17 de julho de 2015

EDUARDO CUNHA AUTORIZA CPI DO BNDES APÓS ROMPER COM GOVERNO

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), autorizou nesta sexta-feira (17) a criação de quatro comissões parlamentares de inquérito (CPIs). Desse total, duas contrariam o governo. A leitura em plenário da criação das comissões ocorreu horas após Cunha anunciar rompimento com o governo da presidente Dilma Rousseff.

Uma das comissões que desagradam o Executivo irá investigar empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A outra vai apurar supostas irregularidades nos fundos de pensão das estatais.

Esses dois requerimentos de criação de CPI estavam atrás na lista de espera de instalação. A do BNDES estava em sétimo na lista, e a dos fundos de pensão, em oitavo. Apenas cinco comissões podem funcionar ao mesmo tempo.

Cunha arquivou quatro pedidos de instalação de comissões que estavam na frente, alegando que elas não possuíam “objeto de investigação determinado”, conforme exige o regimento interno da Câmara.

A criação das novas CPIs é possível devido ao término do prazo de funcionamento de quatro comissões que atuavam nesse primeiro semestre. Só a CPI da Petrobras vai continuar a funcionar.

A decisão ocorre poucas horas depois de o peemedebista anunciar que rompeu com o governo federal e que fará parte da oposição.

Ele acusa o Palácio do Planalto de ter se articulado com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para incriminá-lo na Operação Lava Jato.

Nesta quinta (16), o ex-consultor da Toyo Setal Júlio Camargo relatou à Justiça Federal do Paraná que Cunha lhe pediu propina de US$ 5 milhões.

MENINA É MORTA A TIROS A CAMINHO DA IGREJA NO RS

Menina de 11 anos morta no RS Ana Clara (Foto: Reprodução)O assassinato de uma menina de 11 anos, baleada a sangue-frio em plena luz do dia, intriga a Polícia Civil em Caxias do Sul, na serra gaúcha. A hipótese inicial é de homicídio doloso, quando há intenção de matar.

O crime ocorreu por volta das 13h40 de quinta-feira (16). Acompanhada de uma amiga, Ana Clara Benin Adami estava a caminho da catequese na igreja quando foi surpreendida por um homem. Sem falar nada, o agressor atirou contra a vítima e fugiu a pé.

A menina levou um tiro no abdômen e foi levada ao Hospital Geral de Caxias, onde passou por cirurgia, mas não resistiu ao ferimento. Até o momento, ninguém foi preso. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA).

É atípico um caso de homicídio doloso contra uma criança. Geralmente esses casos são motivados por facções criminosas, por isso vamos recolher o celular e computador dela pra remontar essa história”, disse o delegado Rodrigo Duarte, responsável pelo caso.

Testemunhas falaram sobre os momentos posteriores ao crime. “Eu olhei para o lado que ouvi o tiro e vi um rapaz correndo, parecia que estava fugindo. E a menina que estava com ela disse que não era um assalto, o rapaz chegou, não pediu nada, atirou e saiu, do nada”, diz a professora Euzébia Bocalon.

A comerciante Nilva Michelon mora quase em frente ao local do crime. Ela conhece a família da menina e disse que ficou em choque, quando viu a adolescente ferida no chão. “Ela estava caída no chão e dizia que não queria morrer. Foi uma cena terrível, tudo muito triste”, disse.

Fonte: G1/RS.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN ENTRA EM RECESSO PARLAMENTAR

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte terá recesso parlamentar dos dias 17 ao dia 31 de julho, de acordo com o Regimento Interno da Casa. Neste período, as sessões ordinárias, audiências públicas e comissões parlamentares ficam suspensas. Já os serviços administrativos continuam funcionando até 13h.

Até 2014, o recesso parlamentar do primeiro semestre era de um mês. Após Projeto de Resolução da Mesa Diretora, esse período foi encurtado, passando a ser de 15 dias.

