momento que abordaram o jovem Gabriel, mantiveram um estreito processo de comunicação com o sargento, irmão da vítima do crime de roubo em Parnamirim. Tal comunicação indica o conhecimento dos fatos e participação ativa na prática do crime de homicídio, pois, ainda de acordo com as investigações, o sargento chegou a agradecer aos três cabos presos, em grupo de WhatsApp, todo o apoio prestado.

 

 

GOVERNO CONVOCA MÉDICOS PERITOS DE AGÊNCIAS DO INSS VISTORIADAS PARA RETORNO IMEDIATO AO TRABALHO

O Ministério da Economia publicou nesta sexta-feira (18), em edição extra do "Diário Oficial da União", um edital de convocação imediata para que peritos médicos federais e supervisores médico-periciais voltem a atender nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

 

 

A convocação vale para os profissionais lotados nas 150 agências que, segundo o governo, já passaram por vistoria e estão liberadas para o trabalho presencial. A lista de agências foi publicada junto com a convocação.

 

 

"À medida que novas Agências da Previdência Social forem inspecionadas e consideradas adequadas para a prestação do atendimento presencial pela Perícia Médica Federal, novos editais de convocação serão publicados com a atualização da relação", diz o texto publicado no Diário Oficial.

“TADEU AGREGA GRANDE PROJETO PARA RECONSTRUIR CAICÓ”, AFIRMA VIVALDO

O deputado Vivaldo Costa (PSD) afirmou que o momento em Caicó não é de partidarismo extremado e que a cidade não está dividida, como outrora, entre as bandeiras ´verde´ e ´vermelha´, tendo o nome de Dr. Tadeu (PSDB) para representar o grande projeto dos que desejam o bem da cidade.  

 

 

“Caicó está hoje como um jarro quebrado e ao invés daquela bipolarização juntou-se em torno do nome de Dr. Tadeu todos aqueles que amam Caicó e que irão cooperar com sua restauração”, afirmou o deputado.

 

 

 

Vivaldo disse que a chapa do médico Tadeu e do empresário Toinho Santiago (PR) tem o apoio de grandes lideranças que apesar das divergências partidárias de hoje ou de outras eleições, se somaram para reconstruir a cidade.

 

 

 

Estão na frente de apoio a Dr. Tadeu o: PCDoB, Progressistas, DEM, PT, Republicanos, Cidadania, PSD, PSDB e PL.

UBALDO FERNANDES PROPÕE PROGRAMA DE ACOLHIMENTO AOS FAMILIARES DAS VÍTIMAS DO COVID-19

A pandemia do coronavírus dá sinais de controle no Rio Grande do Norte, mas os efeitos desta crise humanitária tem forte impacto, especialmente, entre as vítimas e familiares que perderam entes por causa da doença. Um projeto de lei do deputado Ubaldo Fernandes (PL) tramita pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) e pretende criar o Programa de Humanização e Acolhimento aos Familiares das Vítimas do COVID-1.

 



“Nosso objetivo é contemplar as políticas públicas de apoio e acolhimento aos familiares daqueles que perderam a vida em decorrência do coronavírus, garantindo assistência psicológica decorrente do luto”, explica o parlamentar. “Se esta matéria for aprovada, o Poder Público terá mecanismos para promover assistência psicológica aos familiares das vítimas que enfrentam a adversidade do luto de seu ente, combatendo, assim, eventuais transtornos de cunho psicológico e psiquiátrico”, diz Ubaldo Fernandes.

 



No Estado do Rio Grande do Norte, o número de infectados confirmados pelo COVID-19 ultrapassa os 66 mil casos e os óbitos passam da marca de 2.300 pessoas.

HOMEM É MORTO COM RAJADA DE TIROS EM PARELHAS

Um crime de homicídio foi registrado na noite desta quinta-feira, (17), no Bairro Cruz do Monte na cidade de Parelhas.

 

 


Segundo informações, “Juninho de Argemiro”, de 25 anos, como era mais conhecido, foi morto com uma rajada de tiros de pistola, quase todos na cabeça. A vítima já tinha sofrido outras tentativas de homicídio, mas tinha escapado, diferente dessa vez. A polícia acredita em acerto de contas, já que o mesmo tinha envolvimento com o mundo das drogas.

BOLSONARO PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DE COMPLEXO DE PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR NA PB

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou à Paraíba na manhã desta quinta-feira (17) para a inauguração do complexo de produção de energia solar que foi erguido no município de Coremas, Sertão da Paraíba. Esta é a segunda visita do presidente ao estado desde que foi eleito, sendo a primeira em novembro de 2019.

