8 de julho de 2016

PRIMEIRA MÃO! OPOSIÇÃO DE OURO BRANCO APRESENTA PRÉ-CANDIDATOS A CHAPA MAJORITÁRIA

O grupo oposicionista de Ouro Branco, apresentou na noite desta sexta-feira, (08), os pré-candidatos a chapa majoritária para o próximo pleito.
 
 
 
A já antes escolhida como pré-candidata para encabeçar a chapa majoritária, a vereadora Eurinete Santos, tem agora como pré-candidato a vice-prefeito, o jovem empresário Getúlio Oliveira.
O grupo, que tem o apoio de dois ex-prefeitos, “Zé Braço” e Nilton Medeiros, foi unânime ao aprovar o nome do jovem empresário com pré-candidato para compor a chapa que pleiteia disputar as eleições que se avizinha

CORPOS DE VÍTIMAS DE ACIDENTE AÉREO NO AM SÃO ENCONTRADOS

Os corpos das vítimas do acidente aéreo ocorrido na quinta-feira (7), em Apuí, foram encontrados na manhã desta sexta (8) por moradores da área, segundo confirmou a Polícia Civil. A aeronave caiu em uma região de garimpo na divisa entre os municípios de Apuí e Borba, no interior do estado. O piloto e um passageiro estavam a bordo.
 
 
 
 
De acordo com o delegado Francisco Ferreira, da 71ª  Delegacia Interativa de Polícia (DIP), a delegacia aguarda a chegada dos dois corpos na cidade para reconhecimento.
 
Conforme a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião era um modelo experimental de lazer. O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidente Aeronáuticos (Seripa-7) está levantando informações sobre a ocorrência, mas os procedimentos acerca da queda serão realizadas pela Polícia Civil.
 
O avião operava em um garimpo no Rio Acari e seguia para a sede de Apuí, que fica a 22 minutos de viagem do local do acidente, ocorrido por volta das 16h.
 
Segundo a Polícia Civil, o avião foi localizado pelo piloto de outra empresa, que sobrevoou o local.
 
Fonte: G1/AM.

COM RAIVA, MARANHÃO MANDA RETIRAR CABINES DE VOTAÇÃO E DIZ QUE ELEIÇÃO É NA QUINTA-FEIRA, (14)

 
Um dia após ser desautorizado por líderes partidários, o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), reafirmou nesta sexta-feira (8) que a eleição para escolher o sucessor de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no comando da Casa será realizada na próxima quinta-feira (14). O deputado do PP ordenou a retirada das cabines de votação que estavam sendo instaladas no plenário para coletar os votos dos deputados federais na terça-feira (12).
  
Poucas horas após Cunha renunciar à presidência da Câmara, o interino anunciou a votação para a próxima quinta. No entanto, em uma reunião sem a presença de Maranhão, a maioria dos líderes da Casa desautorizou a decisão do parlamentar maranhense e antecipou para terça-feira a definição do presidente para o mandato tampão.
 
Irritado com o ato dos líderes, Waldir Maranhão chegou a exonerar nesta sexta-feira o secretário-geral da Mesa Diretora, o servidor Silvio Avelino, em retaliação ao fato de o subordinado ter participado, na véspera, do encontro com as lideranças partidárias.
 
Ao deixar a Câmara no início da tarde desta sexta, o presidente interino ressaltou que a eleição será mantida para quinta-feira, apesar de os líderes terem antecipado em dois dias a votação. O regimento interno permite que o colégio de líderes convoque sessões extraordinárias para, inclusive, realizar eleições para a presidência da Casa.
 
"De acordo com o regimento, com a Constituição, a presidência [da Câmara] tem a prerrogativa de assim o fazer [marcar a sessão da eleição]. Eu o farei [...]. Nós faremos as eleições na quinta-feira, às 16h", destacou Maranhão a jornalistas.
 
O presidente em exercício da Câmara foi indagado pelos repórteres sobre se irá anular a decisão do colégio de líderes que antecipou as eleições para terça, mas não quis responder. Ele, no entanto, disse acreditar que os deputados comparecerão à sessão da próxima quinta.
 
"É importante [e os parlamentares] querem participar das eleições", ponderou.

SERIDOENSE MAJOR DA PM ASSUME BATALHÃO EM MOSSORÓ

O major Walmary Costa, que até fevereiro de 2015 comandou o 6º BPM, assume uma nova missão na Polícia Militar. De Caicó o oficial segue para assumir o 12º BPM, em Mossoró. Mesmo com sede em Mossoró, o 12º BPM atua ainda nos municípios de Tibau, Grossos, Areia Branca, Serra do Mel, Porto do Mangue, Upanema e Caraúbas. A capital do Oeste ainda sedia o 2 º BPM.