MANDANTE DA CHACINA NO CABARÉ DE “PATRÍCIA SAPATÃO” É PRESO NO RN

17-mandanteA Polícia Civil afirma que já sabe quais foram as motivações para a chacina que vitimou cinco mulheres na madrugada da quarta-feira, (15) dentro de um prostíbulo na zona rural de Itajá, município distante 200 quilômetros de Natal. O delegado Normando Feitosa afirmou que uma das razões para o crime foi o fato de a gerente do bordel estar roubando o mantenedor do negócio. “Insatisfeito, ele mandou matá-la. Como na casa havia cinco mulheres, as demais foram mortas como queima de arquivo”, pontuou.

Sobre a questão da desonestidade, Normando explicou que a gerente estaria cobrando um determinado valor pelos programas das meninas e produtos vendidos na casa, como bebidas, cigarros e drogas ilícitas, mas repassava um valor abaixo do combinado.Contudo, ainda de acordo com o delegado, a desonestidade da gerente foi o motivo mais brando para o crime. “Tem outras coisas por trás do que aconteceu, mais que ainda não podemos revelar. Estamos trabalhando para prender os homens que executaram as mulheres. Isso é o mais importante agora”, ressaltou.

Prisões


O mantenedor do prostíbulo, ainda de acordo com Normando, chama-se Francisco de Assis Júnior, de 38 anos. ‘ET’, como é mais conhecido, foi preso na manhã desta sexta (17) ao se apresentar na Delegacia de Macaíba. “Ele foi intimado a comparecer à DP por conta de uma queixa de violência doméstica. Contudo, como já tínhamos em mãos um mandado contra ele no caso da chacina, assim que ele chegou recebeu voz de prisão”, explicou o delegado.


Após a prisão, agentes foram à casa do suspeito e fizeram uma busca. No local foi apreendido um aparelho celular que contém imagens da chacina e das cinco mulheres mortas. O delegado revelou que o telefone pertence à mulher de Francisco de Assis. “O fato de as imagens estarem no celular da mulher podem não dizer nada, mas também podem significar muita coisa. Há algum interesse dela ou mesmo do próprio marido nesta história. E isso nós também vamos descobrir”, ressaltou o delegado. A prisão de Francisco foi a segunda referente ao caso. Na noite desta quinta (16), um homem foi preso em Itajá também apontado como suspeito de envolvimento no crime.


Fonte: G1/RN.

POESIA DO “PRIMO POETA”; SEM RUMO, SEM DIREÇÃO

 

clip_image002

SEM RUMO, SEM DIREÇÃO:

Foi com fé e esperança

Que a maioria quis,

Eleger um aprendiz

Com a tarja da mudança.

Sem a mínima liderança

O herói virou vilão,

Quem vendeu seu voto em vão

Hoje está arrependido,

Vendo JOCIMAR perdido

“Sem rumo, sem direção”.

(Por: Primo Poeta).

ARENA DAS DUNAS LANÇA SERVIÇO EXCLUSIVO DE CAMAROTES PARA O JOGO AMÉRICA RN X VASCO DA GAMA

A Arena das Dunas se prepara para receber mais um jogo que entrará para a história do esporte potiguar. No próximo dia 22, o complexo multiuso recebe América RN X Vasco da Gama, a partir das 22h. O Mecão irá enfrentar o Cruz-maltino em jogo válido pela Copa do Brasil.

capa

Com expectativa de recorde de público, a Arena das Dunas preparou alguns pacotes para os interessados em assistir o jogo em um local exclusivo e super confortável. Quem quiser participar desse momento histórico para o América/RN têm à disposição pacotes de camarotes Gold e Premium com estacionamento interno e serviço de catering com uísque, vodka, cerveja, energético e salgados.

3

Os camarotes possuem capacidade de até no máximo 20 pessoas, banheiro exclusivo, ar condicionado, circuito interno de TV (Digital Signave) e mobília, além de uma visão privilegiada do campo. A ideia da administração da Arena das Dunas é proporcionar uma experiência única para o torcedor que preza por serviços de qualidade e conforto. É o espaço perfeito para curtir o jogo com os amigos e a família.

