25 de junho de 2009

PREFEITURA REALIZA I SEMINÁRIO DOS APICULTORES DA MICRO-REGIÃO DO SERIDÓ ORIENTAL, EM PARELHAS.


Próxima terça-feira, dia 30 de Junho, é dia do I Seminário dos Apicultores da Micro-Região do Seridó Oriental, em Parelhas. Para a ocasião, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Agricultura, do Meio ambiente e dos Recursos Naturais, preparou uma programação especial com palestras, debates e discussões de elaboração de projetos. Na oportunidade também acontecerá o III Lançamento do projeto Planta Seridó

O evento, que acontecerá a partir das 8h na AABB de Parelhas, conta com a parceria entre a Agência de Desenvolvimento do Seridó (ADESE), Território da Cidadania do Seridó, Banco do Brasil e Prefeituras Municipais.

Economia Solidária e Base de Serviços, Experiência no Cooperativismo e Comercialização do Mel e Consórcio para Exportação do Mel são os temas das palestras. Outro assunto a ser discutido na ocasião é a elaboração de projetos apícolas com ênfase na Casa de Mel. O lançamento da terceira edição do Planta Seridó acontecerá logo após a abertura. O encerramento está previsto para às 17h.

A associação dos Apicultores do Seridó Oriental – APISO – reúne os municípios de Parelhas, Santana do Seridó, Equador, Jardim do Seridó, Carnaúba dos Dantas e Acari.

O Projeto Planta Seridó, que está em sua terceira edição, visa atingir a meta de plantar 100 mil novas árvores em toda a região durante o ano de 2009. Em Parelhas, o trabalho de iniciativa da ADESE terá espaço para exposição de ações realizadas nos anos anteriores.


PEDIDO VERBAL DE VEREADOR VIRA MOTIVO DE COMENTÁRIOS NAS RUAS DE JARDIM DO SERIDÓ


Na sessão da câmara municipal de Jardim do Seridó, que aconteceu por força das comemorações dos 150 da mesma, no povoado Currais Novos neste município ontem (24), o vereador Zeca Melo causou muito desconforto a várias pessoas daquela comunidade rural.

Acontece que o vereador fez um pedido verbal, de que a praça que será um dia construída naquele povoado receba o nome do saudoso “Bicho Velho”, até ai nada mais que justo, mas na mesma fala o vereador pediu que a quadra do povoado recebesse o nome de “Zé Tulé”, alegando que o mesmo faz muito pelo esporte local, e que o mesmo era uma grande liderança no povoado.

Estas declarações chateou uma grande maioria da população do município, pois houve uma grande injustiça com aqueles que verdadeiramente cuidam do esporte daquela comunidade como por exemplo, Erivam, Turuba e Manuca, que além do esporte, colabora muito com o desenvolvimento da comunidade, gerando mais de cinqüenta empregos diretos no ramo ceramista, mas nenhum foram lembrados.


Se não bastasse todo isto, resta lembrarmos ao edil que existe uma lei que proibi que pessoas vivas tenham seus nomes homenageados em logradouros ou prédios públicos. Ai fica uma pergunta no ar, já que os que realmente lutam pelo esporta da comunidade não foram lembrados, será que para o vereador ser bacural significa ajudar ao esporte da comunidade?





FAZENDA PAU-FERRO REALIZARÁ SEU TRADICIONAL ARRAIÁ NESTE SÁBADO


Há poucos quilometros da cidade de Jardim do Seridó, a fazenda Pau-ferro de propriedade dos herdeiros do saudoso Geraldo Dias, realizará neste sábado a parti das 19h00minhs o seu tradicional arraia.

A festa começará com a celebração de uma missa pelo pároco Pe. Joaquim, e em seguido terá um grande leilão e um mini bingo, para logo após começar a festança dançante no terreiro da fazenda com a animação de do sanfoneiro Bonerges e seu regional.

Gozando suas férias trabalhistas, quem está em Jardim do Seridó e aproveita para convidar todos a participar da festança, juntamente com todos seus familiares, é o nosso amigo Gilmar Dias. Você não pode perder, vai ser bom demais da conta!


SANTANENSE GANHA FESTIVAL DE MÚSICA DA INTERTV CABUGI


O cantor e compositor Santanense Magnus Araújo que mora na capital do estado há 30 anos, ganhou na noite desta ultima quarta feira (24) o 1° lugar do festival de Música promovido pela afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Norte a InterTv Cabugí, denominado “Forraço”, que aconteceu no largo Dom Bosco, o festival acontece todos os anos e Carlinhos como é conhecido, sempre conquistava posições de destaque no festival, sendo essa a 7° vez que participou do evento, carlinhos é conhecido no estado como o único cantor e compositor que participou de todas as edições do “forraço” e em outubro de 2008 já havia vencido o festival da canção realizado pela assembléia legislativa sendo que esse ano com a Música, “Uma Festa no Céu” levou o 1° lugar.



