24 de março de 2015

TRAGÉDIA! AVIÃO COM 150 PESSOAS CAI NA FRANÇA; TODOS MORRERAM

Um avião Airbus da companhia Germanwings, empresa da Lufthansa, caiu no sul da França nesta terça-feira (24). A aeronave ia de Barcelona, na Espanha, para Duesseldorf, na Alemanha, segundo autoridades aéreas. O voo 4U9525 viajava com 150 pessoas a bordo (144 passageiros, dois pilotos e quatro tripulantes).

aptopix-france-plane-_fran

O Ministério do Interior francês informou que destroços foram localizados em uma região de 2 mil metros de altitude, segundo a agência Associated Press.

Um helicóptero que pousou no local do acidente constatou que não há sobreviventes, disse o primeiro-ministro da França, Manuel Valls, segundo a agência France Presse.

france-plane-crash_fran

Segundo o jornal francês "Le Monde", a aeronave desapareceu dos radares por volta das 10h53 locais. Segundo o site que monitora o sistema aéreo Flightradar, o avião decolou 9h55 de Barcelona, horário local (5h55 de Brasília).

Airbus A320, da companhia alemã Germanwings, no aeroporto de Berlim, na Alemanha, em março de 2014 (Foto: Jan Seba/Reuters/Arquivo)

De acordo com o site da Airbus, a capacidade máxima da aeronave é de 180 passageiros. A empresa disse em sua página no Facebook que está ciente dos relatos da queda de um avião fabricado pela companhia e informou que todos os seus esforços foram direcionados para avaliar a situação. Segundo o jornal francês “Le Figaro”, o Airbus A320 que caiu estava em uso havia 24 anos.

SESSÃO SOLENE HOMENAGEIA PORTADORES DE DOWN E REFORÇA NECESSIDADE DE INCLUSÃO

Por iniciativa do deputado estadual Ricardo Motta (PROS), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou nesta terça-feira (24) uma sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março. O evento reuniu autoridades e representantes de instituições ligadas ao tema que alertaram para a importância da sociedade ampliar seu olhar sobre as diferenças e conceder oportunidades aos portadores da síndrome.


Ao longo das últimas décadas muitas conquistas foram alcançadas, como o acesso ao ensino regular e ao mercado de trabalho. Mas é preciso avançar ainda mais. A sociedade precisa abrir as portas e conceder maiores oportunidades aos portadores de Down”, disse Ricardo Motta.


Durante a sessão, a Assembleia prestou homenagem a Filipe Medeiros, Manuela Araújo e Kalina Falcão, portadores da síndrome e servidores da Assembleia. A inclusão dos três jovens ao quadro funcional do Legislativo potiguar, em 2011, foi uma iniciativa pioneira no país e tem servido de exemplo para outras instituições.

Para Ricardo Motta, a experiência vivida na Assembleia mostra que é possível a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho. O projeto foi viabilizado por meio de um convênio firmado entre a Assembleia, a Associação Síndrome de Down do Rio Grande do Norte e a Associação de Pais e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB).


A presidente da Associação Síndrome de Down do Rio Grande do Norte, Glauciane Costa Santana, destacou a importância em conceder autonomia aos portadores de Down para que possam exercer livre poder de escolha. De acordo com ela, a educação dos pais não deve impor limites nem barreiras sociais aos cidadãos. “A construção de um mundo melhor aos portadores de Síndrome de Down começa em casa”, afirmou Glauciane.


Durante a sessão, o jovem Gabriel Gomes, representante da Associação Down do RN e portador da síndrome, fez a leitura de uma mensagem pedindo maior atenção da sociedade para o tema. “Somos pessoas com hombridade e vontade própria para exercermos nossas próprias escolhas, temos direito à cidadania, escola regular, saúde pública, ensino superior e trabalho digno”, disse Gabriel.


Também presente na solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça do RN, Claudio Santos, pai de um jovem com Down, comentou que é preciso efetivar os mais legítimos direitos dos portadores da síndrome e fazer valer um princípio assegurado pela Constituição Federal: o princípio da felicidade. “Nós devemos ser felizes com os diferentes e devemos senti-los felizes, independente de suas diferenças. O direito à sociabilidade é o maior e mais importante desejo do portador de Down”, disse o desembargador.


