2 de março de 2016

IGREJA NÃO QUER 'DINHEIRO SUJO' DE QUEM EXPLORA TRABALHADOR, DIZ PAPA

A Igreja Católica não quer que as pessoas doem "dinheiro sujo" obtido através do abuso de trabalhadores mal remunerados, disse o papa Francisco nesta quarta-feira (02).
 
 
Papa Francisco classificou o dinheiro como 'o esterco do diabo' (Foto: Alessandra Tarantino/AP)
 
 
"Alguns doadores vêm à Igreja oferecendo o lucro do sangue de pessoas que foram exploradas, maltratadas, escravizadas com trabalho mal remunerado", afirmou Francisco durante sua audiência semanal com peregrinos no Vaticano.
 
"Direi a eles: 'Por favor, levem seu dinheiro embora, queimem-no'", disse o pontífice, que fez da proteção dos pobres e do saneamento das finanças do Vaticano princípios centrais de seu papado.
 
"O povo de Deus... não precisa de dinheiro sujo, precisa de corações que estejam abertos para a misericórdia de Deus", disse.
 
O papa classificou o dinheiro como "o esterco do diabo" e repudiou os males do capitalismo desenfreado, atraindo críticas de alguns líderes empresariais norte-americanos.
 
Francisco fortaleceu os poderes da Autoridade de Inteligência Financeira do Vaticano (AIF), mas no ano passado a Moneyval, a agência reguladora das finanças do Conselho Europeu, disse que a Santa Sé ainda precisa ser muito mais agressiva nos processos de crimes financeiros.

APÓS VISITA DE “LEÓ”, NELTER FALA SOBRE DIFICULDADE DE PESCADORES DE ACARI E DO SERIDÓ

O deputado Nelter Queiroz (PMDB), em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (02), solicitou do Governo do Estado que conceda ajuda aos associados da Colônia de Pescadores de Acari, que tiveram as bolsas fornecidas pelo Governo Federal suspensas desde janeiro último.

Recebi o presidente da Câmara de Acari, Leonardo Ferreira (PR), que me relatou a situação dos pescadores que estão passando por dificuldade. Estamos encaminhando o pleito à Secretaria de Agricultura, para que o Governo assuma pelo menos uma cesta básica. Todos os pescadores da região Seridó estão passando por dificuldades por causa do corte da ajuda federal”, disse o parlamentar.  

 Outro assunto que considerou importante para a Região é o das facções – pequenas empresas que trabalham para as grandes do ramo das confecções, que estão deixando de trabalhar pela falta da matéria prima.

Vamos falar com representantes da Hering e da Guararapes para que não deixem faltar a matéria prima para que essas pequenas empresas continuem trabalhando e até proporcionando a ampliação de empregos em Acari, Jucurutu, São Vicente, Currais Noivos e Carnaúba dos Dantas, entre outros. Sem o material para o trabalho, algumas dessas empresas podem até fechar.”, reforçou Nélter.

Ao final do seu pronunciamento, o deputado Nélter Queiroz falou que o secretário de Saúde do Estado, Ricardo Lagreca, vai receber uma comissão para tratar da situação do hospital regional de Acari..

PRF PARA ÔNIBUS DA JARDINENSE, ENCONTRA ARMA COM TRIO, E EVITA ASSALTO

Segundo denúncia de usuários de um ônibus da Jardinense, três passageiros a bordo se apresentavam em atitude suspeita. O veículo foi interceptado pela Polícia Rodoviária Federal em Campo Grande, por volta das 21h40 de ontem (01).

Foi encontrado escondido na poltrona de um dos suspeitos um revólver calibre 22. Os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz, mas um menor integrante do grupo assumiu a propriedade da arma. Será investigado agora se os detidos planejavam um assalto.

GOVERNO DEFINE CONSTRUÇÃO, REFORMA E AMPLIAÇÃO DE MAIS DE 100 ESCOLAS

O Governo do Estado está concluindo a adequação nos projetos complementares e orçamento para a reforma e ampliação de 95 escolas e construção de outras 12. Na manhã desta quarta-feira (02), os gestores e as equipes técnicas das secretarias de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) e da Educação e Cultura (SEEC) se reuniram com o representante da empresa  Sítios & Formas, vencedora da licitação, para ajustar detalhes da proposta. O Rio Grande do Norte conta hoje com 634 escolas estaduais.
 
 

 
As obras serão custeadas pelo tesouro estadual por meio de financiamento do Banco Mundial/RN Sustentável. A previsão é de que os serviços de reforma, ampliação e construção de todas as escolas envolvidas no projeto sejam concluídos até o início de 2018.  

As intervenções de reforma e ampliação das 95 escolas obedecerão a critérios pedagógicos. Bibliotecas e quadras poliesportivas estão entre os equipamentos previstos.  A maioria das estruturas que passará por adequações está na região do Alto Oeste. A construção de 12 novas escolas no Estado atende a critérios técnicos e por demandas identificadas especialmente em áreas rurais. Os municípios de Ceará-mirim (2), João Câmara, Pedro Avelino, Mossoró (2), Caraúbas, Portalegre, Natal (2), Vera Cruz e Macaíba serão contemplados. A maior parte das obras beneficiará assentamentos rurais, comunidades quilombolas e de povos remanescentes indígenas. Apenas três escolas serão construídas em áreas urbanas.  