PREFEITO E VICE-GOVERNADOR INAUGURAM UNIDADE DE PROCESSAMENTO DE CARNE DE OURO BRANCO




O prefeito Nilton Medeiros e o vice-governador Iberê Ferreira de Souza inauguram neste sábado (27), a partir das 16h30, a Unidade de Processamento de Carne, construída pela Emater-RN em parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro Branco. Com a construção do abatedouro, a população irá consumir carne de qualidade já que a obra tem o objetivo de reduzir o abate clandestino de animais e elevar o nível de sanidade da carne consumida.

A instalação da Unidade de Processamento de Carnes que a Emater-RN inaugura no sábado (27) em Ouro Branco é mais um abatedouro público, dos 28 previstos, entregue pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Prefeitura Municipal.

Os abatedouros dos pequenos municípios sempre conviveram com problemas estruturais de sanidade, sendo alvo constante de denúncias e investigações do Ministério Público. Por isso a Emater-RN apostou na viabilidade dessa unidades, seguindo as determinações do Serviço de Inspeção Federal (SIF) para o abate e comercialização da carne. No abatedouro, os bovinos serão abatidos com pistola de ar comprimido e os caprinos e ovinos, por meio de choque. A carne após processada passará por um resfriamento que chega a 7 graus antes de ser entregue para comercialização. O maquinário existente na unidade vai permitir aos criadores fazer cortes diferenciados das carnes, mantendo padrões elevados de qualidade para o consumo.

Após a solenidade de inauguração, descerramento da placa e benção, o prefeito Nilton Medeiros e o vice-governador Iberê Ferreira de Souza vão participar da Festa da Colheita, evento tradicional que há 35 anos é comemorado em Ouro Branco. Às 19h, acontece missa na Matriz do Divino Espírito Santo e logo após, no Largo Monsenhor Ernesto, haverá quermesse, momento cultural e apresentações com grupos locais.


VEREADOR ANCHIETA JÚNIOR DEFENDE HOSPITAL RUY MARIZ DAS DECLARAÇÕES DA CABUGI


Desde que fui declarado ao vivo pela rádio cabugi do seridó em um dos seus telejornais, uma “guerra” contra o Hospital e Maternidade Dr. Ruy Mariz em Jardim do Seridó, algumas pessoas e até autoridades, estão usando de forma equivocada as comparações feitas pela emissora do hospital Ruy Mariz com o hospital regional de Acari.

Rebatendo essas declarações do colega vereador Zeca Melo, o vereador Anchieta Júnior explicou para a população do povodo Currais Novos, e ouvintes da própria rádio cabugi do seridó durante a transmissão da sessão da câmara, que essa comparação não é justa, tendo em vista que o hospital de acari é administrado pelo governo do estado do RN, enquanto que o hospital Ruy Mariz é uma APAME, assim como a maternidade da cidade de Acari.

Anchieta Junior falou ainda das muitas promessas feitas pelo atual gestor na campanha eleitoral passada, quando o então candidato esbravejava contra a saúde em nossa cidade, mais que nada foi feito até agora, a não ser apenas o repasse que sempre foi feito pela prefeitura municipal para o hospital local, tendo a atual administração pública sido obrigado pela justiça para poder fazê-lo. “O que o hospital recebe da prefeitura de Jardim, é o mesmo que ganha apenas dois médicos pra dá plantão no hospital regional de Acari” afirmou Anchieta Júnior.

O nobre vereador esqueceu ainda de falar das constantes faltas de medicamentos que antes eram distribuídos pela secretaria de saúde em Jardim do Seridó, como também da falta dos atendimentos que eram feitos diariamente pelo ex-prefeito Dr. Edimar Medeiros, e que agora a população não tem mais, piorando muito mais os problemas de saúde de nossa cidade.


PROCURADO NO RN É PRESO SE PASSANDO POR PADRE NO CE

Um homem identificado como Antônio Artagnam de Lima foi preso ontem na cidade de Camocim, a 347 Km de Fortaleza, acusado de se passar por padre para realizar casamentos e batizados. Antônio é procurado também pela polícia do Rio Grande do Norte. Contra ele, existe um mandado de prisão expedido pela Comarca de Pau dos Ferros, onde ele teria cometido um atentado violento ao pudor. Dentre outras acusações contra Lima no país, estão furto e estelionato.

O Comando da Polícia Militar (PM) do Ceará foi quem efetuou a prisão. Segundo o comandante da 3ª Companhia do 3º Batalhão, capitão Artunane Aguiar, Artagnam também atuava em outros estados. Há suspeitas de que ele também seja procurado na Bahia, além do Rio Grande do Norte.

Segundo a polícia, o acusado tentou fugir numa moto, mas acabou detido pelo Comando Tático Motorizado (Cotam) e levado à Delegacia Regional de Polícia Civil. Com ele, foram apreendidos uma batina e uma relação com dados sobre paróquias de diversas localidades do País. A Polícia suspeita de que o "padre" tenha usado várias identidades para não ser capturado em outras cidades.


Fonte: DNonline

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...