5 de agosto de 2013

DILMA SANCIONA LEI QUE DÁ MEIA-ENTRADA A JOVENS CARENTES

estatutoA presidente Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira o Estatuto da Juventude, que estabelece direitos para jovens entre 15 e 29 anos. O projeto garante a meia-entrada em eventos culturais e esportivos de todo o país para jovens de baixa renda e estudantes, mas a presidente vetou artigo que previa meia-passagem em transporte interestadual para alunos.

Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, ao vetar o artigo 11º, sobre a meia-passagem, Dilma manteve apenas a reserva de duas cadeiras gratuitas e duas meia-passagens para jovens de baixa renda em ônibus interestaduais, conforme ordem de chegada. Pelo texto aprovado no Congresso, o projeto garantiria à meia-passagem no transporte a todos os estudantes com até 29 anos "indepentemente da finalidade da viagem". A presidente também vetou o artigo 45º que se refere aos recursos extra-orçamentários para o transporte público.

A sanção ocorreu em evento no Palácio do Planalto e é uma das respostas do governo às manifestações que ocorrem pelo país.

Pelo texto, terá direito a meia-entrada em eventos de lazer e desportivos os estudantes que comprovarem matrícula em instituição de ensino com o uso de carteirinha expedida “preferencialmente” pela Associação Nacional de Pós-Graduandos, pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e por entidades estudantis estaduais e municipais filiadas a essas organizações nacionais.

A nova legislação define que o pagamento de meia-entrada também vale para jovens de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. As regras do Estatuto da Juventude não se estendem aos jogos da Copa do Mundo de 2014 nem às Olimpíadas de 2016, cujas entradas (incluindo as vendidas com desconto) são reguladas pela Lei Geral da Copa.

Para ter acesso ao direito, as famílias dos jovens carentes devem estar registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A nova lei limita a concessão do benefício da meia-entrada para estudantes e jovens pobres a 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento.

O texto prevê também a garantia de direitos básicos aos jovens, como acesso à educação, à profissionalização, ao trabalho e à renda. Estabelece ainda direitos novos na legislação, como à participação social, ao território, à livre orientação sexual e à sustentabilidade.

JÚRI DO CASO F. GOMES PROSSEGUE COM APENAS UM DOS RÉUS

imagesCAKZPD71O Júri popular sobre o caso do radialista Francisco Gomes de Medeiros, o F. Gomes, teve início no fim da manhã desta segunda-feira (5), mas voltado a apenas um dos acusados, o mototaxista João Francisco dos Santos, conhecido como “Dão”. A defesa do outro réu, Lailson Lopes, também chamado de “Gordo da Rodoviária”, pediu afastamento pelo critério de suspeição.

Segundo informações da Vara Criminal de Caicó, município onde o crime ocorreu, não há previsão de término para o julgamento que iniciou com a oitiva de testemunhas, no plenário Siloê Capuxu, no Fórum Amaro Cavalcante, no Centro de Caicó, sendo presidido pelo juiz Luiz Cândido de Andrade Villaça.

untitledSegundo o Ministério Público, 'Gordo' e 'Dão' (foto) são acusados de autoria intelectual e material, respectivamente, no assassinato do radialista mais conhecido como F. Gomes, o qual foi morto a tiros na noite de 18 de outubro de 2010, em Caicó.

O radialista foi atingido por três tiros de revólver na calçada de casa, na rua Professor Viana, no bairro Paraíba, em Caicó. Vizinhos ainda o socorreram ao Hospital Regional de Caicó, mas F. Gomes não resistiu aos ferimentos.

DE NOVO! LEI SANCIONADA POR JOCIMAR DANTAS É OUTRA VEZ DESCUMPRIDA EM JARDIM DO SERIDÓ

SAM_3270 copyO atual prefeito de Jardim do Seridó, Jocimar Dantas, conseguiu se superar, e outra vez deixou descumprir uma lei municipal sancionada por ele mesmo. A referida lei regulariza as pinturas dos prédios públicos da cidade, que no início da sua primeira gestão foram transformados em verdadeiras bandeiras políticas partidária do PMDB, enquanto que na gestão passada todos os prédios públicos foram pintados de cores neutras.