Do Blog: Boa sorte amigo!


PREFEITURA EQUADOR ANTECIPA 50% DO 13° SALÁRIO PARA OS FUNCIONÁRIOS

A Prefeitura de Equador informa a antecipação da primeira parcela do décimo terceiro salário dos servidores municipais. Os funcionários receberão esses 50% naste sexta-feira, (08). 

Segundo a gestão municipal, apesar da crise mais geral, da situação difícil do Estado e de vários municípios. A Prefeitura fez o seu dever de casa, organizando as contas públicas e uma gestão fiscal responsável. Isso torna possível a antecipação de 50% do 13º para seus colaboradores. "Não estamos numa situação fácil, o que exige muita disciplina e austeridade, mas estamos honrando compromissos com a cidade e realizando os pagamentos em dia", afirma a gestão.

ATOR GUILHERME KARAN É SEPULTADO DO RIO DE JANEIRO

O ator Guilherme Karan foi sepultado no começo da tarde desta sexta-feira (8), no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. O enterro contou com a presença de parentes e amigos do ator.
 
 
 
 
Karan, de 58 anos, estava internado no Hospital Marcílio Dias. Carioca, ele ficou conhecido, principalmente, pelos seus personagens cômicos na TV e no teatro. Longe da TV desde 2005, quando participou da novela "América", na Globo, o ator foi diagnosticado com uma doença neurológica degenerativa rara, a síndrome de Machado-Joseph. Ele estava internado havia dois anos.
 
Nos últimos anos, ele viveu isolado em sua casa no Rio. "Ele herdou da mãe [a doença]. Perdi um filho com a mesma doença. Guilherme fica na cadeira de rodas o tempo todo. Tem horas que ele está lúcido e tem horas que não", disse Alfredo Karan, pai do ator, em entrevista  em 2012.
 
Fonte: G1.

EX-TÉCNICO DE CLUBE DO RN É SUSPEITO DE FRAUDE EM JOGOS DURANTE ESTADUAL

Marcos Ferrari, ex-técnico do Palmeira-RN, é o suspeito que está sendo procurado no Rio Grande do Norte por aliciar jogadores para fraudar jogos oficiais no Campeonato Potiguar deste ano.
O mandado de prisão foi expedido a partir da operação "Game Over", encabeçada pelo Drade (Delegacia de Repressão aos Crimes de Intolerância Esportiva), que é a primeira fase de uma investigação de pelo menos nove meses que identificou a presença de uma quadrilha responsável por manipular resultados no Brasil a mando de apostadores da Indonésia, China e Malásia. 
A partida que está sob investigação, neste caso, é o confronto vencido pelo Globo FC por 5 a 1 sobre o Palmeira-RN, pela última rodada da Copa Rio Grande do Norte, equivalente ao segundo turno do estadual. À época, o treinador já não estava mais no time de Goianinha - foi demitido logo após a goleada sofrida por 7 a 0 para o América-RN, pela quarta rodada.
 
 
Fonte: G1/RN. 

SEMARPES REALIZA EVENTO PARA PREMIAR MELHORES DE CARNAÚBA DO DANTAS

Numa noite de muita festa e homenagens, a SEMARPES, Seridó Marketing & Pesquisa, realizou a entrega dos diplomas do ‘Prêmio de Consagração Pública’ aos melhores de Carnaúba dos Dantas, escolhidos em pesquisa realizada na cidade do dia 22 ao dia 28 de junho de 2016.
 
 
 
Muito bem prestigiado, o evento aconteceu na noite desta quinta-feira, (07), no Auditório do Centro Pastoral José Adelino Dantas, em Carnaúba dos Dantas, quando foram entregues os diplomas à empresários, comerciantes, profissionais liberais e prestadores de serviços.
Para fechar com “chave de ouro", logo após a entrega dos diplomas, foi servido o coquetel, que foi animado pelo grande saxofonista, ‘Carlos Guedes’.
Do Blog: Gostaria de mais uma vez parabenizar os agraciados, e agradecer por confiar no nosso trabalho. Obrigado Senhor!
 

ADVERSÁRIO E ALIADO DE CUNHA SÃO OS PRIMEIROS A PROTOCOLAR CANDIDATURAS

Os deputados Fausto Pinato (PP-SP) e Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO) foram os primeiros parlamentares a protocolar candidaturas para a eleição que escolherá o próximo presidente da Câmara dos Deputados, prevista para ser realizada na próxima terça-feira (12). A informação é da Secretaria-Geral da Mesa da Câmara.
 
