10 de setembro de 2009

MUTIRÃO DE DOCUMENTAÇÃO CHEGA AOS TERRITÓRIOS

O Rio Grande do Norte recebe mais uma edição do Programa de Documentação de Trabalhadoras Rurais. Desta vez, 14 municípios dos Territórios da Cidadania do Alto Oeste e Sertão do Apodi serão contemplados com os mutirões, que ocorrerão entre os dias de 14 próximo até 03 de outubro. O objetivo do Programa é emitir documentos gratuitos para as mulheres trabalhadoras rurais e outros interessados. Durante os mutirões, as pessoas podem obter Carteiras de Identidade e de Trabalho, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A expectativa é beneficiar cerca de 5 mil pessoas na região.

O mutirão será iniciado na próxima segunda-feira (14) pelo município de Governador Dix-sept Rosado. Depois seguirá para as seguintes cidades: Upanema, Campo Grande, Portalegre, Francisco Dantas, Riacho da Cruz, Viçosa, Itaú, Frutuoso Gomes, Almino Afonso, Rafael Godeiro, Patú, Messias Targino e Janduís.

A Documentação de Trabalhadoras Rurais é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), executada no Rio Grande do Norte pela Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário (DFDA/RN), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). É parte do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (PPIGRE). A ação, que também conta com o apoio dos órgãos emissores de documetos, das prefeituras municipais, do Governo do Estado e do Banco do Nordeste, é uma forma de dar acesso à cidadania, principalmente ao público feminino. Apesar de ser direcionado para as mulheres, em especial, as trabalhadoras rurais, os homens interessados também serão atendidos.

A cada ciclo de mutirões mais pessoas são atendidas no RN. No último, realizado entre os dias 10 a 28 de agosto passado, foram emitidos 6.705 documentos, atendendo 4.449 pessoas, no Território do Açu/Mossoró, número recorde até então.Desde quando foi iniciado, em 2005, o Programa já emitiu mais de 55 mil documentos em todo Estado.

Localidade e Data
1-Governador Dix-sept Rosado (14 e 15/09)
2-Upanema (16 e 17/09)
3-Campo Grande (18 e 19/09)
4-Portalegre (21/09)
5-Francisco Dantas (22/09)
6-Riacho da Cruz (23/09)
7-Viçosa (24/09)
8-Itaú (25/09)
9-Frutuoso Gomes (26/09)
10-Almino Afonso (28/09)
11-Rafael Godeiro (29/09)
12-Patú (30 e 01/10)
13-Messias Targino (02/10)
14-Janduís (03/10)


MEDITAÇÃO PARA O DIA 10 DE SETEMBRO

Harmonia

Harmonia vem do grego e significa em primeiro lugar ajustamento, como duas tábuas sobrepostas se ajustam perfeitamente. Viver em harmonia é a arte do bem-viver. Como é agradável uma orquestra executando uma peça, cada instrumento com sua partitura, nenhum imitando o outro, nem atravessando... Harmonia.

O mestre Jesus ordenou que vivêssemos em paz uns com os outros. O apostolo Paulo, por sua vez, orientava as pessoas a ter sentimentos e pensamentos convergentes, de harmonia. Se numa orquestra ou banda um só instrumento desafina ou seu tocador não segui o maestro, toda música acaba prejudicada.

O diálogo e o respeito pelo outro, sem preconceitos, são o caminho para a convivência harmônica na família e na sociedade. A falta de diálogo é como se numa orquestra apenas um instrumento tocasse, ou cada um executasse o que bem entendesse. Isso é claro, não é harmonia.

José Bortoline



VEREADOR IRON JÚNIOR SOLTA O VERBO EM SESSÃO DA CÂMARA E DIZ QUE PREFEITURA JÁ RECEBEU MAIS DE 7 MILHÕES DE REAIS


Após o Blog Barra Pesada ter denunciado em primeira mão o fato do ex-prefeito e atual vice-prefeito, Patrício Júnior, não está recebendo seus salários há vários meses, (exatos quatro meses), não só a imprensa regional, mas também as autoridades competentes vêm enfrentando o problema dos atrasos nos salários dos servidores públicos em Jardim do Seridó com mais empenho.

O vereador da oposição, Iron Júnior, mostrou uma copia dos repasses recebidos pela prefeitura de Jardim do Seridó, que só nos oito primeiros meses recebeu mais de 7 milhões de reais, mas imediatamente foi desmentido pelo vereador e contraventor do jogo de bicho, pai do prefeito Jocimar Dantas, Joacir Costa. “Esse dinheiro não veio pra prefeitura não”. Afirmou o vereador Joacir Dantas, que depois foi calado pela colega que mostrou as copias dos extratos bancários dos repasses.

