6 de fevereiro de 2022

BRASIL AGORA REPRESENTA AS AMÉRICAS EM GRUPO DA OMS SOBRE PANDEMIAS

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nas suas redes sociais, neste sábado (5), que o Brasil passou a integrar o Grupo de Negociação Intergovernamental (INB), da Organização Mundial de Saúde (OMS), destinado a discutir o projeto de instrumento internacional sobre pandemias. 

 

 

“O Brasil foi escolhido por consenso para representar as Américas em novo grupo criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para discutir projetos sobre pandemias. Apoiaremos firmemente o acesso justo e equitativo a medicamentos e demais tecnologias de saúde, em especial por meio da expansão das capacidades produtivas nacionais e regionais. Seguiremos também engajados a favor de medidas para fortalecer as capacidades nacionais de resposta a emergências, sempre com base em sistemas nacionais da saúde fortes e resilientes”, escreveu Queiroga, em sua conta no Twitter.

 

 

O Ministério das Relações Exteriores emitiu nota a respeito do fato, na quarta-feira (2), afirmando que o país se comprometerá a representar os interesses dos países americanos de forma transparente.

 

SARGENTO DO CORPO DE BOMBEIROS DO RN COMBATE CHAMAS EM OCORRÊNCIA AO LADO DA FILHA

Pai e filha viveram um momento que definem como “gratificante” na vida pessoal e também profissional. Em período de estágio no curso de formação do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, a aluna Tainá Macêdo, de 24 anos, foi acionada para uma ocorrência e teve a oportunidade de trabalhar ao lado do pai, o sargento Tedson Macêdo, de 45 anos.

 

A ocorrência aconteceu na noite de quinta-feira (3) na rua Ilíria Tavares Galvão, no bairro Tirol, Zona Leste de Natal. Os dois conseguiram conter as chamas que começavam a aparecer na mala de um carro estacionado.

 

“Trabalhar com minha filha foi muito gratificante. Eu tenho muito orgulho disso, de vê-la na profissão de bombeiro militar”, disse o pai, o sargento Tedson, ao g1. “Foi muito legal ter estado numa ocorrência junto com ela, porque não é todo dia que se vê esse tipo de coisa”.

 

A filha define a sensação como “interessante”. “Por um lado eu estou vendo uma pessoa muito próxima a mim indo em direção ao perigo. E, por outro lado, é preciso manter o profissionalismo: fazer o que é preciso na ocorrência, e respeitando a hierarquia: ele é sargento, eu sou aluna-soldado”, contou Tainá, que pontuou que espera que essa seja apenas a primeira de outras ocorrências ao lado do pai.

 

“Eu espero poder atender outras ocorrências ao lado dele. É muito legal poder compartilhar essas experiências com ele, e acredito que é um tipo de vivência entre pai e filha que poucos tem a oportunidade de experienciar. Então preciso valorizar isso”, pontuou.

EM NOVA DECISÃO, DESEMBARGADOR SUSPENDE EXIGÊNCIA DO PASSAPORTE VACINAL EM COMÉRCIO EM NATAL

O desembargador Virgílio Macedo Jr, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, suspendeu a cobrança do passaporte vacinal em estabelecimentos comerciais em Natal. A nova decisão foi publicada no fim da noite de sexta-feira (5) e acatou o recurso da prefeitura da capital potiguar.

 

Na sexta-feira (4), a Prefeitura de Natal publicou no Diário Oficial do Município que havia revogado a parte do decreto municipal que suspendia a cobrança de passaporte vacinal para entrada de clientes em shoppings, bares, restaurantes e outros estabelecimentos da capital em cumprimento a uma decisão judicial que determinava que devia ser seguido o decreto estadual.

 

O município, inclusive, havia informado que equipes da Secretaria Municipal de Meio-Ambiente e Urbanismo (Semurb) haviam iniciado as fiscalizações para verificar o cumprimento do passaporte.

 

A nova decisão, do desembargador Virgílio Macedo Jr, tem caráter liminar. Em outras oportunidades, a incompatibilidade de decretos chegou à esfera do Supremo Tribunal Federal (STF), como ocorreu sobre a suspensão do funcionamento das academias em março de 2021 diante de decretos divergentes de Município e Estado, assim como na proibição da comercialização de bebidas alcóolicas em maio de 2021. Nas duas vezes, prevaleceu a decisão mais restritiva, do governo do RN.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...