Achando que poderia fazer o que desse na telha, o atual prefeito saiu mandando pintar tudo que encontrasse pela frente de verde, (cor representativa do PMDB local), mas foi barrado pelo ministério público, que ordenou que o mesmo pintasse tudo novamente, desta vez com uma cor neutra, o do seu próprio bolso, porém o gestor público estrategicamente, para se livrar das determinações da Promotora enviou uma proposta de lei para a Câmara municipal, que foi aprovada pelos vereadores.

Conforme a lei aprovada pelos vereadores e sancionada por Jocimar Dantas, os prédios públicos só poderão ser pintados com cores neutras, mas outra vez a lei está sendo descumprida, desta vez na reforma do açougue público municipal.

Apesar de ser uma obra com recursos federais, a empresa que está executando o serviço tem obrigação de cumprir a lei, e usar uma cor neutra, mas o prédio está sendo pintado na cor verde, ferindo a lei municipal.

Do Blog: Esse povo é mais teimoso que “boi branco do c* rajado!”.

URGENTE! PM PRENDE HOMENS ARMADOS EM SANTANA DO SERIDÓ

A Polícia Militar da cidade de Santana do Seridó com apoio do GTO de Parelhas, conseguiram aborda no final da manhã desta Segunda-Feira (05/08), um veículo modelo Ford Fiesta, de cor preta, Placas NHH 0484 Mosorró, com quatro indivíduos que estavam em atitude suspeita em frente a agência dos correios da cidade de Santana do Seridó.

MONTAGEM

A Polícia conseguiu aborda o veiculo por traz do Hospital daquela cidade, onde foram encontrados um revolver calibre 38 municiado, uma pistola 380 com dois carregadores.

Na ocasião foram presos Jailton Mathias Severiano, comerciante, natural de Natal, Geraldo Gilmar Saldanha dos Santos, comerciante, natural da cidade de Janduís, Ismar Dantas dos Santos, natural de Natal e José Marcelo dos Santos Filho, pintor, natural de Natal.
Todos os acusados já tem passagens pela polícia.

FOTO MATERIAL 1_jpgA PM chegou até os acusados quando pessoas que passavam pelo local estranharam o veiculo parado em frente aos correios com quatro pessoas em seu interior, e outra pessoa em uma moto gesticulando para o prédio dos correios.

Após as prisões os acusados e o material apreendido foram conduzidos para o Quartel da Polícia Militar de Parelhas, e em seguida foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Parelhas para os procedimentos.

O outro acusado que estava na moto ainda não foi identificado pela polícia.

Fonte e fotos: Marcos Silva. Montagem fotos: Paulinho Filho.

PREFEITA DE EQUADOR PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO SAMU EM PARELHAS

A prefeita de Equador, Noeide Sabino, participou de reunião, na manhã de hoje, segunda-feira, (05),  no gabinete do prefeito de Parelhas, Francisco de Assis, sobre a implantação do SAMU em Parelhas, que atenderá os municípios vizinhos.

reuniaopare
Após a reunião, os prefeitos visitaram o local onde funcionará a sede do SAMU, no prédio da CAPESA, que está em reforma para atender as exigências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

RETORNO DE IRON JÚNIOR À CÂMARA DE JARDIM DO SERIDÓ SERÁ MONTADO EM UM JUMENTO

SAM_3255 copyO retorno do vereador de Jardim do Seridó, Iron Júnior, filho do médico Dr. Iron Lucas e da ex-presidente da câmara, Eleide Lopes, que esteve afastado pela justiça que o cassou sob a alegação de crime eleitoral, acontecerá de forma nada convencional, pois o mesmo chegará à câmara na tarde desta terça-feira, (06) montado em um jumento.

Essa foi a forma que o edil encontrou para “desabafar” os insultos e os xingamentos direcionados por correligionários do atual prefeito a ele e a seus familiares, haja vista a atuação do líder da oposição na câmara contra os desmandos da atual administração.

De forma pacífica e ordeira, o edil sairá do Bairro COHAB por volta das 16h30min (4 e meia da tarde) com destino à câmara municipal, onde ocupará a cadeira que lhe foi dada pelo povo de forma legitima através do voto livre e democrático, mas que lhe foi tirada temporariamente por força de uma grande “armação” montada por um individuo que ganha dinheiro público desde o primeiro mandato do atual prefeito, com contratos em seu nome e em nome de sua esposa, e que agora estar ocupando um cargo comissionado na prefeitura.

