20 de setembro de 2019

PAPA SERÁ PRESENTEADO COM PARTE DE CORPO DE IRMÃ DULCE


O Papa Francisco será presenteado com uma parte do corpo de Irmã Dulce, durante a cerimônia de canonização da futura santa, no Vaticano, no dia 13 de outubro. 




Segundo informações da Arquidiocese de Salvador, os restos mortais serão entregues em um relicário acompanhado de uma pedra ametista, que terá formato de coração. A arquidiocese não informou qual parte do corpo será entregue.





De acordo com a instituição, o ato é uma prática comum no catolicismo. Em 2019, o Papa Francisco doou um relicário com pedaços de ossos de São Pedro ao Patriarca Ecumênico de Constantinopla Bartolomeu I.




A Arquidiocese de Salvador informou que os relicários têm uma importância espiritual e religiosa para os fiéis.

PREFEITURA FIRMA CONVÊNIO COM IFPB PARA ASSEGURAR A FUNCIONALIDADE DO CAMPUS EM SANTA LUZIA

A Prefeitura Municipal de Santa Luzia (PMSL) firmou convênio com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) para assegurar a funcionalidade de Campus de Ensino Técnico, no município. O ato ocorreu no Centro Cultural Padre José Santana, durante o evento Reitoria Itinerante culminado com a solenidade comemorativa pelos dois anos da instalação do IFPB em Santa Luzia. 







Assinaram o termo de compromisso o prefeito de Santa Luzia, José Alexandre de Araújo, "Zezé" e o reitor do IFPB, professor Dr. Cícero Nicácio do Nascimento Lopes. O acordo assegura a continuidade das instalações provisórias do Campus do IFPB-Santa Luzia no Centro Cultural Padre José Santana, bem como a manutenção de algumas turmas técnicas na Escola Municipal Jovino Machado. O compromisso ainda assegura o pagamento por parte da PMSL de despesas de custeio dos prédios cedidos, a exemplo das contas de água, luz, entre outras.




Na oportunidade, o prefeito Zezé destacou a importância da continuidade do Campus do Instituto em Santa Luzia. “A educação técnica avança no município com as atividades do IFPB, e dessa vez não podia ser diferente. Firmamos novo convênio assegurando a continuidade das ações em prédios públicos da Prefeitura, com as despesas pagas, até a instalação definitiva do prédio físico do Campus”, comentou.




O prefeito ainda enalteceu o empenho de muitas pessoas para a consolidação e instalação do Instituto Federal da Paraíba, em Santa Luzia, que teve início como um polo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), passando a funcionar há apenas dois anos como Campus do IFPB.

REVOLTANTE! VÍDEO MOSTRA MULHER AGREDINDO A PRÓPRIA MÃE DE 76 ANOS NO RN

Uma mulher de 58 anos foi presa nesta quinta-feira (19) no bairro Cidade Nova, na Zona Oeste de Natal, por cometer agressões dentro de casa contra a própria mãe, que tem 76 anos.




Os policiais civis da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso (Depi) receberam uma denúncia anônima que mostrava um vídeo em que a idosa sofria diversas agressões da filha. Após a análise do material, foi realizado um pedido de prisão preventiva da mulher. 








Segundo a Polícia Civil, a filha pode ser denunciada no inquérito em crimes como lesão corporal, com o agravante de ser familiar, maus tratos e cárcere privado. 





A investigação aponta que a idosa dormia em más condições na varanda da residência em que morava com a filha, em Cidade Nova, além de ser obrigada a realizar atividades domésticas. Quando os policiais chegaram, ela estava lavando as panelas. 




Na delegacia, a senhora de 76 anos estava bastante debilitada e tinha vários hematomas no corpo. A filha teve a prisão preventiva cumprida nesta quinta-feira (17) e a idosa vai ser encaminhada para uma casa de acolhimento. 


Fonte: G1/RN.

TRF-4 NEGA NOVO PEDIDO DE LULA PARA AFASTAR PROCURADOR


O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou pela segunda vez, nesta quinta-feira (19), pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para afastar o procurador Maurício Gotardo Gerum do processo do sítio de Atibaia, na Operação Lava Jato, em segunda instância. 




Em 15 de agosto, os desembargadores federais que compõem a 4ª Seção da Corte já haviam decidido por rejeitar a solicitação, mantendo Gerum no processo. Ele é o autor dos pareceres da Procuradoria Regional da República. 




Após a negativa, a defesa entrou com recurso de embargos de declaração, em que questionava a decisão. As alegações desse embargo também foram negadas. 




A defesa de Lula sustenta, no pedido, que Gerum deve ser afastado pois possui parentesco com o procurador da República Diogo Castor de Mattos, que atua em primeira instância e subscreve a denúncia contra o ex-presidente, e também com o advogado Rodrigo Castor de Mattos, irmão de Diogo. 




Este, aponta a defesa, teria atuado na negociação da delação premiada de Mônica Moura e João Santana, ouvidos como testemunhas na ação penal. A assessoria do advogado, no entanto, informou que ele não atuou na negociação que resultou no acordo.

SARGENTO E SOLDADA DA PM SÃO PRESOS AO SEREM FLAGRADOS EM MOTEL DURANTE HORÁRIO DE SERVIÇO NO PA

Dois policiais militares foram detidos na madrugada desta quinta-feira (19), suspeitos de terem abandonado o serviço. Eles foram encontrados em um motel no bairro do Parque Verde, em Belém, no horário em que deveriam estar em plantão nas ruas. 




De acordo com a Corregedoria a Polícia Militar, o flagrante ocorreu após denúncia. O sargento e a soldada, do 24º Batalhão, foram encontrados dormindo no motel. O casal foi autuado por dormir em serviço, abandono de posto e prevaricação, que é o crime cometido por funcionário público quando, indevidamente, deixa de praticar ato de ofício visando satisfazer interesse pessoal. 





De acordo com a Corregedoria, os militares serão encaminhados para o Centro de Reclusão Coronel Anastácio das Neves, no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, no Distrito de Americano, e serão submetidos à Audiência de Custódia nas próximas 24 horas. 




Os policiais foram conduzidos até a Corregedoria para início dos procedimentos legais. Um outro membro da guarnição teria sido levado para servir de testemunha. 



Fonte: G1/PA.

“OS PREÇOS SÃO REAJUSTADOS ANTES MESMO QUE AS PRIMEIRAS GOTAS DE COMBUSTÍVEIS CHEGUEM AOS POSTOS”, DIZ FRANCISCO DO PT AO SUGERIR DEBATE

O deputado Francisco do PT falou durante sessão plenária na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (19) sobre a necessidade de se debater os valores dos combustíveis praticados nos postos. O parlamentar ressaltou que os preços são reajustados antes dos combustíveis saírem da refinaria e sugeriu ao deputado Sandro Pimentel (PSOL), que é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, que se realizasse um debate em torno do assunto.





“Estamos assistindo no Rio Grande do Norte uma política de preços que é reajustada antes mesmo que as primeiras gotas de combustíveis cheguem aos postos. O reajuste parte das especulações. Minha sugestão é para que façamos um debate com o Procon, Ministério Público, representantes dos postos de combustíveis e a classe interessada”, disse Francisco do PT.




A Petrobras anunciou ontem um reajuste de 3,5% no preço médio da gasolina nas refinarias. Para o diesel, o aumento será de 4,2%. Os reajustes valem a partir desta quinta-feira. Inicialmente, a empresa havia informado que iria “monitorar o mercado internacional”, impulsionado pelos ataques na refinaria da Saudi Aramco, na Arábia Saudita. O país é importante fornecedor mundial de petróleo.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...