3 de janeiro de 2015

QUEM DIRIA! PREFEITO DE ACARI “SE RENDE” AOS “BICUDOS” E VAI À POSSE DO GOVERNADOR ADVERSÁRIO

22Não que seja proibido, mas na ética política partidária de um município aonde ele próprio prega o acirramento político, perseguindo adversários, o prefeito de Acari, Isaias Cabral, fez o quase o inacreditável, não só para os adversários, como também para os aliados acarienses, ao participar da festa de posse do governador do RN, Robinson Faria.

Para alguns, a posse é uma festa supostamente para aqueles que apoiaram o governador, haja vista que essa festa não foi prestigiada por 99% dos prefeitos que não apoiaram a candidatura de Robinson Faria, mas apesar de passar toda campanha “esculhambando” e perseguindo, Isaias Cabral foi participar da mesma.

Ratificamos que, não é proibido, mas o prefeito deveria ter deixado para ir procurar o governador quando tivesse assuntos pertinentes ao município, e não na posse, como se o mesmo não tivesse “lutado” tanto para derrotá-lo.

Do Blog: Como em outras oportunidades, Isaias Cabral não perdeu a chance de “dá bom dia com o chapéu alheio!

EMPOSSADO NOVO PRESIDENTE DO TJRN, DESEMBARGADOR CLAUDIO SANTOS PROMETE AÇÕES DE AUSTERIDADE NO JUDICIÁRIO ESTADUAL

O desembargador Claudio Santos assume a Presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte pregando austeridade. Em seu discurso de posse, o novo presidente do TJRN destacou a necessidade do Poder Judiciário potiguar reduzir seus gastos e se adequar à realidade atual pela qual passa o Estado e o País. “O Rio Grande do Norte deve ter o Poder Judiciário que o seu povo pode pagar. Não o que nós imaginamos que deva ser ou o que o vírus da minha veia de mecenas acredita como ideal”, sintetizou. Ele destacou que nenhum Poder do Estado, instituição ou órgão público está à margem da realidade de penúria social e econômica.

O magistrado apontou que, na repartição de receitas, o Judiciário não pode se apoderar de um quinhão de recursos acima do imprescindível ao equânime exercício das demais atividades públicas, pois há muitas outras também importantes e necessárias ao razoável gozo da cidadania.

Defendendo a diminuição da máquina estatal, o desembargador Cláudio Santos disse entender que “já passa da hora de se mudar a curva ascendente da insensatez na gestão dos recursos públicos, com o crescente aumento das despesas públicas, isolando-se cada órgão e voltando-se unicamente para o reduzido horizonte de seu próprio umbigo”.

Claudio Santos falou sobre o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal pelo TJRN em razão do aumento dos gastos com despesas pessoais decorrentes de decisões judiciais nos últimos anos, entre elas a implantação da Gratificação de Técnico de Nível Superior. O novo presidente apontou um crescimento de 1.024% nos gastos com pessoal resultantes de decisões judiciais, entre 2008 e 2013. “Vamos perseguir – inclusive sem a necessidade de controle externo – a submissão dos gastos do Poder Judiciário às balizas legais. Não há mais como fugir desta obrigação”.

Não desistirei até incluir o Poder Judiciário Estadual nas bordas da Lei. Sei que não vai ser fácil, embora esteja acostumado a contrariar interesses pessoais elevados, mas considero ser imprescindível o apoio de todos os colegas Desembargadores e Juízes, a quem exorto a serem cada vez mais plenamente Magistrados, cônscios de que devemos e podemos mudar a cultura da insanidade fiscal, de acreditarmos que precisamos sempre de mais e mais dinheiro público para atender aos nossos sonhos pessoalíssimos”.

Projetos

O desembargador Claudio Santos afirmou que pretende promover reformas no âmbito fiscal e na legislação que organiza o Judiciário local. “Levaremos à apreciação do Poder Legislativo Estadual algumas reformas, através de projetos de lei, que julgo necessárias ao ajustamento fiscal do Poder Judiciário, bem como atualização da normatização da organização judiciária, para melhor acompanhar a mobilidade social e populacional do RN, vez que a atual está sem mudanças há cerca de 30 anos”.

O presidente também falou sobre o problema da falta de Juízes titulares nas comarcas do Estado. Segundo ele, das 65 comarcas existentes no Estado, 35 estão vagas sem Juiz titular. Para amenizar essa situação, Santos prometeu perseguir, com urgência, a finalização do concurso público para Magistrado, ora em curso, para dotar todas as Comarcas de Juízes titulares, como historicamente sempre ocorreu.

O presidente do TJ também pretende iniciar o processo de construção do novo prédio que abrigará o Tribunal de Justiça. “Agora, no decorrer do mês de janeiro, apresentarei às autoridades públicas municipais o projeto de construção do futuro prédio do Tribunal de Justiça, a justificar-se pelas precárias condições físicas de nossa atual sede, considerando, ainda, que o Rio Grande do Norte é o único Estado da Federação que nunca construiu sede própria para o Poder Judiciário”.