A sessão solene contou ainda com a participação do presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PMDB), dos deputados Hermano Morais (PMDB), Márcia Maia (PSB), Cristiane Dantas (PCdoB), Albert Dickson (PROS), Carlos Augusto (PTdoB), Getúlio Rego (DEM), Dison Lisboa (PSD), Souza Neto (PHS), Álvaro Dias (PMDB), Jacó Jácome (PMN), Fernando Mineiro (PT), Tomba Farias (PSB), da vereadora Julia Arruda (PSB), representante da Sethas, Naylza Carvalho Batista, Alexandre Ferreira representando a Infantaria Motorizada e Rosângela Barreto, presidente da APABB.

EX-PREFEITO DE MACAU, FLÁVIO VERAS, É PRESO EM CUMPRIMENTO A MANDADO DA MÁSCARA NEGRA

flavio-veras-macauO Ministério Público do Rio Grande do Norte deu cumprimento na manhã desta segunda-feira (23) ao mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara Criminal de Macau/RN, contra o ex-prefeito do Município, Flávio Viera Veras, em razão dos fatos denunciados nos últimos meses pela Promotoria de Macau referentes às investigações decorrentes da Operação Máscara Negra.

A prisão foi decretada para garantir a ordem pública e a conveniência da instrução criminal de forma a coibir a reiteração da prática criminosa de desvio de dinheiro público da Prefeitura de Macau, prática esta que continuava se perpetrando na atualidade, mesmo com todas as ações cíveis, criminais e eleitorais já ajuizadas em desfavor de Flávio Viera Veras, a consagrar atitude de desdém aos poderes constituídos.

Segundo apurado pelo MP, Flávio Viera Veras seria o grande mentor e articulador dos esquemas criminosos de desvio de dinheiro público do Município de Macau estando no topo da cadeia, por ter exercido o cargo de prefeito durante dois mandatos (2005/2008 e 2009/2012) e ter influência direta na atual administração municipal. Seria ele também o principal responsável pelas contratações das bandas que tocaram durante a sua gestão e que tocaram no ano de 2013, 2014 e no carnaval deste ano.

Além da prisão preventiva do ex- Prefeito de Macau/RN, a decisão suspendeu da função pública o atual Chefe de Gabinete da Prefeitura de Macau/RN, Francisco de Assis Guimarães, bem como decretou a suspensão parcial do exercício da atividade econômica de Alex Sandro Ferreira de Melo (Alex Padang), Janine Santos de Melo, Leonardo Martins de Medeiros, Francisco Jocélio Oliveira de Barros, Jose Romildo da Cunha, Cristiano Gomes de Lima Júnior (Junior Grafith) e Francisco Edson Ribeiro da Silva, determinando que todos eles, bem como as empresas Grupo Musical Cavaleiros do Forró Ltda., Banda Deixe de Brincadeira Ltda., Forró da Pegação Edições Musicais Ltda., F J. Oliveira de Barros ME, Ranielson Guimarães da Cunha ME, J. R. da Cunha ME, M.S. Marques ME, Banda Grafith Produções e Promoções Artísiticas Ltda ME, Flavia Gomes Barbosa e Oliveira ME e Darlan Mora Silva ME, em nome próprio (ou através de procurações) ou por intermédio de qualquer pessoa física ou jurídica, restem impedidos de participar de procedimento licitatório e firmar contrato com pessoa jurídica de direito público, sendo tal medida informada especialmente ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Municípios de Macau e Guamaré.

Foi determinada, ainda, a proibição de acesso e frequência das pessoas acima citadas, incluindo Francisco Gaspar da Silva Paraíba Cabral, à sede ou qualquer outra dependência da Prefeitura do município, com informação à Prefeitura de Macau e as polícias civil e militar, que serão responsáveis pela fiscalização.

Tais medidas são decorrentes das investigações que deram origem à Operação Máscara Negra, realizada em 2013, que deu cumprimento de 53 mandados de busca e apreensões e 14 mandados de prisões temporárias expedidos pela comarca de Macau, o que já redundou, até o presente momento, no oferecimento de 13 denúncias.

