4 de setembro de 2015

MORRE O SANFONEIRO E ARTESÃO “CHICO DE MANOEL DE RITA”

Jardim do Seridó e todo o Seridó perde um grande artista, “Chico de Manoel de Rita”. Sanfoneiro, Artesão e um contador de causos que muito alegrou o nosso povo.

DSC06761 cópia_thumb[1]

 

Chico de Manoel de Rita” foi diagnosticado com problemas hepáticos em 2014, e desde então vivia lutando pela vida, mas a doença venceu, e o amigo “Chico” se foi nesta manhã de sexta-feira, (04), no hospital regional de Currais Novos.

Do Blog: Aos familiares, nossos sinceros votos de pesar!

Foto: Arquivo Blog Barra Pesada.

TEMER DIZ QUE É 'DIFÍCIL' DILMA RESISTIR MAIS 3 ANOS COM BAIXA POPULARIDADE

untitledO vice-presidente Michel Temer disse nesta quinta-feira (3), em São Paulo, que se a presidente Dilma Rousseff mantiver os atuais índices de popularidade será "difícil" resistir a mais três anos e meio de governo.

Ele fez a afirmação durante debate em São Paulo com o grupo Política Viva, organização que se autointitula suprapartidária e reúne empresários e estudiosos.

"Hoje, realmente o índice é muito baixo. Ninguém vai resistir três anos e meio com esse índice baixo. Muitas vezes, se a economia começar a melhorar, se a classe política colaborar, o índice acaba voltando ao patamar razoável. O que nós precisamos não é torcer, é trabalhar para que nós possamos estabilizar essas relações. Se continuar assim, eu vou dizer a você, para continuar 7%, 8% de popularidade, de fato fica difícil passar três anos e meio", declarou.
Pesquisa Datafolha divulgada em 8 de agosto indicou que, na ocasião, 8% dos entrevistados aprovavam o governo e 71% reprovavam – 20% consideravam o governo "regular".
Durante o debate com Temer, houve um momento de tensão quando questionou o vice-presidente usando a palavra "oportunista".
"Jamais seria oportunista, percebe? Quero deixar isso muito claro para o senhor. Em momento nenhum eu agi de maneira oportunista. Eu vou dizer ao senhor: muitas e muitas vezes dizem assim: 'O Temer quer assumir o lugar da presidente'. Eu não movo uma palha porque aí sim eu seria oportunista. Aí, eu violaria a minha história", afirmou.

ASSEMBLEIA DISCUTE DIFICULDADES PARA CIRURGIAS CARDÍACAS NO RN

A crise na área saúde voltou a ser tema de discussão na Assembleia Legislativa. Na tarde desta quinta-feira (3), deputados, médicos, representantes dos profissionais da saúde, Governo do Estado e Ministério Público discutiram a situação dos atendimentos de alta complexidade na cardiologia, no Rio Grande do Norte. A proposição foi deputado Hermano Morais (PMDB).


Relatando o momento da cardiologia no mundo, onde o aumento na expectativa de vida da população tem demandado mais serviços na área, os médicos lamentaram a falta de alternativas para os atendimentos das pessoas do Rio Grande do Norte que precisam de cirurgias. A falta de meios para viabilizar um número suficiente de cirurgias cardíacas é motivo de preocupação para os profissionais da área. 

"Infelizmente, hoje temos mais de 140 pessoas na fila para a realização de cirurgia cardíaca e, na atual situação, a média é de 16 procedimentospor mês. Com isso, infelizmente, muitas pessoas estão morrendo enquanto aguardam pelo procedimento", explicou o médico Ernani Gadelha Júnior.


Entre um dos pontos principais da discussão está a utilização do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) para os procedimentos cardíacos via SUS. No entanto, apesar da excelente estrutura da unidade, a falta de profissionais vem fazendo com que a demanda não seja atendida no ritmo ideal. A falta de atratividade para atuação através de vínculo efetivo no hospital foi um dos pontos destacados.