Para consulta de preços e mais informações os torcedores podem entrar em contato pelo e-mail comunicação@arenadasdunas.com.br, e nos telefones 84 3673 6892 e 84 9 9827 0018.

DEPUTADOS DO RN VISITAM OBRAS DE TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

A Frente Parlamentar da Água segue trabalhando na discussão e cobrança de ações efetivas de combate à seca no Rio Grande do Norte. Os deputados Ezequiel Ferreira (PMDB), Galeno Torquato (PSD), Gustavo Fernandes (PMDB) e George Soares (PR), integrantes da Frente, visitaram nesta sexta-feira (17) as obras de transposição do Rio São Francisco em trecho que inclui os municípios da Paraíba.

 

Os parlamentares se juntaram ao presidente em exercício da Assembleia Legislativa da Paraíba, João Henrique, e ao presidente da Frente de Combate aos Efeitos da Seca no estado paraibano, Jeová Campos (PSB), com o objetivo de integrar os projetos do dois estados e intensificar os pleitos junto ao Governo Federal e ao Ministério da Integração.

No município de São José de Piranhas, a comitiva percorreu as obras do canal (2km) e túnel (15km) responsáveis pelo transporte da água que chegará pelo estado do Ceará à Paraíba, com destino a barragem de Boa Vista, com capacidade de 300 milhões/m³. Em Cajazeiras, os deputados visitaram as obras da barragem de Caiçara, com vazão de 50 milhões/m³, que irá distribuir a água para o reservatório Engenheiro Ávidos e, em seguida, para o Rio Grande do Norte por meio do Rio Piranhas-Açu.


No entendimento dos participantes da visita, a unificação do discurso e definição de prioridades comuns aos estados são importantes para fazer com que o Governo Federal tenha informações precisas sobre as maiores necessidades dos estados afetados pela crise hídrica.


Durante o encontro, que contou também com a presença do prefeito Domingos Neto (São José de Piranhas), os parlamentares assinaram um requerimento direcionado ao ministério da integração solicitando providências para a conclusão das obras.

PROSTITUIÇÃO INFANTO-JUVENIL E ADOLESCENTES TRAFICANDO DROGAS É UMA REALIDADE EM JARDIM DO SERIDÓ

untitledA sociedade de Jardim do Seridó lamenta até agora a saída do comandante Cap. Costa Neto, que por poucos dias devolveu a paz e a tranquilidade à sociedade Jardinense, mas por um “capricho” de “poderosos”, o mesmo foi embora, restando à população o sentimento de insegurança a abandono.

Com a saída do comandante, o tráfico de drogas voltou a ser praticado de forma incontrolável, principalmente por adolescentes e até por crianças, que de forma desafiadora mostram não temerem as autoridades.

Ademais, outro problema que as autoridades “competentes” fazem vista grossa, e até ficam na mídia paga exibindo “ações” que de nada serve, é a prostituição infanto-juvenil, que ora é praticada em pontos de encontro da “sociedade”. “Essa semana lá no canal tinha uma menina de 12 anos, muito bonita, oferecendo programa por 20 reais”, disse um cidadão à nossa reportagem.

Resta saber cadê as autoridades que não tomam as providências, e não responsabilizam os pais dessas crianças e adolescentes por ‘abandono de incapaz’?

Do Blog: Atenção “autoridades”, se mexam, senão os urubus tomam conta! A polícia faz, os políticos desmancham. Assim não dá!

JUSTIÇA AMPLIA PENA DE “BACURAU” EX-GOVERNADOR DO RN POR DESVIO DE RECURSOS

Ex-governador Fernando Freire foi condenado à prisão no RN (Foto: Marcelo Barroso/Tribuna do Norte)

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte negou mais um recurso movido pela defesa do ex-governador Fernando Antônio da Câmara Freire contra a condenação que foi definida pelo juízo da 8ª Vara Criminal de Natal. Ao mesmo tempo, os desembargadores acataram pedido do Ministério Público, o qual pediu a “exasperação das penas”, sob a alegação de reconhecimento na existência de crime continuado.