 

 

 



Bolsonaro desembarcou no aeroporto de Juazeiro do Norte, no Ceará, para visitar a Paraíba e chegou em Coremas de helicóptero por volta das 9h30. O evento começou às 12h, e o presidente. Segundo a agenda oficial, ele deve embarcou de volta para Brasília no início da tarde.

 

 

Batizada de Complexo Solar de Coremas, a obra é de iniciativa do setor privado, numa parceria da empresa dinamarquesa Nordic Power Partners e da desenvolvedora brasileira Rio Alto Energia, mas tem apoio do Ministério de Minas e Energia e financiamento do Banco do Nordeste, do Governo Federal.

 

 

O complexo já está em operação, com três fases já em funcionamento. A inauguração marca o início, em setembro, de mais cinco fases do projeto.

 

 

LÍDER INDÍGINA DE 42 ANOS MORRE DE COVID EM SP

O líder indígena João Lira, da Aldeia Itapuã, morreu aos 42 anos devido a complicações da Covid-19. A aldeia que ele liderava fica em Iguape, no litoral paulista, e a morte dele gerou comoção nas redes sociais. Lira tinha um importante papel na luta pelos direitos das comunidades indígenas e pela preservação ambiental. 

 

 

João Lira estudou na Universidade de São Paulo (USP) e foi um dos pioneiros da educação escolar indígena no estado. Ele especializou-se em Letras, para melhorar a qualidade da educação pública de sua aldeia, segundo informações da Diretoria de Ensino Regional (DER). 

 

 

O indígena foi candidato a deputado federal em 2018 e se preparava para uma nova candidatura, desta vez para vereador em Iguape, na próxima eleição municipal. Ele morreu nesta quinta-feira (17), após ser infectado pelo novo coronavírus. No dia 1º de setembro, ele foi internado no Hospital Regional de Pariquera-Açu e, segundo a unidade, transferido ao Hospital São João, em Registro, no dia 3. 

 

Fonte: G1/Santos. 

GOVERNO AUTORIZA RETORNO DOS BANCOS NO RN

O Governo do Estado autoriza o retorno do funcionamento pleno das instituições financeiras e bancárias no Rio Grande do Norte a partir do próximo dia 28. A portaria conjunta será publicada nesta sexta-feira (18) no Diário Oficial do Estado, regulamentando as medidas necessárias para a retomada dos serviços.

 

 

O prazo dado pelo Governo é voltado para que as instituições apliquem os protocolos e façam as adaptações necessárias ao retorno do funcionamento e atendimento ao público.

 

 

 

Esta nova etapa de reabertura dos serviços segue a condição de manutenção da queda dos indicadores da pandemia no RN, como a taxa de transmissão do vírus e ocupação de leitos.

 

 

 

Para garantir a saúde de quem frequenta os locais, as instituições terão que seguir uma série de regras. A portaria conjunta nº 24/2020, que teve em sua construção a participação de representantes dos trabalhadores bancários, lista uma série de 20 medidas de biossegurança necessárias para garantir a saúde dos clientes e dos servidores das instituições bancárias e financeiras.

 

 

 

O documento orienta que as instituições devem dar prioridade ao atendimento por meio de agendamento, reservando as duas horas finais de funcionamento somente para quem agendar e, preferencialmente, que seja do grupo de risco. A lotação máxima dos locais deve ser de uma pessoa a cada 5 m², com marcações no piso para distanciamento de 1,5 m entre os clientes, assim como um distanciamento de cadeiras e estações de trabalho.

 

 

 

Será permitida a entrada apenas para quem estiver usando máscara e após medição de temperatura. Os trabalhadores deverão ter sempre à disposição todos os EPIs, assim como a garantia de que os lavatórios estarão equipados com material de limpeza e com oferta de álcool em gel para todos que estiverem no local, seja a trabalho ou em busca de atendimento.

 

 

 

Os locais que não seguirem as normas da portaria, assim como as demais determinações do Plano de Retomada Gradual da Atividade Econômica no RN, estão sujeitos à interdição até a adequação, bem como eventual responsabilização penal, civil, administrativa e trabalhista em casos de descumprimento das regras.

 

 

Os horários de funcionamento deverão seguir as orientações do Banco Central, instituição responsável por regulamentar as instituições bancárias e financeiras do país.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...