CHUVAS CAEM NO SERIDÓ NA SEGUNDA-FEIRA, E TERÇA-FEIRA AMANHECE CHOVENDO EM VÁRIAS CIDADES

Muitas chuvas foram registradas em todo o Seridó Potiguar, onde chove desde o sábado, (21). Em Parelhas, (foto) uma forte chuva foi registrada na tarde desta segunda-feira, (23).

IMG_7931

Em Jardim do Seridó a madrugada e começo da manhã desta terça-feira, (24) é de chuva.

Apesar das chuvas que caem na região, a ‘Barragem Passagem das Traíras’ que abastece Jardim do Seridó e parte de Caicó ainda não “tomou” água.

Do Blog: Que Deus nos ajude para que as chuvas continuem caindo. Amém!

BANDIDOS EM FUGA INVADEM CONTRA MÃO E BATEM EM VEÍCULO DE VETERINÁRIO CAICOENSE; UM MORRE NO LOCAL

O médico/veterinário Gildarte Andrade e seu pai, Aguinaldo Pereira, se envolveram em grave acidente na manhã dessa segunda-feira 23, no município de Bom Jesus, ainda na BR-226, no RN.

Um veículo Corsa, de cor cinza, invadiu a contramão colidindo com o carro de pai e filho. Informações dão conta que o veículo Corsa era roubado e em seu interior três bandidos em fuga.

Após o acidente dois suspeitos foram levados para o Hospital Severina Azevedo, em Bom Jesus-RN, e um deles conseguiu fugiu ao ser atendido, o terceiro individuo morreu no local do acidente.

Os veículos envolvidos no acidente foram um Corsa Wind com placas MXX-2835 de Natal e um Corola, de cor prata e placas OJX-0747, de Caicó-RN.

Não há informações do estado de saúde dos ocupantes do Corolla.

PRESOS DA LAVA JATO VÃO DIVIDIR CELAS E BANHEIROS NA GRANDE CURITIBA

Os 12 presos da Operação Lava Jato que serão transferidos para o Complexo Médico Penal, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, vão dividir cinco celas da unidade. O grupo teve a transferência autorizada pelo juiz federal Sérgio Moro, após um pedido da Polícia Federal, que alegou superlotação na carceragem da Superintendência de Curitiba, onde eles estão atualmente.

Nas celas cabem três presos, que compartilham o banheiro (Foto: Tony Matoso/RPC)

Os presos respondem a processos por crimes como lavagem de dinheiro, corrupção e fraudes em licitações da Petrobras. Esses crimes, segundo o Ministério Público Federal, foram cometidos para abastecer o caixa de partidos políticos da base aliada do governo. A Operação Lava Jato desmantelou essa quadrilha que agia na estatal e também em outros casos de lavagem de dinheiro.

A ala que os presos da Lava Jato vão ficar é destinada a receber presos que possuem nível superior e policiais. A transferência dos detentos deve ocorrer na terça-feira (24). Não se sabe como será a divisão dos presos nas celas. Na Polícia Federal, eles também ficavam em celas compartilhadas, porém, com mais pessoas no mesmo espaço.

Atualmente, 90 pessoas estão detidas na ala. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) do Paraná, os presos da Lava Jato poderão interagir com outros detentos durante os banhos de sol, que devem durar uma hora. A roupa será o uniforme fornecido pelo Departamento de Execução Penal (Depen), uma calça cinza, azul ou laranja e camiseta branca. Ao entrar na cela, os presos vão receber um kit que tem, entre outras coisas, escova de dentes e papel higiênico.

Ao todo, serão cinco celas usadas pelos presos transferidos. No local, é possível colocar uma televisão, mas eles não podem ter ventiladores. O acesso a livros e revistas só será possível pelo acervo da biblioteca do presídio. A alimentação também será a que é fornecida pelo Depen. Não é possível levar objetos pessoais para a unidade.

Ala recebe presos com nível superior e policiais militares condenados (Foto: Tony Matoso/RPC)

Em cada cela, cabem três presos. Nenhum dos 12 transferidos recebeu qualquer condenação nos processos da Lava Jato, mas tiveram as prisões preventivas já decretadas pela Justiça Federal, ou seja, devem ficar presos até que se acabe a fase de instrução do processo ou até a eventual condenação. Entre os detentos está o ex-diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque.