Segundo o Ministério Público, o denunciado, no exercício dos cargos de vice-governador e governador do Estado do Rio Grande do Norte, comandou, entre os anos de 1995 a 2002, um esquema de desvio de recursos do erário estadual, mediante a concessão fraudulenta de gratificação de gabinete em nome de diversas pessoas.

A denúncia acrescentou, ainda, que as pessoas beneficiadas pelas gratificações, em sua maioria, não tinham o conhecimento de que figuravam formalmente na folha de pagamento do Estado, tudo isso para que terceiros pudessem se utilizar das remunerações pagas em nome delas.

O ex-governador foi condenado em primeira instância em dezembro de 2012. À época, a decisão levou em consideração as consequências da ação delituosa, tendo em vista que a conduta do acusado contribuiu para causar enorme prejuízo ao erário estadual.

Fernando Freire alegava não ter sido notificado a respeito de realização de audiência para ouvir depoimento de testemunha de acusação em outra comarca, o que no entendimento de sua defesa fere direito previsto no art. 5º, LV, da Constituição Federal.

CHACINA NO CABARÉ DE “PATRÍCIA SAPATÃO” SERÁ INVESTIGADA POR QUATRO DELEGADOS

A Delegacia Geral de Polícia Civil do Rio Grande do Norte designou uma comissão de quatro delegados para investigar a chacina que vitimou cinco mulheres dentro de um prostíbulo na cidade de Itajá, cidade localizada a 200 quilômetros de Natal. O crime aconteceu na madrugada da quarta-feira (15). Os delegados são: Renato Oliveira, da Divisão de Polícia do Oeste (Divipoe), Ernani Leite Fernandes Júnior, da delegacia de Angicos, José Normando Feitosa Lira, da delegacia de Macaíba, e Carlos Brandão, da delegacia de Assu.

Patrícia Regina Nunes (dona do estabelecimento), Cássia Rayane Santiago Silva, Maria Daiane Batista e Antônia Francisca Bezerra Vicente são quatro das cinco vítimas (Foto: Divulgação/PM)

Foram mortas a tiros Patrícia Regina Nunes, de 37 anos, natural de Natal (dona do prostíbulo), Antônia Francisca Bezerra Vicente, de 32 anos, natural de Upanema, e Maria da Conceição Pedrosa, de 21 anos, Maria Daiane Batista, de 20 anos e Cássia Rayane Santiago Silva, de 17 anos, naturais de Assu. As vítimas foram reconhecidas por familiares no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep).

O delegado Ernani Leite, que iniciou as investigações, acredita que apenas uma das mulheres, a dona do prostíbulo, seria o verdadeiro alvo dos criminosos.

Ainda segundo Ernani, a polícia trabalha com duas linhas de investigação, mas nada será revelado para não atrapalhar as investigações.


JUSTIÇA CONDENA ENVOLVIDOS EM FRAUDE EM LICITAÇÃO DE SEGURO PARA O DETRAN-RN

O juiz Geraldo Antônio da Mota, da 3ª Vara da Fazenda Pública do Natal, condenou um ex-funcionário do Detran/RN, seguradoras e seus representantes às penalidades previstas na Lei de Improbidade Administrativa, após ficar constatado que houve fraude nos contratos de seguro firmados entre tais empresas e o Departamento Estadual de Trânsito por meio da simulação de participação de empresas concorrentes na licitação para contrato de seguro na autarquia. Veja a íntegra da sentença AQUI.

Sem título

Segundo os autos, foram firmados dois contratos com a seguradora Mapfre Vera Cruz Seguradora S/A, sendo o primeiro para assegurar o prédio sede da autarquia contra incêndio/roubo, com cobertura total de R$ 9,36 milhões pelo qual foi pago o prêmio de seguro no valor de R$ 74.233,21; e o segundo contrato com cobertura de responsabilidade civil, para assegurar veículos apreendidos e postos no pátio do Detran, cujo pagamento do prêmio foi de R$ 75.830,50. Em ambos os casos, a Cabugi Administradora e Corretora de Seguros atuou como corretora intermediária, recebendo pagamento de taxa de corretagem no valor de 70% do prêmio pago pelo Detran.