"A remuneração oferecida aos profissionais concursados não condiz com o que recebe um profissional na iniciativa privada. Há casos em que o profissional, realizando dois procedimentos em um dia, ganha o que receberia em um mês de serviço público, no referente ao seu salário", disse o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Marcelo Cascudo, citando o fato que o concurso realizado para vagas de cirurgiões cardíacos no HUOL não preencheu todos os postos de trabalho, deixando duas vagas abertas.


Uma solução discutida durante a audiência pública foi a discussão sobre ampliação de contratos com cooperativas médicas para o atendimento na unidade hospitalar. Os médicos informaram que estão abertos a negociar e o Ministério Público, através do promotor Carlos Henrique, disse que vai buscar a mediação de uma reunião com Prefeitura do Natal e Governo do Estado para discutir a possibilidade de que uma solução seja encontrada.

ANIVERSÁRIO! SENHORA SERIDOENSE COMPLETA 104 ANOS

11215141_1027549723943614_8742452722321363168_nA floraniense Ana Etelvina da Silva, popularmente conhecida por “Ana Canuto”, completou nesta quinta-feira, dia 03 de setembro, 104 anos de vida. 

Nascida em 03 de setembro de 1911, “Dona Ana” foi casada com o saudoso João Inácio, popularmente conhecido por “João de Biluca”, com quem teve dois filhos.

Francisco, o filho mais velho, reside em Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais, e Raimundo da Ambulância, o caçula, vive em Florânia, com quem mora até hoje. A família de Dona Ana é composta ainda por seis netos e seis bisnetos. 

Apesar da dificuldade em alguns momentos para reconhecer as pessoas, Dona Ana está bem de saúde.

Que Deus abençoe Dona Ana Canuto e lhe dê muitos anos de vida, repletos de paz, saúde e felicidades!

GOVERNO GARANTE AÇÕES EMERGENCIAIS PARA ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM CURRAIS NOVOS, ACARI E CARNAÚBA DOS DANTAS

Diante do colapso de falta de água no açude Gargalheiras, em Acari, um dos mais importantes do Estado, o governador Robinson Faria recebeu em audiência o prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, para apresentar ações emergenciais em relação ao abastecimento de água na região Seridó. A reunião teve participação também do diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Marcelo Toscano.

Reunião 1

Para Currais Novos, a solução, após estudo dos técnicos e engenheiros da Caern, foi captar água da adutora de São Vicente, que será levada até o açude Dourado e distribuída para a cidade, com complemento de carros-pipa com capacidade de 50m³. Acari terá equipagem de cinco poços, além com carros-pipa com capacidade de 8 m³ para regularizar o abastecimento, enquanto Carnaúba dos Dantas será contemplada na próxima terça-feira com a retomada da adutora.

Segundo o governador Robinson Faria, as ações imediatas correspondem ao momento crítico de abastecimento no Estado. “Nós estamos passando por uma das piores secas das últimas décadas no Rio Grande do Norte, mas por meio dos nossos técnicos e de uma articulação integrada entre as secretarias é que podemos dar respostas ágeis em relação às questões hídricas, sobretudo na região Seridó. Esta é uma luta permanente, difícil, mas que estamos enfrentando para que nossos cidadãos possam continuar tendo acesso à água de qualidade enquanto a solução definitiva, que são as adutoras de engate rápido e de Carnaúba dos Dantas, não são concluídas”, garantiu.

Ezequiel Ferreira tratou como “urgente” as medidas e enfatizou o papel do Governo do RN nesse momento. “Desde o primeiro momento, o governador Robinson Faria, por meio da Caern e Semarh, se mostrou sensível a atual situação do Seridó e mostrou que têm boa vontade para garantir o abastecimento de água nas cidades”, declarou.

O prefeito Vilton Cunha também enfatizou a agilidade do Governo. “Tão logo tivemos a notícia do colapso do Gargalheiras já recebemos a visita da Caern para discutir as soluções possíveis e emergenciais. O governador entendeu o momento de gravidade da falta de água e de chuva, e apresentou soluções importantes”, disse.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...