DESMANTELO! CANAL DE DRENAGEM DE OBRA DE PRAÇA DE EVENTOS EM ACARI DESABA COM A PRIMEIRA CHUVA

Uma obra com recursos federais que se arrasta há muito tempo em Acari, desabou logo com a primeira chuva, numa mostra da má qualidade do serviço.

IMG-20150323-WA0006

A obra do canal de drenagem da praça de eventos do Bairro Padre Cortez teria como objetivo drenar as águas das chuvas, mas foi exatamente uma única chuva que lhe fez ruir.

Indignados com o desperdício do dinheiro público, alguns populares criticaram a má qualidade da obra, mas foram criticados por um “fiel escudeiro” do prefeito. “Além do dinheiro público ir literalmente por água abaixo, ainda chegou “Marquinhos do Posto” para tirar satisfações com os populares que criticaram a má qualidade da obra”, relatou uma senhora.

IMG-20150323-WA0003

Várias denúncias sobre irregularidades na referida obra já foram feitas, mas jamais esperava-se que e mesma fosse tão vulnerável ao ponto de desabar logo com a primeira chuva.

Por fim, resta agora uma preocupação quanto à estrutura de todo o canal, já que a parte que não caiu tem a mesma “qualidade”. Será que o resto também não vai cair?

Do Blog: Um absurdo com o dinheiro público. Se tivesse sido feita da forma correta, com certeza não teria caído.

TRAGÉDIA! ACIDENTE ENTRE VÁRIOS VEÍCULOS DEIXA 34 MORTOS E 70 FERIDOS NO PERU

Pelo menos 34 pessoas morreram e 70 ficaram feridas no centro-norte do Peru devido a uma batida entre dois ônibus que provocou um acidente envolvendo diversos veículos, disseram autoridades da região nesta segunda-feira (23).

acidente ônibus caminhão Peru  (Foto: Reuters)

Outro ônibus e um caminhão bateram nos dois primeiros ônibus envolvidos no acidente, disse o coordenador de resgate Oscar Gonzalez.

acidente ônibus caminhão Peru 02 (Foto: Reuters)

O acidente aconteceu na estrada Panamericana Norte, perto da cidade de Huarmey na costa do Pacífico.

acidente ônibus caminhão Peru 03 (Foto: AP)

"Investigações preliminares indicam que o motorista (do ônibus) que atravessou para a pista oposta provavelmente adormeceu", disse González.

Escombros de um ônibus de passageiros em uma rodovia costeira após colisão com diversos veículos em Huarmey, no Peru (Foto: Magali Estrada/AP)

Um grupo de senegaleses e evangélicos do Movimento Missionário Mundial estavam entre os envolvidos no acidente, de acordo com a mídia local.

A PAIXÃO DE CRISTO EM JARDIM DE PIRANHAS SERÁ REALIZADO COM ATORES DA CIDADE

Atores da cidade de Jardim de Piranhas pretendem repetir o mesmo sucesso que tiveram o ano passado com a apresentação da Paixão de Cristo que levou mais de duas mil pessoas ao pátio da matriz, esse ano a apresentação vai acontecer dia 03 de abril, uma sexta feira, ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Aflitos.

Paixao de Cristo2015

Uma equipe de aproximadamente 100 pessoas, entre atores e produção do espetáculo, vem se preparando já a alguns meses para encenar mais uma vez os últimos passos de Jesus antes da ressurreição. Segundo o teatrólogo Berg Bezerra, 90% dos atores que encenam a Paixão de Cristo é de Jardim de Piranhas. “Trouxemos de fora somente o que não encontramos na cidade, isso já é um bom sinal e mostra que as pessoas da cidade estão se interessando pela cultura”. Comentou Berg.

Este ano o espetáculo contará com uma estrutura maior de som e telão para melhorar a visibilidade do público. A Prefeitura de Jardim de Piranhas, através da Secretaria Municipal de Educação vem oferecendo todo o apoio necessário para que a Paixão de Cristo na cidade fique marcado no calendário cultural. O comercio local também tem um papel fundamental e colaborou mais uma vez.

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...