Ficou comprovado o favorecimento das seguradoras, com a percepção de prêmio de seguro em percentual superior a 1.250% do preço de mercado, artifício facilitado por meio de pesquisa mercadológica subscrita pelo agente público, o que deu início a fraude.

Foram condenados o ex-subcoordenador Administrativo do Detran/RN, Tomaz Salustino Araújo Soares; o proprietário da Cabugi Administradora e Corretora de Seguros, Ricardo Jorge de Azevedo Lima; o representante da Liberty Paulista Seguros, Domingos Sávio de Oliveira Marcolino; e a representante da Vera Cruz Seguradora S/A., Lenice Gomes de Paiva Ferreira. As empresas Cabugi Administradora e Corretora de Seguros e a Mapfre Vera Cruz Seguradora S/A também foram condenadas na Ação Civil de Improbidade Administrativa.

Sanções

As pessoas físicas condenadas terão que fazer o ressarcimento integral do dano, de forma solidária, com valores que deverão ser corrigidos monetariamente e acrescidos de juros, além de terem suspensos os direitos políticos, pelo prazo de cinco anos, com o devido registro da suspensão no Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN), assim como no Cadastro de Improbidade Administrativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Elas também estão proibidos de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos ficais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, por igual período de tempo, além de terem que pagar multa civil no valor correspondente a duas vezes o valor do dano, também corrigido monetariamente.

Já as empresas seguradoras foram condenadas às mesmas sanções, excetuando-se a que suspende os direitos políticos, por se tratarem de pessoas jurídicas

MONSTRUOSIDADE! GAROTA DE 11 ANOS É MORTA E ENTERRADA NO RN

O corpo de uma menina foi encontrado enterrado em Jenipabu, no município de Extremoz, na Grande Natal, na manhã desta quinta-feira (16). De acordo com a Polícia Militar, uma pessoa que passava pelo local sentiu um forte mau cheiro e acionou a PM.

Corpo da menina foi encontrado em Jenipabu, no município de Extremoz, na Grande Natal (Foto: Bessie Cavalcanti/ Inter TV Cabugi)

Ainda na tarde da quinta, a Polícia Civil deu inicio as investigações. A vítima foi identificada pela mãe e por um irmão como Maria Eduarda de Lima, de 11 anos. Os familiares a reconheceram pelas roupas, que seriam iguais as que ela vestia quando desapareceu, no último domingo (12).

De acordo com o delegado Raimundo Rolim, que coordena as investigações, dois homens foram levados a delegacia para prestar esclarecimentos. Um deles trabalhava como caseiro em uma propriedade próxima ao local aonde o corpo foi encontrado e o outro é irmão da menina.

"No fim de semana o irmão teria ido até o distrito onde ocorreu o crime para encontrar uma ex-companheira e teria parado na casa desse caseiro. Ele diz que mandou a irmã para a casa da mulher enquanto passava no comércio. Quando o irmão saiu, o caseiro teria ligado para a ex-companheira do irmão para que a menina voltasse até a casa para encontrar o irmão", revelou o delegado.

Ainda de acordo Rolim, a mãe da menina relatou que o caseiro assediava a menina. "A mãe falou que o caseiro tentava seduzir a menina oferecendo presentes. Ele negou durante o interrogatório e disse que a menina se oferecia para ele", disse o delegado.

Em vistoria a residência do caseiro, foram encontradas tiras de pano e manchas de sangue no colchão. Segundo Rolim, as evidências indicam que a menina pode ter sofrido violência sexual antes da morte. "Ela foi encontrada amordaçada e na casa dele encontramos tiras de pano e sangue. Isso é um indício de que ela possa ter sofrido violência antes da morte", afirmou Rolim.

Peritos estiveram no local e levaram o corpo da menina até a sede do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), localizado no bairro da Ribeira. Outra equipe foi acionada para realizar a perícia na residência do caseiro. Principal suspeito do crime, o homem já responde a duas acusações por estupro.

Fonte: G1/RN.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...