Para isto, o presidente do TJRN pretende solicitar especial ajuda aos parlamentares potiguares, através de emendas, e ao Governador do Estado, Robinson Faria, que tem demonstrado especial sensibilidade política para com o fortalecimento do Poder Judiciário, logo que tenha efetivado os ajustes necessários à higidez das contas do Poder Executivo. “A nossa parte dos recursos será originária de fontes outras que somente podem ser utilizadas para investimento. Pretendo submeter à Prefeitura de Natal os projetos iniciais ainda este mês e realizar a licitação até o fim deste ano”, comentou.

Do Blog: Orgulho de nossa terra. Parabéns Dr. Claudio Santos!

INDONÉSIA ACHA PARTES QUE PODEM SER AVIÃO

As autoridades da Indonésia informaram neste sábado (3) que localizaram 'dois grandes objetos' no fundo do mar que podem ser a fuselagem do Airbus da AirAsia, que caiu no domingo quando ia da Indonésia para Cingapura. Com relação ao número de vítimas, 30 corpos já foram resgatados até agora. Nesta sexta-feira (2), um grupo da BEA, órgão francês que investiga acidentes aéreos, chegou à área de buscas.

Caixões com os restos mortais dos passageiros do voo da AirAsia são transportados para Surabaya neste sábado (3) (Foto: Darren Whiteside/Reuters)

O chefe da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia (Basarnas), Henry Bambang Soelistyo, afirmou que veículos submarinos estão sendo usados para confirmar se os objetos pertencem de fato ao Airbus 320-200, conforme a agência local 'Antara'. Detectados por radares a cerca de 30 metros de profundidade, os dois objetos medem 7 e 9 metros de comprimento, respectivamente.

"Posso dizer que os objetos são parte do avião que estamos buscando. Estamos tentando descer um ROV (veículo operado à distância) para capturar uma imagem deles no fundo do mar", disse Soelistyo, que acrescentou que as fortes ondas na região dificultam a operação.

VEREADOR MORRE NO DIA DA SUA POSSE NA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE CIDADE DO RN

156025Vítima de ataque cardíaco, morreu na tarde desta sexta-feira (02) no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, o vereador Fábio Dantas de Britto, 44 anos. Ele sentiu-se mal no dia 31 depois de participar do velório de um primo.
A morte foi anunciada por volta das 16h, mesma hora em que estava marcada a posse dele como presidente da Câmara Municipal de Janduís, município de pouco mais de 5 mil habitantes, no Médio Oeste do Rio Grande do Norte.

Fábio era filiado ao PSD, mesmo partido do governo Robinson Faria, e estava no quarto mandato. De acordo com informações de familiares, o plano dele era viajar a Natal no dia primeiro para participar da posse do governador e voltar no dia seguinte para assumir o comando do legislativo municipal.

GOVERNADOR PRESTIGIA POSSE DO NOVO PRESIDENTE DO TJRN, DESEMBARGADOR CLAUDIO SANTOS

O Governador Robinson Faria participou, na tarde desta sexta-feira (2), da cerimônia de posse do novo Presidente do Tribunal de Justiça, Claudio Santos, realizada no Teatro Riachuelo, no shopping Midway Mall. O evento marcou também a posse de outros dois novos dirigentes do Poder Judiciário para o biênio 2015/2016: Desembargador Amílcar Maia, como Vice-Presidente, e Desembargador Saraiva Sobrinho, como Corregedor Geral de Justiça do estado.

 Posse do Tribunal de Justiu00E7a fot Ivanizio Ramos7Posse do Tribunal de Justiu00E7a fot Ivanizio Ramos6

A cerimônia, dirigida pelo ex-Presidente da Corte, Aderson Silvino, foi acompanhada pelo Governador, e por outras autoridades, como o Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Ricardo Motta, o Prefeito da cidade de Natal, Carlos Eduardo, Senador José Agripino, ex- Governadora Wilma de Faria, Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luiz Alberto Gurgel de Faria, Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Emanoel Pereira, Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Thompson, entre outros.

Posse do Tribunal de Justiu00E7a fot Ivanizio Ramos9

O Presidente eleito do TJRN disse que pretende realizar uma gestão participativa durante seu mandato, e falou, ainda, sobre a importância de uma administração adequada dos recursos públicos "O Rio Grande do Norte deve ter o Poder Judiciário que seu povo pode pagar. Não podemos nos apoderar de recursos fora de nossa capacidade", disse.

Posse do Tribunal de Justiu00E7a fot Ivanizio Ramos3

Na ocasião, o Governador Robinson Faria enfatizou o seu desejo de estabelecer parcerias entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para criar políticas públicas em prol do bem estar do povo do Rio Grande do Norte. "Conheço pessoalmente o Presidente Claudio Santos, e tenho certeza que ele será um grande parceiro na luta por soluções e práticas que tragam prosperidade para o nosso estado", declarou.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...