Fausto Pinato foi o primeiro relator do processo de cassação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética. Na ocasião, ele recomendou a continuidade do processo contra o peemedebista.
  
Pinato acabou substituído no colegiado por uma manobra de aliados do presidente da Câmara. Eles alegaram que Pinato não poderia ser relator porque, na época, pertencia ao PRB, partido que chegou a integrar o mesmo bloco do PMDB, partido de Cunha, no início da legislatura.
 
Já Gaguim é contrário à cassação do mandato de Cunha e chegou a substituir na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara o deputado Major Olímpio (SD-SP), que era a favor da cassação do ex-presidente da Câmara.
De acordo com a previsão do líder do governo na Câmara, André Moura (PSC-SE), de oito a dez deputados devem lançar candidaturas. Governistas têm receio de que um alto número de candidatos possa resultar em uma divisão da base aliada ao presidente em exercício Michel Temer.
 
 
 

OBRA DE GINÁSIO DE ESPORTE ENCONTRA-SE ABANDONADA HÁ QUASE UM ANO EM OURO BRANCO

Uma mostra da falta de “força política” da atual prefeita de Ouro Branco, Fátima Araújo, pode ser vista logo na entrada da cidade, onde uma obra de construção de um ginásio de esportes encontra-se paralisada há quase um ano.
 
 
 
Apesar de administrar o município, tendo o governo federal do seu próprio partido como aliado, a prefeita não conseguiu melhorar em nada a vida de seus munícipes, restando apenas como destaques de sua administração, os escândalos das denúncias por atos de improbidade administrativa.
Por fim, resta saber o motivo da paralisação da referida obra, haja vista que, o dinheiro da mesma é oriundo dos impostos pagos pelo povo.
Do Blog: Lamentável!

GOVERNADOR PARTICIPA DE POSSE DO NOVO PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE PROCURADORES-GERAIS

O governador Robinson Faria participou na noite desta quinta-feira (7) da posse do novo presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, Rinaldo Reis. O evento ocorreu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do RN, em Natal, e contou com a presença de corregedores, promotores, magistrados e procuradores de vários estados brasileiros, além dos presidentes do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Cláudio Santos, da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, e dos deputados estaduais Jacó Jácome e Ricardo Motta. 
 
 

 
Rinaldo Reis, procurador-geral de Justiça do RN, foi empossado junto com a nova diretoria após reunião ordinária realizada em Brasília em maio deste ano, em sucessão a Lauro Machado Nogueira, procurador-geral de Justiça de Goiás. A atribuição do presidente do CNPG é discutir no conselho as principais questões de interesse do Ministério Público.
 
O colegiado foi criado há 35 anos com o objetivo de defender os princípios, prerrogativas e funções institucionais do MP, além de avaliar a atuação do órgão com foco na troca de experiência administrativa e funcional, traçando políticas e planos de atuação uniformes. 
 
Para o governador, a escolha de Reis é especial pelo pioneirismo. “Rinaldo Reis é o primeiro procurador-geral de Justiça do RN escolhido para presidir um órgão de importância nacional. A indicação traz muita responsabilidade, mas todos nós temos certeza que ele desempenhará a função com o compromisso, competência e zelo, características dele que já conhecemos aqui no nosso estado”, declarou. 

ADOLESCENTE QUE MATOU MULHER A FACADAS POR TER COBRADO ALUGUEL É ENCONTRADO MORTO NO SERIDÓ POTIGUAR

Um jovem identificado como Dayvidon Antônio, também conhecido por DD, foi encontrado por policiais caído próximo ao trevo que dá acesso ao distrito Palma, o jovem estava com perfurações de balas no peito e veio a óbito no local.

O corpo foi encontrado por polícias da cidade de Ouro Branco se deslocavam com destino a Caicó.


Segundo informações da polícia, o jovem que era menor de idade já tinha envolvimento com o mundo do crime, sendo suspeito de ter cometido um assassinato ano passado no bairro João Paulo II Caicó, quando na ocasião ele teria matado a golpes de faca uma mulher que teria ido cobrar o aluguel de um imóvel.

Ainda segundo informações da polícia, o jovem estava no local aguardando receber um dinheiro que sua mãe enviaria para ele, só que quando a pessoa chegou com o dinheiro, o jovem já tinha sido assassinado.
 
Com informações de: Caicó Digital.

MPF DENUNCIA EX-REITOR E EX-DIRETORES DA UFRN POR CONTRATO ILEGAL

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) denunciou o ex-reitor da UFRN José Ivonildo do Rêgo e seis ex-dirigentes da instituição envolvidos em um contrato ilegal de licenciamento concedido à SIG Software & Consultoria em Tecnologia da Informação Ltda., no ano de 2011. A ação penal já foi recebida pela Justiça e tramita na 2ª Vara Federal, em Natal.