Eu vou de jumento para mostrar simplicidade e humildade, pois gritaram em um bar do mercado público que não voltaria, e usaram de muita falta de respeito ao dizer que eu não voltaria, usando um termo que nem posso dizer a população, pois diferentemente dessas pessoas que disseram isso, eu tive uma boa educação e sei respeitar as famílias, mesmo estando em um recinto que não existe nenhum respeito, como é caso do referido bar”, desabafou Iron Júnior.Quem quiser me acompanhar que venha, mas saibam que será tudo com muito respeito e educação, pois não podemos nos nivelar por baixo!”, afirmou o edil.

A sessão desta terça-feira, (06) será a primeira após o recesso do meio do ano, e promete muitos debates com a volta de Iron Júnior, que usa um “linguajar” popular ao defender os interesses da coletividade.

Do Blog: Estaremos lá fazendo toda a cobertura da ida até a câmara e da sessão. Aguardem!

JOVENS MORREM EM BATIDA DE CARRO COM MOTO EM ESTRADA DO RN

Por volta das 18h30 desde domingo, (04) um acidente entre uma moto biz e uma Ranger na Estrada Costa Branca, logo depois do Bar do Galego Caetano deixou duas vítimas fatais, entre elas uma jovem grossense de nome MARIA HELEN.

ASDERE

O jovem que também morreu no local era conhecido por MICAEL, natural do Ceará e que estava morando em Grossos e trabalhando na reforma dos Correios. Segundo testemunhas, as vítimas vinham em direção a Grossos em uma moto Biz quando foram ultrapassar um veículo.

Ao tentar fazer a ultrapassagem, deram de frente com a Ranger que ocasionou a fatalidade. A moto Biz foi totalmente destroçada, o piloto da moto ficou na pista e a jovem Helem foi arremessada fora da pista.

SAM_1039 

Ainda segundo testemunhas a Ranger é de um professor da Ufersa. A vítima Maria Helen, mais conhecida por Joaity, era cantora e cabeleireira e muito conhecida por todos os grossenses. Grossos hoje está de luto.

Fonte: Diário de Grossos.

GOVERNO DIZ QUE AINDA PROCURA PARCERIA COM CUBA PARA TRAZER MÉDICOS

Brasil lançou programa para levar médicos para as comunidades do interior e periferias das grandes cidades Foto: Getty Images A vinda de 6 mil médicos cubanos para suprir a falta de profissionais em áreas carentes do Brasil, anunciada pelo ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) em maio deste ano, foi suspensa temporariamente pelo governo brasileiro, que decidiu priorizar as inscrições individuais de médicos estrangeiros com o lançamento do programa Mais Médicos. Segundo o Ministério da Saúde, a pasta não tem "nenhum preconceito" com a medicina cubana, e um termo de cooperação ainda deve ser assinado entre os dois países.

"O ministério está trabalhando com o modelo de chamamento individual e, encerrado esse processo, o ministério está aberto a discutir com outros países, incluindo Cuba, a possibilidade de fazer outras formas de cooperação, seja com governos ou universidades", informou o ministério por meio de sua assessoria. No entanto, a pasta disse que não existe definição de quando isso será feito, já que a prioridade é colocar em prática o modelo de inscrições individuais pelo Mais Médicos.

A primeira adesão ao programa teve o período de inscrições encerrado no fim de julho. De acordo com balanço do Ministério da Saúde, 1.753 profissionais homologaram a inscrição até quinta-feira (o prazo vai até o dia 5), número muito inferior ao número de vagas disponíveis: cerca de 15 mil. Uma nova etapa será aberta no dia 15 deste mês. A partir daí, quando o programa tomar forma, o governo vai saber as carências e definir outras formas de cooperação.

As negociações com Cuba para a vinda de 6 mil médicos foram paralisadas no começo de julho, com o lançamento do Mais Médicos, que entre outras medidas prevê a "importação" de profissionais estrangeiros para preencher vagas não ocupadas por brasileiros nas regiões carentes. Como o programa determina a inscrição de forma individual, Cuba ficou de fora - o país caribenho faz convênios coletivos com governos.

A participação da ilha é estratégica para o Brasil, já que atende aos requisitos principais do programa: número de médicos superior ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e idioma semelhante ao português. Além disso, a medicina cubana prioriza o atendimento básico, um dos pilares da proposta do governo.