O secretário de Estado da Educação e da Cultura Francisco das Chagas Fernandes afirma que a escolha da localização das novas escolas está relacionada com a política de inclusão defendida pelo Governo do Estado. “Construir escolas em assentamentos rurais, quilombolas e de povos remanescentes indígenas faz parte da política de inclusão do Estado. Envolver a escola nesse processo é fundamental e necessário”, afirmou. 

Coordenador geral do projeto RN Sustentável, o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças Gustavo Nogueira ressalta que ações como essa, lideradas pelo governador Robinson Faria, estão diretamente ligadas ao escopo do Governança Inovadora, maior projeto de Modernização da Gestão Pública já realizado no Rio Grande do Norte. “A reforma, ampliação e construção de mais de 100 escolas é uma ação extremamente importante e que está em harmonia com o mapa estratégico do Estado. Ao alinhar a educação à rede integrada de serviços do mapa, o Governo assume o papel de promover um salto no nível educacional da população e na qualificação profissional. Além do benefício para os nossos jovens, esse também é um projeto que gera emprego e renda, ou seja, também movimenta nossa economia”, afirmou

FELIPE MAIA LAMENTA CORTES DE RECURSOS PARA O COMBATE A EPIDEMIAS

Recursos destinados para políticas de vigilância sanitária no país têm sofrido cortes significativos nos últimos anos. Desde 2010, o governo federal deixou de gastar 30% do orçamento previsto para combate à entrada de epidemias e surtos por meio de aeroportos, portos e fronteiras. De acordo com o deputado federal Felipe Maia (DEM), em discurso proferido na tribuna da Câmara, nesta quarta-feira (02), à medida que reduz o repasse para vigilância de saúde, aumentam os números de casos de dengue, zika e chikungunya no Brasil.
 
 
Famílias estão se isolando por receio do vírus transmitido pelo Aedes aegypti. Mesmo diante dessa situação o governo vem agindo de maneira irresponsável e cortando recursos do Orçamento para iniciativas importantes de combate ao mosquito, vitimando milhares de pessoas”, afirmou.
 
Segundo o parlamentar, desde 2013 os recursos destinados para a iniciativa “Coordenação Nacional da Vigilância, Prevenção e Controle da Dengue” vem sendo reduzidos. Só em 2015 a iniciativa perdeu mais de R$ 5,3 milhões. A verba, de responsabilidade do Ministério da Saúde, deveria ser empregada no financiamento de estudos, pesquisas e na capacitação profissional para o combate à dengue.
O resultado dessa negligência do governo é o aumento exponencial dos casos de dengue em todo o país. Em 2014 foram 591 mil registros e, em 2015, mais de 1,6 milhão. Ainda em 2015 tiveram mais de 17 mil pessoas com chikungunya e cerca de 72 mil com zika. Só no Rio Grande do Norte foram 832 casos de dengue nos primeiros meses do ano e quinze mortes já foram registradas. Por isso peço a sensibilidade do governo federal para que não corte recursos de combate a epidemias. Pois o país paga o alto preço da redução de verba para prevenção”, destacou Felipe Maia.
 
 

VEREADOR DE CERRO CORÁ É AGREDIDO COM FACÃOZADA PELO PRÓPRIO PAI (Atenção! Imagens fortes)

O vereador presidente da câmara da cidade de Cerro Corá, “Valdinho”, foi vítima de uma tentativa de homicídio na manhã desta terça-feira, (01). O fato aconteceu no Sítio Manjericão, no município de Cerro Corá.
 
 
 
Apesar do caso está sendo “abafado”, o ‘Blog Barra Pesada’correu” atrás das informações, e apurou que, “Valdinho” foi agredido pelo seu próprio pai, “João da Telha”, no referido sítio, tudo por causa de uma briga por terras, que se estende desde a separação do pai e da mãe do edil.
Ainda segundo informações, Pai e Filho começaram a discutir, quando em dado momento o pai, “João da Telha”, se armou de um facão, e tentou matar o próprio filho, desferindo uma facãozada que atingiu o braço de “Valdinho”. A vítima foi socorrida para o hospital de Cerro Corá, e posteriormente foi transferida para a cidade de Currais Novos.
Do Blog: Brigam por terras, mas, só terão direito à 7 palmos dela por cima de seus corpos. Uma vergonha!

REVOLTANTE! MULHER QUASE É MORTA PELO PRÓPRIO IRMÃO APÓS SE NEGAR A TRANSAR COM ELE EM SÍTIO NO SERIDÓ

Claudiane dos Santos, de 29 anos, por pouco não foi morta pelo próprio irmão, Samuel dos Santos, que queria transar com a irmã, e para tal lhe ofereceu a quantia de R$ 100,00 (cem reais), como se a mesma fosse uma prostituta.
 