Pelo contrato, a empresa pertencente ao então diretor de Sistemas da universidade, Gleydson de Azevedo Ferreira Lima, virou representante única de softwares de gestão desenvolvidos na própria instituição - como Sigaa e Sipac –, o que gerou R$ 21 milhões em prejuízos à UFRN. Desse dinheiro, R$ 2,9 milhões foram diretamente para o empresário/servidor e sua esposa, Raphaela Galhardo Fernandes Lima, sócia-administradora da SIG.

Além do ex-reitor e de Gleydson e sua esposa, são réus o então superintendente de Informática, Aluízio Ferreira da Rocha Neto; o ex-coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Aldayr Dantas de Araújo; o ex-pró-reitor de Planejamento e coordenador geral do Setor de Convênios da UFRN, João Emanuel Evangelista de Oliveira; o ex-pró-reitor de Administração da UFRN, João Batista Bezerra; e o procurador-geral da instituição, Giuseppi da Costa.

O contrato com a SIG concedeu à empresa, pelo prazo de cinco anos, a exploração de diversos sistemas integrados, incluindo o Sipac (de Patrimônio, Administração e Contratos), Sigaa (de Gestão de Atividades Acadêmicas), SigRH (de Gestão de Recursos Humanos), SIGPP (de Gestão de Planejamento e Projetos), Siged (de Gestão Eletrônica de Documentos), SIGAdmin (de Administração e Comunicação) e Arq_SIG (Arquitetura de software dos sistemas SIG).

O MPF apurou que o suposto processo de dispensa de licitação, que possibilitou a contratação direta da SIG, ocorreu sob diversas irregularidades, beneficiando Gleydson de Azevedo, que ocupava um cargo comissionado de “assessor do Gabinete do Reitor”, exercendo a função de diretor de Sistemas da UFRN. Foram utilizados, no processo fraudado, documentos falsos, com o conhecimento do ex-reitor e dos demais réus. Além disso, a dispensa ocorreu fora das hipóteses permitidas na lei.

ATENÇÃO! USAR FAROL BAIXO DE DIA PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM RODOVIAS

Começa a valer nesta sexta-feira (8) a obrigatoriedade de acender o farol baixo de dia, ao circular em rodovias. O descumprimento é considerado infração média, com 4 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 85,13, que passará para R$ 130,16 em novembro próximo.
 
Até então, o uso de farol só era exigido para todos os veículos durante a noite e em túneis, independentemente do horário. Apenas para as motos o uso das luzes já era obrigatório durante o dia e a noite.   
   
Fora das estradas, o farol baixo é exigido para todos os veículos somente à noite e em túneis com iluminação pública -nos que não têm iluminação deve-se usar luz alta. A exceção são as motos, que precisam circular com a luz acesa o tempo todo e em todos os lugares. 
 
 
Segundo o Contran, "o sistema de iluminação é elemento integrante da segurança ativa dos veículos; as cores e as formas dos veículos modernos contribuem para mascará-los no meio ambiente, dificultando a sua visualização a uma distância efetivamente segura para qualquer ação preventiva, mesmo em condições de boa luminosidade".
 
Ou seja, a obrigatoriedade do farol baixo em estradas, mesmo que durante o dia, ajuda os motoristas a identificar outros veículos na via.
  
Sim. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) diz que a medida será válida para qualquer tipo de rodovia, incluindo as que passam por trechos urbanos.

GOVERNO DO RN REÚNE-SE COM A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL PARA AVALIAR CONTRATOS COM RECURSOS DA UNIÃO

O Governo do Estado reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (7), com a Caixa Econômica Federal para análise de contratos de obras e serviços contemplados com recursos da União. Ao todo, o Estado possui hoje, 101 contratos ativos que apresentam contrapartida da União, operacionalizados através da Caixa. São 32 financiados com recursos do CPAC e FGTS e 69 do Orçamento Geral da União (OGU). Os gerentes da CEF, em Natal, Maria Sayonora de Farias Barros Pascoal e Ricardo Bezerra Mariz, expuseram os principais pontos desses convênios.
 
 
 
 
Segundo a Secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, o objetivo da reunião é agilizar os processos. “Temos que otimizar as ações do Governo do RN, evitando assim o vencimento do prazo de vigência dos contratos, de forma a garantir o desembolso dos recursos para as obras", explicou.
 
Foram avaliados os projetos da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Companhia Estadual de Habitação (Cehab), Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), Secretaria de Infraestrutura (Sin), Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária (Seara), Secretaria de Turismo (Setur) e Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...