Iron Júnior conclamou a população para todos unidos rezarem, pois segundo ele só assim pode-se tirar Jardim do Seridó do caos. “Eu conclamo toda a população de Jardim do Seridó para juntos com os padres da igreja rezarmos, pois já que um só rezando na rádio ta curando todo mundo, se agente se unir iremos ajudar a administrar Jardim do Seridó, pois só assim dá jeito”. Disse Iron Júnior.

Um fato que nos chama a atenção e o de que o atual prefeito por várias vezes em suas campanha dizia que tinha muito dinheiro na prefeitura, mas o que não tinha em jardim do Seridó era administrador. E agora, o que ele vai dizer? Pelo que sabemos nenhuma outra prefeitura ta demitindo funcionários, nem mesmo atrasando seus salários por tantos meses, resta saber agora o que está faltando, pois sete milhões de reais é muito dinheiro.




PREFEITURA DE EQUADOR NÃO APARECE COMO PARCEIRA DA FESTA DO “SITIO QUINTOS”, MAS PARELHAS/RN E TENÓRIO/PB COLABORARAM


Recebemos informações que a prefeitura da cidade de Equador não teria ajudado a patrocinar a festa de seu povoado, “Sitio Quintos”, como sempre era de costume acontecer para a realização da festa religiosa da Padroeira "Virgens dos Pobres", desta vez outras prefeituras foram quem deram os apoios.

Conforme consta no panfleto da referida festa, na verdade quem deu o apoio cultural este ano foram duas outras prefeituras vizinhas, a de Parelhas/ RN e a de Tenório/PB, quando na realidade quem deveria ter dado este apoio era a prefeitura de Equador.

Resta saber o que aconteceu, e se realmente a prefeitura deixou de ajudar a este evento religioso, pois seria uma aberração contra os princípios religiosos de uma comunidade, já que mesmo não tendo responsabilidade nenhum, outras cidades apoiaram a festa.


TRAGÉDIA! MORRE MAIS UM TRABALHADOR NAS MINAS DE EQUADOR

O minerador Jair Vilani dos Santos, de 36 anos, morreu na tarde desta quarta-feira (9), quando trabalhava explorando caulim em uma mina no sítio Jacú, zona rural de Equador, município a 269 km de Natal. Parte da jazida caiu sobre o corpo do trabalhador, esmagando-o.

De acordo com informações do Hospital de Equador, Jair foi atingido por volta das 15h15 na região abdominal e na perna. Ele foi socorrido por policiais militares e chegou à unidade de saúde ainda com vida, mas não resistiu e morreu minutos depois. O corpo será levado para perícia no Itep de Caicó.

Jair era casado e vivia no próprio município de Equador. Ele é o segundo minerador morto durante o trabalho, em menos de três meses. No dia 29 de junho, João Batista Pereira da Silva, de 29 anos, também foi vítima fatal do mesmo tipo de acidente.

O vereador José Dirceu dos Santos, também funcionário do hospital, afirmou que as minas de Equador são de propriedade particular, e a atividade de exploração é clandestina. "São os homens-tatu, que literalmente se emburacam nas jazidas sem a devida proteção, expondo-se a risco de morte", define Dirceu.

De acordo com o vereador, após a morte de João Batista, em junho, iniciou-se uma série de discussões sobre a atividade no município. "Já houve audiência do Ministério Público e já recebemos aqui representantes da Procuradoria, da Polícia Federal, do Idema e Ibama", disse. "Eles deram um prazo para que a atividade nas minas seja legalizada".

Fonte: dnonline


PREFEITURA DE PARELHAS E CEREST JUNTOS PELA SAÚDE DO TRABALHADOR

O último sábado, 05 de setembro, foi reservado aos cuidados da saúde do trabalhador, em Parelhas. Durante todo o dia, a equipe do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) recebeu trabalhadores de mineração do Município na Policlínica da Cidade.

O trabalho de saúde preventiva, que é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, e o CEREST, visa realizar consultas e exames para prevenir ou buscar soluções para possíveis problemas. “Isso é um grande avanço e com certeza quem ganha é o trabalhador”, disse o Secretário de Saúde de Parelhas, Heráclito Mazzily Dantas de Medeiros.

No último dia 28 de Agosto, profissionais da saúde do Município participaram de capacitação sobre a silicose, doença pulmonar causada pela inalação de pó de sílica (componente da areia). As orientações foram dadas pela equipe do CEREST de Caicó. “Estamos buscando caminhos para melhorar ainda mais a saúde no Município”, finalizou o secretário.




OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...