 
 
Segundo relatos da própria vítima, a mesma estava em casa, no sítio Salgadinho, na zona rural de Caicó, em companhia da filha pequena que dormia na hora do fato, quando seu irmão chegou, e lhe fez a proposta, mas, como não aceitou, o mesmo passou a agredi-la violentamente, deixando-a desacordado.
Pensado ter matado a irmã, o tarado covarde ainda teve a cara de pau de ir chamar o esposo de Claudiane, tentando enganá-lo, dizendo que, alguém havia invadido a casa e espancada sua esposa.
Claudiane foi socorrida para o hospital regional de Caicó com vários ferimentos na cabeça e no rosto, onde encontra-se internada. O irmão fugiu logo após saber que a irmã havia sobrevivido.
Do Blog: Tarado safado, sem futuro covarde! É muito revoltante!
Foto: Cardoso Silva.
 

 

 

PM PRENDE SEQUESTRADORES E LIBERTA MULHER MANTIDA AMARRADA EM CATIVEIRO NO INTERIOR DO RN

Policiais do 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM) da cidade de Olho d’Agua dos Borges, distante 320 km da capital potiguar, realizaram uma grande operação nesta terça-feira (1) e conseguiram resgatar uma mulher, após uma denúncia anônima, informando sobre um possível cativeiro, na zona rural da cidade.



 
Os policiais foram até o local indicado e constataram a veracidade do fato, encontrando a vítima amarrada pelo pescoço e ferida na cabeça. No local, três pessoas faziam a segurança e correram ao avistar os policiais, sendo realizado um acompanhamento e a captura dos infratores.

Foram presos Damião João da Silva, de 42 anos, que é foragido da Penitenciária Mário Negócio; Solón Neto da Silva, de 31 anos; e Darlan Linhares da Silva, de 25 anos. Eles foram conduzidos a Delegacia Regional de Polícia Civil e autuados por formação de quadrilha, sequestro e cárcere privado, ficando à disposição da Justiça.

CONSELHO DE ÉTICA APROVA CONTINUAR INVESTIGAÇÕES SOBRE EDUARDO CUNHA

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (2) o relatório preliminar que pede a continuidade do processo disciplinar com pedido de cassação do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Com isso, o peemedebista terá até dez dias úteis para apresentar a sua defesa prévia.

A aprovação se deu por 11 votos a 10, após o presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (
PSD-BA), dar o voto de minerva e desempatar o placar. (veja ao final desta reportagem como votaram os integrantes do colegiados)
Investigado na Operação Lava Jato, Cunha é alvo de uma representação sob suspeita de ter ocultado contas bancárias na Suíça e de ter mentido sobre a existência delas em depoimento à CPI da Petrobras no ano passado. O presidente da Câmara nega ser dono de contas no exterior, mas admitiu ter o usufruto de ativos geridos por trustes estrangeiros.

O parecer
pela continuidade do processo de investigação é de autoria do relator Marcos Rogério (PDT-RO) e já havia sido aprovado em dezembro, mas, após manobras de aliados do peemedebistas, a votação acabou cancelada e foi preciso voltar à estaca zero.

Com a aprovação do relatório preliminar e após a apresentação da defesa prévia de Cunha, será feita a instrução do processo, com a coleta de provas e o depoimento de testemunhas. Ao final, o relator terá que entregar um parecer que poderá pedir até a cassação do mandato de Cunha. Depois de ser votado no conselho, o caso segue para o plenário da Câmara.

 

CRIANÇA BRINCA COM ARMA E MATA IRMÃ DE 6 ANOS COM TIRO ACIDENTAL


Uma menina de seis anos morreu nesta terça-feira (1º) em um sítio na zona rural de Colniza, a 1.065 km de Cuiabá, após ser atingida por um tiro acidental no peito. O disparo foi feito pelo irmão, de 12 anos, que brincava com a espingarda do pai em um dos cômodos da casa da família. A menina chegou a ser socorrida e encaminhada para um hospital, onde faleceu.
 
De acordo a Polícia Civil, os pais se apresentaram espontaneamente na delegacia após prestar socorro à filha. Em depoimento, o pai da menina contou que a arma pertencia ao pai dele, que faleceu há três meses e deixou o objeto como herança.
 
Os pais disseram à polícia que o irmão contou que por curiosidade começou a brincar com a arma que ficava pendurada em uma das paredes do quarto do casal. Por acidente, o gatilho foi puxado em contato com o cotovelo do menino. O tiro acidental atingiu o peito da irmã. A criança foi socorrida pelos próprios pais.
 
Ainda segundo a polícia, não houve flagrante e os pais devem responder por posse ilegal de arma de fogo e omissão de cautela. Esse segundo crime ocorre quando armas de fogo não são devidamente guardadas e ficam ao alcance de crianças e adolescentes.
 
Foto: Ilustração.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...