Segundo informações divulgadas pela rede BBC em junho deste ano, 15 mil médicos cubanos atuam em 60 países, gerando lucros milionários ao regime - as cifras mais otimistas falam em até US$ 5 bilhões ao ano. Uma das maiores parcerias em andamento é com a Venezuela. No convênio firmado entre os dois países, Cuba funciona como uma empresa que presta o serviço médico. O profissional recebe apenas uma parte do valor, que é repassado diretamente pelo governo venezuelano a Havana.

“VALENTÃO” É MORTO À TIROS APÓS FERIR 7 PESSOAS À FACADAS EM VAQUEJADA

4391Festa de vaquejada na Fazenda Lagoa do Mato, na zona rural de Assu terminou com sete pessoas feridas a golpes de faca peixeira e o agressor morto à bala. Segundo informações “Cláudio Veríssimo da Silva, e 25 anos de idade conhecido por Queimado, residente no Sitio Bela Vista no Piató zona rural de Assu, se envolveu em uma confusão e feriu sete pessoas.

O homem enfurecido, após ferir várias pessoas morreu atingido por todas as balas que haviam no revolver de outra pessoa até o momento não identificada. Populares informaram que o atirador ainda chamou a atenção de Cláudio, mas o mesmo não deu ouvido e foi abatido no local.

Duas vitimas atingidos com facadas foram conduzidas para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró e segundo informações, uma em estado grave, são elas, Natanael Santos Matias e Josenildo da Silva.

O corpo de Cláudio Veríssimo da Silva foi removido e necropsiado na Unidade Regional do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, ITEP de Mossoró.

Fonte: Blog Focoelho.

APÓS RECESSO, CÂMARA MUNICIPAL DE CAICÓ RETOMA SUAS ATIVIDADES NESTA SEGUNDA-FEIRA

imagesA Câmara Municipal de Caicó estará retornando às suas atividades nesta segunda-feira (05). A última sessão realizada pelos edis, aconteceu no dia 19 de julho, quando os vereadores fizeram a entrega de títulos de cidadãos caicoenses e comendas.

Dentre as muitas matérias que serão votadas neste mês de agosto, está a criação da guarda municipal, tendo em vista que o poder executivo se comprometeu em encaminha-la à Câmara o mais rápido possível.

PARADISÍACA SÃO MIGUEL DO GOSTOSO RECEBE ÚLTIMA ETAPA DO CIRCUITO DE BEACH SOCCER

A exuberante praia de São Miguel do Gostoso será palco da última etapa do I Circuito RN de Beach Soccer. Os jogos serão realizados no próximo fim de semana, do dia 8 ao dia 11.

998725_10201340668219295_3708835_n 

No mesmo período seria realizada a etapa de Assu, mas foi cancelada.

Até agora as equipes Boca Juniores, Tubarão Pirangi, Galinhos, Cabeceira e Multiuso já estão com lugar garantido para a grande final na 1ª edição do Circuito RN de Beach Soccer, que será realizada m local ainda a ser definido, de 21 a 25 de agosto.

VIVALDO PARTICIPA DE MISSA DE TRIGÉSIMO DIA DE SUA PRIMA EM JARDIM DO SERIDÓ

O deputado Vivaldo Costa, dedicou sua agenda, no final da tarde deste sábado (3), para reencontrar familiares na cidade de Jardim do Seridó. O Papa Jerimum participou da celebração da missa de trigésimo dia de sua prima Inês Araújo da Costa. Centenas de pessoas lotaram a matriz de Nossa Senhora da Conceição. Inês, pertencente a uma família tradicional foi casada com o ex-vereador Totonho, também primo do deputado.

PQAAAMJ8QaroWPgLWCuA74VmWRiWBbkRXWE6YK00uAQsUJ9w3ntFaA1ir7L-B5Mvncv0OQqtef5Jzga3EGy1N1j_UscAm1T1UINaJHNg4hg9Ymr_g2Kwe2xhUzZS copy

Após a liturgia eucarística todos seguiram para o cemitério público, onde foi fixada a cruz no jazido da família. Vivaldo lamentou a perda e disse que Deus dará o conforto a todos os familiares. “Inês era uma mulher de um caráter grandioso, seu exemplo de mãe, família, mulher caridosa sempre ficará vivo no coração de quem a conheceu”.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...